O que você sabe sobre uma chave privada de criptomoedas? Conhece sua importância, as diferenças entre chaves públicas e privadas, como manejá-las e os motivos de utilizar na hora de investir em criptos?
As chaves têm a ver com o endereço dos criptomoedas e a forma de movimentação financeira. Emitidas em pares, uma chave pública e outra privada, elas servem para localizar, registrar e dar acesso ao criptoativo na rede Blockchain, na carteira de criptomoedas tornar as movimentações possíveis.
Formadas por um conjunto de letras maiúsculas, minúsculas e números, as chaves são sempre únicas, nunca repetidas, e a chave privada deve pertencer e ser conhecida somente pelo usuário.
Dá uma olhada no que vamos falar no artigo a seguir:
- O que é uma chave privada de criptomoedas?
- Qual é a importância das chaves privadas?
- Diferença entre chave pública e privada
- Como obter uma chave privada?
- Onde guardar as suas chaves privadas?
- O que acontece se alguém perder a chave privada?
O que é uma chave privada de criptomoedas?
Chave privada é o nome dado à sequência de letras e números criptografada, também chamada de conjunto alfanumérico, que possibilita que traders e investidores realizem a gestão de criptoativos — incluindo altcoins, stablecoins e tokens de infraestrutura como os relacionados ao ecossistema dePIN (Decentralized Physical Infrastructure Networks). A seguir, vamos apresentar detalhes sobre essa chave privada de criptomoedas, bem como sua importância e diferença para uma chave pública.
Qual a importância das chaves privadas para investir em criptos?
A chave privada é a única forma de garantir que o usuário é o proprietário de determinada criptomoeda ou token. Somente através dessa chave é possível armazenar a criptomoeda e ter acesso ao seu endereço, além de possibilitar realizar as movimentações e gastos com o ativo através do código alfanumérico. Portanto, é a chave privada que dá o poder de localização e armazenamento da moeda ao usuário e, por isso, é tão importante que somente ele saiba esse código.
Diferença entre chave pública e privada
A chave pública tem como função ser a localização das moedas digitais tanto para o usuário proprietário quanto para outros usuários e sistemas que vão negociar os criptos com o investidor.
Isso significa que a chave pública permite que outras pessoas tenham acesso ao histórico da moeda, pois essa chave fica registrada na rede Blockchain.
A chave privada, em contrapartida, serve para o armazenamento da criptomoeda e comprovação de que a cripto pertence ao usuário. Portanto, ela é de posse individual, e é ela que fica guardada nas carteiras virtuais.
Para exemplificar essa situação, vamos utilizar o Bitcoin. Todos podem ver quando um Bitcoin é comprado por meio da chave pública, mas só o detentor da chave privada pode de fato realizar uma transação com esse Bitcoin.
Como obter uma chave privada de criptomoedas?
Existem maneiras simples de criar as chaves dos ativos. Geralmente elas são criadas automaticamente ao comprar as criptos pelo próprio sistema em que o usuário utiliza, e a wallet (uma carteira de Bitcoin ou outra criptomoeda) pode gerar as chaves assim que a operação ocorre.
Além dessa forma, é possível também usar sites confiáveis como o WalletGenerator ou o Bitaddres, e gerar os códigos por conta própria. Sites como esses têm o sistema de chaves offline, as chamadas “carteiras frias”, arquitetadas para proteger os usuários de hackers e malwares.
Onde guardar as suas chaves privadas?
Como mencionado anteriormente, as carteiras virtuais são uma maneira de armazenar as chaves privadas. A carteira virtual é um tipo de carteira quente, mas o usuário pode ainda optar por um tipo de carteira fria para armazenar suas chaves.
A carteira quente consiste no sistema de armazenamento em que os criptos ficam guardados online, e por isso pode não ser tão seguro quanto o sistema de carteira fria.
Isso porque a carteira fria vai guardar as chaves privadas de modo offline, podendo funcionar através de um pendrive, por exemplo, o que mantém os códigos seguros e longe de ameaças de hackers e malwares.
Veja também: Quais são as melhores criptomoedas para iniciantes?
O que acontece se alguém perder a chave privada?
A perda da chave privada implica na impossibilidade de acesso à carteira e, consequentemente, na impossibilidade de acesso às criptomoedas do usuário. Porém, o que antes não tinha solução agora começa a ter uma luz no fim do túnel. Sem acabar com a questão mais importante, que é a alta segurança da operação de chaves, o sistema de carteira Sovereign Wallet trabalha com a “prova de conhecimento zero”, que permite que seu aplicativo seja baixado em outro smartphone, se necessário, e, através de uma chave de segurança com senha e PIN, que são armazenados no servidor da rede, o usuário pode recuperar suas chaves.
Vale ressaltar que essa prática ainda não é comum, então perder a chave privada comumente significa que o usuário perde também suas criptomoedas. Por isso, é recomendado que serviços de corretoras confiáveis e formas mais seguras de armazenamento sejam utilizadas.
Além disso, é fundamental redobrar a atenção com golpes de criptomoedas, como scams que prometem lucros fáceis e pirâmides financeiras disfarçadas de projetos legítimos, pois esses esquemas muitas vezes se aproveitam da inexperiência dos usuários e da complexidade do ecossistema cripto para roubar ativos digitais. Segurança e informação são aliados essenciais para proteger seu investimento.