Aporte mensal: por que aplicar na carteira de criptomoedas?

Qual a importância do aporte mensal em uma carteira de criptomoedas? Nesse conteúdo você encontra essa resposta e entende os motivos para realizar esse método.

Equipe Coinext
3/5/2022
Aporte mensal: por que aplicar na carteira de criptomoedas?
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

É comum ouvir entre investidores que a melhor hora para comprar criptomoedas é quando o mercado está desanimado. De fato, é possível aproveitar momentos negativos como oportunidades de comprar criptomoedas em queda, porém não há como adivinhar exatamente quando as baixas irão ocorrer. É nesse sentido que fazer aporte mensal se torna tão relevante para ter regularidade nos investimentos.

Considerando que os criptoativos são investimentos de renda variável e fazem parte de um mercado de alta volatilidade, os aportes mensais ajudam a evitar a ansiedade nos momentos de queda, manter a regularidade nos investimentos e beneficiar até mesmo o planejamento financeiro pessoal.

Pensando nisso, neste artigo vamos te explicar por que o aporte mensal é importante para ter mais disciplina e sucesso nos investimentos a longo prazo, e como planejar suas aplicações mensais.

Continue lendo para entender:

  • O que é aporte mensal?
  • Qual a importância do aporte mensal para os investimentos?
  • Por que fazer aporte mensal em criptomoedas?
  • Como fazer aportes mensais na sua carteira de criptomoedas

O que é aporte mensal?

Aporte mensal é a aplicação financeira feita todos os meses em uma carteira de investimentos, alocando recursos para alcançar um determinado objetivo. 

Ou seja, parte do seu orçamento é redirecionada mensalmente a um investimento específico, que pode ser um produto tanto de renda fixa quanto variável, como as criptomoedas.

Essa é uma estratégia utilizada principalmente por investidores que focam no longo prazo e pretendem alcançar a independência financeira por meio de suas aplicações.

Invista em criptomoedas de forma segura e rápida.

Qual a importância do aporte mensal?

Na prática, o investimento a longo prazo funciona de acordo com três fatores: aportes, tempo e rentabilidade.

Entretanto, apesar da rentabilidade esperada de ativos de renda variável ser mais alta em comparação com a dos ativos de renda fixa, ela nunca é garantida. Ações e criptomoedas têm seu preço determinado pela oferta e demanda do mercado, o que torna impossível prever o desempenho do ativo ao longo do tempo e também envolve maiores riscos.

Com isso, uma gestão de riscos, um planejamento bem feito e a diversificação de ativos são de extrema importância para se resguardar ao investir em criptomoedas, e os aportes mensais podem ser um facilitador nesse processo, como veremos adiante.

Por que fazer aporte mensal em criptomoedas?

O investimento em criptomoedas pode ser iniciado a partir de poucos reais, de forma mais acessível e democrática para todos. Assim, fica mais fácil investir todo mês uma parcela do seu principal rendimento, como o próprio salário.

Além disso, o aporte mensal feito de forma constante ajuda a sustentar a posição durante o ano, sendo proveitoso também para traders experientes conseguirem manter uma carteira de longo prazo em criptomoedas.

Logo, fazer aportes mensais é viável e acessível para os investidores de criptoativos que buscam investir por um maior prazo, visto que essa estratégia traz várias vantagens, como: 

  • Cria-se o hábito de economizar e investir regularmente, de maneira mais disciplinada e saudável.
  • A diversificação da carteira é facilitada, e assim o investidor não se expõe a apenas um ativo, sofrendo menos com a volatilidade das criptomoedas e com as tendências de baixa do mercado.
  • Em momentos de queda, os aportes servem para aumentar a carteira com a aquisição de ativos com bons fundamentos e compatíveis com o perfil de investidor.
  • São proporcionados mais controle e equilíbrio das posições.
Sua carteira cripto está na Coinext.

Como fazer aportes mensais na carteira de criptomoedas

Em vista de tantos benefícios, pode ser interessante também para sua estratégia adotar essas aplicações mensalmente. Veja abaixo alguns cuidados a serem tomados para começar a fazer aporte mensal na sua carteira de criptomoedas:

Defina seus objetivos

Antes de fazer um aporte, é preciso definir claramente como e onde você quer chegar com suas aplicações financeiras, o que só é possível conhecendo bem seu perfil de investidor

Ainda não sabe o que é perfil de investidor? Assista ao vídeo abaixo e entenda agora mesmo.

Essa autorreflexão vai indicar se você se enquadra mais como um investidor conservador, moderado ou agressivo. Conservadores tendem a concentrar seus investimentos em Bitcoin e Ethereum, as criptos mais sólidas do mercado, enquanto os agressivos tendem a contar com um maior percentual da carteira em altcoins de maior risco.

Sendo assim, as características dos criptoativos que irão compor sua carteira, assim como a porcentagem do seu orçamento alocada em cada um, estarão de acordo com o seu perfil.

A partir daí, ficará mais fácil determinar a quais ativos destinar seu aporte mensal e como distribuir seus recursos entre eles, moldando uma estratégia de investimento.

Planejamento e diversificação também são importantes para não deixar vulnerável todo seu patrimônio investido em um mesmo ativo, minimizando os riscos envolvidos no investimento em criptomoedas, marcado pela oscilação de preços.

Só após ter essas questões claras é que você irá de fato planejar os aportes, pois não será possível alcançar seus resultados aplicando seu dinheiro todo mês sem uma estratégia.

Abra sua conta e encontre investimentos em cripto para seu perfil.

Planeje seus aportes mensais

Faça o planejamento de seus aportes determinando um percentual da sua renda para aplicar mensalmente e por quanto tempo você precisará investir para chegar a seus objetivos.

Na teoria, quanto maior o aporte, mais rápido as metas são concretizadas, mas ao se planejar é fundamental manter os pés no chão, pois de nada adianta definir um aporte audacioso demais que você não conseguirá sustentar e, portanto, não te levará a lugar algum. 

Pergunte-se: qual é o aporte máximo realmente viável considerando as suas despesas mensais?

Estabeleça uma quantia inicial e trabalhe em planos para aumentá-la gradativamente, como cortar gastos supérfluos, por exemplo, para investir de forma saudável e segura.

Mantenha a disciplina

Ao receber seu pagamento, que em geral ocorre mensalmente, mantenha a disciplina e evite gastar a quantia estipulada para aporte. Regrar-se é primordial para manter a constância dos seus investimentos e chegar ao seu objetivo mais rapidamente.

Estabelecer essa frequência mensal pode ajudar até mesmo na programação do seu orçamento, afinal a disciplina e regularidade são características essenciais de um planejamento financeiro bem construído.

Caso funcione para você, o aporte pode até mesmo ser realizado assim que receber seu salário, para evitar gastar ao longo do mês o dinheiro reservado para a aplicação financeira.

Nessas horas, tenha em mente que esse é um compromisso mantido com seu próprio futuro.

Acompanhe o mercado

Entender a dinâmica de mercado é um dos primeiros passos para começar a investir, mas esse estudo não para por aí. 

Mais do que entender seu funcionamento, é preciso continuar acompanhando constantemente o mercado cripto para identificar novas oportunidades para sua estratégia. 

Além disso, esse acompanhamento é importante para constatar os criptoativos nos quais você investe que tenham eventualmente se desvalorizado, deixando de ser vantajoso destinar seus recursos a eles.

Como consequência, pode ser necessário reajustar seus aportes mensais e os criptoativos que fazem parte da sua carteira. O que nos leva ao próximo ponto:

Abra sua conta e invista nas principais criptos do mercado.

Faça o rebalanceamento da carteira

O rebalanceamento é necessário para ajustar a proporção dos ativos da sua carteira seguindo o planejamento que você fez inicialmente, com o intuito de reequilibrar o portfólio de acordo com seu perfil de investidor, facilitar a diversificação, manter sua relação risco-retorno e aproveitar novas oportunidades.

Essa reavaliação deve ser feita periodicamente porque, em um mercado de renda variável e altamente volátil como o de criptomoedas, oscilações nos preços ocorrem constantemente e diversos fatores macroeconômicos podem impactar o desempenho dos criptoativos.

Assim, com o tempo, os percentuais dos ativos que compõem a sua carteira podem subir ou cair consideravelmente, deixando de ter aderência com a sua estratégia. A cada percentual de variação desses ativos, seja para cima ou para baixo, pode ser necessário vendê-los ou comprá-los para manter o modelo de distribuição inicial e o peso da sua carteira originalmente estipulado.

Veja esse exemplo abaixo:

Digamos que um investidor possui em sua carteira de investimentos 90% do capital em renda fixa e 10% em Bitcoin. Após feitos os aportes, é natural que ocorram oscilações no preço do Bitcoin e o investidor que faz um bom gerenciamento de risco procura manter o mesmo percentual aportado nos ativos que foram estipulados em um primeiro momento.

Caso o BTC valorize 50% em um determinado período de tempo, seu percentual aportado no ativo irá aumentar para 15% do total da sua carteira e o aporte feito nos ativos de renda fixa vai cair para 85%.

É nessa hora que entra o rebalanceamento da carteira: para o investidor voltar à divisão de ativos para 90% e 10%, será necessário que sejam vendidos os 5% a mais adquiridos na valorização do Bitcoin e realocar este valor na renda fixa. 

Esse processo é feito periodicamente conforme vão acontecendo as oscilações dos ativos, prática importante para mitigar os riscos inseridos no investimento em ativos altamente voláteis como as criptomoedas.

Seguindo esses passos, você conseguirá exercer uma gestão de risco ativa e garantir que sua estratégia de investimentos siga firme, para então obter os melhores resultados.

Invista em criptomoedas de forma segura e rápida.

Conte com a Coinext para planejar seus aportes!

Agora que você entende por que os aportes mensais são importantes para gerir melhor os riscos e maximizar os lucros, fica bem mais fácil aprimorar sua estratégia de investimentos.

Aqui na Coinext você conta com conteúdos sobre educação financeira em nosso Blog e Youtube para te ajudar a planejar seus aportes e encontra os principais criptoativos do mercado para diversificar sua carteira. 

Abra sua conta grátis e invista com total segurança!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback