O que é a Ethereum? Qual seu preço hoje? E como comprar? Para saber isso ou mais, leia nosso conteúdo.
A Ethereum, uma rede blockchain líder, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de soluções financeiras e aplicativos criptográficos diversificados. Devido à sua importância, muitos consideram a Ethereum um dos pilares do setor criptográfico, ao lado do Bitcoin. Além de possibilitar transações com sua criptomoeda nativa, o Ether (ETH), a Ethereum também oferece suporte para a criação de inúmeros tokens que aproveitam sua infraestrutura robusta, baseada em segurança e descentralização.
Neste guia completo, você entenderá exatamente o que é a Ethereum e aprenderá todos os detalhes sobre como investir na criptomoeda Ether. Continue lendo para obter informações valiosas.
A Ethereum é uma rede blockchain global, com o Ether como sua criptomoeda nativa. Para realizar transações ou executar contratos inteligentes nesta rede, é necessário pagar aos mineradores em Ether.
O Ether (ETH) atua como um combustível para a rede Ethereum, sendo comum o uso do termo "Ethereum" quando se refere à criptomoeda.
A Ethereum foi concebida por Vitalik Buterin, um prodígio russo que emigrou para o Canadá quando criança. Após ser apresentado ao Bitcoin por seu pai, um cientista da computação, aos 17 anos, Vitalik teve a visão de expandir a tecnologia blockchain além da simples troca de valor, introduzindo a capacidade de executar contratos inteligentes.
A Ethereum nasceu com o objetivo de descentralizar diversos serviços, abrindo novas possibilidades para a economia da Internet e fortalecendo as Finanças Descentralizadas (DeFi). Após uma venda inicial via ICO em julho de 2014, que arrecadou US$ 18 milhões, a rede foi lançada um ano depois.
A Ethereum foi criada para ser uma super rede global de computadores capaz de executar tarefas diversas de forma autônoma e sem censura. Além disso, a rede possui sua própria criptomoeda, que atua como meio de troca e forma de armazenamento de valor.
A Ethereum é altamente flexível, permitindo que criadores de contratos inteligentes personalizem suas funcionalidades. Graças ao seu histórico de cinco anos de operação ininterrupta, ela é considerada uma das redes mais seguras para transações rápidas e registro de informações.
Sua ampla utilização a torna uma escolha popular para o desenvolvimento de projetos envolvendo NFTs, metaversos e tokens de jogos. Além disso, o modelo ERC-20, uma estrutura padrão para o desenvolvimento de tokens na rede Ethereum, impulsionou o crescimento da plataforma.
A cotação do Ether é determinada exclusivamente pela oferta e demanda em cada local de negociação. É simples fazer depósitos em Reais (R$) via Pix na Coinext para comprar Ether com agilidade e segurança. Abaixo, explicamos as principais formas de comprar ETH:
As corretoras de criptomoedas, ou exchanges, intermediam a compra e venda entre usuários, cobrando uma taxa por cada negociação. Cada exchange tem seu próprio mercado, regras e taxas, o que explica as variações de preço entre elas.
Devido à sua natureza descentralizada, a Ethereum permite transferências seguras e econômicas entre pessoas (peer-to-peer ou P2P).
No entanto, há riscos associados à liquidação e à garantia do acordo, que são mitigados ao usar serviços como o da Coinext, que realiza verificações rigorosas e oferece segurança tanto para compradores quanto para vendedores.
Como citado anteriormente, possível criar criptomoedas (tokens) na rede Ethereum usando padrões como o ERC-20, ERC-721 (para NFTs) e outros padrões de tokens. Essas criptomoedas podem ser personalizadas conforme as necessidades do projeto e podem representar uma variedade de ativos digitais, como moedas estáveis, tokens de utilidade, tokens de segurança e tokens de governança.
Algumas dos principais tokens criados na rede, incluem:
As carteiras de Ethereum são responsáveis por armazenar as chaves privadas que autorizam transações em seus respectivos endereços.
Existem vários tipos de carteiras, como:
Cada uma possui suas vantagens e desvantagens.
A mineração da Ethereum passou por uma transição importante, mudando do Proof of Work (PoW) para o Proof of Stake (PoS).
Agora, para se tornar um validador da rede Ethereum, é necessário possuir 32 ETH bloqueados em um contrato inteligente e receber recompensas em Ether. O custo para formar um nó validador pode ser um obstáculo, mas projetos e corretoras estão explorando opções de validação compartilhada.
Aqui está como você pode participar do processo de mineração com Proof of Stake na Ethereum:
O Ether passou por um período de correção após sua alta histórica em 2021, mas a tendência de queda está diminuindo, possivelmente indicando uma reversão. A data de lançamento da atualização The Merge, que migrou a Ethereum para o PoS, impulsionou uma alta de cerca de 60% no preço do ETH.
A Ethereum está passando por mudanças significativas desde 2022, e os investidores estão atentos aos impactos dessas atualizações no preço.
Ethereum 2.0 é uma série de atualizações cuidadosamente projetadas para aprimorar significativamente o desempenho da rede Ethereum em várias dimensões cruciais. Essa jornada teve início com o lançamento da Beacon Chain em dezembro de 2020, um marco histórico que marcou a introdução do mecanismo de consenso Proof of Stake (PoS) na rede Ethereum.
Em 2021, uma série de melhorias importantes foram implementadas. As atualizações Berlim e Londres se destacaram, otimizando as taxas de gás e introduzindo a Ethereum Improvement Proposal 1559 (EIP-1559), um marco na melhoria da eficiência das transações. Além disso, as atualizações Altair e Arrow Glacier elevaram ainda mais a funcionalidade da Beacon Chain, enquanto atrasaram a tão temida bomba de dificuldade.
O ano de 2022 testemunhou um momento histórico para a Ethereum com as atualizações Grey Glacier, Bellatrix e Paris, coletivamente conhecidas como "The Merge". Essas atualizações bem-sucedidas marcaram a transição da Ethereum do Proof of Work (PoW) para o PoS. Agora, ao invés de mineradores, são os validadores que apostam ETH que se tornam responsáveis pela geração de blocos, consolidando ainda mais a eficiência da rede.
A evolução no roadmap da Ethereum veio com a Atualização Shanghai, lançada em abril de 2023. Esta atualização, notável por apresentar o EIP-4895, trouxe uma inovação crucial ao permitir que os validadores de ETH desbloqueassem os fundos apostados na rede. Como resultado direto, os ETH apostados e as recompensas associadas tornaram-se prontamente acessíveis, gerando um substancial aumento na liquidez do ETH no mercado de criptomoedas.
A atualização "Merge" envolveu uma transição fundamental dos mecanismos de consenso da Ethereum, passando do Proof of Work (PoW) para o Proof of Stake (PoS). Essa mudança resultou em uma Ethereum mais sustentável e eficiente em termos energéticos.
O "Surge" visa aumentar a capacidade de processamento da Ethereum para até 100.000 transações por segundo, através da implementação do Sharding, uma técnica de escalabilidade.
A atualização Dencun na Ethereum Mainnet foi ativada ontem, trazendo consigo a implementação de seis Propostas de Melhoria Ethereum (EIPs) focadas na lógica de execução. Destas, a EIP-4844 se destaca por introduzir uma funcionalidade inovadora voltada especialmente para soluções de segunda camada, prometendo uma redução significativa nas taxas de transação.
A introdução do Blobspace representa a inovação mais expressiva desde a implementação da atualização The Merge.
Blobspace refere-se a uma abordagem de gerenciamento de armazenamento, comum em sistemas de banco de dados, eficaz para alocar e gerenciar objetos de grande porte, conhecidos como BLOBs (Binary Large Objects). Quer saber mais sobre a Ethereum em 2025? Acesse nosso vídeo:
Agora que você já sabe como funciona a rede da Ethereum, saiba que você pode investir nessa criptomoeda, por meio da Coinext!
A Coinext é uma corretora de criptomoedas que está a mais de 5 anos no mercado e que oferece uma das melhores taxas do mercado.
Faça seu cadastro e comece a investir agora.