Quais as vantagens e riscos de investir em criptomoedas?

Criptomoedas são investimentos promissores, mas que também requerem alguns cuidados. Confira aqui quais são as vantagens e riscos de investir em criptomoedas.

Equipe Coinext
Última atualização:
1/8/2023

À medida que criptomoedas como o Bitcoin começaram a ser mais usadas ao redor do mundo, o preço das principais moedas digitais dispararam. Hoje, elas já são mundialmente adotadas como modalidade de investimento.

E com toda expansão desse mercado, é comum surgir uma grande dúvida: é bom investir em criptomoedas?

Para esclarecer esse ponto, hoje vamos explicar como funciona o investimento em cripto e trazer as principais vantagens e riscos de investir em criptomoedas. Confira:

  • O que é criptomoeda?
  • Como funciona o investimento em criptomoedas?
  • Vantagens de investir em criptomoedas
  • Riscos de investir em criptomoedas
  • É bom investir em criptomoedas?
  • Onde investir em criptomoedas com segurança?

O que é criptomoeda?

Criptomoedas são moedas totalmente digitais e protegidas por criptografia. Elas podem ser transferidas livremente entre pessoas, sem o controle ou intermediação de governos e bancos centrais.

As criptomoedas surgiram para facilitar a troca de valores e para trazer mais liberdade financeira para as pessoas. Assim, elas podem ser usadas em transações para qualquer parte do mundo, com as vantagens de trazer maior transparência, autonomia e menores taxas.

Agora que você já sabe o que é criptomoeda, vamos começar a falar sobre o investimento em moedas digitais. Vamos lá:

Como funciona o investimento em criptomoedas?

De forma geral, a ideia central é a mesma do investimento do mercado de ações: comprar na baixa para vender na alta.

Ou seja, o objetivo é comprar uma cripto por um preço menor, aguardar ela valorizar, para depois vendê-la a um preço maior. A diferença entre as duas operações será seu lucro.

Isso pode ser feito em um curto período de tempo, como muitos traders fazem. Também há a possibilidade de guardar uma criptomoeda por anos e décadas, buscando uma valorização maior no longo prazo.

Porém, esse lucro não é previsível, já que o valor das criptomoedas vai depender da oferta e demanda do mercado. Isso significa que o preço de uma cripto oscila de acordo com o interesse das pessoas em segurar ou se desfazer dela.

Por esse motivo, é tão importante compreender a dinâmica de mercado e saber usar as ferramentas de análise técnica para entender por que um criptoativo valoriza ou desvaloriza. Desse modo, você tem mais chances de encontrar boas oportunidades.

Vantagens de investir em criptomoedas

O investimento em criptomoedas pode trazer grandes vantagens para investidores. As principais são:

Alto potencial de retorno

O preço dos criptoativos pode variar em níveis muito altos, o que potencializa as chances de valorização e retorno com esse investimento.

Sobretudo quando falamos de criptomoedas mais consolidadas no mercado, como o Bitcoin, no longo prazo esses ativos podem ser considerados muito promissores.

Fatores como contexto econômico favoráveis aos ativos mais arriscados, atenção da mídia e grandes empresas entrando nesse mercado são alguns fatores que podem impulsionar o preço das criptomoedas de forma mais repentina.

Já no longo prazo, são principalmente os fundamentos de uma criptomoeda, a capacidade desenvolver sua tecnologia e oferecer mais utilidade para as pessoas é que podem ajudar na valorização.

Baixo custo

Justamente por conta da valorização que acabamos de comentar, quando as pessoas descobrem que 1 Bitcoin chega a valer cerca de cem mil reais na cotação atual, acabam ficando espantadas.

Mas a boa notícia é que você não precisa comprar um Bitcoin inteiro para investir. O mesmo vale para as outras criptomoedas.

Você pode começar comprando frações de Bitcoin por poucos reais. Na Coinext, por exemplo, você investe em qualquer criptomoeda com apenas R$25.

Descentralização e segurança

Como comentamos no começo deste artigo, as criptomoedas são descentralizadas, ou seja, não são controladas por uma entidade central, como governos e bancos.

Toda a verificação e registro das transações com criptomoedas, assim como a emissão de novas unidades das moedas, são feitos por meio da Blockchain, uma espécie de livro-caixa público e digital.

Para entender melhor o conceito de Blockchain e o funcionamento das criptomoedas, confira o vídeo a seguir:

Dessa forma, as criptomoedas reduzem burocracias, ao mesmo tempo em que oferecem segurança aos seus fundos.

É possível negociar e transferir moedas 24h, todos os dias, sem depender de horários bancários. Tudo é feito de forma automatizada e segura por meio da tecnologia Blockchain.

Além disso, você tem a vantagem de ser o seu próprio banco, decidindo a melhor forma de guardar e transferir seus fundos sem depender sempre de uma instituição financeira.

Riscos de investir em criptomoedas

Assim como qualquer outro investimento, investir em criptomoedas também possui riscos, como:

Volatilidade

A volatilidade indica a frequência, intensidade e velocidade com que o preço de um ativo varia no mercado. Da mesma forma que ela pode ajudar no potencial de valorização dos criptoativos, também contribui para que esse investimento seja mais arriscado do que produtos de renda fixa, por exemplo.

Criptomoedas são ativos que apresentam muita volatilidade. Isso significa que a cotação de seus preços varia com mais frequência e de forma intensa. Essa característica torna os riscos mais altos, tanto para o lucro quanto para o prejuízo.

Uma das formas de minimizar esses efeitos é justamente criando uma carteira diversificada, evitando colocar todo seu patrimônio investido em um único ativo.

Perda de moedas

Uma das vantagens trazidas pelas criptomoedas é a autonomia de você poder atuar como seu próprio banco. Mas isso também acaba se tornando um risco se você não tomar os cuidados necessários.

No mercado cripto, você é a única pessoa que controla seu próprio dinheiro e a frase de recuperação da sua carteira de criptomoedas é a única garantia de que só você tem acesso às suas moedas. Caso você perca essas palavras, não conseguirá recuperá-las.

Da mesma forma, se você enviar suas moedas por engano a um endereço equivocado, não terá a quem recorrer para recuperá-las.

Portanto, estudo e atenção são dois pontos muito importantes para quem quer começar a investir em criptomoedas.

Ataques hacker

As criptomoedas possuem um sistema extremamente seguro, graças à Blockchain. Mas isso não significa que o mercado está isento de pessoas mal intencionadas que buscam tirar proveito de investidores.

Por isso, as recomendações para quem investe em cripto é não compartilhar dados e senhas relacionados à sua carteira de criptomoedas e sua conta em corretora com ninguém. Nem salve ou anote esses dados em dispositivos com acesso à internet.

Além disso, uma camada a mais de segurança é ativação do 2FA (Autenticação de Dois Fatores). Aqui na Coinext oferecemos essa medida de proteção para nossos clientes para garantir que a senha não seja a única barreira de acesso à conta.

Assim, caso alguém roube sua senha e e-mail, por exemplo, essa pessoa ainda precisaria ter acesso ao seu dispositivo celular para obter um segundo código gerado por um aplicativo específico.

É bom investir em criptomoedas?

Criptomoedas são investimentos promissores, seguros e fazem parte de um mercado que cresce constantemente.

Mas concluir se é bom investir em criptomoedas é uma decisão pessoal, então apenas você consegue se conhecer bem o suficiente para decidir o que é melhor no seu caso.

Pode ser difícil ter sucesso investindo naquilo que você não entende. Então, para saber se é bom investir em criptomoedas, primeiro estude como funciona esse mercado e os fundamentos por trás das criptomoedas que chamam sua atenção.

Você precisa considerar também que as criptomoedas são investimentos mais rentáveis e com alto potencial de retorno, mas também são mais arriscados do que a renda fixa.

Portanto, é essencial analisar a aplicação financeira em cripto de acordo com seu perfil de investidor.

Essa reflexão pessoal vai te ajudar a identificar se as criptomoedas realmente são ativos adequados para sua personalidade e objetivos.

Onde investir em criptomoedas com segurança?

Agora que você já sabe que investir em criptomoedas é seguro e como fazer para se proteger dos principais riscos de mercado, já pode começar a planejar melhor seus investimentos.

E para começar, a forma mais fácil, prática e segura de comprar criptomoedas é por meio de uma corretora, como a Coinext.

Pelo nosso app ou site, você encontra um ambiente seguro e completo para comprar e vender as principais criptomoedas do mercado, tokens e ativos tokenizados.

Abra sua conta grátis para começar a diversificar seus investimentos com cripto!

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
Compre
Bitcoin e mais criptos na Coinext
3x eleita a melhor exchange brasileira
4,7
Inscreva-se