Staking: Saiba o que é e como fazer

Quer entender como funciona o staking? Então, descubra como conseguir uma renda passiva por meio de criptomoedas em uma carteira virtual. Saiba mais!

Por
Equipe Coinext
28/1/2022
Staking: Saiba o que é e como fazer
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Dentro do universo das criptomoedas, existem diferentes maneiras de administrar seus investimentos e termos que especificam cada uma dessas formas. O staking é um exemplo disso.

A busca por uma renda passiva por meio de investimentos cresce a cada dia. Na prática, investidores querem encontrar formas de obterem lucros a partir de seu capital, com as criptomoedas, esse objetivo não é diferente. E a forma de conseguir esses rendimentos é por meio do processo de staking.

No entanto, as dúvidas sobre esse processo ainda ainda são muitas. Poucas pessoas sabem o que é staking, quais as vantagens, como realizar esse processo, os riscos e demais detalhes. Por isso, vamos apresentar essas informações para que fique claro para você.

Olha só o que vamos falar neste artigo:

  • O que é staking.
  • Como funciona o staking.
  • Como fazer staking.
  • Tipos de staking.
  • Vantagens e desvantagens do staking.

O que é staking?

O staking é considerado uma forma de ter uma renda passiva, mais precisamente porque ele funciona como uma recompensa para os usuários que são aleatoriamente escolhidos para validar transações das criptomoedas da mesma rede de criptos que se tem na carteira virtual.

Isso acontece quando um bloco é criado, e as transações passam a ser validadas por usuários aleatórios que armazenam as criptos por um período de tempo.

Vale ressaltar que, por mais aleatório que seja a escolha desses usuários, quanto maior a quantia de moedas armazenadas em carteira, maior a chance de escolha. E cada rede de moeda tem sua maneira de recompensar dentro do staking.

Esse processo é diferente do sistema de cada Blockchain, que é a forma de registro e validação de transação de criptomoedas como o Bitcoin.

Invista nas principais criptomoedas do mercado. Abra sua conta na Coinext.

Como funciona o staking?

“Stake” significa “participação”, “ação”. E o staking funciona assim mesmo: quando o usuário que detém as moedas de determinada rede, participa da validação simplesmente por ter criptos em sua carteira.

Essa forma de validar as transações se chama “Proof of Stake” e é usado em sistemas de criptos como da rede Ethereum

O que é interessante deste processo de validação é que a energia computacional exigida é menor quando se compara ao processo de mineração de criptomoedas. O que o torna mais simples e mais rápido.

Então basicamente para fazer o staking é somente necessário que você tenha uma determinada quantia das moedas de alguma rede. 

A recompensa é baseada na quantia de criptos que já era possuída anteriormente.

Clique aqui e comece no mercado de criptomoedas.

Como fazer staking?

O staking pode ser realizado através das corretoras ou de uma carteira virtual de criptomoedas e também através do “staking Pool”, o grupo de staking.

Para entender exatamente como fazer staking, é necessário saber as características entre os tipos desse processo. Por isso, abaixo, vamos explicar melhor suas diferenças. Confira:

Tipos de staking

Staking Pool - Grupos de staking: consiste no agrupamento de quantias de criptomoedas para aumentar a recompensa na hora da validação das transações, visto que a recompensa é proporcional a quantia de criptos na carteira dos usuários.

Se você estiver interessado em começar o staking, um Pool pode ser interessante. Alguns grupos exigem um saldo mínimo de moedas para garantir a segurança de todos os participantes.

Cold staking - Staking em carteiras frias: o staking em carteiras frias pode ser indicado para quem tem grandes quantidades de criptos e pretende armazená-las com segurança, uma vez que as Cold Wallets são carteiras que ficam offline e são muito seguras.

Essa prática mantém o usuário seguro, e, além de ser recompensado, ele ajuda a rede dos criptos que possui na carteira.

Provedores de staking - Corretoras: tornando o processo ainda mais simples, as corretoras geralmente só demandam que o usuário mantenha as criptos que funcionam no sistema Proof of Stake armazenados com elas. 

Funcionando, assim, como uma espécie de Pool, já que, por estar na corretora, existe uma quantia maior de moedas e a recompensa tende a ser maior também.

Abra sua conta na Coinext.

Vantagens e desvantagens do staking

Vamos começar falando sobre as vantagens de realização de staking. Justamente por exigir menos poder computacional e menos eletricidade, que o staking se torna uma forma mais simples de se obter uma renda passiva. Já que demanda menos gasto com equipamento de mineração.

Ainda falando sobre as vantagens do staking, é necessário citar o funcionamento mais prático, afinal, o proceesso de staking não necessita de conhecimento técnico ou conhecimento de negociação para ser realizado. Sem contar que, por sua velocidade de validação aumentada, as criptos podem valorizar mais.

Por outro lado, olhando para as desvantagens do staking, podemos citar algo que é presente em todo o mercado de criptomoedas: a alta volatilidade. Como é impossível saber o futuro do mercado, há o risco de desvalorização da moeda e isso pode acontecer em um período de bloqueio, gerando possível prejuízo.

Por fim, um outro destaque que deve ser considerado é a questão do lucro do processo de staking. Em alguns casos, esse lucro é divido entre mais investidores, nos casos de pool, assim, é preciso analisar detalhadamente.

Invista em BTC, ETH e nas principais criptomoedas do mercado. Abra sua conta na Coinext.

Staking vale a pena?

Vimos que o staking é uma forma prática e fácil de tentar uma renda passiva. Através de simplesmente armazenar as criptos em carteira, o usuário consegue realizar esse feito.

Quanto mais acessível e mais conhecido fica o universo das criptomoedas para o usuário, mais negociações seguras e garantidas ocorrem. E o staking é uma dessas negociações.

E é de fundamental importância que quem investe esteja sempre ciente da segurança e da qualidade das carteiras, para que todo esse processo do staking seja vantajoso.

Saber sobre staking é um dos principais passos para avançar no mercado de criptomoedas. Agora que você já sabe o que é esse processo, sabe de mais uma forma de operar para obter uma renda passiva. Abra sua conta na Coinext e comece agora nesse universo.

staking-cta


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback