Buy and Hold: Descubra o que é e como funciona

Você sabe o que significa Buy and Hold? Também conhecido como HODL no mundo das criptomoedas, entenda essa estratégia no mercado financeiro

Por
Luiza Brito
24/5/2021
Buy and Hold: Descubra o que é e como funciona

A estratégia construída pelo famoso economista e investidor Warren Buffett, Buy and Hold, conquistou os investidores que têm visão a longo prazo. Essa estratégia é um recurso que pode ser utilizado em qualquer tipo de investimento e é claro, pode muito bem ser utilizada com as criptomoedas. 

Mas será que essa técnica atende a todos os perfis de investidores? Ela pode ser encaixada em qualquer objetivo de investimento? Será que essa estratégia rende lucros e vale a pena? Dá uma olhada no que vamos esclarecer neste artigo:

  • O que é Buy and Hold?
  • Como funciona esta estratégia?
  • Quais as vantagens?
  • E as desvantagens?
  • Buy and Hold ou Day Trade?

O que é Buy and Hold?

Buy and hold, na tradução literal para o português, significa comprar e segurar. Essa estratégia, que também pode ser chamada de “hodl”, consiste em comprar o ativo e mantê-los nessa posição por muito tempo, geralmente período de anos, aguardando a sua valorização  ao longo do tempo. O “hodl” é uma referência à palavra hold, significa segurar em inglês, porém a palavra foi escrita a primeira vez com este erro de digitação trocando de lugar o L pelo D e o mercado adotou a brincadeira e assim permaneceu. Os investidores adeptos desta estratégia são chamados de ‘hodlers’ em alusão à palavra “hodl”.

É uma técnica voltada para aqueles que priorizam a valorização do ativo a longo prazo. Quando o ativo tem características que lhe conferem escassez, como o Bitcoin por exemplo, quanto mais o tempo passar mais ele tende a se valorizar, uma vez que a quantidade de unidades da moeda em circulação vai diminuindo.

Dessa forma, caso o investidor decida vendê-los depois de um tempo considerável da compra, ele pode ter um lucro bem mais expressivo do que se vendesse com pouco tempo depois de comprado. É claro que isto não é garantia de nada, mas pela lógica e sem considerar fatores externos que podem mudar o curso do movimento do ativo, faz todo sentido esse raciocínio, pois você estará vendendo-os com um preço acima do que foi comprado.

Como funciona esta estratégia?

Para colocar em prática esta estratégia de investimento a longo prazo é importante que você estude e se dedique a entender os fundamentos do ativo em questão. Conheça os pontos fortes que ele tem, o que pode desenvolver o interesse da sociedade pelo ativo, para que ele seja cada vez mais aceito e utilizado, quais soluções ele oferece para as instituições e como isso pode impactar, de maneira geral, aquele nicho de mercado. Em termos de criptomoeda, quanto mais a iniciativa privada enxergar utilidade no ativo, mais tendem a injetar dinheiro neste mercado e movimentá-lo, e quanto mais surpreendente e transformador for essa solução, maiores tendem a ser as repercussões do ativo na sociedade . 

É importante entender também as empresas que desenvolvem ou emitem o ativo, se existe algum tipo de escândalo associado à instituição, que possa prejudicar a imagem do criptoativo perante o mercado futuramente, se ela possui algum tipo de política interna de governança e tesouraria do ativo, de processos para melhorias e por aí vai. É importante realmente se dedicar ao que chamamos de análise fundamentalista, quanto mais informações deste cunho você conseguir levantar sobre o critpotativo, mais você conseguirá entender sua movimentação a longo prazo.

Isso não significa que se optar por essa estratégia você poderá abandonar por completo a análise técnica. De toda forma, é importante que você acompanhe os principais indicadores do criptoativo, porém como não se faz operações com frequência, é somente por uma questão de manter-se informado para não ser pego de surpresa quando decidir vendê-los. Mas não é essencial que você se dedique diariamente à análise técnica, para esta estratégia faz mais sentido atentar-se aos fundamentos do ativo, ou seja, à análise fundamentalista. Afinal, o que interessa mais aos hodlers não é a especulação diária mas sim as perspectivas futuras para o criptoativo.

Quais as vantagens?

  • Estratégia menos sensível à volatilidade

O principal ponto vantajoso que muitos traders enxergam no Buy and Hold é o fato de que movimentações diárias quase não afetam suas estratégias com seus criptoativos. Portanto, observando por esta perspectiva, se a criptomoeda na qual investe entrar em uma súbita tendência de queda por exemplo, isso pouco interfere para os hodlers, pois de qualquer forma, eles pretendem se desfazer da mesma daqui um bom tempo, momento em que provavelmente o ativo já não estará mais nesta tendência de queda.  De uma certa forma, os hodlers ficam mais protegidos das bruscas alterações de preço, extremamente característico das criptomoedas por conta de sua alta volatilidade.

Leia mais:

  • Menos cobrança diária por dedicação aos investimentos

Outra vantagem desta estratégia  é que você não precisa de disponibilidade total para os investimentos, como ocorre em outros modos de operar. Algumas técnicas exigem muito dos traders, que eles se dediquem basicamente diariamente à estudar sobre o ativo, fazer levantamentos da análise técnica, acompanhar o tempo todo os movimentos no gráfico e estar sempre preparado para alguma operação, atentando-se aos gatilhos que o próprio ativo lhe dá. Em estratégias de curto e curtíssimo prazo, qualquer pequena alteração no gráfico pode exigir que o trader faça alguma operação em busca de driblar um possível prejuízo, sendo necessário vigilância e atenção total. 

No Buy and Hold é possível que você concilie demais atividades profissionais e pessoais aos investimentos.

  • Menos gastos com taxas de trade

Aqueles que operam estratégias de médio, curto e curtíssimo prazo precisam incluir em suas contas o gasto com as taxas nas operações de trade, que por buscarem o lucro nas pequenas oscilações do ativo ao longo do dia ou das semanas, precisam realizar diversas operações. Ou seja, o volume alto de trades pode implicar em um gasto um pouco mais alto com taxas de transações. 

No Buy and Hold isso não acontece, já que o volume de trades é significativamente menor, sendo em sua maioria, apenas de entrada, aguardando a valorização com o tempo. Logo, os gastos com essas taxas também são bem menores, você estrutura uma estratégia mais sólida e que não precisa ser monitora a todo tempo.

  • Investimentos menos frágeis à fatores externos

É comum que fatores externos, do macro mercado, tenham sua parcela de influência sobre o curso do criptoativo, algo que não é diretamente relacionado a algum indicador técnico, por exemplo, declarações polêmicas de personalidades influentes, notícias tendenciosas, alterações legislativas em alguns países, etc. Na maioria das vezes, apesar de em certo momento parecer que o tal fator implicará em uma mudança permanente no curso do ativo, para a estratégia de Buy and Hold, eles tendem a se demonstrarem fracos, muitas vezes até ineficientes.

Sendo assim, tanto seus investimentos quanto suas emoções ficam menos expostos e frágeis a estes tipos de acontecimentos externos, podendo minimizar também suas perdas.

Desvantagens

  • Ansiedade para lucrar 

Nos investimentos é muito comum também encontrar pessoas que desejam priorizar o lucro a curto prazo e que sentem-se ansiosas para verem seu rendimento. Isso pode atrapalhar um pouco se você optar pelo Buy and Hold, pois ficará ansioso para um resultado que possivelmente só virá daqui um tempo, um ano, ou mais. Portanto é preciso ter paciência e confiar na estratégia, segurando-se para não ficar alimentando a ansiedade de fazer operações na tentativa de acelerar os resultados.

Investidores iniciantes tendem a ser os que mais desejam resultados rápidos, portanto tente não focar nisso por um tempo.

  • Podem haver perdas de oportunidades momentâneas

Como a premissa básica é comprar e aguardar uma valorização com o tempo, em mercados com alta volatilidade, como o das criptomoedas, da mesma forma que podem acontecer momentos de queda bruscas, podem ocorrer as valorizações bruscas também. Como o hodler não precisa acompanhar ou fazer movimentações diárias, pode acontecer de ele perder um momento de alta valorização, que dure pouco tempo e que logo depois o ativo passe pela correção, perdendo assim alguma porcentagem na alta. O que não quer dizer que ele não aproveitará nada na subida do ativo, pois se for uma tendência consolidada, parte da valorização se segura e vai acumulando com o passar do tempo.

  • Maior risco na custódia dos ativos

Algo que também pode acontecer é o investidor manter-se afastado das operações por tanto tempo que esquece a sua senha de acesso, ou mesmo, onde ele está guardando seus ativos. Por mais bobo que possa parecer essa desvantagem, é algo que deve ser considerado. No entanto, também é facilmente resolvido, basta se organizar e manter as informações sobre seus investimentos, sua corretora e suas carteiras seguros e em local de fácil acesso para você.

Buy and Hold ou Day Trade?

Falando de extremidades, na outra ponta do Buy and Hold existe o Day Trade, estratégia de investimentos para quem busca lucro e rendimento no curto prazo. 

O Day Trade, como seu próprio nome sugere, consiste em realizar operações de compra e venda diariamente. Como nas criptomoedas o mercado não tem pregões e funciona de maneira ininterrupta, 24 horas e 7 dias por semana, a ordem das operações de compra ou de venda não interfere na  estratégia. A premissa é apenas aproveitar a volatilidade diária dos criptoativos e buscar lucrar com o volume de operações realizadas naquele período, pois cada operação conta com um nível de lucratividade, com base na valorização que o ativo apresentou. 

Geralmente, o Day Trade é recomendado para aqueles investidores com perfil arrojado, que priorizam a rentabilidade dos investimentos e a sua liquidez, enquanto o Buy and Hold prioriza a segurança do seu patrimônio e o rendimento a longo prazo, sendo mais comumente associado ao investidor de perfil moderado ou mesmo conservador. 

Por isto, ao definir qual estratégia de trade você utilizará é fundamental refletir sobre seu perfil de investidor, sua realidade financeira, seu dia a dia e seus objetivos com o investimento. Desta forma você conseguirá estabelecer o que é prioridade e o que poderá ficar em segundo plano, sem trocar os pés pelas mãos e se frustrar com os investimentos.

Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Coinext.
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback