Diversificação de investimentos: você está fazendo isso errado

Diversificar significa distribuir, diluir o risco em diferentes classes de ativos. Confira os erros ao diversificar e como fazer isso incluindo o Bitcoin.

Por
José Artur Ribeiro
Dec 19, 2019

Diversificar significa distribuir, diluir o risco em diferentes classes de ativos. Infelizmente não há uma “regra de ouro” definindo em quantas fatias deve-se dividir ou o que pode ser considerado uma classe de ativos diferente.

Renda fixa neste cenário

Tradicionalmente associada a investimentos de menor risco, a renda fixa sempre foi um refúgio para grande parte da população e até mesmo de gestores profissionais. Seu retorno está majoritariamente atrelado aos juros ou inflação.

No momento, além da poupança, 30% destes títulos está remunerando abaixo da inflação. Ou seja, o investidor está perdendo dinheiro ao deixar guardado.

Tabela de rentabilidade

Abaixo segue a rentabilidade de alguns dos maiores fundos de renda fixa do Santander e Bradesco. Quando descontamos os impostos de 17,5% sobre ganho de capital, este retorno de aprox. 5,3% cai para 4,4%. Já a inflação medida pelo IPCA ficou em 3,3%.

Rentabilidade de produtos financeiros Santander
Fonte: Santander
Rentabilidade fundos de investimento Bradesco
Fonte: Bradesco

E o mercado de ações?

O S&P500, principal índice da bolsa de valores norte-americana, encontra-se próximo da máxima histórica, alta de 25% no ano. Já o Ibovespa apresenta ganho de 22%. É impossível prever se esse rally irá se estender até 2020, por isso a importância da diversificação.

Para onde correr? Ouro? Dólar? Bitcoin?

Não existe um portfólio ideal que satisfaça todos os investidores. Isso vai variar de acordo com seu apetite de risco, horizonte, capacidade de realizar novos aportes, etc.

Existem algumas vantagens do Bitcoin frente ao ouro e dólar, dentre as quais vale destacar:

  • Não está atrelado a nenhuma moeda específica: negocia com volume relevante em USD, Euro e Iene (Japão), dentre outras
  • Ao contrário do ouro, possui um calendário de emissão definido, que inclusive será cortado em 50% dentro de 6 meses (halving)
  • Fundos cambiais (moedas) e/ou de ouro cobram taxas de administração e custódia
  • Pode ser negociado 24hs por dia, sem necessidade de intermediários

Tabela de rentabilidade do Bitcoin

Repare como adicionando apenas 20% de exposição ao Bitcoin você aumenta o retorno de uma aplicação em renda fixa em mais 4x, seja num período curto de 1 ano ou mais longo de 3 anos.

Comparativo de investimentos tradicionais com Bitcoin
*Renda Fixa = média dos maiores fundos Santander & Bradesco
**números atualizados até 11/dez

Pesquise antes de investir de forma a escolher uma exchange com solidez e boa reputação. Tenha em mente que uma das principais características do Bitcoin é a possibilidade de realizar custódia própria, ou seja, armazenar em uma wallet (carteira) a qual somente você tenha acesso.

Não fique de fora deste mercado por conta de medo ou desinformação. Em caso de dúvida nossa equipe estará pronta para responder via chat ou email.

Publicado também no Portal do Bitcoin

Mais nesta categoria
Ver todos >
Feedback