Carteira de criptomoedas: para que serve, tipos e como usar

Quer investir em Bitcoin e outros criptoativos, mas ainda não sabe como usar uma carteira de criptomoedas? Entenda aqui para que serve e o cuidado necessário.

Equipe Coinext
8/11/2022
Carteira de criptomoedas: para que serve, tipos e como usar

Saber como usar uma carteira de criptomoedas é fundamental para qualquer pessoa que deseja investir em Bitcoin e outros criptoativos. Afinal, como o próprio nome já indica, é nessas carteiras onde guardamos as moedas digitais, além de servirem para enviar e receber criptomoedas de outras pessoas.

Também chamadas de “wallets”, as carteiras de criptomoedas podem ser de diferentes tipos, desde carteiras online até as de papel, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Por isso, é importante entender bem como funciona cada uma delas para que você possa armazenar seus criptoativos com segurança e da forma mais adequada aos seus objetivos.

Neste artigo, vamos explicar o que é uma carteira cripto, quais os tipos e como escolher a melhor carteira de criptomoedas para você. Continue lendo para aprender:

  • O que é uma carteira de criptomoedas?
  • Como funcionam?
  • Tipos de carteira de criptomoedas
  • Diferença entre carteira e corretora
  • Onde guardar as criptomoedas?
  • Qual a melhor carteira de criptomoedas?

O que é uma carteira de criptomoedas?

Uma carteira de criptomoedas é o local onde esses ativos digitais ficam armazenados. As carteiras ou “wallets” também são a origem e o destino nas transações de criptomoedas, ou seja, é de onde você enviará e onde receberá seus ativos

Na prática, uma carteira cripto é parecida com uma conta bancária. Mas a grande diferença é que você é seu próprio banco e responsável pela custódia das suas moedas. Isso porque o foco da criptoeconomia está justamente na autonomia, privacidade e liberdade financeira.

Cada carteira é individual e possui um código próprio de acesso, que apenas o proprietário das criptomoedas deve conhecer. Entenda esse funcionamento a seguir:

Como funcionam as carteiras de criptomoedas?

Quando uma carteira é criada, é gerada uma “seed phrase”, também chamada de “chave de recuperação”. Ela pode ser apresentada em uma sequência de 12 a 24 palavras em inglês e funciona como uma senha de recuperação do sistema.

Se você precisar, por exemplo, importar sua carteira para um novo dispositivo ou voltar a instalá-la em um aparelho, a seed phrase será solicitada na hora de restaurar sua wallet. Então, anote e guarde bem essa frase, pois sem ela você perderá suas moedas para sempre.

O código de acesso à carteira de criptomoedas se chama Chave Privada. Como o próprio nome diz, podemos pensar nesse código como a chave para um cofre ou a senha da sua conta bancária.

Esse código é formado por uma sequência de letras e números que permite que seus bitcoins e outros criptoativos fiquem seguros, já que só é possível acessar uma carteira de criptomoedas com sua respectiva Chave.

Além da Chave Privada, uma carteira de criptomoedas também terá uma “Chave Pública”, que funciona como o número da sua conta em um banco tradicional ou como sua chave PIX.

A Chave Pública é usada para gerar códigos conhecidos como “endereços”, para que outras pessoas possam transferir criptomoedas para sua carteira. Da mesma forma, para enviar os ativos da sua carteira para outro usuário, você precisará de um endereço gerado pela Chave Pública dele.

Esse é um exemplo de endereço de Bitcoin: 1KxHFzR2fUoGeRetgXCGLhJa3RDAk2347i

Tipos de carteira de criptomoedas

As carteiras de criptomoedas são divididas em duas categorias:

  • Carteiras quentes (hot wallets): São carteiras online, ou seja, conectadas à internet. São os tipos de carteiras mais práticas, mas oferecem um nível de segurança um pouco menor que modelos físicos por estarem mais suscetíveis a ataques pela web. Porém, elas também podem ganhar camadas adicionais de proteção.
  • Carteiras frias (cold wallets): São carteiras offline, mantidas sem conexão à internet. Por permanecerem desconectadas da rede, as cold wallets conseguem oferecer um nível maior de segurança, mas estão suscetíveis a outros riscos, como danos físcos, perdas, etc.

Conheça os principais tipos de carteiras a seguir:

Carteiras quentes:

Carteira online

As carteiras online ficam armazenadas na nuvem. Desse modo, elas podem ser acessadas de diferentes dispositivos por meio de conexão com a internet.

Por esse motivo, essas carteiras são mais práticas e bastante convenientes, principalmente para fazer trades com criptoativos.

Mas como são acessadas através da internet, é preciso reforçar medidas de segurança, como a ativação da Autenticação de Dois Fatores (2FA).

Carteira móvel (mobile wallet)

Essas carteiras virtuais funcionam em um aplicativo no celular que você precisa baixar e instalar em seu dispositivo. Nesse caso, é preciso considerar o risco de problemas como a perda do aparelho.

Além disso, como a carteira estará em um dispositivo conectado à internet, é possível haver brechas de segurança. Por isso é importante adicionar camadas extra de segurança.

Também é necessário verificar a origem do aplicativo, pois existem clones maliciosos que buscam enganar usuários desatentos. Certifique-se de fazer o download da loja oficial.

Carteiras para computador (software wallet)

Semelhante às carteiras de aplicativo para celular, a carteira para computador é um programa baixado e instalado no PC que tende a ser mais segura que a mobile.

Entretanto, para se proteger, é importante manter sua máquina sempre atualizada, com antivírus e outras barreiras de segurança.

Carteiras frias:

Carteira em hardware (hard wallet)

Essas carteiras são pequenos dispositivos, normalmente no formato de pendrive, com uma entrada USB.

Carteiras em hardware são mais seguras contra ataques hackers por serem um dispositivo que está na maior parte do tempo offline, sem acesso à internet. Quando desejar, você pode plugá-la no computador, transferir seus ativos entre plataformas e depois desconectá-la.

Porém, um dos pontos negativos para algumas pessoas é o preço, pois tende a ser mais caro que outras opções. Outro risco é a perda do dispositivo ou danos físicos.

Carteiras em papel (paper wallet)

As carteiras de papel representam uma cópia física da sua chave privada. É uma maneira segura e prática de proteger essa informação.

Na prática, você terá escrito ou impresso em uma folha de papel a chave privada e as públicas, podendo inclusive ter os QRs Codes impressos.

O maior risco nesse caso seria você perder esse papel e não ter uma cópia das informações. Por isso, é sempre importante manter um backup seguro, como em um cofre.

Diferença entre carteira e corretora de criptomoedas

Muitas pessoas confundem os conceitos de corretora (ou exchange) e carteira de criptomoedas.

Uma corretora não é uma carteira. As corretoras de criptomoedas são apenas uma plataforma que intermedia a compra e venda de moedas entre usuários.

Ou seja, se você tem criptomoedas em uma corretora, não quer dizer que você tem uma carteira dentro daquela exchange. Na verdade, os endereços de origem ou destino das suas transações em uma exchange são para a carteira da própria corretora.

Isso significa que aqui na Coinext, por exemplo, apenas mantemos seus criptoativos custodiados em uma carteira nossa, sob as devidas medidas de segurança. Esses ativos são identificados como seus se eles chegarem por meio de um endereço gerado por você.

Vale a pena guardar criptomoedas em uma corretora?

A corretora é uma forma prática de armazenar seus criptoativos prontos para negociá-los.

Caso opte por essa opção, lembre-se: ao analisar uma corretora para investir em criptomoedas, sempre procure saber se a empresa é mesmo confiável, legal e segura contra agentes maliciosos. Pesquise bem o histórico da exchange.

Saiba como é feita a custódia de ativos na Coinext

Na Coinext, os ativos dos clientes estão custodiados na BitGo, custodiante regulada nos Estados Unidos pela SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA). Além da alta governança, nossa custódia possui apólice de seguro. No vídeo a seguir, você entende com mais detalhes por que a Coinext é um ambiente seguro para investir:

Onde guardar as criptomoedas?

Para decidir onde guardar suas criptomoedas, você deverá avaliar as vantagens e desvantagens de cada tipo, de acordo com seus objetivos e estratégias de investimento.

Antes de escolher uma carteira ou corretora de criptomoedas, é fundamental fazer uma pesquisa de histórico da empresa ou sistema responsável pela criação da wallet. A segurança e suporte oferecidos também são aspectos essenciais.

Procure por análises em sites de notícias e de especialistas, avaliação nas lojas de aplicativos e depoimentos de outros usuários para entender a reputação de cada carteira e quais são as medidas de segurança oferecidas.

Posso armazenar qualquer criptomoeda nas carteiras?

Cada criptomoeda possui sua Blockchain específica, por isso, terão palavras de segurança diferentes. Para facilitar a vida do usuário, alguns aplicativos e plataformas te permitem administrar carteiras de diferentes moedas com uma única senha.

Então, ao escolher uma carteira para você, procure se informar sobre quais criptomoedas são compatíveis com cada modelo.

Qual a melhor carteira de criptomoedas?

A melhor carteira de criptomoedas para você vai depender de seus objetivos, como acabamos de mencionar.

A seguir, citamos os modelos de carteira mais populares no mercado. Destacamos que este conteúdo não é uma recomendação de plataforma ou dispositivos, trata-se apenas de uma lista com os modelos comumente utilizados pelos usuários.

Então, lembre-se de fazer sua própria pesquisa antes de escolher uma carteira de criptomoedas.

Alguns dos modelos mais conhecidos de carteiras de criptomoedas são:

Hot wallet

  • MetaMask
  • Atomic Wallet
  • Coinbase Wallet
  • Jaxx
  • Coinomi
  • Exodus

Cold wallet

  • Ledger Nano X
  • Trezor T

Invista em criptomoedas com segurança na Coinext

Agora que você já sabe como usar e escolher uma carteira de criptomoedas, poderá investir em criptos com mais confiança, e pra isso, você pode contar com a Coinext.

Somos uma premiada e reconhecida corretora como uma das melhores do Brasil. Aqui, você conta com segurança e o suporte necessário para negociar as principais criptomoedas do mercado. Abra sua conta grátis!

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
Coinext: Comprar Bitcoin
Melhor exchange brasileira de criptomoedas. Máxima segurança.
4,7
Baixar