Onde comprar criptomoedas? Veja passo a passo seguro

Onde comprar criptomoedas? Nesse conteúdo você entende quais são os caminhos mais seguros para ter criptos em sua carteira. Veja quais são.

José Artur Ribeiro
4/10/2022
Onde comprar criptomoedas? Veja passo a passo seguro

Está pensando em investir no setor cripto, mas ainda está em dúvida sobre onde comprar criptomoedas? Neste artigo, vamos apresentar as principais opções de plataformas para investir em criptoativos e o passo a passo para comprar sua primeira criptomoeda em uma corretora.

A escolha de onde comprar criptomoedas deve ser feita com atenção e cuidado, já que essa decisão impacta diretamente na segurança do seu dinheiro e na praticidade de seus investimentos

Por isso, neste conteúdo você também confere algumas dicas sobre quais critérios e características avaliar nessa análise tão importante. 

Siga a leitura para entender:

  • Onde comprar criptomoedas?
  • Corretora de criptomoedas
  • Comprando criptomoedas P2P
  • Comprando cripto via bancos digitais
  • Como comprar criptomoedas em uma corretora
  • Dicas para escolher uma corretora de criptomoedas

Onde comprar criptomoedas?

As duas principais formas de comprar criptomoedas são em corretoras ou por meio do modelo P2P. A seguir, você entende como funciona cada uma, vantagens e riscos:

1. Corretora de criptomoedas

Uma corretora de criptomoedas – ou exchange, como também pode ser chamada – é um ambiente digital onde investidores podem comprar e vender criptomoedas ou convertê-las em outros criptoativos e moedas fiduciárias, como real e dólar.

Pessoas que desejam negociar criptomoedas acessam a corretora por meio do site ou aplicativo oficial e encontram outros compradores ou vendedores interessados na negociação.

Logo, a corretora funciona como uma ponte entre compradores e vendedores e atua como um intermediário que garante que as operações ocorrerão de maneira segura.

Além disso, usar corretoras para investir em criptomoedas proporciona outras vantagens, como: 

  • variedade de criptoativos disponíveis para negociação em um mesmo lugar;
  • diferentes opções de ordens para realizar trades;
  • acompanhamento integral do gráfico detalhado de cada ativo em tempo real;
  • você pode aplicar os principais indicadores de análise técnica para planejar uma operação com mais chances de ser bem-sucedida.

Quer saber com mais detalhes como uma corretora para comprar criptomoedas funciona na prática? Então, confira esse vídeo:

2. Comprando criptomoedas por P2P

A sigla P2P se refere ao termo do inglês “Peer to Peer” e pode ser entendido como “de pessoa para pessoa”.

Essa é uma forma de comprar criptomoedas diretamente com a outra pessoa interessada em vender suas moedas. Isso significa que não existe um intermediário, como uma corretora, fazendo a ponte entre a transação.

Por isso vale destacar o risco de que a outra pessoa não cumpra sua parte e você não receba suas criptos ou seu dinheiro como combinado, já que a transação P2P se baseia na confiança entre as partes envolvidas.

Então, tenha esse risco em mente e, caso opte por esse tipo de transação, só negocie com pessoas de confiança ou P2P bem avaliados.

3. Comprar cripto pelo Nubank e bancos digitais

Atualmente, é possível comprar cripto por meio de contas digitais. Muitos bancos oferecem esse serviço diretamente no aplicativo, junto a outros produtos bancários.

No entanto, é preciso considerar que essas não são plataformas focadas em criptomoedas. Assim, não oferecem liquidez, ferramentas e experiência de uma corretora.

Por isso, se o seu objetivo é ser um investidor de criptomoedas, vale a pena ter uma conta em uma Exchange, afinal, você encontra mais alternativas para diversificar sua carteira com segurança e alcançar seu objetivo com esse investimento.

Assista a esse vídeo para conferir o comparativo que fizemos entre comprar criptomoedas em banco ou corretoras:

Como comprar criptomoedas em uma corretora

Se você já usou alguma corretora da bolsa de valores, vai perceber que o processo de compra de criptoativos em uma exchange de criptomoedas é muito semelhante.

Mas, se é sua primeira vez investindo em ativos como esse, não se preocupe, pois uma das vantagens das corretoras é justamente ser um dos meios mais práticos e simples de investir em criptomoedas.

No geral, as etapas de investir em uma corretora de criptomoedas são as seguintes:

  1. Faça seu cadastro na exchange. Você precisará informar seus principais dados pessoais e de contato. Na Coinext, esse processo é bem simples e feito em poucos minutos.
  2. Acesse sua conta. Para entrar em sua conta Coinext, você usará seu e-mail e senha cadastrados. Isso pode ser feito tanto em nosso site oficial quanto via aplicativo para Android ou iOS.
  3. Valide sua conta. Você precisará ter saldo para comprar sua primeira criptomoeda, portanto, será necessário realizar um depósito para sua conta na corretora.

Caso vá negociar na Coinext, lembre-se: você deve realizar uma TED ou PIX a partir de uma conta bancária em seu nome (o mesmo CPF cadastrado na Coinext). Confira com atenção os dados antes de realizar o depósito:

onde comprar criptomoedas - como abrir conta na Coinext

Não é preciso enviar o comprovante. Assim que o valor cai em nossa conta bancária, o saldo da conta na Coinext cadastrada com este CPF é atualizado automaticamente.

4. Faça o envio de uma ordem de compra: Selecione a criptomoeda que deseja comprar, escolha a ordem desejada, selecione o saldo disponível em Reais (BRL) e confirme o envio da ordem.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como é fácil começar a comprar criptomoedas na Coinext em cada etapa. No vídeo, também explicamos como funcionam as principais ordens disponíveis (Market, Limit e Stop):

Melhor lugar para comprar criptomoedas (5 dicas)

Escolher uma corretora onde comprar criptomoedas é uma escolha que deve ser precedida de uma avaliação muito bem feita. Afinal, são muitas opções no mercado e, infelizmente, existem instituições falsas que se passam por corretoras, mas, na verdade, aplicam golpes aproveitando-se do crescimento do mercado cripto.

Para te ajudar nessa análise, separamos algumas dicas de questões a serem avaliadas ao procurar corretoras para investir em criptomoedas:

1. Seu contexto e objetivos

Antes de começar qualquer investimento, é preciso conhecer seu perfil de investidor. Afinal, são seus objetivos e a estratégia de investimento traçada que irão determinar o que você busca em uma corretora.

Procure saber de onde é a corretora e busque entender a regulação de seu país, para entender quais exchanges você está habilitado a utilizar em termos legais.

Se informa também sobre aspectos como depósito e saque mínimos e se o valor das taxas cobradas por cada serviço está coerente com o que você pode e se dispõe a arcar naquele momento.

2. Histórico e transparência

Certifique-se de que você está se cadastrando em uma corretora séria e legítima. Faça uma pesquisa para confirmar a existência da empresa e sua reputação no mercado, como depoimentos, análises de portais e profissionais e eventuais premiações.

Procure saber também o histórico e trajetória dos responsáveis por manter a exchange. Geralmente você encontra essas informações na página “Sobre” ou “Quem somos” no site da própria corretora.

3. Segurança

Verifique se a corretora conta com métodos avançados de cibersegurança contra ataque hackers e se estão disponíveis para a proteção dos usuários recursos como Autenticação de 2 Fatores (2FA) e Validação de conta.

Outro fator a garantir é se a exchange segue boas práticas de compliance, atuando de acordo com as normas legais para evitar a ocorrência de irregularidades e fraudes.

4. Liquidez e volume

Liquidez e volume são dados que indicam qual é a saúde do sistema de negociação da corretora e se vale a pena colocar seu dinheiro para negociação nessa exchange.

Quanto maior o volume de negociações, maior o número de usuários negociando naquela corretora. Consequentemente, há mais liquidez e maior margem para a cotação das criptomoedas naquela exchange, o que gera mais facilidade para a compra e venda das moedas.

5. Suporte

Quando se trata do investimento em criptomoedas, é essencial poder contar com uma equipe aberta e preparada para te atender. Assim, você terá mais confiança de que, caso tenha alguma dúvida ou problema durante suas operações, alguém da empresa estará disponível para te auxiliar.

Consulte a aba “Suporte” no site da exchange para entender como funciona e qual é a disponibilidade desse atendimento na corretora.

onde comprar criptomoedas - computador com grafico de criptomoedas

Se após sua avaliação você chegar à conclusão de que a Coinext é a corretora ideal para você, aqui você irá contar com suporte e segurança de uma das principais corretoras para comprar criptomoedas no Brasil. Abra sua conta grátis.

Sobre o autor
José Artur Ribeiro
Um dos fundadores e CEO da Coinext. Economista formado pela Università di Roma (Itália) e investidor em criptomoedas desde 2014. Possui mais de 15 anos de experiência em cargos de liderança. Foi CFO da Hexagon Mining e CFO da Vodafone Brasil. Trabalhou também em multinacionais como Airbus Industries (França) e PricewaterhouseCoopers (Itália e Brasil).
Mais nesta categoria
Coinext: Comprar Bitcoin
Melhor exchange brasileira de criptomoedas. Máxima segurança.
4,7
Baixar