O que é staking de criptomoedas? Saiba como fazer!

Quer entender como funciona o staking? Então, descubra como conseguir uma renda passiva por meio de criptomoedas em uma carteira virtual. Saiba mais!

Equipe Coinext
Última atualização:
1/8/2023

O staking é uma forma de obter renda passiva com criptomoedas. A busca por uma renda passiva por meio de investimentos cresce a cada dia e, com as criptomoedas, esse objetivo não é diferente. Com isso, o staking ganhou mais atenção.

No entanto, as dúvidas sobre esse processo ainda ainda são muitas, principalmente porque gera uma primeira impressão de ser algo muito complexo.

Mas hoje vamos te contar o que é staking de forma fácil, além das vantagens, riscos e como você pode fazer para lucrar com as criptomoedas paradas em carteira. Confira o que vamos falar neste artigo:

  • O que é staking
  • Como funciona o staking
  • Como fazer staking
  • Tipos de staking
  • Vantagens e desvantagens do staking

O que é staking?

O staking é uma forma de ter uma renda passiva, mais precisamente porque ele funciona como uma recompensa para os usuários que são aleatoriamente escolhidos para validar transações com criptomoedas da mesma rede de criptos que se tem na carteira virtual.

Na prática, fazer staking consiste em manter fundos guardados na carteira de criptomoedas para ajudar a preservar a segurança e o funcionamento de uma Blockchain, que é o nome dado à rede que valida e registra transações com criptomoedas.

Nesse vídeo, explicamos o que é Blockhain com mais detalhes:

O staking ocorre quando um bloco de transações é criado na Blockchain, e as transações passam a ser validadas por usuários aleatórios que armazenam as criptos por um período de tempo.

Vale ressaltar que, por mais aleatório que seja a escolha desses usuários, quanto maior a quantia de moedas armazenadas em carteira, maior a chance de escolha. E cada rede de moeda tem sua maneira de recompensar dentro do staking.

Esse processo é diferente do sistema de cada Blockchain, que é a forma de registro e validação de transação de criptomoedas como o Bitcoin.

Invista nas principais criptomoedas do mercado. Abra sua conta na Coinext.

Como funciona o staking?

“Stake” significa “participação” ou “ação”. E o staking funciona assim mesmo: quando o usuário que detém as moedas de determinada rede, ele passa a ser elegível para participar da validação por ter apostado seus tokens, ou seja, mantido seus tokens bloqueados em um contrato inteligente confiando no desenvolvimento do projeto.

Essa forma de validar as transações se chama “Proof of Stake” e é usado em sistemas de criptos como da rede Ethereum.

O que é interessante deste processo de validação é que a energia computacional exigida é menor quando se compara ao processo de mineração de criptomoedas. O que o torna mais simples e mais rápido.

Então basicamente para fazer o staking é somente necessário que você tenha uma determinada quantia das moedas de alguma rede. 

A recompensa é baseada na quantia de criptos que já era possuída anteriormente.

Clique aqui e comece no mercado de criptomoedas.

Como e onde fazer staking de cripto?

O staking pode ser realizado através das corretoras ou de uma carteira virtual de criptomoedas também através do “staking Pool”, como é chamado um grupo de staking.

Para entender exatamente como fazer staking, é necessário saber as características entre os tipos desse processo. Por isso, abaixo, vamos explicar melhor suas diferenças. Confira:

Staking Pool: grupos de staking

Os pools de staking são uma forma de reunir pessoas que não possuem a quantidade suficiente de tokens para rodarem sozinhas um nó validador.

Assim, os pools funcionam como um ambiente onde várias pessoas podem se conectar para reunir recursos, até atingir o valor exigido por um protocolo de Blockchain para travar em staking.

Os participantes do pool travam seus tokens em conjunto e as recompensas serão proporcionais à participação de cada um no pool, de acordo com o valor que cada pessoa aportou.

Cold staking: Staking em carteiras frias

O staking em carteiras frias pode ser indicado para quem tem grandes quantidades de criptos e pretende armazená-las com segurança, uma vez que as Cold Wallets são carteiras que ficam offline e são muito seguras.

Essa prática mantém o usuário seguro, e, além de ser recompensado, ele ajuda a rede dos criptos que possui na carteira.

Provedores de staking: Corretoras

tornando o processo ainda mais simples, as corretoras geralmente só demandam que o usuário mantenha as criptos que funcionam no sistema Proof of Stake armazenados com elas.

Funcionando, assim, como uma espécie de Pool, já que, por estar na corretora, existe uma quantia maior de moedas e a recompensa tende a ser maior também.

Traga seu dinheiro para o futuro. Abra sua conta na Coinext.

Vantagens e desvantagens do staking

Vamos começar falando sobre as vantagens de realização de staking. Justamente por exigir menos poder computacional e menos eletricidade, que o staking se torna uma forma mais simples de se obter uma renda passiva. Já que demanda menos gasto com equipamento de mineração.

Ainda falando sobre as vantagens do staking, é necessário citar o funcionamento mais prático, afinal, o proceesso de staking não necessita de conhecimento técnico ou conhecimento de negociação para ser realizado. Sem contar que, por sua velocidade de validação aumentada, as criptos podem valorizar mais.

Por outro lado, olhando para as desvantagens do staking, podemos citar algo que é presente em todo o mercado de criptomoedas: a alta volatilidade. Como é impossível saber o futuro do mercado, há o risco de desvalorização da moeda e isso pode acontecer em um período de bloqueio, gerando possível prejuízo.

Por fim, um outro destaque que deve ser considerado é a questão do lucro do processo de staking. Em alguns casos, esse lucro é divido entre mais investidores, nos casos de pool, assim, é preciso analisar detalhadamente.

Invista em BTC, ETH e nas principais criptomoedas do mercado. Abra sua conta na Coinext.

Afinal, fazer staking vale a pena?

Vimos que o staking é uma forma prática e fácil de tentar uma renda passiva. Através de simplesmente armazenar as criptos em carteira, o usuário consegue realizar esse feito.

Quanto mais acessível e mais conhecido fica o universo das criptomoedas para o usuário, mais negociações seguras e garantidas ocorrem. E o staking é uma dessas negociações.

E é de fundamental importância que quem investe esteja sempre ciente da segurança e da qualidade das carteiras, para que todo esse processo do staking seja vantajoso.

Saber sobre staking é um dos principais passos para avançar no mercado de criptomoedas. Agora que você já sabe o que é esse processo, sabe de mais uma forma de operar para obter uma renda passiva. Abra sua conta na Coinext e comece agora nesse universo.

staking-cta


Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria