Já ouviu falar em token de precatório? Nesse conteúdo você entende todos os detalhes, tais como o conceito e ainda vê se vale a pena investir nesses tokens.
O token de precatório sempre é lembrado quando o assunto é tokenização, uma tendência cada vez mais relevante para o universo dos investimentos.
Quando olhamos para o contexto das criptomoedas, esse processo é importante para investidores, afinal, cria-se mais alternativas para diversificação e para aproveitar cenários diferentes. Os tokens de precatório são um exemplo disso.
A possibilidade de investir em títulos de dívidas públicas derivados de ações judiciais não é nova. Já existem alguns fundos que realizam esse processo. Porém, muitas vezes, são alternativas pouco acessíveis para investidores individuais, ou mesmo para quem deseja investir apenas uma parcela do seu capital.
Portanto, os tokens de precatórios surgem como uma forma acessível e viável para diversificação de carteira. Leia esse conteúdo até o final e entenda tudo sobre o tema.
Veja o que você vai aprender nesse artigo sobre token de precatório:
Token de precatório é o nome dado ao ativo digital que corresponde a um pedaço de um precatório. Dessa forma, diferentes pessoas podem participar do investimento em títulos de dívida pública com muito mais praticidade e por um valor bem mais acessível.
Ainda parece confuso? Para entender a fundo como funciona esse tipo de ativo, primeiro é preciso saber o que é token e o que é precatório. Vamos lá!
Um token é a representação digital de algum ativo do mundo real, ou seja, qualquer bem que possua valor de mercado, como: imóveis, objetos, obras de arte e até mesmo um serviço exclusivo.
Praticamente tudo pode virar token e ter seu valor representado digitalmente. Esse processo de transformar algo em token é chamado de tokenização e é feito por meio de códigos de programação dentro de uma rede Blockchain.
Ao serem criados, os tokens passam a representar parte ou totalidade de um ativo e seus detentores assumem o direito ou poder de propriedade sobre ele, funcionando como um certificado digital.
Um token pode ser transferido, comprado, vendido e armazenado digitalmente com facilidade, pois o mercado de criptoativos funciona 24h todos os dias, sem interrupções, e sem a necessidade de instituições centralizadoras que deem permissão ou atuem como intermediárias da negociação.
Para ficar mais claro, vale a pena também entender o processo de tokenização. Abaixo, separamos um vídeo onde explicamos todos os detalhes sobre esse tema:
Os precatórios são títulos de dívida pública expedidos pela Justiça, que pessoas físicas ou jurídicas têm a receber de órgãos públicos municipais, estaduais ou federais.
A Justiça expede um precatório quando alguém ou alguma empresa vence uma disputa judicial contra o Poder Público. Com isso, é emitido o pedido de pagamento de uma quantia pré-determinada que chamamos de precatório, cujo prazo de pagamento pode chegar a anos.
Mas o que tudo isso tem a ver com investimentos? Essa relação existe porque há um mercado secundário de compra e venda desses títulos, que funciona da seguinte forma:
Investidores adiantam o pagamento para quem precisa receber a dívida com urgência, em troca de um desconto no valor total. Assim, quem investe passa a ser dono do precatório e lucra com a diferença de valor quando o Poder Público finalmente paga aquela dívida.
Agora que você já sabe o conceito de token e de precatório, fica mais fácil entender como os tokens de precatório funcionam:
Como acabamos de mencionar, com o avanço da tecnologia Blockchain, praticamente tudo pode ser tokenizado hoje em dia, inclusive precatórios.
Quando tokenizados, esses títulos são divididos em várias partes que podem ser distribuídas a diferentes indivíduos. Essas partes são chamadas de tokens.
Isso permite que os direitos sobre as dívidas públicas judiciais sejam negociados com um valor unitário mais baixo do que aquele exigido por bancos e instituições financeiras tradicionais.
Desse modo, o investimento em precatório se torna uma modalidade mais acessível a um maior número de pessoas.
Existem empresas especializadas em tokenizar os direitos dos precatórios que elas compram com desconto e estruturar juridicamente esses tokens para que eles possam ser negociados no mercado secundário.
Dessa maneira, investidores individuais conseguem comprar seus tokens de precatório, que representam uma cota de pagamento daquela dívida, por meio de corretoras de criptomoedas, como a Coinext.
Quando o prazo final chegar, os valores são sacados e distribuídos a quem possui os tokens que representam parte do direito de precatório. Portanto, o desconto e a correção monetária funcionam como rentabilidade para os investidores que adquiriram os tokens.
As maiores vantagens de investir em token de precatório são:
Como correspondem a uma dívida pública de alto retorno potencial, os precatórios geralmente são considerados investimentos de baixo risco. Mas é preciso lembrar que nenhum investimento está totalmente livre de riscos.
Por exemplo, há que se considerar os riscos existentes no investimento em precatórios. Um deles é o risco da demora, pois a dívida pode ser protelada, atrasando a realização dos acordos, pagamentos ou repasses pelos tribunais de justiça. Os Tribunais Superiores ou possíveis alterações legislativas também podem alterar a forma de cálculo de atualização do valor do precatório.
Outro risco que deve ser considerado está relacionado com as fraudes. Há algumas instituições que negociam tokens de precatórios envolvidos em fraudes com terceiros, isso acontece, sobretudo, devido ao fato de ser um ativo sem custódia.
Por isso, é fundamental pesquisar sobre a segurança da instituição responsável por essa negociação. No caso da Coinext, há um processo de Due Diligence, isso quer dizer que há um processo detalhado para a segurança, passando pelo registro do contrato de cessão em cartório para garantir validade contra terceiros.
Por fim, ainda é importante falarmos sobre o mercado secundário. Como os tokens também estão expostos à oferta e demanda no mercado secundário, não deixa de existir o risco da volatilidade na variação dos preços dos ativos digitais, por isso quem investe em tokens de precatório também precisa se preparar para eventuais perdas.
O primeiro passo para responder essa pergunta é conhecer bem o seu perfil de investimento.
Se você se encaixa no perfil que não se dispõe a realizar aplicações financeiras muito arriscadas, mas busca formas alternativas de investimentos de risco moderado, talvez os tokens de precatório sejam uma opção interessante para diversificar sua carteira.
Isso porque os tokens de precatório são um tipo de investimento alternativo prático e seguro, com um custo inicial acessível. Então, estude bem essa modalidade, avalie seus objetivos e os riscos envolvidos, para chegar à decisão mais adequada para o seu caso.
Vale a pena lembrar que é importante você conhecer todas essas alternativas para saber quais as opções existem para diversificar sua carteira e aproveitar diferentes cenários.
Na Coinext, você consegue investir em tokens de precatório de uma forma simples e sem abrir mão da segurança.
Dessa forma, além de comprar e investir em criptomoedas, tokens de redes Blockchain, e game tokens, você também pode contar com tokens lastreados, como os tokens de precatórios para compor sua carteira.
Abaixo, você confere o passo a passo para comprar e começar a investir em tokens de músicas na Coinext:
Com todas essas informações, agora você já sabe o que é um token de precatório e consegue avaliar se essa alternativa é compatível com seu perfil de investidor, momento e objetivos. Lembre-se que aqui na Coinext você encontra conteúdos e ajuda necessária para investir melhor e encontrar as melhores oportunidades do universo das criptomoedas.