De olho nos NFTs: Report da Mercurius Março

Confira as principais notícias do mercado de criptomoedas, os destaques do mês e muito mais no relatório de março da Mercurius Crypto. Aproveite!

Mercurius Crypto
Última atualização:
1/8/2023

No report deste mês (01/03/2021 a 31/03/2021) o destaque vai para NFT.

Atualização

O que são NFTs

  • Como funcionam os NFTs
  • A história dos NFTs

Qual é o valor dos NFTs

  • Suas principais características
  • Aceitação no mercado de arte

O futuro dos NFTS

  • Indústria da Arte
  • Indústria dos Games

Acesse o report completo, gratuitamente, aqui!

Por dentro do mercado

O NFT mais caro da história: 69 milhões de dólares

Nesse mês tivemos a venda do NFT mais caro da história, o EVERYDAYS: THE FIRST 5000DAYS. A obra foi vendida pela maior casa de leilões de arte do mundo, a Christie’s. Com o valor de USD 69 milhões, a obra de arte digital se tornou a terceira venda mais cara da história por um artista vivo.

Uniswap V3O futuro das DEXES

A maior exchange descentralizada da atualidade, a Uniswap, anunciou nesse mês a data de lançamento da sua fase 3. Nessa atualização a plataforma focará em melhorar seu sistema de AMM (contratos inteligentes) e reduzir as taxas para o seu usuário final, o que deverá ter um impacto significativo no mercado DeFi.

O que são NFTS

Por: Orlando Telles

“Para ser um criador de sucesso, você não precisa de milhões. Você não precisa de milhões de dólares, milhões de clientes ou milhões de fãs. Para ganhar a vida como artesão, fotógrafo, músico, designer, autor, animador, criador de aplicativos, empresário ou inventor, você só precisa de milhares de verdadeiros fãs.

”Essa frase dita por Kevin Kelly no texto 1.000 True Fans explica de forma perfeita como funciona a dinâmica do mundo da arte. Nesse mercado você não precisa que todo mundo veja valor em seus produtos, mas sim que apenas alguns milhares de fãs admirem o seu trabalho.

Obviamente existe um ponto chave para que um artista consiga ganhar a vida com uma base pequena de potenciais clientes: a unicidade de cada obra. Existe um valor subjetivo nesses produtos que está muito ligado ao sentimento de posse e de proximidade ao autor que o fã sente ao comprar determinada obra.

“Tudo bem Orlando, mas onde entra NFT nessa história?”. Bem, meu objetivo com essa introdução é que você entenda o valor que o fator “unicidade” agrega a um produto. Dito isso, peço que reflita: o que aconteceria se juntássemos a unicidade artística com a tecnologia do mercado de criptomoedas?

Para compreender a dinâmica do mercado de NFTs (Non-Fungible Tokens), primeiro é fundamental entender a diferença entre um ativo fungível e um ativo não fungível. A característica de fungibilidade é baseada na unicidade: se um ativo possui vários pares idênticos, ele se trata de um ativo fungível, caso contrário, estamos falando de um ativo único, um ativo não fungível.

Para exemplificar esse conceito basta pensar em uma barra de ouro: uma barra de ouro sempre será igual a outra barra de ouro, e barras de ouro sempre apresentarão o mesmo valor - uma característica de um ativo fungível. Para os ativos não fungíveis essa relação é diferente.

Podemos pensar, por exemplo, na obra Mona Lisa. É sabido que existem diversas réplicas dessa obra de arte por aí, mas a obra original pintada por Leonardo da Vinci sempre será única, certo? Bem, essa unicidade torna a Mona Lisa um ativo não fungível, pois seu principal valor está em sua singularidade. Tanto é verdade que você pode baixar uma réplica gratuita da pintura online ou pagar bilhões de dólares para ter a obra original.

tokens
(Tokens fungíveis vs Tokens não fungíveis (NFTs). Imagem: report Mercurius)

Entendido o que são NFTs de fato, agora vamos entender como esse conceito está conectado ao mercado de criptoativos. O conceito de não-fungibilidade foi desenvolvido para o universo da blockchain através de alguns padrões de tokens.

No caso da blockchain da Ethereum, a maior da atualidade, existem três padrões de tokens diferentes.

O primeiro é o padrão ERC-20, que possui como característica principal a sua fungibilidade, ou seja, todos os tokens criados seguindo esse padrão são idênticos. Existe também o padrão ERC -721, o mais utilizado nas NFTs, que possui como sua funcionalidade garantir que cada token criado a partir desse padrão seja único.

Por fim, existe a possibilidade de unir os dois padrões acima através dos tokens ERC1155, que permitem o desenvolvimento de tokens fungíveis e não fungíveis na mesma aplicação. Esses padrões de tokens são os meios para a criação das obras de arte digitais -imagens ou tokens em Blockchain criadas por artistas que já conseguem ganhar um bom dinheiro com seu trabalho. Mas a coisa não para por aí...

padrao-ethereum
(Os padrões da Ethereum. Imagem: report Mercurius)

Ainda com dúvidas sobre o que é NFT? Assista ao vídeo abaixo:

O valor dos NFTS

Agora que já estamos na mesma página sobre a definição de NFT, vamos tentar compreender um pouco de sua história para entender o seu real valor.

O primeiro NFT a tornar-se relevante para o mercado de criptomoedas foi o CryptoKitties, um jogo no qual você desenvolve um avatar (no formato de gato) que possui unicidade garantida pela Blockchain.

O jogo se tornou muito popular na comunidade de criptomoedas devido a um movimento especulativo somado com a dinamicidade do mundo digital, e se transformou em uma bolha especulativa responsável pela sobrecarga da rede da Ethereum, sendo considerado um marco para o mercado de colecionáveis.

Por que um marco? Pois o jogo revelou um grande poder do mercado de NFTs quando comparado com os demais mercados de colecionáveis: o alto potencial decrescimento digital dos projetos – o que chamam de “efeito viral”.

NFT-artesdigitais
(CryptoKitties, o início do mercado de NFTs. Imagem: report Mercurius)

Além da capacidade desse efeito viral, existem outras características ainda mais importantes para explicar o potencial valor desse mercado. Uma delas pode se tornar evidente através dos dois projetos que mais estão apresentando sucesso no mercado de colecionáveis digitais da atualidade: o NBATop Shot e os Crypto Punks.

O fator comum que permitiu com que ambos os projetos atingissem o sucesso foi o sentimento de dono (ownership) que eles proporcionam aos seus usuários, construindo, através das rede sociais, a possibilidade do colecionador expor suas coleções e se provar dono de itens valiosos e únicos.

NFT-artedigital
(Os principais projetos do mercado atualmente (Top Shot & Cryptopunks). Imagem: report da Mercurius)

O sentimento de dono é de extrema importância para os NFTs, mas essa característica não é a única responsável pelo valor percebido do mercado. Podemos citar também mais dois fatores muito importantes intrínsecos ao segmento: sua escassez e a proximidade entre emissor e receptor.

Entretanto, muitas pessoas novas nesse mercado ainda questionam: como uma imagem digital pode ser escassa? Como garantir sua originalidade? A resposta é simples: basta você parar de observar o NFT apenas como uma obra de arte ou como um item de coleção e passar a vê-lo como um autógrafo do artista(ou entidade) que está desenvolvendo o produto.

Ao comprar um token não fungível, você está comprando a garantia de que determinado artista ou empresa desenvolveu uma obra ou produto exclusivamente para você. O mint (ato de cunhar o NFT) é uma das formas de enaltecer a originalidade do token que você obteve.

Sentimento de dono, escassez, proximidade... e a chave de ouro: todos esses valores de um token não fungível são garantidos por um dos formatos mais seguros de base de dados da humanidade: a Blockchain, que garante a unicidade dos NFTs de maneira impecável. Hoje, existem muitos problemas para avaliar uma obra física como sendo a original, não existe uma comprovação registrada que implica a originalidade da obra Mona Lisa com facilidade e rapidez, por exemplo. Mas com Blockchain esse registro pode acontecer, aliás, já acontece.

Acesse o report completo aqui! Download do material completamente gratuito.
Sobre o autor
Mercurius Crypto
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se