Token de precatório: o que é e como funciona

Já ouviu falar em token de precatório? Nesse conteúdo você entende todos os detalhes, tais como o conceito e ainda vê se vale a pena investir nesses tokens.

Equipe Coinext
22/7/2022
Token de precatório: o que é e como funciona
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

O token de precatório sempre é lembrado quando o assunto é tokenização, uma tendência cada vez mais relevante para o universo dos investimentos.

Quando olhamos para o contexto das criptomoedas, esse processo é importante para investidores, afinal, cria-se mais alternativas para diversificação e para aproveitar cenários diferentes. Os tokens de precatório são um exemplo disso.

A possibilidade de investir em títulos de dívidas públicas derivados de ações judiciais não é nova. Já existem alguns fundos que realizam esse processo. Porém, muitas vezes, são alternativas pouco acessíveis para investidores individuais, ou mesmo para quem deseja investir apenas uma parcela do seu capital.

Portanto, os tokens de precatórios surgem como uma forma acessível e viável para diversificação de carteira. Leia esse conteúdo até o final e entenda tudo sobre o tema.

Veja o que você vai aprender nesse artigo sobre token de precatório:

  • O que é um token de precatório?
  • O que é token?
  • O que é precatório?
  • Como funcionam os tokens de precatórios?
  • Quais as vantagens de investir nesses tokens?
  • Quais os riscos do investimento em tokens de precatórios?
  • Vale a pena investir em token de precatório?
  • Como comprar e investir em tokens de precatório?

O que é um token de precatório?

Token de precatório é o nome dado ao ativo digital que corresponde a um pedaço de um precatório. Dessa forma, diferentes pessoas podem participar do investimento em títulos de dívida pública com muito mais praticidade e por um valor bem mais acessível.

Ainda parece confuso? Para entender a fundo como funciona esse tipo de ativo, primeiro é preciso saber o que é token e o que é precatório. Vamos lá!

O que é token?

Um token é a representação digital de algum ativo do mundo real, ou seja, qualquer bem que possua valor de mercado, como: imóveis, objetos, obras de arte e até mesmo um serviço exclusivo.

Praticamente tudo pode virar token e ter seu valor representado digitalmente. Esse processo de transformar algo em token é chamado de tokenização e é feito por meio de códigos de programação dentro de uma rede Blockchain.

Ao serem criados, os tokens passam a representar parte ou totalidade de um ativo e seus detentores assumem o direito ou poder de propriedade sobre ele, funcionando como um certificado digital.

Um token pode ser transferido, comprado, vendido e armazenado digitalmente com facilidade, pois o mercado de criptoativos funciona 24h todos os dias, sem interrupções, e sem a necessidade de instituições centralizadoras que deem permissão ou atuem como intermediárias da negociação.

Para ficar mais claro, vale a pena também entender o processo de tokenização. Abaixo, separamos um vídeo onde explicamos todos os detalhes sobre esse tema:

O que é precatório?

Os precatórios são títulos de dívida pública expedidos pela Justiça, que pessoas físicas ou jurídicas têm a receber de órgãos públicos municipais, estaduais ou federais.

A Justiça expede um precatório quando alguém ou alguma empresa vence uma disputa judicial contra o Poder Público. Com isso, é emitido o pedido de pagamento de uma quantia pré-determinada que chamamos de precatório, cujo prazo de pagamento pode chegar a anos.

Mas o que tudo isso tem a ver com investimentos? Essa relação existe porque há um mercado secundário de compra e venda desses títulos, que funciona da seguinte forma:

Investidores adiantam o pagamento para quem precisa receber a dívida com urgência, em troca de um desconto no valor total. Assim, quem investe passa a ser dono do precatório e lucra com a diferença de valor quando o Poder Público finalmente paga aquela dívida.

Agora que você já sabe o conceito de token e de precatório, fica mais fácil entender como os tokens de precatório funcionam:

Como funcionam os tokens de precatórios?

Como acabamos de mencionar, com o avanço da tecnologia Blockchain, praticamente tudo pode ser tokenizado hoje em dia, inclusive precatórios.

Quando tokenizados, esses títulos são divididos em várias partes que podem ser distribuídas a diferentes indivíduos. Essas partes são chamadas de tokens.

Isso permite que os direitos sobre as dívidas públicas judiciais sejam negociados com um valor unitário mais baixo do que aquele exigido por bancos e instituições financeiras tradicionais.

Desse modo, o investimento em precatório se torna uma modalidade mais acessível a um maior número de pessoas.

Como ganhar dinheiro com tokens de precatórios?

Existem empresas especializadas em tokenizar os direitos dos precatórios que elas compram com desconto e estruturar juridicamente esses tokens para que eles possam ser negociados no mercado secundário.

Dessa maneira, investidores individuais conseguem comprar seus tokens de precatório, que representam uma cota de pagamento daquela dívida, por meio de corretoras de criptomoedas, como a Coinext.

Quando o prazo final chegar, os valores são sacados e distribuídos a quem possui os tokens que representam parte do direito de precatório. Portanto, o desconto e a correção monetária funcionam como rentabilidade para os investidores que adquiriram os tokens.

Quais as vantagens de investir nesses tokens?

As maiores vantagens de investir em token de precatório são:

  • Alta liquidez: Tanto o detentor original do precatório quanto o investidor passam a contar com um mercado de maior liquidez quando o título de dívida é transformado em um ativo digital, que pode ser negociado com mais praticidade, transparência e segurança por meio da Blockchain, quando comparado ao mercado tradicional.
  • Acessibilidade: a tokenização promove o acesso democrático a investimentos de alto retorno a um valor mais baixo, o que permite que investidores individuais também contem com produtos até então restritos a grandes investidores e empresas.
  • Diversificação: é uma opção para diversificar seus investimentos com um ativo que possui baixa correlação com demais ativos, como o mercado de ações e de criptomoedas, por exemplo.
  • Valorização do patrimônio: para quem busca alternativas para valorização do patrimônio no longo prazo, esse pode ser um bom caminho. O token de precatório é corrigido monetariamente e acrescido de juros pela taxa SELIC, que no longo prazo tende compensar variações na inflação e remunerar o capital.
token de precatorio - homem olhando e digitando ao celular enquanto apresenta sorriso no rosto

Quais os riscos do investimento em tokens de precatórios?

Como correspondem a uma dívida pública de alto retorno potencial, os precatórios geralmente são considerados investimentos de baixo risco. Mas é preciso lembrar que nenhum investimento está totalmente livre de riscos.

Por exemplo, há que se considerar os riscos existentes no investimento em precatórios. Um deles é o risco da demora, pois a dívida pode ser protelada, atrasando a realização dos acordos, pagamentos ou repasses pelos tribunais de justiça. Os Tribunais Superiores ou possíveis alterações legislativas também podem alterar a forma de cálculo de atualização do valor do precatório.

Outro risco que deve ser considerado está relacionado com as fraudes. Há algumas instituições que negociam tokens de precatórios envolvidos em fraudes com terceiros, isso acontece, sobretudo, devido ao fato de ser um ativo sem custódia.

Por isso, é fundamental pesquisar sobre a segurança da instituição responsável por essa negociação. No caso da Coinext, há um processo de Due Diligence, isso quer dizer que há um processo detalhado para a segurança, passando pelo registro do contrato de cessão em cartório para garantir validade contra terceiros. 

Por fim, ainda é importante falarmos sobre o mercado secundário. Como os tokens também estão expostos à oferta e demanda no mercado secundário, não deixa de existir o risco da volatilidade na variação dos preços dos ativos digitais, por isso quem investe em tokens de precatório também precisa se preparar para eventuais perdas.

Vale a pena investir em token de precatório?

O primeiro passo para responder essa pergunta é conhecer bem o seu perfil de investimento.

Se você se encaixa no perfil que não se dispõe a realizar aplicações financeiras muito arriscadas, mas busca formas alternativas de investimentos de risco moderado, talvez os tokens de precatório sejam uma opção interessante para diversificar sua carteira.

Isso porque os tokens de precatório são um tipo de investimento alternativo prático e seguro, com um custo inicial acessível. Então, estude bem essa modalidade, avalie seus objetivos e os riscos envolvidos, para chegar à decisão mais adequada para o seu caso.

Vale a pena lembrar que é importante você conhecer todas essas alternativas para saber quais as opções existem para diversificar sua carteira e aproveitar diferentes cenários.

Como comprar e investir em tokens de precatório na Coinext?

Na Coinext, você consegue investir em tokens de precatório de uma forma simples e sem abrir mão da segurança. 

Dessa forma, além de comprar e investir em criptomoedas, tokens de redes Blockchain, e game tokens, você também pode contar com tokens lastreados, como os tokens de precatórios para compor sua carteira. 

Abaixo, você confere o passo a passo para comprar e começar a investir em tokens de músicas na Coinext:

  1. Espere a oportunidade abrir: aqui na Coinext, temos um calendário regular de lançamentos de tokens. Seja os tokens de royalties musicais, ou mesmo tokens de precatórios, constante você encontra oportunidades disponíveis. Então, basta saber se há cotas disponíveis no momento. 
  2. Abra sua conta: a abertura de conta é grátis para ter acesso a ativos tokenizados e criptoativos pelo app ou pelo site da Coinext.
  3. Fazer a reserva: durante o lançamento de tokens, oferecemos a oportunidade de você reservar seu investimento. Assim, sabendo que essa é uma boa oportunidade, você consegue garantir acesso antes de todo mundo e investir nesses tokens. 
  4. Comece a investir: após conferir e estudar as condições do ativo, compre seus tokens a partir de R$100. Use uma conta bancária em seu próprio nome para depositar e sacar 24 horas por dia via Pix.
  5. Receba rentabilidade: resgate o valor investido ao final do prazo estipulado. No caso dos tokens de precatório, as rentabilidades são pagas em prazos que podem ser de 24, 36 ou mesmo 48 meses.

Com todas essas informações, agora você já sabe o que é um token de precatório e consegue avaliar se essa alternativa é compatível com seu perfil de investidor, momento e objetivos. Lembre-se que aqui na Coinext você encontra conteúdos e ajuda necessária para investir melhor e encontrar as melhores oportunidades do universo das criptomoedas.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback