PENDLE/BRL

O que é Pendle (PENDLE) e como funciona essa criptomoeda?

Afinal, o que é Pendle? Quanto vale hoje? Entenda tudo sobre essa inovadora plataforma de finanças descentralizadas: quem criou a Pendle, como ela funciona e quais são as vantagens de investir e contar com PENDLE em sua carteira de investimentos.

Pendle
Pendle (PENDLE)
R$ 00,00
-

Nos últimos anos, as finanças descentralizadas (DeFi) têm ganhado mais destaque em relação às finanças tradicionais. Isso porque elas dão mais controle aos usuários sobre suas finanças. Um exemplo que demonstra os benefícios dessas práticas é o aumento dos protocolos de negociação de rendimento, que otimizam os ganhos de seus investidores.

Um pioneiro nesse sentido é a Pendle Finance, que possui um inovador sistema de tokenização de rendimentos. Quer saber como funciona essa criptomoeda, suas vantagens e muito mais? Continue lendo este artigo.

O que é Pendle (PENDLE)?

Pendle Finance (PENDLE) é um protocolo de finanças descentralizadas que possibilita a tokenização e negociação de rendimentos futuros. Ele opera nas redes Ethereum (ETH), Arbitrum (ARB) e Avalanche (AVAX), utilizando um Criador de Mercado Automatizado (AMM) para facilitar as transações.

Foi lançado em junho de 2021 na rede principal da Ethereum e possibilita que usuários e protocolos utilizem estratégias de rendimentos para potencializar seus lucros. O foco da criptomoeda é possibilitar um ecossistema para detentores de ativos geradores de rendimento, permitindo-lhes bloquear lucros de forma antecipada e fornecer aos traders acesso direto às correntes futuras de rendimento sem necessidade de outras garantias.

O token PENDLE é a moeda nativa da plataforma, e tem três importantes funções:

  • Tokenização de rendimentos: transforma lucros de ativos em tokens de rendimentos padronizados.
  • Pendle Automated Market Maker (AMM), facilita a negociação desses rendimentos com uma estrutura de liquidez concentrada.
  • VePendle para Staking: possibilita o bloqueio de tokens para staking e participação ativa na rede.

Esse protocolo inova ao adaptar os derivativos de rendimentos do mercado financeiro tradicional (TradFi) para o DeFi, oferecendo um mercado de rendimentos que maximiza lucros e permite estratégias de investimento mais sofisticadas.

Quem criou a Pendle (PENDLE)?

A Pendle Finance foi fundada por TN Lee e Vu Nguyen. TN Lee, CEO, foi chefe de desenvolvimento e de negócios da Kyber Network, e Vu Nguyen, CTO, era Desenvolvedor Principal de Contratos Inteligentes na Digix. O projeto foi fundado em 2023 e tem sede em Singapura, um hub conhecido para startups e empresas de tecnologia financeira.

Como funciona a Pendle (PENDLE)?

A partir do Pendle, é possível criar tokens que irão representar o rendimento de outros tokens DeFi a partir de contratos inteligentes na rede Ethereum. Se você empresta DAI no Compound, é possível separar o rendimento do DAI e vendê-lo no mercado. A solução que esse projeto traz é importante, pois:

  • Pode ajudar na proteção das variações do mercado;
  • Facilita o aproveitamento de oportunidades;
  • Diversificação de portfólio.

Mas afinal, como o Pendle faz isso? Ele se utiliza de seus tokens que produzem rendimentos em tokens padronizados, separados em dois:

  • Principal (PT): que consiste em ser o valor principal dos tokens;
  • Rendimento (YT): que são os rendimentos futuros dos tokens.

O que o Pendle faz é possibilitar que se negocie esses tokens no seu próprio AMM. Assim, o investidor pode escolher vender os tokens YT para receber um valor fixo a partir do token, também é possível comprar tokens YT e apostar que os rendimentos dos seus tokens irão aumentar. Ainda é possível oferecer liquidez com ambos os tokens e ganhar recompensas em PENDLE, o token de governança do protocolo.

Vale ressaltar que ele não possui um modelo de consenso próprio. Isso porque, ele é construído na rede Ethereum, e por essa razão, utiliza o mesmo protocolo da rede principal, o Proof of Stake (PoS).

Vantagens da Pendle (PENDLE)

A Pendle oferece diversas vantagens para o mercado DeFi, sobretudo para aqueles que desejam gerenciar e otimizar seus rendimentos de forma mais próxima e se proteger dos riscos que esse mercado traz. Alguns dos principais benefícios de se investir nesse protocolo são:

Flexibilidade

Essa criptomoeda possibilita que você tokenize seus rendimentos futuros. Isso oferece ao usuário a possibilidade de vender ou negociar os rendimentos. Isso proporciona liquidez adicional e opções de gerenciamento de risco que não estão disponíveis em muitas outras plataformas DeFi.

Possibilidade de gerenciamento de risco

Um dos maiores desafios de quem investe no mercado de criptomoedas é o gerenciamento de riscos, visto que é um mercado extremamente volátil. 

Ao separar os tokens PT e YT, os investidores podem utilizar estratégias diferentes para hedge, especulação ou para ter um fluxo de rendimento mais estável. Tudo isso irá depender das necessidades, perfil de investimento e momento de mercado.

Otimização de rendimentos

A Pendle também possibilita a otimização dos rendimentos, de modo a maximizar os retornos. Os investidores podem vender Yield Tokens quando esperam que os rendimentos diminuam ou comprá-los quando há expectativa de aumento nos rendimentos.

Ganhos de capitalização

Usuários que fornecem liquidez aos pools do Pendle ou que participam ativamente na governança podem ganhar recompensas adicionais em tokens PENDLE, aumentando assim sua participação no ecossistema e potenciais retornos de investimento.

Carteira de PENDLE

Para armazenar e gerenciar tokens Pendle, você pode usar qualquer carteira compatível com tokens ERC-20, já que Pendle é um token baseado na rede Ethereum, como:

  • MetaMask;
  • Trust Wallet;
  • Ledger;
  • Trezor. 

Essas carteiras proporcionam não apenas um local seguro para armazenar tokens Pendle, mas também facilitam a interação com o ecossistema DeFi, permitindo que você participe de atividades como staking, farming, e governança dentro da plataforma.

Onde comprar Pendle (PENDLE)?

É possível comprar PENDLE por meio da Coinext, uma exchange com centenas de milhares de clientes em todo o Brasil.

Segue abaixo o passo a passo para investir no Pendle:

  1. Abra ou acesse sua conta na Coinext;
  2. Adicione saldo à corretora através dos diferentes tipos de depósito disponíveis ou utilize saldo previamente depositado;
  3. Acesse a negociação do PENDLE;
  4. Determine o valor da ordem e clique em 'Comprar';
  5. Agora você estará exposto ao preço do PENDLE.

Em poucos cliques, você estará exposto ao preço do PENDLE. Após isso, é possível realizar o saque do criptoativo para um endereço externo ou manter o ativo sob posse da corretora. Para realizar a auto custódia de forma segura, é importante ter conhecimento técnico sobre as melhores práticas de armazenamento do mercado.

Além disso, na plataforma você pode ver a cotação de PENDLE e gráficos para ajudar na sua análise.

Faça seu cadastro e comece a investir agora!

Cadastro Coinext