Como investir dinheiro: Confira as nossas dicas

Está pensando em começar a investir? Preparamos algumas dicas e também sugestões de investimentos para quem quer ingressar neste mundo. Confira.

Equipe Coinext
18/12/2020
Como investir dinheiro: Confira as nossas dicas
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

“Como ser um investidor?”, “Como viver de investimento?” ou “Como começar a investir?” são questionamentos que já devem ter passado ao menos uma vez pela sua cabeça. O investimento é uma atividade que vale a pena ser considerada, tanto para quem quer aumentar seu patrimônio ou para protegê-lo no futuro.

No entanto, como é de se esperar, começar a investir em qualquer ativo não é uma atividade fácil e exige uma quantidade muito grande de estudos e busca por conhecimento. Se você está procurando como começar, hoje vamos falar de alguns pontos importantes para ter um pontapé inicial certeiro.

Veja quais atitudes você deve tomar para começar a investir e entenda também como funciona o investimento em criptomoedas!

Para investir em Bitcoin e outras criptos, abra sua conta gratuita na Coinext!

Trace seus objetivos

Traçar um objetivo é fundamental para quem quer começar a fazer qualquer tipo de atividade, então por que seria diferente com os investimentos? Uma das primeiras coisas que você precisa considerar é: por que eu vou investir? E aonde eu quero chegar?

Primeiro trace o seu objetivo principal, que pode ser a independência financeira, uma grande compra ou simplesmente conseguir alcançar um certo valor acumulado. O seu objetivo depende de você e pode mudar de pessoa para pessoa, mas é fundamental que você saiba identificar o que quer com seus investimentos.

O interessante é ter até mais de um objetivo, podendo assim se manter motivado e ainda conseguir alcançá-los em etapas, para ter o sentimento de realização. Mas é importante lembrar: Não trace metas impossíveis ou improváveis, isso apenas o desmotivará.

Ter um plano B (C, D e até Z) também é fundamental.

Analise seus gastos mensais

Para investir você precisa ter dinheiro e para ter dinheiro “sobrando” é necessário analisar todos os seus gastos e determinar o quanto pode ser destinado a um investimento no fim do mês.

Analisar todos os seus gastos mensais também é uma ótima oportunidade de também descobrir onde você está gastando desnecessariamente. Isso pode te ajudar a identificar dinheiro que poderia estar sendo colocado para trabalhar para você e valorizar no futuro.

Nunca invista o que você não pode perder ou o que vai te deixar endividado. Saiba o quanto você gasta, o quanto sobra e o quanto você pode usar para seus investimentos.

Conheça os diferentes tipos de investimento

Depois de saber o quanto você pode investir você tem que saber onde investir, não é mesmo? E esse é com certeza o passo mais importante, já que investir no lugar certo é a diferença entre ter o retorno desejado ou não.

De forma simples, é preciso entender que existem os investimentos em renda variável e em renda fixa. Cada tipo depende do seu objetivo e do nível de risco que você está disposto a assumir.

Na renda fixa é possível encontrar investimentos como, por exemplo:

  • Poupança
  • Fundos de Investimento
  • Tesouro Direto
  • CDB
  • Letra de Câmbio

Nesse tipo de investimento a renda está atrelada a um valor fixo e o risco é muito mais baixo do que na renda variável (de forma didática, o risco é bem próximo de 0). Mas a segurança vem às custas do rendimento, já que não existem renda fixa com altos ganhos.

Já na renda variável temos, por exemplo:

  • Contratos Futuros
  • Ações
  • Commodities
  • Criptomoedas

O investimento em Renda Variável tem muito mais possibilidade de ganhos (basta olhar para o Bitcoin), no entanto é muito mais recomendado para investidores experientes. É preciso estudar muito e entender de análise gráfica e institucional para conseguir se arriscar com sucesso nesse tipo de investimento.

Conheça o seu perfil de investidor

Que tipo de investidor você é? Essa é uma pergunta importante e que vai determinar as escolhas por trás dos instrumentos de investimento escolhidos. O seu tipo de perfil será traçado quando determinar as suas estratégias.

Existem perfis mais conservadores, que preferem apostar na renda fixa, em ações mais tradicionais e com um bom histórico.

Já o perfil moderado é aquele que busca mais ganhos, mas que não quer arriscar muito, procurando sempre minimizar perdas, mas sabendo pensar no longo prazo, geralmente são pessoas com grande conhecimento sobre ações e ativos.

Por fim temos o perfil arrojado ou agressivo, aquele que busca oportunidades de valorizar o seu investimento no curto, médio e longo prazo, sendo mais tolerante a perdas. Esse é o perfil que mais “consome” conteúdo sobre os seus investimentos, muitas vezes vivendo apenas dessas atividades.

Curiosamente, todos os três perfis podem ser encontrados no criptomercado.

Diversifique os seus investimentos

A proteção do seu portfólio vem justamente na diversificação dele. Colocar todo o seu dinheiro em uma única ação ou ativo pode ser prejudicial caso algo dê errado e você não tenha como se recuperar.

É necessário alocar um pouco de dinheiro em cada tipo de investimento, a quantidade depende do seu perfil e do seu objetivo. É possível colocar um pouco na renda fixa e uma quantidade maior na renda variável, para sempre ter uma rede de segurança.

Até mesmo para quem investe em criptomoeda é necessário a diversificação, nunca apostando em uma única criptomoeda.

Cada investidor terá uma estratégia de diversificação diferente, mas é importante determinar como ela deve ser feita, sempre com o intuito de proteger o seu dinheiro.

Tenha paciência e seja fiel ao objetivo

Por fim é fundamental ter paciência, é impossível ganhar sempre! Muitos investidores acabam perdendo a paciência com uma estratégia, acabam trocando na hora errada e perdem dinheiro.

É importante ter foco e ser fiel ao seu objetivo para não se desviar no meio do caminho e acabar perdendo o rumo do que você realmente queria. Lembre-se do porquê você começou a investir e não deixe que nada abale essa sua visão.

Investir em Criptomoedas

O investimento em criptomoedas conta com as mesmas características do que os investimentos que citamos durante este texto. Sem dúvidas é necessário traçar seus objetivos e manter os outros pontos que listamos, principalmente em relação a entender sobre onde você está investindo.

As criptomoedas são de renda variável e recentemente ofereceram uma série de oportunidades para uma valorização exponencial. A história do Bitcoin é o caso mais clássico e que com certeza mais chama a atenção em todo o mundo.

Mas ao mesmo tempo, esse também é um investimento muito arriscado, exigindo ainda mais paciência e inteligência emocional do investidor.

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são ativos digitais, com o Bitcoin sendo a primeira moeda do tipo desenvolvida, e que oferecem diferentes tipos de uso para seus usuários. São milhares de criptos ao redor do mundo, com projetos muito famosos e de sucesso e outros mais desconhecidos ou que foram um fracasso.

A verdade é que existe uma miríade de possibilidades de investimento quando falamos nesses ativos digitais. Entre as principais criptomoedas para investimento, você pode encontrar:

Cada uma dessas criptomoedas possui determinadas características para os mais variados tipos de investidores. A escolha de cada uma depende de N fatores. E como falamos, é possível escolher mais de uma para garantir uma boa diversificação do seu portfólio.

A importância de uma exchange para os investimentos

Por fim, é importante escolher uma boa exchange para os seus investimentos em criptomoedas, já que ela vai ser o ponto principal para você comprar e vender suas criptomoedas e ativos digitais.

É necessária uma plataforma com segurança, desde a proteção dos seus dados e criptos até as possibilidades de compra e liquidez. Veja nesse artigo como escolher a melhor exchange para utilizar.

Uma exchange será o ponto principal para você começar a investir em criptomoedas. Por isso a Coinext pode ser a sua principal parceira na hora de começar os seus investimentos! Com segurança, menores taxas e melhor atendimento.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback