As inteligências artificiais (IA) generativas cresceram em popularidade a partir de 2023 com a disseminação do ChatGPT e outros modelos. A tecnologia de IA está impactando diversas indústrias, especialmente os mercados financeiros.
Entenda como a IA pode ser utilizada para realizar investimentos, especialmente no mercado de criptomoedas.
É possível usar IA para investir em criptomoedas?
As IAs estão presentes nos mercados financeiros há várias décadas. A BlackRock, a maior gestora financeira do mundo, conta com a Aladdin, uma IA que foi lançada no final dos anos 80. Aladdin significa Asset, Liability, Debt, and Derivative Investment Network, refletindo a natureza financeira da IA.
Desde então, as IAs vêm se desenvolvendo de forma significativa, auxiliando empresas financeiras e gestores a tomar decisões de investimento. As inteligências Artificiais podem ser utilizadas para diferentes finalidades no contexto financeiro, incluindo:
Busca de informações
Elas são uma revolução para as pesquisas online. São capazes de fornecer informações precisas sobre assuntos variados de forma muito mais eficiente que os mecanismos de busca convencionais.
Sugestão de investimentos
As Inteligências Artificiais (IA) podem ser utilizadas para fornecer indicações de investimento. Esta análise pode ser baseada no perfil de risco do investidor, bem como nas suas expectativas.
Boots de IA
Existem boots de IA capazes de realizar negociações de forma automática. Estes boots podem incorporar variadas estratégias de técnicas de negociação.
Identificação de padrões
As IAs são excepcionais em identificar padrões e tendências. Por conta deste fator, elas estão sendo muito utilizadas em diferentes campos, como a Análise Gráfica.
Análise preditiva
Elas podem ser utilizadas para prever cenários futuros, o que inclui a previsão de movimentos financeiros.
Como usar a IA para investir em cripto?
Mas afinal, como utilizar as IAs para investir no mercado de criptomoedas? Entenda como isto pode ser feito de forma específica.
Seleção de criptos
Elas podem ser utilizadas para montar um portfólio de criptomoedas. O investidor pode informar a diferentes modelos de IA qual é o seu perfil de tolerância ao risco, bem como sua expectativa de retorno.
O texto abaixo é um exemplo de interação com o ChatGPT:
— Monte uma carteira de criptomoedas, bem como a alocação percentual para cada uma. Sou um investidor de 25 anos, com apetite para risco médio. Tenho a expectativa de triplicar meu retorno em quatro anos.
Resposta do ChatGPT:
“Bitcoin (BTC) – 40%
- Justificativa: Bitcoin é a criptomoeda mais estabelecida e pode atuar como uma reserva de valor em sua carteira.
Ethereum (ETH) – 30%
- Justificativa: Ethereum é a segunda maior criptomoeda e tem grande potencial devido à sua plataforma de contratos inteligentes e dApps.
Binance Coin (BNB) – 10%
- Justificativa: Binance Coin é a criptomoeda da Binance, uma das maiores exchanges do mundo, e tem uso em diversas aplicações dentro do ecossistema Binance.
Polkadot (DOT) – 8%
- Justificativa: Polkadot tem uma proposta inovadora de interoperabilidade entre blockchains, o que pode proporcionar um crescimento significativo.
Chainlink (LINK) – 6%
- Justificativa: Chainlink é um projeto de oráculo que conecta contratos inteligentes com dados externos, essencial para muitos dApps.
Cardano (ADA) – 4%
- Justificativa: Cardano é um projeto promissor com um foco em segurança e escalabilidade, e tem mostrado crescimento constante.
Solana (SOL) – 2%
- Justificativa: Solana é conhecida por sua alta velocidade de transações e baixas taxas, o que a torna uma plataforma atraente para dApps e finanças descentralizadas.”
Como pode ser observado, as inteligências artificiais podem fornecer carteiras específicas para cada investidor. Naturalmente, as IAs não são capazes de fornecer respostas extraordinárias, nem garantias de ganhos. No entanto, elas podem ajudar o investidor a orientar suas decisões de investimento.
Gerenciamento de riscos
Além da seleção de ativos, as IAs podem ser utilizadas para gerenciar os riscos do mercado. A IA pode ser capaz de escolher o melhor momento para realizar lucro, diversificar ou diminuir a exposição a um determinado setor, ou ativo financeiro.
Para isso, é preciso que o investidor municie a IA utilizada com o maior número possível de informações, para que ela possa encontrar a melhor estratégia para mitigar o risco.
Carteiras Inteligentes
As carteiras inteligentes utilizam IA para tomar decisões de negociação. Normalmente, essas carteiras analisam grandes volumes de dados para tomar as decisões, que podem ou não ser ajustadas ao perfil de investimento de cada investidor.
Vale a pena investir em Carteiras Inteligentes?
Investir em carteiras inteligentes pode ser uma boa estratégia. Esta é uma forma de automatizar as operações, ajustada ao perfil do investidor. Em especial, pode ser relevante encontrar carteiras inteligentes com um histórico de negociações positivo.
Conheça as Carteiras Inteligentes, disponíveis na Coinext. Tenha acesso a negociações automáticas com rentabilidade acima da média.
Quer saber mais sobre criptomoedas? Acesse nosso blog e saiba mais!