Moedas digitais: o que são, tipos e como investir com segurança

O que são moedas digitais? Quais os principais tipos que existem no mercado hoje? Confira tudo isso e aprenda a investir em criptomoedas de forma segura.

Redação Coinext
Última atualização:
1/8/2023
Criptomoedas

As moedas digitais, também conhecidas como criptomoedas, não são novidade para quem acompanha as inovações do mercado. Entre Bitcoin, Ethereum e tantos outros criptoativos, você provavelmente já se deparou com esse termo em algum momento.

Mas você realmente sabe o que são moedas digitais? Conhece os principais tipos que existem hoje em dia? Continue a leitura porque hoje vamos te contar tudo isso e explicar como investir em criptomoedas com segurança.

Você vai aprender:

  • O que são moedas digitais?
  • Como as moedas digitais funcionam?
  • Quais as principais moedas digitais?
  • Como investir em moedas digitais com segurança?

O que são moedas digitais?

Moedas digitais, criptomoedas ou criptoativos, são moedas emitidas, armazenadas e trocadas de forma completamente digital e protegida por criptografia.

Criptoativos incluem uma gama ainda mais ampla de ativos digitais financeiros, que geram uma representação digital dos valores transacionados. Dentro dessa categoria, estão incluídos os tokens.

No vídeo a seguir, você entende melhor a diferença entre token e criptomoeda. Confira:

Como as moedas digitais funcionam?

As moedas digitais podem ser transferidas entre pessoas livremente, sem a intermediação ou controle de uma entidade central, como bancos e governos. A emissão das moedas digitais e verificação das transações é feita por meio de uma tecnologia chamada Blockchain.

A Blockchain funciona como um grande livro-caixa público, onde são registradas todas as transações de forma rápida, segura e descentralizada. Essa rede é mantida por computadores conectados ao redor do mundo, que fazem o processo de validação através de códigos criptografados.

Nesse sentido, não há a necessidade de uma lei ou empresa que estabeleça ou garanta um valor de mercado. Por isso, a cotação das moedas digitais é determinada única e exclusivamente pela livre oferta e demanda do mercado.

Achou difícil lidar com tantos conceitos novos? Não se preocupe, porque no vídeo a seguir, você compreende como a Blockchain funciona de forma bem fácil, entre outros termos que mencionamos:

Quais as principais moedas digitais?

Confira agora quais são as principais moedas digitais do mercado cripto:

Bitcoin (BTC)

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda a se consolidar mundialmente e a maior moeda digital do mercado hoje, apresentando o maior nível de segurança e descentralização em meio às demais Blockchains.

Isso significa que seu código e transações não podem ser manipulados por nenhum governo ou entidade, o que diminui as chances dessa criptomoeda sofrer no longo prazo com eventuais notícias ou crises envolvendo empresas privadas e seus fundadores, além de outros problemas enfrentados por moedas estatais, como a inflação.

Por esses motivos, o Bitcoin é a moeda digital mais segura tanto para quem está começando agora no mercado cripto, quanto para quem já investe há mais tempo.

Nesse vídeo, o CEO da Coinext, José Artur Ribeiro, te conta mais sobre as vantagens de investir em Bitcoin:

Ethereum (ETH)

A Ethereum é a escolha número um entre desenvolvedores que buscam criar seus próprios criptoativos dentro de uma Blockchain.

Por isso, a rede é protagonista no setor das finanças descentralizadas e abriga grande parte dos aplicativos descentralizados do universo cripto. Esses projetos incluem, NFTs, metaversos e jogos em Blockchain.

Saiba mais sobre Ethereum e sua moeda digital Ether nesse vídeo:

Tether (USDT)

O Tether (USDT) é um tipo de moeda digital conhecido como stablecoin. As stablecoins são criptomoedas lastreadas em algum outro ativo, como moedas fiduciárias, metais preciosos ou outros ativos digitais.

No caso do Tether, cada 1 USDT corresponde a 1 dólar, mantendo o preço da moeda mais estável do que os outros tipos de criptomoedas, cujo valor varia muito mais.

Por isso, o USDT é muito usado por investidores como estratégia de dolarização digital do patrimônio.

Quer entender melhor como funciona a estabilidade dessa moeda digital? Então confira esse vídeo que preparamos sobre Tether:

Binance Coin (BNB)

A BNB foi criada pela corretora Binance na Blockchain da Ethereum, com o intuito de oferecer vantagens aos clientes que possuíssem essa moeda digital.

Com o tempo, foi desenvolvida sua própria Blockchain, a Binance Smart Chain (BSC), à medida que a BNB crescia em adoção, ocupando hoje o 4º lugar no ranking de capitalização de mercado.

Ripple (XRP)

A Ripple é uma plataforma que permite fazer pagamentos rápidos, seguros e de baixo custo entre pessoas e instituições.

A moeda digital da Ripple é a XRP, usada para fornecer liquidez para os bancos e agentes financeiros, permitindo que a Ripple funcione como uma rede global de liquidação.

Mais de 100 empresas ao redor do mundo já usam o sistema da Ripple para suas transações, como uma alternativa mais barata e rápida do que os sistemas de pagamentos tradicionais.

Com o tempo, a XRP passou a chamar mais atenção também de investidores. Para aprender mais sobre essa criptomoeda, confira o vídeo a seguir:

Como investir em moedas digitais com segurança?

A forma mais fácil e segura de investir em moedas digitais para quem está começando é por meio de uma corretora de criptomoedas.

As corretoras ou exchanges são empresas que fazem todo o processo de intermediação das transações entre as partes envolvidas e disponibiliza sua própria carteira virtual para armazenamento das suas criptomoedas de forma segura.

A exchange também conta com uma plataforma completa para realizar diferentes tipos de operações, gráficos, dados e funcionalidades importantes que auxiliam os investidores no momento da operação.

Outra forma possível de comprar criptomoedas é pela opção P2P, do inglês “peer to peer”, ou “de pessoa para pessoa” em português. Essa é uma forma de comprar e vender criptomoedas diretamente com a outra parte interessada.

Mas nesse caso, não existe um intermediário, como uma corretora, e a transação P2P ocorre somente baseada na confiança entre as partes envolvidas. Por isso vale destacar o risco da não garantia de que você de fato receberá suas criptos ou seu dinheiro como combinado.

Nesse vídeo, você descobre mais especificamente as vantagens de investir na Coinext, premiada como uma das melhores exchanges do Brasil:

Conheça seu perfil de investidor

Antes de seguir seu caminho no investimento em moedas digitais, faça uma análise individual para te auxiliar na tomada de decisão mais adequada e coerente para você desde os primeiros reais investidos em criptomoedas.

Isso porque existem diferentes tipos de criptoativos, alguns mais arriscados do que outros. Para você ter uma ideia, destacamos 5 criptomoedas que iniciantes precisam conhecer nesse vídeo:

Então, antes de qualquer compra, analise seu próprio perfil de investidor e objetivos, o ativo que está buscando, trace seu planejamento e lembre-se de manter-se fiel à própria estratégia.

Invista em moedas digitais com segurança na Coinext

Agora que você já entende o que são moedas digitais, o próximo passo é realizar com cautela a análise individual que acabamos de mencionar.

E na hora de decidir onde comprar suas primeiras moedas digitais, conte com a Coinext! E para começar, é bem simples. Basta seguir esse passo a passo para fazer seu cadastro e poder negociar na Coinext:

  1. Abra sua conta grátis: É rápido, simples e seguro. Preencha e valide seus dados em poucos cliques.
  2. Ative sua conta: Realize um depósito de sua própria conta em um banco para ter saldo para comprar moedas digitais em sua conta Coinext. Esse processo também é rápido e seguro, e pode ser feito via PIX ou TED.‍
  3. Operar na plataforma: Aguarde seu saldo cair para comprar e vender criptomoedas. Então escolha o ativo desejado e realize a operação.

E lembre-se: é preciso aprender antes de investir, sabendo bem o que está fazendo. 

Portanto, estude o mercado para investir com confiança e consciência. Na Coinext, disponibilizamos conteúdos no Blog, Área de Educação e Youtube que vão te ajudar a tirar suas dúvidas.‍

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Redação Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria