Jogos NFT: o que são e como funcionam?

Quer entender como funcionam os jogos NFT? Aproveite para conhecer os principais e se é possível lucrar com eles. Clique e saiba mais!

Equipe Coinext
Última atualização:
15/3/2024

Os NFTs constituem, atualmente, um setor em crescimento exponencial no mercado cripto, e não só de negócios milionários é formado este universo. Existem também maneiras simples e cotidianas de ganhar e acessar os Tokens Não Fungíveis, como os jogos NFT.

Assim como atualmente existem games que permitem que jogadores ganhem criptomoedas, também é possível encontrar jogos NFT, ou seja, uma alternativa, muitas vezes gratuita, e ainda divertida de lucrar com NFTs.

No artigo a seguir vamos falar mais sobre como os jogos NFT funcionam e quais são os mais populares games para ganhar dinheiro jogando. Continue lendo para saber:

  • O que são jogos NFT? 
  • Como funcionam os jogos NFT?
  • É necessário investimento para jogar?
  • É possível lucrar com jogos NFT?
  • 5 jogos NFT disponíveis atualmente

O que são jogos NFT? 

Os NFTs, embora sejam comumente associados diretamente a obras de arte, estão relacionados, na verdade, a uma gama muito mais ampla de itens. NFTs são tokens não fungíveis, ou seja, representam itens que não podem ser substituídos ou reproduzidos, apenas transferidos.

Quer saber mais sobre o que é NFT? Veja o vídeo abaixo e encontre uma explicação rápida e simples:

No entanto, estes itens não “nascem” não fungíveis ou não substituíveis, mas assim se tornam quando são registrados através de um código, dentro da rede Blockchain.

Os jogos NFT são games arquitetados justamente para habitar nesse meio, e cada título tem uma dinâmica diferente em relação aos ganhos. Em todos os casos, porém, os jogos são classificados como games “play-to-earn”, ou “jogue para ganhar”. 

A forma de lucrar nesses jogos vai desde a oportunidade de minerar criptomoedas dentro do jogo, até negociar personagens, como no Axie Infinity, game que comentaremos mais adiante. Nesse exemplo, os personagens do jogo são NFTs, registrados na Blockchain e, por isso, são únicos e insubstituíveis e podem ser negociados entre usuários.

Como funcionam os jogos NFT?

Conforme mencionamos, cada jogo NFT tem a sua dinâmica em relação ao potencial lucro que pode gerar, e o objetivo a ser atingido dentro de cada game para obter esse ganho também varia de acordo com a premissa de cada jogo.

Com isso, o usuário encontra jogos com enredos variados, como os que utilizam personagens para minerar criptomoedas dentro do jogo ou até mesmo jogos que realizam competições entre os usuários. 

No entanto, vale ressaltar que geralmente os jogos têm um limite mínimo de saque para o valor arrecadado, ainda que não exista tempo de participação.

É necessário investimento para jogar?

Geralmente, logo de início, é necessário que o usuário adquira uma quantidade específica de itens NFT, que varia de acordo com cada game.

Esse investimento inicial acontece porque, geralmente, assim como as negociações ao decorrer do jogo são feitas em criptomoedas, as transações no início também terão de ser assim.

Se o game em questão for novo, ou pouco conhecido, esse investimento pode ser menor, uma vez que provavelmente o cripto que roda dentro do jogo ainda não é tão valorizado. Mas também é preciso ter em mente que, por esse mesmo motivo, existe uma incerteza maior de valorização do ativo no decorrer do tempo.

Atualmente, com a popularização da modalidade play-to-earn, o mais provável é que os jogos alvo dos novos usuários sejam justamente aqueles que já são conhecidos e renderam lucros para antigos jogadores. Nesses casos, será necessário um investimento inicial mais alto, porque os criptos dos jogos mais famosos, como o AXS de Axie Infinity, foram valorizados.

E, claro, isso não anula a volatilidade das criptomoedas e nem o fato de que ativos ora valorizados podem desvalorizar.

É possível lucrar com jogos NFT?

Em todas as diferentes modalidades de jogos NFT existe a possibilidade de ganhos e recompensas, mas o conceito de lucro tende a ser relativo nesse cenário. 

Existem games que colocam limites diários de recompensa para os jogadores, e essas recompensas podem ser, por exemplo, em Satoshis, os “centavos de Bitcoin”, ou seja, a menor fração possível em que um BTC pode ser fracionado. Há também outros games em que a negociação acontece entre os usuários e não é delimitada pelos seus desenvolvedores.

Com a popularização dos jogos play-to-earn, os gastos para montar equipe e iniciar as jornadas aumentou. 

Além disso, em alguns casos, pode ser possível gerar um valor interessante, mas não fixo e nem estável, e por isso não podemos considerar os jogos NFT como uma forma de renda extra.

Dentro desse universo de games, existem tanto jogos que exigem um investimento inicial para começar, quanto outros completamente gratuitos. A seguir, vamos apresentar os mais famosos e promissores atualmente, dentro das duas categorias.

5 Jogos NFT disponíveis atualmente

Os jogos NFT para ganhar dinheiro geralmente fazem parte da modalidade “play to earn” e, como comentamos, para “jogar pra ganhar” pode ser necessário um investimento inicial, que vai variar de acordo com cada game.

Dentre os mais variados, listamos abaixo os 5 mais populares que você pode gostar de conhecer:

1. Axie Infinity

Um dos jogos play-to-earn mais populares da atualidade, o Axie Infinity teve sua moeda interna AXS muito valorizada, o que fez seu investimento inicial subir, mas também aumentou a possibilidade de lucro considerável.

Dentro do jogo, os NFTs são os Axies, personagens que cada usuário possui e os cria ao decorrer da jornada, para batalhas e para missões.

Hoje em dia, existem jogadores que já planejam detalhadamente um trajeto para poder arrecadar uma renda no decorrer do mês de jogo.

2. Illuvium

O jogo Illuvium consiste em um RPG no qual os jogadores são responsáveis pela captura de criaturas chamadas Illuvials. 

O game, que ainda está em processo de desenvolvimento, tem seu lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2022 e o projeto anuncia que serão mais de 100 criaturas diferentes por jogo. Ele vai rodar no sistema de Blockchain da Ethereum.

O jogo terá uma fase “free-to-play” em que não será necessário investimento inicial, somente quando o jogador quiser adquirir os NFTs é que o investimento é realizado.

Apesar de ainda não ter sido lançado, já existe uma maneira de interagir com o game: investindo em seu token, o ILV, que obteve considerável valorização. Isso foi suficiente para que ele chamasse atenção e entrasse nesta lista, tamanha a repercussão.

3. The Crypto You

Um lançamento recente, The Crypto You tem a intenção de ser um jogo promissor. 

Com a proposta inusitada de envolver bebês como personagens, o game pode se destacar como uma opção para quem quer jogar atrás de lucro e NFTs.

O jogo consiste em colecionar bebês, que são os NFTs do jogo, e possuem características próprias e únicas. No universo onde esses bebês vivem, o recurso mais importante que existe são as criptomoedas, e eles têm de proteger as criptos de invasores que querem roubá-las.

A maneira de lucrar no jogo é enfrentando os inimigos, conquistando itens e cumprindo missões diárias com os bebês.

4. CryptoKitties

Um jogo um pouco mais convencional, o CryptoKitties consiste na criação, compra e venda de adoráveis gatinhos digitais, que são os NFTs do game. Logo, o jogador pode criar, colecionar e negociar os CryptoKitties, que são únicos e insubstituíveis.

Como o game foi desenvolvido na rede Ethereum, o jogador precisa ter uma carteira com Ether para poder jogar, o que pode elevar o investimento inicial a ser feito.

5. Worker Town

Worker Town é um jogo ainda em desenvolvimento, cujo enredo gira em torno da jornada de trabalho dos personagens em uma fazenda. Esses personagens são NFTs, e por isso são itens com características únicas e diferentes graus de raridade e poder, que precisam ser inicialmente comprados para jogar.

Assim que o jogador cria uma conta no jogo, ganha uma casa com duas camas para os personagens descansarem. Será possível negociar os personagens na futura loja virtual do jogo, assim como negociar as casas com a criptomoeda que circula no game.

As COINS, moedas que o personagem trabalhador ganha, podem ser trocadas por tudo dentro do jogo, assim como podem ser trocadas pelo token do Worker Town, o WTN.

Crescimento dos jogos que oferecem NFT

Os jogos NFTs cresceram em popularidade conforme a adesão ao próprio setor de NFT foi crescendo também.

E esse universo cresceu não só em popularidade, mas também em capitalização de mercado. Por isso, para seguir as novidades desse setor, a Coinext acompanha de perto tanto as inovações quanto os seus clientes, para que os investimentos sejam seguros, promissores e atuais.

Para investir com confiança, abra sua conta na Coinext e conte com uma equipe bem preparada e todo suporte necessário.

E para ficar por dentro das novidades do setor de NFT e também de criptomoedas, acesse nossa área da educação, Blog e canal no Youtube!

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se