HBAR é a criptomoeda da Hedera Hashgraph, uma rede pública de nível empresarial, que visa dar suporte a aplicativos descentralizados (DApps). Entenda tudo sobre o projeto e sua moeda!
Hedera Hashgraph é uma rede pública de nível empresarial, que visa dar suporte a aplicativos descentralizados (DApps) e ativos digitais criados por pessoas e corporações. Hedera também é o nome de criptomoeda, que possui o ticker HBAR.
Vale a pena conhecer mais sobre esse criptoativo, e neste conteúdo você encontra as principais informações sobre HBAR e suas funcionalidades.
A Hedera Hashgraph é uma plataforma para o desenvolvimento de contratos inteligentes que possibilita a descentralização de aplicações já existentes e a construção de novos e eficientes DApps.
Sua principal proposta é prover uma rede estável, segura e confiável para que diversos tokens e aplicações sejam criados por pessoas e empresas, além de crescer de maneira mais escalável do que outras redes mais antigas, como Bitcoin e Ethereum.
A Hedera é liderada por um conselho rotativo chamado Hedera Governing Council, composto por 39 organizações mundiais de diferentes setores, com o intuito de trazer mais confiabilidade.
Para compor o conselho, é preciso passar pela avaliação do próprio time da Hedera, e cada membro pode permanecer como membro por até dois mandatos consecutivos de três anos.
Esse grupo de empresas possui poder igualitário de voto nas decisões envolvendo o software e mudanças na plataforma e são atualmente os responsáveis por operar os nós de consenso da rede Hedera, garantindo sua segurança. O conselho também possui o papel de assegurar que os fundos estão sendo alocados adequadamente e proteger o status legal da rede.
O projeto tem sido bem-sucedido em atrair parcerias com grandes empresas como:
A Hedera foi fundada por Leemon Baird, inventor do algoritmo de consenso Hashgraph, e pelo CEO Mance Harmon.
Juntos, eles fundaram a companhia Swirlds em 2015, membro permanente no conselho administrativo da Hedera. Em agosto de 2018, foi feita a oferta inicial da moeda (ICO), chamada HBAR, mas a abertura pública da rede principal foi realizada somente em 2019.
HBAR é o token nativo da Hedera Hashgraph, e sua função pode ser dividida em dois principais casos de uso:
Conforme o projeto, será futuramente permitido que detentores de HBAR façam stake de seus tokens para manter a segurança da plataforma, por meio de um processo chamado “proxy stake” ainda a ser implementado.
Existem 50 bilhões de unidades de HBAR, sendo esse seu fornecimento total. O relatório das novas ondas de liberação dos tokens pode ser acompanhado no próprio site do projeto.
O grande diferencial da Hedera é que ela não utiliza a mesma tecnologia das Blockchains tradicionais, como a maioria das criptomoedas fazem, mas sim um sistema diferente, denominado Hashgraph, para garantir o consenso e segurança da rede.
O algoritmo Hashgraph foi criado pelo próprio cofundador da Hedera, Leemon Baird, e patenteado pela companhia dos cofundadores da plataforma, a Swirlds.
Esse é um protocolo de consenso que oferece uma plataforma distribuída para seus usuários. Em vez de ser construído em uma cadeia de blocos como a Blockchain, o Hashgraph possui um funcionamento assíncrono que pode ser imaginado como algo mais parecido com um gráfico.
O projeto promete que essa tecnologia pode ser mais eficiente, eliminando algumas das limitações enfrentadas pelas Blockchains mais antigas, como lentidão, alto custo, instabilidade e falta de escalabilidade, ao combinar as vantagens das redes públicas e privadas.
Para chegar a um consenso, os nós da rede Hedera comunicam uns com os outros trocando informações sobre o histórico de transações, validando e determinando a sua ordenação, enquanto os nós mirror armazenam os dados históricos do livro-razão público.
Dessa forma, o Hedera Hashgraph é capaz de reduzir a probabilidade de alterações no estado das transações ou que elas sejam desfeitas, de forma eficiente, justa, rápida e barata.
O fato do processo de validação e governança da Hedera Hashgraph estar concentrado nas mãos de algumas organizações leva à discussão sobre até que ponto a rede pode ser considerada descentralizada.
Inicialmente, são as empresas que compõem o conselho administrativo da plataforma as responsáveis por operar os nós de consenso da Hedera.
No entanto, o projeto afirma que sua intenção é futuramente abrir esse processo a qualquer pessoa que deseje operar como um nó validador na Hedera. Outra promessa é implementar também o proxy staking, por meio do qual detentores do token HBAR poderão ajudar a manter a rede segura e ser recompensados por isso.
Tudo isso indica que a descentralização da rede ainda é parcial, afastando a Hedera da total abertura de outras criptomoedas como o Bitcoin. Entretanto, o projeto constantemente reforça seu plano de avançar no caminho rumo a uma maior descentralização da Hedera Hashgraph.
HBAR, BTC e as principais criptomoedas disponíveis para você.
Antes de considerarmos os pontos positivos e riscos de investir em Hedera Hashgraph, é preciso frisar que decidir por que comprar HBAR ou qualquer outra criptomoeda é uma escolha que deve ser baseada no seu próprio perfil de investidor.
Portanto, não deixe de realizar sua análise individual, estudar e acompanhar mais de perto o projeto e o mercado antes de começar a investir em Hedera, para entender se esse ativo é mesmo adequado para sua estratégia.
A seguir, destacamos algumas vantagens relacionadas ao token HBAR, assim como possíveis riscos que o investidor deve considerar ao avaliar se investir em Hedera vale a pena.
Por meio da Hedera, podem ser criadas criptomoedas, serviços DeFi, streaming de música e games, mantendo a compatibilidade com a Ethereum .
A plataforma possui ainda um serviço de token que permite que os usuários criem facilmente tokens fungíveis e não fungíveis (NFTs). Algumas empresas que já estão construindo na plataforma são a Servicenow, Agryo e AdsDax.
A Hedera oferece transações rápidas a taxas muito pequenas. Mas vale ressaltar que essa é uma plataforma relativamente recente, cuja rede ainda precisa ser submetida a um maior estresse para conseguirmos ter uma dimensão de seu potencial sob maior demanda.
A tecnologia Hashgraph foi construída para operar com maior velocidade e sustentabilidade, colocando-se como uma possível alternativa e solução para os maiores problemas enfrentados pelas Blockchains públicas mais antigas.
Esses são alguns pontos positivos que podem fazer com que a Hedera cresça em adesão e levar seu ativo HBAR a ser visto como um bom ativo para diversificação de carteira.
Além disso, o forte vínculo e parcerias com grandes players do mercado em vários segmentos podem ser positivo para a obtenção de investimentos e expansão de sua adesão em maior escala. A longo prazo, isso pode ser positivo para a Hedera e para o preço de HBAR.
Por fim, também é preciso ter em mente que o HBAR, assim como os demais criptoativos, estão suscetíveis a forte volatilidade. Isso significa que seus preços podem subir ou cair consideravelmente em pouco tempo e que é impossível prever os futuros desses ativos.
Então, sempre acompanhe o mercado e as principais notícias sobre criptomoedas para investir com segurança.
A carteira de Hedera é uma ferramenta essencial para gerenciar e transacionar criptomoedas e tokens na rede Hedera Hashgraph. Estas carteiras permitem que os usuários armazenem, enviem e recebam o token nativo HBAR, além de interagir com tokens e outros serviços digitais construídos sobre a rede Hedera.
Algumas carteiras que suportam esse token, são:
A forma mais segura de adquirir tokens Hedera (HBAR) é por meio de uma corretora de criptomoedas reconhecida, como a Coinext.
Com as informações apresentadas sobre Hedera Hashgraph (HBAR), você agora tem uma base sólida para decidir se essa criptomoeda deve fazer parte do seu portfólio. Conte com a Coinext para facilitar seus investimentos nesse e em outros ativos digitais.
Faça seu cadastro em nossa plataforma e aproveite uma experiência de investimento em criptomoedas mais segura, simples e prática!