Como investir dinheiro: Confira as nossas dicas

Está pensando em começar a investir? Preparamos algumas dicas e também sugestões de investimentos para quem quer ingressar neste mundo. Confira.

Por
Equipe Coinext
18/12/2020
Como investir dinheiro: Confira as nossas dicas

“Como ser um investidor?”, “Como viver de investimento?” ou “Como começar a investir?” são questionamentos que já devem ter passado ao menos uma vez pela sua cabeça. O investimento é uma atividade que vale a pena ser considerada, tanto para quem quer aumentar seu patrimônio ou para protegê-lo no futuro.

No entanto, como é de se esperar, começar a investir em qualquer ativo não é uma atividade fácil e exige uma quantidade muito grande de estudos e busca por conhecimento. Se você está procurando como começar, hoje vamos falar de alguns pontos importantes para ter um pontapé inicial certeiro.

Veja quais atitudes você deve tomar para começar a investir e entenda também como funciona o investimento em criptomoedas!

Para investir em Bitcoin e outras criptos, abra sua conta gratuita na Coinext!

Trace seus objetivos

Traçar um objetivo é fundamental para quem quer começar a fazer qualquer tipo de atividade, então por que seria diferente com os investimentos? Uma das primeiras coisas que você precisa considerar é: por que eu vou investir? E aonde eu quero chegar?

Primeiro trace o seu objetivo principal, que pode ser a independência financeira, uma grande compra ou simplesmente conseguir alcançar um certo valor acumulado. O seu objetivo depende de você e pode mudar de pessoa para pessoa, mas é fundamental que você saiba identificar o que quer com seus investimentos.

O interessante é ter até mais de um objetivo, podendo assim se manter motivado e ainda conseguir alcançá-los em etapas, para ter o sentimento de realização. Mas é importante lembrar: Não trace metas impossíveis ou improváveis, isso apenas o desmotivará.

Ter um plano B (C, D e até Z) também é fundamental.

Analise seus gastos mensais

Para investir você precisa ter dinheiro e para ter dinheiro “sobrando” é necessário analisar todos os seus gastos e determinar o quanto pode ser destinado a um investimento no fim do mês.

Analisar todos os seus gastos mensais também é uma ótima oportunidade de também descobrir onde você está gastando desnecessariamente. Isso pode te ajudar a identificar dinheiro que poderia estar sendo colocado para trabalhar para você e valorizar no futuro.

Nunca invista o que você não pode perder ou o que vai te deixar endividado. Saiba o quanto você gasta, o quanto sobra e o quanto você pode usar para seus investimentos.

Conheça os diferentes tipos de investimento

Depois de saber o quanto você pode investir você tem que saber onde investir, não é mesmo? E esse é com certeza o passo mais importante, já que investir no lugar certo é a diferença entre ter o retorno desejado ou não.

De forma simples, é preciso entender que existem os investimentos em renda variável e em renda fixa. Cada tipo depende do seu objetivo e do nível de risco que você está disposto a assumir.

Na renda fixa é possível encontrar investimentos como, por exemplo:

  • Poupança
  • Fundos de Investimento
  • Tesouro Direto
  • CDB
  • Letra de Câmbio

Nesse tipo de investimento a renda está atrelada a um valor fixo e o risco é muito mais baixo do que na renda variável (de forma didática, o risco é bem próximo de 0). Mas a segurança vem às custas do rendimento, já que não existem renda fixa com altos ganhos.

Já na renda variável temos, por exemplo:

  • Contratos Futuros
  • Ações
  • Commodities
  • Criptomoedas

O investimento em Renda Variável tem muito mais possibilidade de ganhos (basta olhar para o Bitcoin), no entanto é muito mais recomendado para investidores experientes. É preciso estudar muito e entender de análise gráfica e institucional para conseguir se arriscar com sucesso nesse tipo de investimento.

Conheça o seu perfil de investidor

Que tipo de investidor você é? Essa é uma pergunta importante e que vai determinar as escolhas por trás dos instrumentos de investimento escolhidos. O seu tipo de perfil será traçado quando determinar as suas estratégias.

Existem perfis mais conservadores, que preferem apostar na renda fixa, em ações mais tradicionais e com um bom histórico.

Já o perfil moderado é aquele que busca mais ganhos, mas que não quer arriscar muito, procurando sempre minimizar perdas, mas sabendo pensar no longo prazo, geralmente são pessoas com grande conhecimento sobre ações e ativos.

Por fim temos o perfil arrojado ou agressivo, aquele que busca oportunidades de valorizar o seu investimento no curto, médio e longo prazo, sendo mais tolerante a perdas. Esse é o perfil que mais “consome” conteúdo sobre os seus investimentos, muitas vezes vivendo apenas dessas atividades.

Curiosamente, todos os três perfis podem ser encontrados no criptomercado.

Diversifique os seus investimentos

A proteção do seu portfólio vem justamente na diversificação dele. Colocar todo o seu dinheiro em uma única ação ou ativo pode ser prejudicial caso algo dê errado e você não tenha como se recuperar.

É necessário alocar um pouco de dinheiro em cada tipo de investimento, a quantidade depende do seu perfil e do seu objetivo. É possível colocar um pouco na renda fixa e uma quantidade maior na renda variável, para sempre ter uma rede de segurança.

Até mesmo para quem investe em criptomoeda é necessário a diversificação, nunca apostando em uma única criptomoeda.

Cada investidor terá uma estratégia de diversificação diferente, mas é importante determinar como ela deve ser feita, sempre com o intuito de proteger o seu dinheiro.

Tenha paciência e seja fiel ao objetivo

Por fim é fundamental ter paciência, é impossível ganhar sempre! Muitos investidores acabam perdendo a paciência com uma estratégia, acabam trocando na hora errada e perdem dinheiro.

É importante ter foco e ser fiel ao seu objetivo para não se desviar no meio do caminho e acabar perdendo o rumo do que você realmente queria. Lembre-se do porquê você começou a investir e não deixe que nada abale essa sua visão.

Investir em Criptomoedas

O investimento em criptomoedas conta com as mesmas características do que os investimentos que citamos durante este texto. Sem dúvidas é necessário traçar seus objetivos e manter os outros pontos que listamos, principalmente em relação a entender sobre onde você está investindo.

As criptomoedas são de renda variável e recentemente ofereceram uma série de oportunidades para uma valorização exponencial. A história do Bitcoin é o caso mais clássico e que com certeza mais chama a atenção em todo o mundo.

Mas ao mesmo tempo, esse também é um investimento muito arriscado, exigindo ainda mais paciência e inteligência emocional do investidor.

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são ativos digitais, com o Bitcoin sendo a primeira moeda do tipo desenvolvida, e que oferecem diferentes tipos de uso para seus usuários. São milhares de criptos ao redor do mundo, com projetos muito famosos e de sucesso e outros mais desconhecidos ou que foram um fracasso.

A verdade é que existe uma miríade de possibilidades de investimento quando falamos nesses ativos digitais. Entre as principais criptomoedas para investimento, você pode encontrar:

Cada uma dessas criptomoedas possui determinadas características para os mais variados tipos de investidores. A escolha de cada uma depende de N fatores. E como falamos, é possível escolher mais de uma para garantir uma boa diversificação do seu portfólio.

A importância de uma exchange para os investimentos

Por fim, é importante escolher uma boa exchange para os seus investimentos em criptomoedas, já que ela vai ser o ponto principal para você comprar e vender suas criptomoedas e ativos digitais.

É necessária uma plataforma com segurança, desde a proteção dos seus dados e criptos até as possibilidades de compra e liquidez. Veja nesse artigo como escolher a melhor exchange para utilizar.

Uma exchange será o ponto principal para você começar a investir em criptomoedas. Por isso a Coinext pode ser a sua principal parceira na hora de começar os seus investimentos! Com segurança, menores taxas e melhor atendimento.

Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Coinext.
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Novas moedas na Coinext.
Você até dia 4 de abril.
Serão 5 novas criptomoedas listadas a partir de abril e você pode escolher suas preferidas entre 8 opções.
Vote agora
Feedback