Como comprar bitcoin?

Você sabe como investir em Bitcoin? Veja tudo sobre investimento, dicas de segurança, onde comprar e vender e faça uma simulação de rendimento.

Por
Equipe Coinext
Sep 1, 2020

O Bitcoin é esta moeda digital que não existe fisicamente, mantida numa rede mundial de computadores interligados (nodes, ou nós de rede). Desta maneira, é importante entender que não há entrega de nenhum material, nem comprovante via e-mail, que assegura a posse deste Bitcoin. 

Tudo é feito de forma eletrônica, transparente, e auditável através do blockchain, este banco de dados descentralizado. Para armazenar Bitcoin, é necessário ter uma carteira digital de criptomoedas, que pode ser um aplicativo de celular, software no computador, ou até mesmo sites que oferecem este serviço.

Uma dica importante é saber que não existe rendimento previsível ou fixo em Bitcoin e criptomoedas. Da mesma forma que ouro, Euros, e imóveis, sua cotação irá variar livremente, conforme a oferta e demanda do mercado.

Como comprar na corretora 

Se você já utilizou alguma corretora da bolsa de valores, o processo de compra através de uma exchange de criptomoedas é muito semelhante. É necessário realizar um cadastro, além da confirmação da conta de e-mail. 

A maior vantagem da compra através de uma corretora (exchange) de criptomoedas é a segurança, evitando assim os riscos de transferir valores diretamente ao vendedor.

Processos envolvidos na compra via exchange

O primeiro passo para comprar Bitcoin na Coinext é efetuar um Depósito em Reais para nossa conta no Brasil Plural.

1. Após o cadastro, deve-se efetuar o acesso através em nossa plataforma através do seu e-mail e senha cadastrados; se preferir, pode fazê-lo via aplicativo para Android ou iOS.

2. Basta seguir os procedimentos descritos na imagem abaixo, clicando em ‘Depositar’, selecionando a moeda ‘Reais’, selecionando a caixa ‘Entendi e concordo’, e em seguida será exibido os dados bancários para sua transferência bancária.

Como depositar Reais na Coinext

IMPORTANTE: Você deve realizar uma TED a partir de uma conta bancária de seu CPF, o mesmo cadastrado em sua conta na Coinext. O favorecido desta transferência bancária é  “Coinext Serviços Digitais Ltda”, na conta informada no Brasil Plural.

Não é necessário enviar o comprovante. Assim que o valor cai em nossa conta bancária, o saldo da conta na Coinext cadastrada com este CPF é atualizado automaticamente.

3. Após ter seu depósito confirmado, e saldo disponível em nossa plataforma, é necessário realizar o envio de uma ordem de compra. Basta seguir o exemplo abaixo, selecionando a moeda desejada no canto superior esquerdo, selecionando o envio de ordem a mercado (market), para em seguida selecionar o saldo disponível em Reais (BRL), confirmando o envio da ordem no botão.

Como comprar Bitcoin na Coinext

4. Quando sua ordem for executada, você terá trocado o valor em reais pela moeda escolhida. Seu saldo sempre estará visível na caixa "Sua conta".

O que é P2P?

O Bitcoin não necessita de intermediários para transferência e negociação. Por este motivo, uma das formas de se adquirir criptomoedas é diretamente entre usuários, conhecido como P2P, ou peer-to-peer.

A vantagem deste sistema é a ausência de taxas cobradas por corretoras (exchanges), no entanto, existe o risco de liquidação. Não há nada que garanta o recebimento dos Bitcoins após o envio do dinheiro. É uma negociação baseada na confiança, portanto, mais arriscada.

P2P e as criptomoedas

Os vendedores P2P muitas vezes são capazes de oferecer mais opções de criptomoedas, que usualmente não são encontrados nas exchanges. É crescente também o uso de exchanges descentralizadas (DEX), que atuam como um intermediador (marketplace) eletrônico para trocas de criptomoedas entre seus usuários.

Ou seja, a modalidade de negociação direta entre usuários, conhecida como P2P, não é necessariamente concorrente ao mercado das corretoras (exchanges), pois servem diferentes propósitos. Quem busca a segurança e liquidez na intermediação do negócio irá optar por uma exchange como a Coinext, que realiza um processo de Identificação do Cliente (KYC), Prevenção à Lavagem de Dinheiro, além de oferecer suporte profissional.

Vantagens de se investir em Bitcoin 

  • Custos menores de transferência, especialmente na modalidade internacional

Como não existe nenhum intermediário do processo além da própria rede blockchain do Bitcoin, os valores cobrados são muito menores do que os praticados por bancos e outras instituições tradicionais. 

  • Bitcoin não depende de nenhuma instituição ou governo

Por ser uma rede livre de usuários espalhados pelo mundo, o Bitcoin não é associado a nenhuma empresa ou governo. Uma transação não pode ser interrompida ou congelada, e suas criptomoedas são acessíveis de qualquer lugar do mundo, sempre.

  • Transações utilizam pseudônimo

Um pagamento com Bitcoins não depende de dados do seu cartão de crédito ou informações pessoais, que correm o risco de cair nas mãos erradas, ou utilizados de forma indevida por intermediários. Para se utilizar o Bitcoin, é necessário apenas um endereço público do comprador e do vendedor. Com esse endereço, nenhuma pessoa pode acessar a sua carteira, nem tampouco seu saldo total.

  • Não Inflacionária

Ao contrário das moedas tradicionais, o Bitcoin é emitido em uma taxa previsível e decrescente. Isso quer dizer que a quantidade de Bitcoins disponível é limitada, e desta forma é possível saber exatamente quanto existirá em circulação a cada dia. Isto ajuda a manter seu poder de compra, e auxilia na tendência de valorização ao longo do tempo, como proteção da inflação.

  • Não confiscável

Sua carteira de Bitcoins é segura, e acessível somente através de uma chave privada (senha) de acesso. Isso garante que nenhum banco consiga retirar parte de suas criptomoedas, ou que nenhum governo consiga confiscar seus bens. Somente o detentor da chave privada pode mover os Bitcoins de sua carteira.

  • Irreversível e extremamente segura após 30 minutos

Ao receber um pagamento no cartão de crédito, o vendedor corre o risco da administradora do cartão reverter a operação até 30 dias ou mais após o pagamento. Remessas internacionais no sistema financeiro tradicional, além de custosas, podem levar até 3 dias. O Bitcoin soluciona esse problema, enviando dinheiro para qualquer lugar do mundo de forma simples e extremamente segura após 30 minutos.

Começando a investir

É possível adquirir uma fração de Bitcoin, e na Coinext seu investimento pode ser iniciado com apenas R$ 50. Isto mesmo, cinquenta reais. Jamais entre em promessas milagrosas de retorno, sejam elas realizando investimentos em criptomoedas, operações de arbitragem, ou qualquer oferta similar.

A melhor maneira de aprender é na prática, e ao considerar como é simples e rápido criar seu cadastro e realizar a primeira compra de Bitcoin na Coinext, recomendamos que inicie com um aporte pequeno, e só aumente na medida que ganhar intimidade e confiança com as questões de confirmações nas transações e carteiras para armazenamento de criptomoedas.

Tipos de investimento em Bitcoin

Luiz Barsi, o maior investidor individual da bolsa de valores no Brasil, tem ações do Banco do Brasil que comprou em 1972 por 60 centavos, e nunca as vendeu. Foi assim que Luiz virou o maior acionista pessoa física da empresa, e esta estratégia de investimento de longo prazo pode ser aplicada ao Bitcoin.

Isso não quer dizer que esta seja a melhor ou única estratégia de investimento. Existem traders que realizam várias operações de compra e venda no mesmo dia, enquanto outros preferem manter suas posições por algumas semanas ou meses.

De qualquer maneira, estas estratégias não são excludentes, ou seja, é possível manter uma carteira de investimento de longo-prazo, enquanto outra parcela é destinada a buscar ganhos de curto e médio-prazos.

Abaixo listamos as quatro estratégias mais conhecidas, porém cada investidor precisa descobrir qual seu horizonte ideal de investimento, capacidade de lidar com risco, e possibilidade de realizar novos aportes. Não existe uma fórmula pronta para o sucesso no trade, e não acredite em quem tentar lhe vender esta ideia.

Day trading

É a estratégia de investimento de menor prazo. Como o nome já diz: você acompanha o mercado diariamente para fazer compras e vendas aproveitando as flutuações que acontecem no mesmo dia. Mesmo que seja uma estratégia de curto prazo, rendimentos maiores ocorrem após o repetido sucesso da estratégia por um período maior de tempo.

Como qualquer outra estratégia de trade, é importante você conhecer análise técnica, o estudo de indicadores e gráficos, para conseguir prever com maior assertividade os movimentos. Também é importante saber que essa estratégia requer mais tempo dedicado, ou conhecimento de programação para desenvolvimento de robôs de trade (automação) via API.

Além disso, fique atento: dados mostram que 95% dos investidores que optam pelo Day Trade fracassam e perdem dinheiro.

Swing trading

A lógica do Swing Trading é a mesma do Day Trading, diferenciando-se pela janela de tempo usado para fazer negociações. Enquanto no Day Trading esse tempo é de 24 horas, o do Swing Trading pode ser de dias, semanas ou até meses.

Enquanto o Day Trading busca várias operações com pequenos ganhos, no Swing Trading as oscilações tendem a ser bem maiores. Parte fundamental dessa estratégia é programar ordens limitadas (limit), incluindo de perda (stop). 

Desta forma não é necessário acompanhar o mercado ao longo do dia, já que seus alvos de entrada e saída foram definidos previamente. O uso de análise técnica, dos indicadores, e análise gráfica, é muito útil nesta estratégia.

Arbitragem

A arbitragem consiste em comprar um produto por um preço baixo em um local e vendê-lo a um preço maior em outro. Investidores de criptomoedas ao redor de todo o mundo aproveitam as diferenças nos valores de compra e venda entre as exchanges para lucrar, o que pode ser uma prática valiosa em especial durante tempos de volatilidade no preço.

Essa atividade requer muita atenção, e usualmente robôs (bots) para execução, pois as variações de preço podem ser muito rápidas. Muitos golpistas aproveitam-se do desconhecimento das pessoas para vender programas ou pacotes de arbitragem, no entanto, ninguém lhe alugaria ou venderia uma máquina de fazer dinheiro. Por isso, muito cuidado com promessas irreais de ganhos sem risco.

Hodl

Lembra da filosofia de investimento de Luiz Barsi, de comprar e nunca vender? Comprar Bitcoin e guardá-los por alguns anos ou décadas, é conhecida nas criptomoedas como “HODL” (segurar).

Como guardar seus Bitcoins

Conforme mencionado acima, é necessária uma carteira de criptomoedas. Quer aprender quais as carteiras mais utilizadas, e quais as formas mais seguras de armazenar seus Bitcoins? Veja mais sobre carteiras de Bitcoin aqui.

Devo manter os bitcoins em corretoras?

É possível mantê-las na própria Coinext, se assim desejar. Contamos com os mecanismos e de segurança mais avançados, e deixamos a maioria dos Bitcoins de nossos clientes em carteiras frias, sem conexão com a internet. 

De qualquer maneira, é importante ressaltar que uma característica fundamental para a valorização do Bitcoin é justamente o fato de não ser confiscável, e de não depender de intermediários para realizar transações. Ao deixar suas criptomoedas na carteira de uma exchange, você abre mão dessas vantagens.

Segurança

Por ser intermediário das transações, uma corretora tem a custódia sobre os ativos dos clientes. Ou seja, assim como em um banco, você mantém seu dinheiro em propriedade da empresa, confiando de que sempre que precisar você poderá transferi-lo ou sacá-lo como bem entender.

Cuidado com as promessas de rendimento: desconfie de empresas que prometem ganhos. O bitcoin é uma moeda volátil, e não é possível prever a valorização ou desvalorização da moeda. Os lucros devem ser obtidos exclusivamente da estratégia de negociação que você definir.

Cuidado com pirâmides

A lógica desse tipo de fraude é simples: você dá dinheiro em troca de promessas de ganhos, enquanto divulga para mais pessoas entrarem no mesmo negócio.

Enquanto novas pessoas estão entrando e colocando dinheiro, a promessa da empresa é cumprida. Afinal, há fluxo de caixa que pode ser usado para pagar os usuários anteriores. No entanto, em algum momento a entrada de novos não é suficiente para pagar os antigos.

Diversificação de investimentos

Diversificar significa distribuir, diluir o risco em diferentes classes de ativos. Infelizmente não há uma “regra de ouro” definindo em quantas fatias deve-se dividir ou o que pode ser considerado uma classe de ativos diferente.

Não existe um portfólio ideal que satisfaça todos os investidores. Isso vai variar de acordo com seu apetite de risco, horizonte, capacidade de realizar novos aportes, etc.

Historicamente, adicionando apenas 20% de exposição ao Bitcoin você aumenta o retorno de uma carteira majoritariamente alocada em renda fixa em mais 4x.

Volatilidade

É comum que o Bitcoin ganhe destaque na grande mídia em períodos de grande valorização. Essas notícias atraem muitos novos usuários em se tornarem investidores, que compram em períodos que a moeda está “lá no alto”. 

O problema é quando ocorre um ajuste, uma queda, movimento natural após uma grande valorização. Dessa forma, os novos investidores que compraram no período de alta podem ficar desacreditados ao experimentar um prejuízo logo na sua primeira experiência.

É necessário entender que o Bitcoin é brutalmente volátil. Isso significa que as variações podem ser repentinas, com fortes oscilações em curtos espaços de tempo. 

Por este motivo, recomendamos a todos, mesmo aos mais experientes em trade, aportes regulares de forma mensal. Desta forma é possível aproveitar os momentos de queda para adicionar Bitcoin em seu portfólio de investimentos.

Simulação de investimento

Se você tivesse comprado R$ 300 todo mês em Bitcoin ao longo dos últimos 2 anos, hoje teria 0,2593 Bitcoins, equivalente a R$ 17.200. A quantia investida? R$ 7.200, ou seja, um lucro de R$ 10.000, ou 138%.

Gráfico variação de Bitcoin em Real

O investidor que seguiu a mesma metodologia, porém alocando R$ 300 mensalmente no BOVA11, cesta de ações que replica a performance do Índice Bovespa, hoje teria R$ 7.800, equivalente a um lucro de R$ 600.

Caso tivesse optado por um investimento com menor perfil de risco, por exemplo, fundos de investimento atrelados à inflação, hoje teria R$ 8.060 disponível. Isto equivale a um lucro de R$ 860.

Desta forma, fica evidente como uma alocação de 20% em Bitcoin pode representar uma significativa melhora no desempenho de uma carteira de investimentos. Isto ocorre no longo prazo por conta de sua escassez e características únicas, que não facilmente replicáveis.




Mais nesta categoria
Ver todos >
Feedback