Super Semana Cripto | 16 a 20 de abril | Inscreva-se

8 marketplaces de NFT famosos para conhecer agora mesmo

Tem interesse em comprar NFT? Então conheça agora os 8 marketplaces de NFT mais famosos e indicados para você comprar e vender tokens não fungíveis.

Equipe Coinext
Última atualização:
1/8/2023

Buscando sites para comprar NFT? Ou você é artista à procura do lugar ideal para vender os tokens das suas artes? Então, você precisa conhecer os principais marketplaces de NFT.

O termo marketplace pode ser traduzido para o português como “mercado”. Nesse caso, estamos falando de plataformas que funcionam como um mercado digital onde NFTs podem ser criados e expostos para negociação.

Nesses ambientes, criadores conseguem se conectar de forma mais prática e autônoma a possíveis compradores. Entretanto, as opções são várias e encontrar o melhor mercado de NFT para você pode gerar muitas dúvidas.

Para facilitar essa busca, trazemos neste artigo a lista com os principais marketplaces de NFT da atualidade e dicas sobre como escolher onde vender ou comprar NFTs. Siga a leitura para saber:

  • O que é e como funciona um NFT?
  • O que é marketplace de NFT?
  • Os 8 marketplaces de NFT famosos
  • Como saber qual o melhor marketplace para NFT?
  • Como comprar um NFT em marketplace?

O que é e como funciona um NFT?

NFT é a sigla para “Tokens Não Fungíveis”, em português. Um token é um tipo de criptoativo e sua principal função é representar a posse sobre um determinado bem ou conceder o direito de utilizar um serviço.

Mas no caso dos NFTs, estamos falando de um tipo mais específico de token, que serve para representar a posse de um item único e insubstituível, seja ele digital ou físico. Tratam-se de certificados de propriedades virtuais, criptografados e exclusivos.

Assim, enquanto um bem fungível pode ser substituído por um mesmo objeto de igual qualidade na mesma quantidade, um bem não fungível é único, exclusivo e insubstituível.

Quem compra um NFT está comprando também o direito de propriedade sobre o item exclusivo que o token não fungível representa. Por isso, geralmente os NFTs são usados para registrar a posse sobre objetos colecionáveis, itens de jogos online e obras de arte. 

Atualmente, alguns dos exemplos mais famosos de NFTs são os tokens da coleção de arte digital Bored Ape Yacht Club e os personagens do jogo Axie Infinity, os chamados Axies.

Para saber mais sobre NFT, confira o vídeo que preparamos:

O que é marketplace de NFT?

Os marketplaces de NFT são os mercados online onde as pessoas compram, vendem e podem até mesmo criar NFTs. Um marketplace é uma plataforma digital, como sites e aplicativos, onde pessoas de qualquer lugar do mundo interessadas em negociar NFTs conseguem se conectar. O processo é todo digital e as transações geralmente são feitas com criptomoedas

À medida que os NFTs foram se popularizando e atraindo mais investidores, principalmente a partir de 2021, o número de marketplaces de NFT também aumentou consideravelmente.

Inclusive, alguns projetos de criptomoedas passaram a ter seu próprio marketplace de NFT, como é o caso do jogo em Blockchain Axie Infinity, que comentamos anteriormente, o que contribuiu ainda mais para o sucesso dos NFTs.

Mas, afinal, em meio a tantas opções, quais são os principais marketplaces e como escolher o melhor para você? É o que você vai ver agora:

8 marketplaces de NFT famosos para conhecer

Com tantos marketplaces de NFT se tornando mais populares hoje em dia, escolher a plataforma ideal para você comprar ou expor seus NFTs pode ser uma tarefa complicada.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais marketplaces de NFT para que você saiba por onde iniciar suas pesquisas antes de escolher onde comprar ou vender seus NFTs.

Os 8 marketplaces mais populares e reconhecidos no meio cripto são:

  1. OpenSea
  2. Rarible
  3. SuperRare
  4. Nifty Gateway
  5. Coinbase NFT
  6. Mintable
  7. Enjin
  8. Zora

A seguir, comentamos um pouco sobre como cada um deles funciona:

1. OpenSea

Sem dúvidas, a OpenSea é o marketplace de NFT descentralizado mais popular da atualidade. Segundo o site DappRadar, esse é o maior mercado de NFT em número de traders e volume negociado. Mais de US$32 bilhões em tokens já foram negociados na plataforma por mais de 2 milhões de usuários.

marketplaces de NFT - tela opensea

A OpenSea possibilita criar, comprar e vender tokens não fungíveis, e aceita compras com Ethereum ou outras criptomoedas. Um ponto interessante é que o criador e primeiro dono do NFT pode ganhar uma comissão de até 10% toda vez que o NFT é vendido.

O cadastro e acesso na plataforma é gratuito. Entretanto, são cobrados 2,5% de taxa de manutenção da plataforma em cada negociação de NFT, fora as taxas da rede Ethereum.

A OpenSea já aceita pagamentos com cartão de crédito por meio da plataforma MoonPay. Mas, de qualquer forma, você vai precisar de uma carteira digital para se conectar ao marketplace, registrar o NFT e pagar taxas.

2. Rarible

A Rarible é outro marketplace descentralizado, que suporta várias Blockchains, como Ethereum, Solana e Tezos. Ou seja, você pode criar, comprar ou vender NFTs a partir de qualquer uma dessas Blockchains. 

O marketplace da Rarible também suporta diferentes tipos de carteiras e criptomoedas para negociação de NFTs. E um aspecto positivo é que você pode optar por pagar com moedas fiduciárias, como o dólar, em vez de criptoativos. O cadastro é gratuito e é cobrada uma taxa de 1% para vendedor e 1% para comprador a cada transação.

marketplaces de NFT - tela inicial de rarible

Um aspecto interessante da Rarible é que, além de ser descentralizada, o projeto desenvolveu um sistema de governança baseado no seu próprio token, chamado RARI. Isso permite que usuários possam votar em decisões sobre o futuro da plataforma.

3. SuperRare

A SuperRare é uma alternativa à OpenSea e à Rarible por estar focada na exclusividade e raridade dos NFTs expostos no marketplace. Para isso, as artes digitais são avaliadas pela comunidade antes de serem listadas no site.

marketplaces de NFT - superrare

O objetivo é oferecer um marketplace de NFT para uma comunidade que entende a importância da autenticidade e exclusividade quando o assunto são tokens não fungíveis.

O mercado da SuperRare também funciona com opções variadas de criptomoedas para negociação. Já a taxa cobrada por cada negociação é de 3% paga pelo comprador e os criadores recebem uma comissão de 10% com as vendas secundárias de seus NFTs.

E assim como a Rarible, a SuperRare possui seu sistema de governança baseado no token RARE. 

4. Nifty Gateway

Assim como a SuperRare, a proposta da Nifty Gateway é oferecer um marketplace de NFT pautado em exclusividade. Seu propósito é oferecer um ambiente para comprar artes digitais exclusivas de artistas reconhecidos.

Com foco em autenticidade e criatividade, somente artistas digitais verificados podem criar NFTs para serem listados na Nifty Gateway. Esse processo de curadoria reduz as chances de que artes falsificadas sejam vendidas na plataforma.

marketplaces de NFT - nifty gateway

O modelo de governança da Nifty Gateway é centralizado e dessa forma a plataforma consegue controlar quem pode ou não criar um NFT e listá-lo em seu mercado.

Os pagamentos podem ser feitos com cartão de crédito ou débito e com criptomoedas. No entanto, as taxas são um pouco mais altas se comparadas com as demais plataformas, sendo cobrado 15% por cada transação. Já um grande diferencial da plataforma são as comissões que podem chegar a 50% para criadores.

5. Coinbase NFT

A Coinbase NFT é um marketplace da exchange de mesmo nome. Lançada em abril de 2022, aspectos como a centralização e o reconhecimento de sua fundadora ajudaram a popularizar a plataforma.

Ainda em fase beta, é possível negociar NFTs usando ETH, mas segundo o site oficial do marketplace, em breve será possível usar mais criptoativos por meio de diferentes Blockchains. Para as transações, é preciso pagar a taxa de gás da Ethereum.

6. Mintable

O Mintable é um marketplace baseado em Ethereum e está focado em NFTs de arte, vídeos, músicas, colecionáveis e esportes. A plataforma ficou famosa principalmente pelos NFTs de celebridades e grandes leilões de obras famosas.

A taxa de transação mínima é de 2,5% para comprar NFTs. Para quem pretende criar e listar seus NFTs para compra, a Mintable pode ser uma opção interessante por não cobrar taxas de gas para esse serviço.

marketplaces de NFT - mintable

7. Enjin

As transações no marketplace Enjin são feitas por meio de seu token ENJ, cujo ecossistema envolve também o desenvolvimento de jogos e projetos no Metaverso.

A Enjin permite que os usuários, desenvolvedores e marcas criem seus NFTs, inclusive para funcionar como itens exclusivos dentro dos jogos.

Portanto, esse é um marketplace de NFT com uma proposta diferenciada que pode agradar quem busca desenvolver projetos mais complexos envolvendo games.

marketplaces de NFT - enjin

8. Zora

A Zora é um marketplace que busca se tornar um referencial de descentralização entre os mercados de NFT. Pautada sobre ideias da Web 3.0, a plataforma chama atenção de artistas que buscam mais autonomia para conectar com o público e para comercialização de suas próprias criações.

A Zora funciona com taxa zero para vendas e não é preciso pagar para criar e listar NFTs. Entretanto, ainda é preciso pagar a taxa de gas da rede Ethereum.

marketplaces de NFT - zora

Como saber qual o melhor marketplace para NFT?

Para escolher um marketplace de NFT para você, considere os seguintes aspectos:

Defina bem seu objetivo

O melhor marketplace de NFT para você vai depender do tipo de item que você está buscando vender ou comprar. Afinal, como acabamos de apresentar, cada marketplace está voltado para um nicho específico.

Enquanto mercados como o OpenSea são voltados para públicos e conceitos mais amplos, outros marketplaces como Nifty Gateway são bastante exclusivos e podem não atender a seus objetivos nem se enquadrar no seu perfil.

Volume, liquidez e taxas

Depois, analise bem aspectos como volume negociado e quantidade de traders ativos em cada plataforma. Um mercado movimentado significa que você conseguirá encontrar compradores ou o tipo de arte que está buscando com mais facilidade. O site DappRadar pode ajudar nessa análise.

E claro, questões como os valores das taxas cobradas e distribuição das comissões também são variáveis que pesam na decisão, tanto para investidores quanto para artistas.

Avalie características técnicas

Também é preciso avaliar aspectos técnicos e como isso pode impactar seu uso e negociações. Por exemplo, procure saber se a administração do marketplace é centralizada ou descentralizada, quais dados seus são exigidos e como eles são registrados, se a infraestrutura é acessível e fácil de usar.

Além de análises e conteúdos educativos como este, buscar por recomendações e comentários de outros usuários sobre como foi a experiência deles nessas plataformas também pode ajudar.

Como comprar um NFT em marketplace?

Como comentamos no início deste artigo, a relação entre marketplaces de NFTs e criptomoedas é direta. Por isso, para conseguir participar das negociações de NFT você precisará:

  • ter uma carteira de criptomoedas, como a MetaMask, a carteira mais comum nesse meio;
  • adquirir criptoativos por meio de uma corretora segura e confiável, como a Coinext.
Imagem: site oficial da OpenSea
Imagem: site oficial da OpenSea


Para decidir qual carteira e qual criptomoeda comprar, você deverá conferir quais são os modelos e moedas aceitas no marketplace de NFT que você escolheu.

Depois, crie sua conta no marketplace escolhido, conecte sua carteira digital e comece a explorar o mercado para encontrar o NFT ideal para você.

Quer entender mais sobre MetaMask? Assista ao vídeo abaixo:

Entenda os riscos antes de comprar NFT

Antes de comprar NFTs em um marketplace, é importante considerar alguns fatores, como:

  • Liquidez: Como geralmente NFTs estão atrelados a obras de arte, esse setor é menos especulativo do que o de criptomoedas. Então, comprar o NFT de uma obra e guardá-lo com o objetivo de vendê-lo após longo prazo, esperando lucros altos, pode não funcionar, pois pode ser difícil encontrar um comprador.
  • Volatilidade: O mercado de NFT é recente e a volatilidade é um fator comum quando um mercado ainda está em formação. Mesmo já havendo negociações em andamento, os preços ainda estão sendo formados.
  • Obras falsas: Assim como ocorre no mercado de obras de arte tradicional, é preciso verificar se o trabalho em questão pertence mesmo à pessoa que está vendendo. É possível que pessoas maliciosas se apropriem do trabalho de outros artistas, transforme essa peça em NFT e passe a negociá-la como se fosse autêntico.

Com todas essas informações em mente, você já possui a base necessária para analisar os principais marketplaces de NFT do mercado e avaliar qual é aquele que mais atende seus objetivos.

Para mais conteúdo sobre NFTs e o universo cripto, continue acompanhando nosso Blog, Coinext Educação e YouTube.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se