Melhores criptomoedas para 2022 (segundo semestre)

Quais são as melhores criptomoedas para 2022? Apresentamos 5 alternativas que podem ser consideradas criptomoedas promissoras para o segundo semestre do ano.

Equipe Coinext
24/6/2022
Melhores criptomoedas para 2022 (segundo semestre)
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

O universo dos criptoativos enfrentou alguns meses desafiadores. Com ativos cada vez mais relacionados à economia mundial, mesmo as melhores criptomoedas do mercado sofreram impactos de eventos como o aperto da política monetária internacional, a incerteza sobre o conflito envolvendo Rússia e Ucrânia e a inflação global em alta.

Dessa forma, diferentemente do que vimos em 2021, encontrar as melhores criptomoedas para investir é ainda mais importante. Afinal, é preciso escolher aqueles ativos que tendem a apresentar menos volatilidade, segurança e também que possuem mais condições de recuperação.

Para facilitar esse processo e para permitir que, em 2022, você consiga entrar nesse mercado e aproveitar todas as oportunidades, vamos apresentar as criptomoedas que podem ser consideradas promissoras. Mas antes, vamos traçar um panorama sobre os primeiros meses do ano e sobre o que está acontecendo com os criptoativos.

O que está acontecendo com o mercado de criptomoedas em 2022?

Os primeiros 6 meses do ano foram de grande desafio para investidores que possuem ativos de renda variável em carteira, isso inclui o Bitcoin e todas as outras criptomoedas.

Alguns fatos e eventos históricos que marcaram o mundo em 2022, como o conflito no Europa, o protesto dos caminhoneiros no Canadá e o colapso de projetos do mercado cripto como a Terra (LUNA e UST). Esses fatos colocaram à prova o potencial das criptomoedas na carteira dos investidores e levantaram questões sobre o inverno cripto.

Apesar de todo o cenário negativo que vem se apresentando neste ano, os analistas reforçam que qualquer mercado passa por ciclos e com as criptomoedas não é diferente, sendo que em momentos de queda surgem grandes oportunidades para os cripto investidores.

Melhores criptomoedas para o segundo semestre de 2022

Agora que o que aconteceu nesses primeiros seis meses está claro, vamos à parte prática. Separamos as 5 moedas que podem ser promissoras para o segundo semestre de 2022, sobretudo para quem possui objetivos de médio/longo prazo.

É preciso ressaltar que esse conteúdo não é uma recomendação de investimento. Antes de realmente investir em alguma dessas alternativas ou mesmo realizar operações de trade, é necessário realizar uma análise detalhada. Assim, a dica é entender os fundamentos do ativo, olhar o mercado e colher informações para ter certeza de que essa escolha realmente é compatível com o seu perfil de investimento.

Melhores criptomoedas para 2022 - imagem com ilustrações das principais criptos

Afinal, ao investir em criptomoedas você precisa considerar os riscos envolvidos e entender como gerenciá-los. Com esses detalhes esclarecidos, vamos às 5 criptos que você deve ficar de olho no segundo semestre de 2022:

1. Bitcoin (BTC)

É impossível começarmos a lista das melhores criptomoedas para o segundo semestre de 2022 sem falarmos sobre o Bitcoin, que permanece com os fundamentos intactos. O BTC continua sendo a principal criptomoeda, possui o maior nível de descentralização e segurança em relação às Blockchains existentes, seu código continua inalterado, ou seja, não pode ser manipulada por nenhum governo ou entidade.

Além disso, a emissão de novas moedas continuará diminuindo ao longo do anos, inclusive com data definida para acabar, tornando o Bitcoin a criptomoeda mais escassa do mercado.

É verdade que o BTC vem sofrendo com todo este cenário macroeconômico que vem se desenhando ao longo de 2022. Principalmente com a atual política de aperto monetário aplicada pelos Estados Unidos, que pressiona as demais economias do mundo a fazerem o mesmo, escasseando o capital para investimentos de risco e impactando no preço dos criptoativos.

Mas, como dito anteriormente, o mercado anda em ciclos e neste momento existe a possibilidade de muitos investidores aumentarem suas posições no Bitcoin, acreditando em seus fundamentos e em um novo ciclo de alta nos próximos anos.

Um dado importante que reforça esta tendência de acumulação do Bitcoin tem a ver com o aumento no número de endereços de BTC que passaram a possuir mais de um Bitcoin em carteira. Somente nesta queda de junho, mais de 13 mil novas carteiras atingiram o primeiro BTC inteiro, mostrando que esta oportunidade já foi vista por outros investidores, indicando que o Bitcoin deve continuar seguindo no radar do investidor para a sequência do ano.

Ademais, a oportunidade de comprar Bitcoin hoje por um preço mais baixo também deve ser destacada. O BTC está cada vez mais inserido na sociedade e sua utilização cresce a cada dia, assim, é difícil pensar que não vamos acompanhar um movimento de valorização.

Invista em Bitcoin de um jeito prático e mais seguro.

2. Ethereum (ETH)

A rede Ethereum também possui um bom domínio no mercado, principalmente nos segmentos de DeFi e Smart Contracts, tornando o Ether cada vez mais valioso no mercado cripto. Apesar da criptomoeda registrar uma correção de 72% entre janeiro e junho de 2022, a comunidade continua na expectativa da mais importante atualização de sua rede.

O The Merge deve acontecer neste segundo semestre de 2022 e será um marco para a Ethereum, afinal, tende a tornar a rede mais rápida e barata para os usuários, fazendo elevar o potencial de valorização da criptomoeda após este ciclo de baixa atual.

Além dessa atualização, outro ponto que serve como base para colocarmos à Ethereum na lista das melhores criptomoedas para 2022 é o crescente número de tokens, projetos e protocolos criados na rede. Ela é ainda a principal alternativa para desenvolvedores, sobretudo devido à possibilidade de utilização de tokens ERC-20.

Os analistas consideram prudente para o investidor colocar o ETH como uma das criptomoedas que compõem sua carteira de investimentos visando o longo prazo, visto que a Ethereum deve continuar crescendo nos próximos anos. Lembrando que o investidor deve fazer suas análises antes de realizar qualquer investimento, avaliando se realizar aportes em algum determinado criptoativo faz sentido para sua tese de investimentos.

Invista em ETH sem abrir mão da segurança.

3. Chainlink (LINK)

Em momentos de crise no mercado cripto, como o que vem acontecendo em 2022, é importante para o investidor ficar de olho nos projetos que dominam um determinado segmento do mercado. Citamos a Ethereum que é referência nos contratos inteligentes e finanças descentralizadas. No caso da Chainlink seu domínio é referente aos oráculos descentralizados que ligam as informações do mundo físico ao digital.

Em momentos de crise no mercado cripto como o que vem acontecendo em 2022 é importante para o investidor ficar de olho nos projetos que dominam um determinado segmento do mercado. Citamos a Ethereum que é referência nos contratos inteligentes e finanças descentralizadas, no caso da Chainlink seu domínio é referente aos oráculos descentralizados que ligam as informações do mundo físico para o digital.

Além de ser líder no segmento de oráculos descentralizados, o que torna o token LINK um dos mais promissores do mercado para o longo prazo é a implementação do novo programa de staking do projeto, que se chama Chainlink Economics 2.0. 

Esse projeto tem a missão de aumentar as garantias de segurança do usuário dos serviços e melhorar o funcionamento da rede. Com previsão de lançamento para o final de 2022, essa notícia elevou o potencial da Link para a sequência do ano.

A tendência é que a demanda por LINK cresça nos próximos meses, uma vez que os investidores que buscam renda passiva em projetos mais conhecidos do mercado devem aumentar suas posições no token, aumentando a pressão compradora de LINK no mercado, que pode resultar na valorização do criptoativo ao longo do tempo.

Vale lembrar que não é possível afirmar que um ativo vai valorizar. As projeções servem para termos uma ideia sobre as possibilidades e também para servirem de base para sua análise. Assim, caso o projeto de Chainlink Staking seja um sucesso, é bem provável que esse cenário seja alcançado.

LINK e todas criptomoedas promissoras estão disponíveis.

4. Uniswap (UNI)

A maior corretora descentralizada do mercado, tanto em volume transacionado quanto em market share, com cerca de 70% da fatia total deste segmento, a Uniswap é a principal DEX utilizada pelos grandes fundos de investimento que operam no mercado DeFi. Isso torna o token UNI um dos mais promissores do mercado cripto pensando no seu crescimento no longo prazo.

Um ponto importante que reforça a tese de valorização deste projeto é a busca pelo crescimento constante da DEX no mercado. Recentemente, a Uniswap Labs, desenvolvedora da Uniswap, anunciou a expansão de novos produtos para incluir NFTs e tokens ERC-20 na corretora. Além disso, a desenvolvedora realizou a compra da Genie, o primeiro agregador de NFT do mercado, indicando que a Uniswap deve entrar forte nesse segmento nos próximos meses.

Mesmo com a queda recente do mercado, a UNI pode ser considerada um token interessante para fazer parte do portfólio, buscando uma diversificação de carteira. Lembrando sempre que essa análise deve ser feita pelo próprio investidor para verificar se o investimento faz sentido de acordo com o seu perfil.

Diversifique sua carteira cripto com UNI.

5. Polygon (Matic)

Durante um cenário de mercado em correção, é interessante buscar projetos com potencial de recuperação e crescimento após passarmos por esse momento negativo. Nesse contexto, a MATIC é um projeto que deve ser avaliado, afinal, as notícias e eventos indicam uma possível valorização da cripto no médio/longo prazo.

O CEO da Polygon anunciou em maio uma parceria com a Meta (Facebook) para a criação de NFTs. Essa indústria está em processo de amadurecimento e muitos players do mercado estão investindo no segmento.

Isso faz com que seja possível imaginar que esse mercado irá crescer e atingir o grande público. Dessa forma, será ainda mais essencial a utilização de redes Blockchain como a da Polygon, que oferece soluções de escalabilidade e taxas de transação baratas.

Além disso, essa é uma rede de segunda camada da Ethereum. A ideia é que vários aplicativos já existentes na rede Ethereum possam ser replicados dentro da Polygon, aumentando drasticamente sua usabilidade no mercado.

Vale ressaltar também que o projeto tem realizado ações a favor do meio ambiente. Em no seu blog oficial, a empresa revelou que alcançou a neutralidade de carbono de sua rede após a compra de US$400 mil em créditos de carbono, que é o valor suficiente para neutralizar as emissões de CO2 desde que a rede Matic foi criada em 2019. Esta notícia teve um impacto positivo na comunidade cripto e o token MATIC disparou mais de 52,4% em apenas sete dias após o anúncio ocorrido em junho.

Quer saber mais sobre Polygon (MATIC)? Veja o vídeo que preparamos com tudo que você precisa saber antes de investir nessa cripto.

Ainda sobre as melhores criptomoedas para 2022

O que você achou dessas moedas? Acha que elas realmente devem estar na lista das melhores criptomoedas para a sequência de 2022?

Vale destacar que o mercado é marcado pela volatilidade, dessa forma, é possível que esse cenário mude em poucos instantes. Porém, algumas criptomoedas ainda continuam com fundamentos intactos e seguem como boas alternativas.

Para você ter ideia, em dezembro de 2021, preparamos um vídeo sobre as melhores criptomoedas para 2022 e nesse vídeo incluímos também Cardano (ADA) e Decentraland (MANA). Essas criptos continuam em destaque, porém, as que apresentamos hoje são mais atuais.

Veja o vídeo e entenda o que mudou em 6 meses:

Invista nas principais criptomoedas do mercado. Abra sua conta na Coinext.

Melhores criptomoedas para iniciantes

O interesse pelas criptomoedas em 2022 aumentou de forma significativa. Mesmo diante de um cenário de queda e de bear market, vemos aumentar o número de investidores interessados em contar com esses ativos em sua carteira.

Assim, investidores que estão chegando agora nesse universo precisam entender que, embora seja muito seguro, simples e rápido realizar esse investimento, é preciso buscar conhecimento para entender o mercado, os ativos e as estratégias para gerenciar riscos e investir de forma mais segura.

Por isso, nós também preparamos um conteúdo com as melhores criptomoedas para iniciantes. Nesse vídeo, explicamos os detalhes de cada ativo. A lista é composta pelos seguintes criptoativos:

  1. Bitcoin (BTC)
  2. Ethereum (ETH)
  3. Tether (USDT)
  4. Binance Coin (BNB)

Diversificação é essencial para investir em criptomoedas

Antes de finalizarmos esse conteúdo sobre as melhores criptomoedas para 2022, precisamos destacar a importância da diversificação.

Falamos sobre os acontecimentos que marcaram o ano, porém, se o assunto fosse os principais aprendizados de 2021, com certeza, falaríamos sobre como é necessário contar com uma estratégia de diversificação.

Você já deve ter entendido que o mercado é volátil. Portanto, é necessário conhecer e gerenciar os riscos de seus investimentos e de seus trades. Para isso, diversificar é o melhor caminho.

Ter mais de uma criptomoeda em sua carteira faz com que você não dependa exclusivamente de um ativo. Assim, em momentos de baixa de um, você pode contar com a valorização de outro.

Aqui na Coinext, você encontra conteúdos para aprender essas técnicas e a plataforma que permite que você opere de um jeito prático e eficiente, aproveitando todas as vantagens e oportunidades do mercado para investir nas melhores criptomoedas em 2022.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback