Super Semana Cripto | 16 a 20 de abril | Inscreva-se
USDC/BRL

O que é USD Coin (USDC) e como funciona essa criptomoeda?

Tudo sobre a criptomoeda e stablecoin USD Coin (USDC): O que é, como surgiu, vantagens e diferenças para outras moedas. Saiba cotação hoje e como investir.

USD Coin
USD Coin (USDC)
R$ 00,00
-

A USDC (USD Coin) é uma stablecoin, um tipo de criptomoeda lastreada em algum outro ativo, criada pela empresa americana Centre, consórcio entre a exchange Coinbase e a empresa Circle.

Desenvolvido como um token de código aberto na rede Ethereum, a USDC busca manter um valor estável pareado ao dólar, facilitando o envio de valores e a integração entre soluções de tecnologia Blockchain e o setor financeiro tradicional.

Portanto, vale a pena conhecer mais sobre a USDC e como funciona o investimento nesse ativo. Confira:

O que é USDC (USD Coin)?

A USDC ou USD Coin é uma stablecoin, um tipo de criptomoeda lastreada em algum outro ativo, como outras moedas ou metais preciosos, por exemplo.

No caso da USDC, essa é uma stablecoin pareada ao dólar norte-americano. Isso significa que a  foi desenvolvida para que seu preço se mantenha estável em uma proporção de 1:1 em relação ao dólar. Ou seja, espera-se que 1 USDC seja sempre igual ou o mais próximo possível a US$ 1.

Atualmente, ela é a 4º maior criptoativo em capitalização de mercado, sendo a segunda maior stablecoin, atrás apenas do USDT. E a USD Coin foi ganhando cada vez mais usuários, pois suas reservas de lastro da moeda são auditados mensalmente por uma empresa independente, tornando-o uma das opções mais seguras e transparentes de dolarização digital do patrimônio.

Assista ao vídeo a seguir e entenda tudo sobre o que são stablecoins:

Como surgiu o USDC?

Lançada em setembro de 2018, a USD Coin foi desenvolvida pela Centre, uma parceria entre a exchange norte-americana Coinbase e a empresa de tecnologia para finanças Circle.

A USDC está focada em transparência, sobretudo após as denúncias que rondam as reservas da Tether, que hoje lidera o mercado das stablecoins. A USD Coin tem todas as suas reservas auditadas mensalmente, garantindo o lastro da moeda digital em dólares e papéis de títulos americanos.

Logotipo de texto da Circle e da Coinbase
Empresas fundadoras do USDC. (Imagem: site oficial do USDC)

O projeto é encabeçado pelo co-fundador e CEO Jeremy Allaire, tecnólogo e empreendedor digital em série, que anteriormente ocupou o cargo de CTO da Macrowave (que desenvolveu o Flash Player e foi subsequentemente comprada pela Adobe), após a mesma adquirir sua empresa Allaire Corporation em 2001.

Depois de outras empreitadas como a plataforma de vídeo Brightcove, Allaire fundou a Circle em 2013, que cinco anos mais tarde viria a se juntar à Coinbase para a criação do USDC.

Homem branco loiro de terno preto com um microfone na mão direita
Jeremy Allaire, principal nome por trás do USDC. (Imagem: Cripto Slate)

Atualmente, Allaire comanda uma equipe de experts com passagem por grandes empresas como Google, Tripadvisor, PayPal, PwC e outras, liderando a missão da Centre de aumentar a prosperidade econômica global através do comércio on-line, baseada na crença de que as Blockchains e as moedas digitais vão reconectar o sistema econômico mundial, criando um ambiente fundamentalmente mais aberto, inclusivo e eficiente.

Recentemente, a Circle deu um passo adiante na sua missão e anunciou a abertura do seu capital como empresa listada em bolsa para o fim de 2021, além da intenção de se tornar ou adquirir um banco nacional para poder acessar diretamente o sistema do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

Para que serve o USDC?

O USDC é uma maneira prática e segura de se expor aos criptoativos sem a volatilidade inerente deste mercado. Assim, qualquer investidor pode trocar uma moeda fiduciária, como dólar, euro e real, diretamente pelo USDC. Isso é feito ao preço de 1 para 1 com o dólar americano, o que torna a USD Coin uma moeda estável.

Como usar USDC?

Além de ser uma solução prática para transações financeiras, podendo ser facilmente transferido entre carteiras das principais redes, como a Ethereum, o USDC é particularmente interessante para investidores de países com moedas fracas, pois é uma forma de dolarizar o patrimônio sem precisar abrir uma conta em banco americano ou recorrer a casas de câmbio.

Assim, quem investe consegue se proteger da inflação e da perda de valor da moeda frente ao dólar, facilitando também a negociação de outros criptoativos com preço na moeda americana.

Recentemente, o USDC também deu um passo adiante no seu projeto de interligar a economia tradicional com o mundo cripto anunciando que será usado também nos meios de transação da bandeira de cartões de crédito Visa, além de anunciar para o futuro próximo à possibilidade de usar endereços de carteira legíveis para facilitar as transações do dia a dia com USDC.

Quais as diferenças entre o USDC e o Bitcoin?

A USDC é uma stablecoin, enquanto o Bitcoin é uma criptomoeda criada com um propósito diferente, em busca de criar uma opção alternativa para pagamentos em contraste com o sistema financeiro tradicional.

Então, as principais diferenças entre o BTC e o USDC estão relacionadas ao funcionamento interno de cada cripto e também ao objetivo inicial de desenvolvimento das moedas. Entenda:

Preço estável e lastro

As stablecoins buscam entregar estabilidade aos ativos digitais. Para que isso seja possível, o USD Coin tem uma gestão centralizada na Circle, instituição que controla a emissão de novos tokens e os fundos de lastro para que a moeda não sofra com discrepâncias de oferta e procura. 

Já as demais criptomoedas como Bitcoin podem sofrer grandes variações de preço em um curto espaço de tempo.

Desta forma, o preço das moedas estáveis como o USDC estão menos sujeitas às pressões do mercado, com sua cotação sempre girando em torno de 1 dólar americano, com uma diferença de frações (já que o criptoativo permite uma maior divisibilidade em relação à moeda fiduciária que só tem duas casas decimais).

Essa característica da USDC permite que investidores tenham exposição direta ao dólar dentro dos mercados cripto, protegendo-se da perda de valor da sua moeda corrente e agilizando movimentos de mercado em oportunidades de compra ou venda.

Além disso, a USDC é uma stablecoin lastreada em dólar. Já o BTC não é lastreado em nenhum outro ativo.

Descentralização e estrutura

O Bitcoin é uma criptomoeda totalmente descentralizada, uma vez que a extração de novas unidades da moeda ocorrem por meio da mineração.

A mineração de Bitcoin é o processo de validação das transações que ocorrem em sua Blockchain, por meio da resolução de cálculos matemáticos de alta complexidade que só podem ser resolvidos por computadores potentes. É dada uma recompensa em Bitcoin aos mineradores que exercem tal atividade por emprestarem seus poderes computacionais.

Esse também é o processo de inserção de novas moedas no mercado. Tudo isso ocorre de maneira autônoma e sem nenhuma interferência de empresas terceiras. 

Já o USDC, é um criptoativo que não possui sua própria Blockchain. Ele é um token que precisa de outras redes descentralizadas para conseguir ser executado.

Outra diferença é que o processo de extração de novos tokens do USDC é relativamente centralizado, uma vez que é controlado pela própria desenvolvedora da stablecoin, a Centre, e ainda passa pelo processo de auditoria de uma outra empresa terceirizada.

Usos e aplicações

Além de ser uma reserva de valor, o Bitcoin também pode ser utilizado para transações internacionais, pagamentos e como investimento. Desse modo, sua adoção continua a crescer em diversos setores. 

Já o USDC é amplamente utilizado dentro do ecossistema de DeFi (Finanças Descentralizadas), para pagamentos e remesses, além disso, também é utilizado como uma porta de entrada para investimentos em criptomoedas, dada sua estabilidade de preço. 

Essas diferenças mostram as diferentes filosofias e funções que o Bitcoin e USD Coin ofertam no mundo das criptomoedas. O BTC tem focado em ser uma alternativa descentralizada ao dinheiro fiat e o USDC proporcionando uma ponte estável entre o fiat e o digital. 

Quais as principais vantagens do USDC?

O USDC Coin possui uma série de vantagens para quem escolhe o seu investimento:

Estabilidade de preço

As stablecoins são a melhor forma de se expor aos criptoativos sem sofrer a alta volatilidade deste mercado, pois seu preço é pareado ao do dólar americano.

Transparência

O projeto da USD Coin se destaca entre as stablecoins pela sua transparência.

Por ser uma instituição localizada nos Estados Unidos, a Circle se sujeita a diversas regulamentações do mercado financeiro tradicional que não se aplicam ao seu principal concorrente, o Tether, que volta e meia tem seu nome vinculado a notícias polêmicas relacionadas ao seu lastro em dólar.

Integração entre os mercados cripto e tradicional

A Circle trabalha para ser uma ponte íntegra entre o sistema financeiro tradicional e o mercado de criptoativos.

A empresa já trabalha, por exemplo, em um projeto de renda fixa com depósitos em USDC, o que configura uma ótima oportunidade de diversificação do portfólio de investimento.

Fundos auditados oferecem mais segurança

Desde o princípio do projeto, a USD Coin é focada em regulamentação e transparência de seus fundos de lastro.

Um destes dispositivos é o relatório mensal emitido pela auditoria independente Grant Thornton que atesta as reservas da Centre, o que serve como uma garantia de valor para a moeda estável. Inclusive, a Centre disponibiliza para consulta pública todos os seus relatórios de auditoria independente desde o seu lançamento em 2018.

Isso foi considerado um diferencial dentre as stablecoins, uma vez que esta classe de criptoativos era acompanhada por este problema de transparência e dúvidas quanto ao pareamento da stablecoin com o ativo em que é lastreada.

USDC ou USDT? Desempenho e vantagens

Em 2022 se acirrou a guerra entre as duas maiores stablecoins do mercado, USDT e USDC.

A USDC vem ganhando valor ao longo do tempo, na tentativa de alcançar a USDT. No entanto, ainda pode levar um tempo para a USDC atingir o nível de transações diárias que a USDT possui.

Para se ter uma ideia, o volume diário de transações em USDT em setembro de 2022 é 7 vezes maior que as negociações em USDC.

Mas um ponto forte a favor da USDC é que ela possui mais transparencia do que a USDT com relação às suas reservas de dólar. Esse é um dos quesitos que são considerados importantes para uma stablecoin e que justifica o crescimento recente da USDC no mercado.

Como minerar USDC?

Por ser uma moeda estável, não é preciso comprar equipamentos para minerar o USD Coin.

Na verdade, qualquer instituição financeira que atenda a uma série de critérios bem restritivos, como ter todas as licenças necessárias e os fundos em dólar, pode emitir o USDC e trocá-lo na paridade 1:1 pela moeda fiat, o que também acaba sendo um dispositivo de segurança para a moeda.

Atualmente, há cerca de 50 bilhões de tokens USDC em circulação, sem limite para sua emissão, desde que sempre respeitada a proporção com os valores que lastreiam a moeda.

Como guardar USDC em carteiras?

Quando você compra USDC em uma corretora, como a Coinext, você pode armazená-los na carteira disponibilizada pela própria plataforma, mas também é possível transferir suas moedas para todo tipo de carteira para criptomoedas, seja ela:

  • online, que armazenam os dados na nuvem;
  • mobile (apps) para celulares;
  • software (desktop) para computadores;
  • hardware (offline) usualmente em dispositivos USB;
  • papel (paper) com as chaves de acesso impressas em placas de metal.

O USDC é compatível com todas as carteiras virtuais que aceitam tokens ERC-20 da rede Ethereum, como:

Onde comprar tokens USDC?

Agora que você já sabe como funciona a criptomoeda USDC Coin, quer saber onde comprar? Na Coinext você compra tokens USDC de forma fácil e com boas taxas. 

Temos como missão simplificar e desmitificar o acesso de ativos digitais para investidores de todas as categorias. É nossa missão garantir uma plataforma de negociação que seja segura, de fácil uso e confiável para todos os usuários. 

Abra sua conta gratuita na Coinext para acessar agora mesmo o gráfico completo das criptomoedas.

🎁
Ganhou até R$25 em
USD Coin (USDC)
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se