Quais são os NFTs mais caros do mundo? Nesse conteúdo você encontra uma lista com os NFTs famosos que valem milhões de dólares e chamam atenção de investidores.
Desde 2021, o mercado de NFTs passou por um crescimento impressionante. A partir de então, notícias como celebridades comprando NFTs por milhões de dólares se tornaram cada vez mais comuns. Nomes como Neymar, Justin Bieber e Madonna são apenas alguns exemplos.
Mas afinal, por que as pessoas estão dispostas a pagar tão caro em marketplaces de NFT? E qual é o NFT mais caro do mundo?
Se você também já se pegou movido pela curiosidade em torno do universo dos NFTs, continue a leitura porque neste artigo você vai descobrir até quanto as pessoas estão dispostas a pagar por um NFT. Confira:
NFT é um tipo de criptoativo que representa a posse sobre um item único e insubstituível, seja ele digital ou físico, como bens colecionáveis e obras de arte.
Na prática, os NFTs funcionam como certificados criptografados e quem os possui está comprando também o direito de propriedade sobre o item exclusivo que o NFT representa.
Logo, o preço de um NFT está diretamente relacionado ao valor que é dado ao objeto ou ativo digital ao qual ele está relacionado. O que vai definir esse valor é o quanto as pessoas desejam e estão dispostas a pagar por aquele item.
Nesse vídeo, contamos em poucos minutos o que é e como funcionam os NFTs:
Com o maior sucesso e hype que os NFTs foram ganhando na internet, é comum que o valor de um NFT reflita muito mais do que o gosto estético das pessoas pela obra que ele representa.
O histórico de compradores, o contexto de criação, o grau de raridade, a reputação de seu autor, discussões e memes em volta de um NFT, são exemplos de aspectos que podem colaborar para que um NFT seja considerado valioso.
Por exemplo, o NFT do Bored Ape Yacht Club comprado pelo Neymar tem potencial de crescer em valor por ter passado pela posse de um dos maiores jogadores de futebol do mundo. O mesmo pode acontecer com o primeiro NFT criado por um grande artista.
Como esse histórico de criação e posse do NFT ficam registrados para sempre na Blockchain – um livro-caixa público ao qual todos têm acesso –, compradores se mostram dispostos a pagar muito dinheiro pelo NFT não apenas pela arte digital, mas pelo valor socialmente construído em torno dele.
Sendo assim, características como raridade, utilidade no mundo real e histórico de posse são questões a serem avaliadas antes de decidir investir dinheiro em um NFT.
Essa análise deve ser muito bem considerada, já que da mesma forma que o NFT pode se valorizar com o tempo, ele pode acabar perdendo valor à medida que as pessoas perdem o interesse.
O gráfico a seguir mostra o valor movimentado semanalmente pelo mercado de NFT desde 2021. Em alguns períodos, o montante chegou a ultrapassar os bilhões de dólares:
Essa é a lista com os 10 NFTs mais caros do mundo:
É preciso considerar que essa lista se baseia no valor pago no momento da venda de cada NFT.
Como esse mercado está mudando constantemente, pode ser que no momento em que você esteja lendo este artigo, novas negociações astronômicas de NFT tenham ocorrido. Até mesmo os NFTs dessa lista podem ter sido vendidos por valores bem menores posteriormente.
Dito isso, confira agora o que cada um dos NFTs dessa lista representa e por que eles foram comprados por um valor tão alto:
O NFT mais caro do mundo é a obra do artista digital Beeple. A arte ficou famosa não apenas pelo seu preço impressionante, mas também por ter sido uma obra NFT vendida em uma grande casa de leilões. A venda ocorreu na Christie's, uma das empresas de arte mais importantes do mundo.
Em maio de 2007, Michael Winkelmann, conhecido como Beeple, postou uma nova obra de arte online. Ele fez a mesma coisa durante 5 mil dias e todas essas obras foram reunidas em uma única colagem, que recebeu o nome de “Everydays: The First 5000 Days”.
A venda desse NFT por mais de 69 milhões de dólares, em março de 2021, colaborou significativamente para atrair a atenção da mídia e gerar reconhecimento para os NFTs.
O comprador foi Metakovan, fundador e CEO da Metapurse, um fundo de investimento de NFT.
Clock é o segundo NFT mais caro do mundo foi vendido em fevereiro de 2022, por 52,7 milhões de dólares.
A obra é uma criação do artista PAK, que arrecadou fundos para a defesa de Julian Assange após sua controversa prisão em 2019, acusado de espionar o governo dos Estados Unidos, sobretudo por conta de sua ligação com o site WikiLeaks.
A peça exibe um contador do número de dias que Assange passou na prisão. O NFT foi comprado pela AssangeDAO, uma organização autônoma descentralizada (DAO).
Mais uma obra do artista Beeple, Human One foi vendido por 28,9 milhões de dólares em novembro de 2021, também por meio da renomada casa de leilões Christie's.
O NFT é a primeira arte física de Beeple. Trata-se de uma escultura em vídeo com movimento 3D, exibido em 4 telas contrapostas, que mostra um filme infinito de um astronauta explorando diferentes cenários.
Um dos pontos mais interessantes sobre essa obra é que ela continua sendo atualizada com o tempo por Beeple, dinamicamente relacionando o físico com o digital.
Com isso, mais uma vez o trabalho de Beeple veio reforçar o valor do segmento dos NFTs enquanto mercado de arte.
O token não fungível CryptoPunk #5822 faz parte de uma das coleções de NFT mais famosas e valiosas do mundo. Os CryptoPunks se encontram atualmente em segundo lugar na lista das coleções mais negociadas, de acordo com o site DappRadar.
Essa é uma coleção de 10 mil artes digitais criadas em 2017 pela Larva Labs no Ethereum. Os CrytoPunks são avatares formados por pixels, únicos e colecionáveis.
Com todo seu sucesso, o projeto inspirou o movimento CryptoArt que impulsionou outros projetos semelhantes, como os famosos macacos do Bored Ape Club.
Além de quarto NFT mais caro do mundo, o #5822 também é o CryptoPunk vendido pelo preço mais alto até hoje. Ele foi considerado tão valioso porque é um dos únicos 9 aliens que fazem parte da coleção.
Em fevereiro de 2022, o NFT foi vendido por US$23,7 milhões de dólares e o comprador foi Deepak Thapliyal, CEO da Chain.
O CryptoPunk #7523 é mais um dos raros alienígenas que fazem parte da coleção. Ele ficou conhecido como “COVID Alien” por causa de sua máscara facial, o que contribuiu ainda mais para a repercussão desse NFT em 2021.
A venda ocorreu pela Sotheby's, uma importante empresa que realiza vendas de arte por leilão, voltada para arte decorativa, joias e colecionáveis.
O NFT foi comprado por Sillytuna, que pagou 11,7 milhões de dólares em junho de 2021.
Mais um CryptoPunk para a lista. Dessa vez, o NFT é um dos 24 macacos punks da coleção. Em dezembro de 2021, o punk #4156 foi vendido por 10 milhões de dólares.
Mesmo que não tenha sido a maior venda entre os NFTs da coleção, o item é muito famoso no meio NFT por ter ficado bastante atrelado à personalidade de seu comprador de mesmo nome: Punk4156, além da peça estar envolvida em discussões sobre direitos autorais dos criadores em 2021.
E a lista de vendas marcantes dos CryptoPunks continua. O punk número #5577 foi vendido por 7,7 milhões de dólares em uma compra mais recente, em fevereiro de 2022. O provável comprador foi Robert Leshner, CEO da Compound Finance.
O avatar #3100 é outro especial alien e um dos únicos 450 CryptoPunks que possui uma faixa na cabeça, contribuindo ainda mais para seu valor.
Em março de 2021, o NFT foi vendido por 7,57 milhões de dólares (4200 ETH) por um comprador anônimo.
Fechando a participação dos CryptoPunks na lista de NFT mais caros do mundo, está o alien punk #7804.
O NFT foi comprado pelo valor de US$7,56 milhões de dólares, em março de 2021, pelo colecionador de NFTs peruggia.
Por fim, temos a arte digital “Right-click and Save As Guy” é de autoria de XCOPY, conhecido por seu estilo sombrio, abstrato e distópico.
Suas peças costumam apresentar um efeito de granulado e riscos em movimento, que marcou o setor NFT. O item foi vendido por 7 milhões de dólares em dezembro de 2021.
Reservamos um espaço especial neste artigo para falar do The Merge, o NFT que foi leiloado por incríveis 91,8 milhões de dólares em dezembro de 2021. Sua venda possui o diferencial de ter sido fragmentada em mais de 312 mil cotas vendidas para 28.983 compradores.
O NFT representa três grandes massas brancas em um fundo preto. A obra foi projetada por Pak, artista digital com identidade anônima, e fez com que se tornasse o artista vivo com a obra mais valiosa da história.
Chegando até aqui, você pode perceber que o mercado de NFTs compreende uma extensa variedade de estilos, propósitos e formato de obras, o que colaborou para acender a discussão sobre o que pode ser considerado arte considerando ainda os limites entre físico e digital.
O que não se pode negar é a grande quantidade de dinheiro que esse mercado movimenta, o que colabora para chamar ainda mais a atenção de investidores e curiosos sobre o setor dos NFTs.
Para continuar por dentro do que acontece no universo cripto, acompanhe sempre nosso Blog e canal do YouTube.
Temos diversos conteúdos novos semanalmente sobre NFTs, criptoativos, educação financeira, entre outros assuntos para te atualizar e tirar suas dúvidas sobre investimento em cripto. Acompanhe nossos conteúdos para ver mais dicas e listas, como essa com os 10 NFTs mais caros do mundo.