Super Semana Cripto | 16 a 20 de abril | Inscreva-se

MetaMask: como funciona e como usar essa carteira cripto

Metamask: tudo que você precisa saber. Veja informações como: o que é metamask, como funciona a matamask e como abrir conta nessa carteira de criptomoedas.

Denio Grossi
Última atualização:
15/4/2024

A MetaMask é uma carteira de criptomoedas do tipo hot wallet, como chamamos as carteiras digitais conectadas à internet.

Dentro dessa categoria, a MetaMask é um dos principais modelos de carteira online disponíveis no mercado e possibilita que você se conecte aos mais diversos serviços e protocolos do setor cripto.

Ela permite guardar e transferir tokens e NFTs baseados na rede Ethereum com praticidade e segurança, além de outras funcionalidades que atendem a diferentes necessidades dos usuários.

Então, se você pretende explorar tudo o que o universo dos criptoativos tem a oferecer ou mesmo encontrar novas alternativas de investimento no setor das finanças descentralizadas, é importante conhecer como funciona a MetaMask e como usar essa carteira.

Neste artigo, vamos explicar o passo a passo para instalar e criar sua MetaMask e algumas dicas para usar essa carteira com segurança. Hoje você vai entender:

  • O que é e como funciona a carteira MetaMask?
  • Onde baixar e como instalar a carteira MetaMask
  • Como usar a MetaMask?
  • Onde usar a MetaMask?
  • Cuidados ao usar sua carteira MetaMask

O que é e como funciona a carteira MetaMask?

A MetaMask é uma carteira de criptomoedas que facilita o armazenamento, compra e venda da moeda Ether e de outros tokens baseados na rede Ethereum. Ou seja, os tokens criados no padrão ERC-20 ou ERC-721, como por exemplo, Polygon (MATIC), Uniswap (UNI), Decentraland (MANA) e diferentes NFTs.

A carteira MetaMask funciona como uma extensão para navegadores da web ou aplicativo de celular, possibilitando que usuários interajam com serviços DeFi e aplicativos descentralizados (DApps), como jogos em Blockchain, exchanges descentralizadas e marketplaces de NFT.

As principais vantagens da MetaMask é a compatibilidade com grande parte dos principais serviços DeFi e praticidade de uso. Alguns dos principais compatíveis com essa carteira, incluem:

  • Ethereum (ETH);
  • Uniswap (UNI);
  • Chainlink (LINK);
  • Aave (AAVE);
  • Compound (COMP);
  • Wrapped Bitcoin (WBTC);
  • USD Coin (USDC);
  • Dai (DAI);
  • Tether (USDT);
  • Yearn.finance (YFI);
  • Lido DAO (LDO).

Nesse vídeo, contamos o que é e como usar a MetaMask em menos de 5 minutos, antes de aprofundarmos sobre seu funcionamento ao longo deste artigo. Confira:

Onde baixar e como instalar a carteira MetaMask

Siga o passo a passo para instalar sua carteira MetaMask:

1. Acesse o site oficial da Metamask

Acesse o site oficial da Metamask e escolha a opção de acordo com seu navegador ou aparelho (Chrome, iOS ou Android).

Na parte inferior você encontra a lista de outros navegadores suportados, como Firefox e Opera. Certifique-se de que você está no link correto e seguro e, depois, clique em instalar.

página oficial da matemask

2. Instalando a MetaMask

Para esse tutorial, usaremos como exemplo a instalação no navegador Chrome, mas o processo segue a mesma lógica para iOS e Android e nos demais navegadores.

No caso do Chrome, não será necessário fazer o download de nenhum software ou programa. Você será redirecionado diretamente para a loja online diretamente no Chrome, por onde irá instalar uma extensão no próprio navegador.

instalação da metamask na loja do google chrome

Note que há o selo “metamask.io” indicando que se trata da extensão oficial. Em seguida, clique em “Usar no Chrome”.

Pronto! A MetaMask já está instalada no seu navegador. A próxima etapa será criar e configurar sua carteira.

Como criar sua carteira MetaMask

Criar sua carteira na MetaMask é rápido e simples e em poucos minutos você já estará com tudo configurado para interagir com serviços cripto. Confira:

Vá na seção de extensões no canto superior direito do seu navegador Chrome. Assim que você executar a extensão da MetaMask que acabou de instalar, irá se deparar com a seguinte tela perguntando se você gostaria de compartilhar dados de uso para melhorias na plataforma. Essa escolha é opcional e você pode ou não concordar em compartilhar esses dados.

pagina de pedido de compartilhamento de dados da metamask

Chegando na próxima tela, caso essa seja sua primeira vez usando a MetaMask, clique na opção “Criar uma carteira”. Se você já possui sua carteira e deseja importá-la para o navegador que está utilizando, clique em “Importar carteira”.

Como o propósito deste artigo é ajudar iniciantes a criar sua MetaMask do zero, vamos seguir pela primeira opção:

botao de abrir nova carteira na metamask

Definindo suas senhas

Essa é a etapa mais importante com relação à segurança, pois agora você irá definir suas senhas.

Vale destacar que você precisará criar duas senhas, uma para conceder acesso ao aplicativo e outra que dará acesso aos ativos na sua carteira toda vez que você precisar configurá-la em um novo dispositivo.

Você irá definir primeiro a senha do aplicativo. É uma senha de no mínimo 8 caracteres na qual recomenda-se combinar letras maiúsculas e minúsculas, números e outros caracteres. Depois, você vai precisar concordar com os termos de uso e clicar em “Criar”.

formulario de cadastro de senha na metamask

Agora, você irá definir a senha de acesso à sua carteira. Essa senha é uma sequência de 12 palavras que serão geradas automaticamente, chamada “Frase de Recuperação”. E nesses momentos, nunca é demais reforçar a importância de proteger seus recursos.

No mercado cripto, você é a única pessoa que controla seu próprio dinheiro e a frase de recuperação é a única garantia de que só você tem acesso às suas moedas. Caso você perca essas palavras, não conseguirá recuperá-las. Da mesma forma, se alguém tiver acesso a essas informações indevidamente, poderá roubar todos os seus fundos.

Então, guarde bem essas palavras e nunca as anote em blocos de nota online ou no seu computador, onde hackers podem ter acesso a elas.

Por isso, a MetaMask irá te apresentar primeiramente um vídeo sobre como essa senha funciona e dicas para proteger sua carteira. Sugerimos que você assista com atenção.

Continue após o vídeo para ser levado à seguinte tela, onde você receberá suas tão importantes e secretas palavras da frase de recuperação:

pagina para gerar frase de recuperacao de senha na metamask metamask

As 12 palavras estarão separadas por espaço e não por vírgula. Guarde essas palavras com cuidado e secretamente. Lembre-se: nunca compartilhe essas palavras com ninguém.

Depois que clicar em revelar e tiver anotado as palavras na ordem em que apareceram, clique em “Seguinte”. Você será levado para uma página onde deverá confirmar a ordem das palavras recebidas para garantir que estão corretas.

Faça a confirmação e pronto! Você terminou de criar sua carteira MetaMask. Leia as últimas instruções e finalize clicando em “Tudo pronto”.

mensagem de confirmacao de abertura de senha na metamask

Como usar a MetaMask

Essa é a tela principal da carteira MetaMask e a seguir explicamos como usar cada função:

tela principal da metamask

  • Account 1: esse é o endereço público da sua carteira, que você irá usar para receber criptomoedas, de forma parecida com uma chave PIX aleatória.
  • Comprar: essa é a função para comprar criptomoedas. Você precisará ter saldo em sua carteira para comprar criptos, em ETH ou moedas fiduciárias, como dólar.
  • Enviar: use essa função quando quiser enviar criptomoedas para outra carteira, por meio do endereço público da carteira para a qual quer transferir as criptos.
  • Trocar: com essa função você pode trocar uma criptomoeda por outra.
  • Atividade: você encontra um relatório das suas ações na carteira.

O aplicativo é gratuito e está disponível em 58 idiomas, incluindo português do Brasil. Mas vale lembrar que existem taxas para movimentar fundos de acordo com a taxa de gas da Ethereum.

Onde usar a MetaMask?

Você poderá usar sua carteira MetaMask em qualquer plataforma compatível com Ethereum e para enviar tokens que também tenham suporte nessa rede.

Tokens de outras redes, como a Binance Smart Chain também podem ser armazenados na MetaMask, mas você precisará adicionar uma nova rede à carteira.

Como comentamos anteriormente, a MetaMask pode ser usada em marketplaces de NFT como o OpenSea, plataformas de landing, liquidity pools, protocolos como Uniswap e vários DApps com finalidades diferentes.

Cuidados ao usar sua carteira MetaMask

Existem alguns cuidados a serem tomados para aumentar sua segurança durante o uso da MetaMask. Ativar a autenticação de dois fatores para se proteger de ataques hackers e verificar as 3 primeiras e 3 últimas letras dos endereços antes de realizar as transferências para outras carteiras são alguns exemplos básicos.

Também é preciso garantir que você está usando um computador ao qual apenas você tem acesso e certificar de que ele está protegido. Além disso, o próprio navegador pode coletar dados de onde e como você acessa e usa o aplicativo da MetaMask. Então, verifique as configurações de segurança do seu dispositivo.

Além disso, como essa é uma carteira online, a MetaMask não é recomendada para fazer sua reserva de fundos. Recomendamos que você guarde suas reservas em uma carteira offline e use plataformas online apenas para manter o saldo necessário para realizar transações e interagir com serviços cripto.

Chegando até aqui, você já sabe como criar sua carteira MetaMask. E para começar a explorar o universo cripto, abra sua conta Coinext grátis para comprar as principais criptomoedas do mercado com praticidade e segurança.

Sobre o autor
Denio Grossi
Diretor de Growth na Coinext, especialista em tecnologia, criptomoedas, Blockchain e entusiasta do universo cripto como um todo.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se