Planejamento financeiro para investir em criptos: como fazer?

Saiba como fazer um planejamento financeiro para investir em criptomoedas na prática, organizando sua vida financeira e a construção do seu patrimônio.

Mobills
Última atualização:
1/8/2023

Ter um planejamento financeiro antes de começar a investir em criptomoedas é essencial. Isso porque a organização do seu orçamento é a base que sustentará a sua vida financeira e a construção do seu patrimônio. 

Neste artigo, aprenderemos como fazer um planejamento financeiro na prática para que possamos investir em criptomoedas da melhor forma. 

Vamos lá?

O que é planejamento financeiro?

Um planejamento financeiro é a capacidade de definir objetivos financeiros e organizar suas finanças para alcançá-los. 

Além do alcance das suas metas, com uma organização do seu orçamento, você ainda conseguirá se manter livre das dívidas. 

Por isso, ter um planejamento financeiro é considerado o fundamento da construção de patrimônio, pois ele é a base das nossas finanças. 

Nesse processo, você pode utilizar ferramentas que te auxiliem a colocar esse plano em prática, como um gerenciador financeiro. 

Atualmente, o gerenciador financeiro da Mobills é a plataforma mais completa do mercado, pois nele é possível cadastrar seus ganhos e gastos, cartões de crédito, gerar gráficos intuitivos que facilitam a visualização e muito mais. 

Contudo, é preciso seguir alguns passos para criar o próprio planejamento de modo que ele seja eficiente e adequado. 

Nesse sentido, a construção de um planejamento financeiro deve seguir os seguintes passos:

  • Desenvolva sua mentalidade financeira
  • Faça um diagnóstico financeiro
  • Defina seus objetivos de vida
  • Faça seu orçamento pessoal
  • Saia das dívidas, se houver
  • Invista regularmente 

1. Desenvolva sua mentalidade financeira 

T. Harv Eker, em seu livro Os Segredos da Mente Milionária, fala que “pensamentos conduzem a sentimentos, sentimentos conduzem a ações, e ações conduzem a resultados.” 

Portanto, ter a mentalidade correta fará com que você desenvolva os hábitos corretos que te conduzirão aos resultados desejados. 

Para isso, é preciso buscar conhecimento e estar próximo de pessoas que te impulsionam ao crescimento pessoal. 

2. Faça um diagnóstico financeiro 

Um diagnóstico diz respeito a uma análise detalhada e precisa da sua situação financeira de tal modo que identifique problemas e encontre soluções

Nesse sentido, será preciso fazer um levantamento das suas dívidas, gastos, receitas, quanto do seu orçamento deverá ir para custos fixos, quanto precisa ter de reserva de emergência. 

Dessa forma, você terá um panorama da sua realidade para que seja possível construir um planejamento que esteja de acordo a essa realidade. 

3. Defina seus objetivos de vida 

Definir objetivos é ter um norte em nossa caminhada, é saber onde queremos chegar, pois somente assim saberemos o que temos que fazer. 

Portanto, é importante definir metas de curto (até 1 ano), médio (de 1 a 5 anos) e longo prazo (acima de 5 anos). 

Desse modo, será possível direcionar seu orçamento e seus investimentos para a realização de cada um dos objetivos

4. Faça seu orçamento pessoal 

Até aqui, você já tem registrado suas receitas e despesas, então, já consegue projetar suas finanças para os próximos meses. 

Assim, já é possível definir um orçamento. Nesse orçamento, será preciso definir quanto gastar com restaurante e transporte, por exemplo. 

A grande importância de fazer um orçamento é o controle de gastos e a distribuição do seu dinheiro entre necessidades e objetivos. 

5. Saia das dívidas, se houver 

As dívidas são um dos principais vilões das nossas finanças, pois seu custo é extremamente elevado no Brasil. 

Por isso, é imprescindível que quitemos nossas dívidas o mais rápido possível, priorizando aquelas que têm um custo mais elevado. 

Para isso, será preciso fazer um levantamento das dívidas, de acordo com o tamanho, custo e prazo de pagamento. 

6. Invista regularmente 

Com nosso planejamento financeiro criado, orçamento organizado e dívidas quitadas, poderemos começar a investir em criptomoedas para nossos objetivos. 

Por outro lado, se pularmos alguma dessas etapas, estaremos correndo o risco de incorrer em duas situações: 

  • Não conseguir investir; ou 
  • Ter que resgatar nossos investimentos. 

Se você estabelece a meta de investir 10% da sua renda, mas não organiza seu orçamento, está correndo o risco de acabar gastando uma parte ou todo esses 10%.

Por outro lado, sem quitar as dívidas, é possível que seja preciso resgatar seus investimentos para quitar as dívidas que aumentam a cada dia em decorrência dos juros altíssimos.

Por isso, é essencial fazer um planejamento financeiro para investir em criptomoedas, pois, assim, seus resultados serão otimizados. 

Faça o seu planejamento para investir em criptos!

Neste artigo, aprendemos a importância de fazer um planejamento financeiro para investir em criptomoedas.

Além disso, entendemos quais são os passos que devemos seguir para construir nosso próprio planejamento de modo que este seja adequado à nossa realidade. 

Dessa forma, construiremos a base das nossas finanças para que possamos investir de modo muito mais seguro.

Com o planejamento feito, é hora de começar a explorar o universo cripto. Se quiser comprar criptomoedas com segurança e praticidade, abra sua conta na Coinext. É gratuito e rapidinho você pode comprar e vender os principais ativos do mercado!

Além disso, estamos sempre atualizando conteúdos educativos gratuitos sobre criptomoedas no nosso Blog, Coinext Educação, YouTube e outras redes.

Sobre o autor
Mobills
Mobills é uma startup de gestão de finanças pessoais focada em criar soluções mais inteligentes para o dinheiro de seus clientes, além de auxiliar os brasileiros a terem uma vida financeira mais saudável. Com esses objetivos, a startup atua desenvolvendo diferentes plataformas e soluções. Entre elas estão o aplicativo de gestão financeira, com mais de 10 milhões de downloads, o comparador de cartões, onde as pessoas podem comparar mais de 200 opções disponíveis no mercado, e a vertente de educação financeira.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se