Tudo sobre PancakeSwap e sua criptomoeda CAKE: O que é esse token, como surgiu, quais suas vantagens e diferenças para outras moedas. Como comprar, preço e mais.
A PancakeSwap, representada pelo token CAKE, é uma exchange descentralizada (DEX) que opera na Blockchain Binance Smart Chain (BSC). Sua ascensão no cenário das finanças descentralizadas (DeFi) foi impulsionada pela busca por soluções inovadoras nas DEX existentes.
Neste conteúdo, exploraremos detalhadamente todas essas funcionalidades e termos, oferecendo uma compreensão mais profunda sobre a PancakeSwap e seu token nativo, o CAKE.
PancakeSwap é o nome da exchange descentralizada (DEX) que é executada dentro da rede Blockchain Binance Smart Chain (BSC), cujos tokens nativos são os CAKE. Porque surgiu dentro de uma DEX, seu token CAKE recebe a classificação de ser um token DeFi, uma vez que tem funções específicas que ajudam a manter o sistema funcionando.
Esse é mais um protocolo que busca inovar nas soluções oferecidas pelas DEX existentes. Assim como os outros protocolos de trade descentralizados, ela utiliza um mecanismo de Criação de Mercado Automatizado (AMM), que consegue realizar intercâmbios entre os investidores sem a necessidade de uma plataforma intermediando as operações, tudo acontece por meio da criação de um pool de liquidez, pelos próprios usuários da rede.
Seu token CAKE veio como um meio de viabilizar este novo mercado automatizado, com funções específicas como o staking, farming, compra de NFTs colecionáveis específicos da BSC e até mesmo criou uma espécie de loteria dentro da exchange. Além disso, uma das principais funções do CAKE é a governança que ele concede aos detentores do token, proporcional à quantidade de tokens que o usuário detém.
Nesse conteúdo, vamos explicar melhor todas essas funcionalidades e termos abaixo.
Invista nas principais criptos do mercado. Abra sua conta na Coinext.
O PancakeSwap foi lançado em setembro de 2020 por um grupo de desenvolvedores anônimos. Seu código foi originado de um fork (bifurcação) da rede Uniswap, a primeira e até pouco tempo atrás a maior exchange descentralizada do mundo, que funciona por meio da Blockchain da Ethereum.
A PancakeSwap veio como uma alternativa às altas taxas da Ethereum, que tornaram as redes descentralizadas baseadas nessa Blockchain não acessíveis àqueles que precisam transacionar valores menores.
Em pouco tempo, a Pancake obteve sucesso e adoção. Sua implementação na rede BSC permitiu que as taxas e velocidade de transação lhe dessem uma vantagem competitiva em relação às DEX implementadas na rede Ethereum, que desde o final de 2020, sofrem com um congestionamento e taxas encarecendo.
Atualmente, a rede da Pancake já ultrapassou a Uniswap nas principais métricas, como o volume transacionado em 24 horas, participação de mercado e o montante de capitalização de mercado.
CAKE, UNI e as outras principais criptomoedas te esperam na Coinext. Abra sua conta grátis.
Para entender completamente o funcionamento da rede PancakeSwap, precisamos compreender alguns outros conceitos que estão envolvidos no seu ecossistema.
Já entendemos que as DEX funcionam com um Criador de Mercado Automatizado (AMM), uma vez que elas não utilizam uma plataforma para emparelhar os investidores, compradores e vendedores, mas sim utilizam um pool de liquidez, formado pelos próprios usuários da rede.
Em uma corretora centralizada, como a Coinext, a plataforma utiliza o livro de ofertas para listar as intenções de compra e venda dos investidores, e assim fazer a correspondência entre os mesmos, fazendo o trade acontecer.
Na rede da PancakeSwap, não existe um Livro de Ofertas nem esse pareamento de investidores, mas sim um mercado automatizado e os pools de liquidez. Esses pools funcionam como uma espécie de fundo de criptoativos, no qual os usuários da plataforma depositam pares de tokens numa proporção de 50:50, criando assim a liquidez necessária para suprir a demanda da rede. Esses usuários recebem a denominação de Provedores de Liquidez, ou LP.
O processo visa garantir que a rede tenha uma oferta de criptoativos suficiente para que os investidores possam negociar e sacar os tokens, se desejarem.
Para manter todo esse sistema funcionando e os usuários engajados, a rede remunera os LPs concedendo acesso a alguns serviços ou produtos específicos, e é aqui que entra o token CAKE. Ele é categorizado como um token DeFi, pois surgiu e está imerso no ecossistema de uma DEX, funcionando como um token de utilidade que concede acesso a benefícios exclusivos do sistema.
Adicionar liquidez ao pool é o primeiro passo para usufruir das demais funcionalidades da rede, como o farming, staking, a loteria e a governança.
Aproveite as melhores oportunidades do mercado cripto. Comece agora.
Os usuários que depositam seus tokens e os deixam bloqueados nos pools de liquidez estão exercendo o staking ou farming (vamos diferenciar os processos abaixo) e recebem participações percentuais nas taxas de trades que ocorrerem naquele pool. Então, são remunerados com o próprio token CAKE, que ainda concede outros benefícios aos seus detentores, como a governança, a possibilidade de investir em NFTs nativos da rede BSC e demais funções.
De forma resumida, a governança dá aos LPs o poder de voto e participação ativa nas decisões do protocolo. Como explicamos acima, o poder de voto é proporcional à quantidade de tokens, logo, quanto mais tokens maior a força do voto.
O staking é basicamente o ato de os usuários proverem liquidez à rede, com os tokens depositados nos pools específicos, chamadas Syrup Pool, e permanecendo bloqueados, criando assim o fundo que será utilizado pelo Criador do Mercado Automatizado (AMM). Para a plataforma PancakeSwap isso é fundamental para manter o sistema funcionando e cobrindo a demanda dos investidores. E para os usuários isso é importante para que eles consigam negociar tranquilamente seus criptoativos, sacá-los quando desejarem, ou adotar outras estratégias de investimentos, além é claro das remunerações aos LPs.
Um diferencial da PancakeSwap é que os LPs podem ainda bloquear os tokens CAKE que recebem, para ganharem ainda mais tokens CAKE, ou outros tokens, como uma espécie de renda passiva de criptoativos.
O farming, ou yield farming, se baseia nos mesmos conceitos do staking, com algumas diferenças no processo. O farming envolve um comprometimento mais ativo dos usuários LPs, como se fosse um staking duplo, visando alavancar os rendimentos dos investidores. Uma das principais diferenças, também, é que o Farming acontece exclusivamente dentro da plataforma da PancakeSwap e o investidor precisa operar em uma carteira da rede BSC, adicionando e bloqueando tokens no padrão BSC-20. Enquanto no staking, você adiciona e bloqueia especialmente tokens CAKE.
E ainda existe a loteria da PancakeSwap, na qual, resumidamente, o investidor compra um bilhete por 10 CAKE, que vai gerar uma combinação aleatória de quatro dígitos. Para ganhar o prêmio, 50% do valor total da loteria, o seu bilhete precisa ter exatamente os 4 números, na mesma posição, do bilhete sorteado.
Assim como em loterias tradicionais, se você acertar dois ou mais números pode levar uma quantia correspondente, como se fosse a quina das loterias convencionais.
E por último, existem os NFTs da BSC, você pode se inscrever para ganhá-los. A PancakeSwap escolhe os vencedores aleatoriamente.
Invista em criptomoedas a partir de R$25. Abra sua conta grátis.
Do ponto de vista da exchange, o token CAKE serve para viabilizar o sistema e as principais funções da rede PancakeSwap como as que descrevemos acima:
Já para os investidores, o CAKE pode representar uma oportunidade de alavancar seus rendimentos e de iniciar uma estratégia de renda passiva com criptoativos (pelo farming). Uma vez que você se torna um Provedor de Liquidez, você é remunerado pelas participações nas taxas de trade dos pools que participa e com os tokens CAKE.
Além é claro, de você poder negociar o CAKE na Coinext e aproveitar as valorizações da rede Pancake, que, como explicamos, é atualmente a maior exchange descentralizada e segue em crescimento contínuo. Via outra funcionalidade da Pancake, chamada IFO (Ofertas Iniciais de Farm) você também consegue investir em projetos recém criados ou ainda em desenvolvimento.
Agora que apresentamos os detalhes sobre o conceito de PancakeSwap, vamos às vantagens dessa rede e também de seu token. Confira:
Por conta da utilização da Binance Smart Chain, a PancakeSwap consegue realizar a troca de ativos digitais de maneira muito mais ágil que os seus principais concorrentes, como a Uniswap ou Sushiswap. Por conta disso, a rede ganhou rapidamente adoção, enquanto a Ethereum sofria com a lentidão em momentos de pico. Em poucos segundos as transações da Pancake já são confirmadas. Mas, claro, isso tende a variar conforme o nível de congestionamento da rede.
Além de permitir a troca de ativos digitais, a Pancake busca oferecer serviços que vão além, como os que especificamos nos tópicos acima, voltados para o mercado das DeFi e novas estratégias de investimento em criptoativos (farming, staking, loterias e NFTs).
Como a Pancake é uma rede que está no centro das DeFi, à medida que o sistema cresce, ganha mais exchanges e mais protocolos, o token CAKE absorve esse crescimento e se valoriza junto. Além disso, sua rede depende do funcionamento da BSC, com o crescimento e o aumento nas funcionalidades da Binance Smart Chain, o CAKE também sofre o impacto e tende a crescer com a sua Blockchain auxiliar.
Transações mais rápidas não foram o único motivo para adoção da PancakeSwap, mas também o custo baixo de transação. Enquanto seus principais concorrentes cobravam taxas a partir de 0,3%, a Pancake cobra uma taxa de 0,2%, o que impulsionou a sua adoção em poucos meses de existência.
Abra sua conta e aproveite todas essas vantagens.
A criação de novos CAKE não surge a partir da mineração ou do staking, como ocorre no Bitcoin ou na Cardano, respectivamente. Novas moedas são geradas a partir do processo de farming, no qual o usuário ajuda a rede provendo liquidez e é remunerado por isso com os tokens nativos da rede.
A rede PancakeSwap não tem um fornecimento limite de tokens e até setembro de 2021 existiam 226.969.071 tokens em circulação. A velocidade de inserção desses tokens no mercado depende diretamente de quantos usuários Provedores de Liquidez existem na rede e que estão farmando.
Conforme dito acima, caso você adquira suas moedas na Coinext, há a possibilidade de armazená-las diretamente na plataforma da própria corretora. Porém, também existe a possibilidade de guardar as moedas em carteiras, que podem ser digitais ou físicas.
As principais carteiras do mercado para se armazenar CAKE são:
Depois de todas as informações que deixamos aqui, é possível dizer que você possui dados para entender se realmente vale a pena contar com CAKE em sua carteira de criptomoedas.
Como sempre falamos, não existe uma resposta mágica, é necessário entender o seu perfil de investidor, analisar o mercado e saber se esse ativo é realmente compatível com os seus objetivos e planejamento.
Por isso, a dica é ler todas as informações e procurar mais conteúdo antes de investir em CAKE. Um bom caminho é assistir ao nosso vídeo sobre o assunto:
Com essas informações será possível entender se realmente vale a pena investir em PancakeSwap (CAKE).
Se você está considerando adquirir tokens CAKE para compor sua carteira de investimentos, pode estar se perguntando onde comprá-los. A maneira de fazer isso é através de uma corretora, como a Coinext!
As corretoras disponibilizam suas plataformas para que você possa comprar e vender seus tokens com segurança. A Coinext é uma corretora 100% brasileira e está empenhada em proporcionar uma ótima experiência de uso, aliada a uma segurança sólida.
Faça seu cadastro agora e comece a investir!