Autenticação de dois fatores: como usar 2FA no login?

O 2FA é um recurso a mais de segurança para proteger suas criptomoedas. Entenda como ativar a autenticação de dois fatores na sua conta e outras dúvidas comuns.

Equipe Coinext
Última atualização:
1/8/2023
Corretora

2FA é uma sigla para “Autenticação de dois fatores” ou “verificação em duas etapas”. Esse é um recurso extra de segurança que vários serviços digitais oferecem aos usuários, para garantir que você seja a única pessoa a conseguir acessar a sua conta, mesmo que alguém saiba a sua senha.

Quando o assunto é criptoativos, a segurança digital das senhas relacionadas aos seus fundos se torna ainda mais importante.

Afinal, as criptomoedas são ativos totalmente digitais que podem ser acessadas e transferidas por meio da internet. Portanto, é preciso redobrar o cuidado com as senhas de acesso a suas criptomoedas.

É nesse sentido que o 2FA se torna uma camada adicional de proteção fundamental para a segurança dos seus ativos digitais, sendo importante saber como usar esse recurso.

Confira o que você vai aprender sobre 2FA neste artigo:

  • O que é 2FA?
  • Por que o 2FA é tão importante?
  • Qual aplicativo usar para gerar 2FA?
  • Como ativar o código 2FA?
  • Como desativar o 2FA?
  • Gerando código 2FA no Google Authenticator
  • Solucionando problemas comuns com 2FA
  • Perdi meu celular, e agora?

O que é 2FA (Autenticação de 2 fatores)?

A autenticação de dois fatores (2FA) é um recurso de segurança extra para suas contas digitais. Ela garante que a senha não seja a única forma de proteção ao acessar sua conta em algum site ou aplicativo.

O 2FA é um código de 6 números que muda a cada 30 segundos. Ele fica cadastrado em algum dispositivo seu, como um celular, e funciona como uma segunda senha temporária para suas contas digitais.

Ao ativar o 2FA, você deve gerar esse código e informá-lo toda vez que efetuar um login na sua conta. A cada login, um novo código é gerado.

Assim, caso alguém roube sua senha de algum aplicativo, por exemplo, essa pessoa ainda precisaria de ter acesso ao seu celular para obter esse segundo código.

Confira um exemplo de como o 2FA é solicitado no momento de fazer login em uma conta digital:

Tela de login com 2FA ativado
Exemplo de login com autenticação em dois fatores ativada.

Nesse caso, para fazer login, você deverá conectar sua conta a um aplicativo de autenticação de sua preferência. Com isso, em todo login você deverá incluir, além da senha, o código adicional do 2FA.

Nesse vídeo, te contamos mais detalhes sobre o que é 2FA e por que é seguro:

Por que ativar o 2FA é tão importante?

A autenticação de dois fatores é importante por conta da segurança digital das criptomoedas. 

Isso porque, infelizmente, golpes utilizando sistemas eletrônicos são muito comuns, principalmente quando envolvem ganhos financeiros.

Vale destacar que as transações de criptomoedas são irreversíveis e que a Blockchain registra todas as transações de forma segura, porém anônima. Portanto, somente você deve ter acesso às suas senhas, pois caso alguém use seus dados para roubar suas moedas, será praticamente impossível recuperar seus fundos.

Esses golpes podem ocorrer por meio de links falsos e maliciosos, vírus de computador, entre outras formas de scam (golpes online).

Em busca de reforçar a segurança das pessoas que negociam na nossa plataforma, a Coinext utiliza diferentes medidas de cibersegurança para proteger suas criptomoedas, e o 2FA é uma delas.

Para gerar o 2FA e se proteger, você vai precisar de um aplicativo específico para essa função. Saiba mais a seguir:

Qual aplicativo usar para gerar o código 2FA?

Existem diferentes opções de aplicativos que geram código para autenticação em duas etapas. Alguns dos mais conhecidos e recomendados são o Google Authenticator e o Authy.

Você pode procurá-los na sua loja de aplicativos ou baixá-los usando os links a seguir:

Como ativar o código 2FA?

Visando maior segurança para suas criptomoedas, disponibilizamos a autenticação de dois fatores no login da sua conta Coinext.

Para ativar o 2FA na sua conta, é muito simples. Basta seguir esse passo a passo:

Ativando 2FA pelo site da plataforma:

  1. Instale o aplicativo de autenticação de sua preferência no seu celular.
  2. Faça login na sua conta.
  3. Dentro do site da Coinext, acesso o Menu. Depois vá em Segurança / 2FA:
A opção Segurança 2FA se encontram logo após as opções de depositar e sacar
Opção para ativar 2FA no menu do site.
  1. Abra o aplicativo de 2FA que instalou no seu celular.
  2. Leia o código que apareceu na tela da Coinext com seu aplicativo de 2FA.
  3. Em seguida, o aplicativo de 2FA te mostrará um número com 6 dígitos para concluir essa ativação. Basta colar esse número na página da Coinext:
Exemplo de QR Code para ativar o 2FA.
  1. Finalize em “Confirmar” e pronto! Sua conta já estará mais protegida.

Como os números do 2FA mudam a cada 30 segundos, você sempre precisará do aplicativo para ver o código atualizado quando quiser fazer um login.

Por isso, não desinstale o aplicativo após conectá-lo à sua conta. Sempre que for fazer login, acesse o aplicativo autenticador, copie o código exibido e cole no campo de 2FA no momento de entrar na sua conta.

Ativando 2FA pelo aplicativo:

  1. Faça login na sua conta.
  2. Dentro do aplicativo, acesse o Menu (Mais) e depois vá em Autenticação de dois fatores:
Opção para ativar 2FA no menu do aplicativo.
  1. Conecte seu aplicativo de 2FA clicando no botão Abrir qualquer App de autenticação ou colando nele o código exibido na tela.
  2. Em seguida, pegue o número de 6 dígitos gerado no aplicativo de autenticação e cole no aplicativo da Coinext, conforme instruções que vão aparecer na tela a seguir:

Pronto! Ao colar o código gerado no aplicativo de autenticação, o 2FA já está ativado na sua conta.

Lembre-se de não desinstalar o aplicativo após conectá-lo à sua conta. Sempre que for fazer login, você vai precisar acessar o aplicativo do autenticador, copiar o código exibido e colar no campo de 2FA no momento de entrar na sua conta.

Como desativar o 2FA?

Agora, caso queira desativar o 2FA, após acessar a seção Segurança / 2FA, selecione a opção “Não usar 2FA - Two Factor Authentication (NÃO recomendado)”.

Depois, você precisará confirmar o código 2FA antes de concluir a desativação.

Destacamos mais uma vez que recomendamos fortemente manter a verificação em duas etapas ativada na sua conta, pela própria segurança dos seus ativos digitais.

Gerando código 2FA no Google Authenticator

Após baixar e instalar o aplicativo do Google Authenticator no seu dispositivo, siga esses passos:

  1. Após entrar na sua conta Coinext, vá em Menu, depois em Segurança / 2FA (pelo site) ou em Autenticação de dois fatores (pelo app) para gerar um QR Code.
  2. Depois, abra o aplicativo Google Authenticator. Caso seja seu primeiro acesso ao app, siga o tutorial clicando em “Primeiros passos”.
  3. Você precisará usar a câmera do seu celular para digitalizar o código QR que foi gerado no passo 1. Para isso, selecione Ler código QR. Caso não consiga usar a câmera, clique em Inserir chave de confirmação para colar o código de verificação manualmente.
  1. Depois disso, o Authenticator começará a gerar códigos 2FA para sua conta.

Como solucionar problemas comuns com 2FA

Se por acaso tiver problemas com o 2FA, apresentamos algumas soluções para problemas comuns que resolvem a maioria dos casos de erro. Se esse for o seu caso, confira os seguintes pontos:

  • Horário do seu dispositivo: Verifique se a hora do seu celular está sincronizada com o fuso horário local. Se não, corrija as horas nas configurações do seu dispositivo.
  • Reinicie o aplicativo de 2FA: Se a hora estiver certa, feche o aplicativo de 2FA, que pode ter ficado aberto em segundo plano e acabou perdendo a sincronia. Ao encerrá-lo e abri-lo novamente, o código atualizado vai aparecer.
  • Sincronize o aplicativo de 2FA: Se ainda assim o problema persistir, alguns aplicativos de 2FA dão a opção de sincronizar. Vá até as configurações dentro do aplicativo e busque por "Sincronizar" ou opção parecida.

Perdi meu celular, e agora?

Alguns aplicativos de 2FA, como o Authy, permitem que você tenha um backup de todas as contas que você salvou nele.

Com isso, caso você perca seu celular ou precise trocar de aparelho, você pode baixar o aplicativo novamente no novo e já ver todas as contas anteriormente configuradas.

Mas caso você não tenha mais acesso ao seu aplicativo de 2FA conectado à sua conta Coinext, é possível fazer um procedimento de recuperação de acesso por perda de 2FA via Suporte. Assim, conseguimos fazer a desativação manualmente.

Desse modo, mesmo que você não tenha o código mais, você conseguirá acesso à conta. Mas vale lembrar que, para isso, você precisa já ter enviado sua documentação pessoal para validar a identidade. Nesse caso, conte com a ajuda do suporte da Coinext!

Essas são algumas das várias medidas de segurança que você pode tomar para tornar sua rotina de investimentos em criptoativos mais saudável.

No vídeo a seguir, te contamos um pouco mais sobre por que é seguro investir em ativos digitais na Coinext. Confira:

Para mais conteúdos educativos sobre segurança em cripto, continue acompanhando nosso Blog, YouTube e Coinext Educação.

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria