Indicador Momentum: Como avaliar o momento exato?

Conheça o Indicador Momentum, muito utilizado para avaliar o momento exato para se realizar uma compra ou venda. Entenda como é feito.

Por
Equipe Coinext
19/7/2021
 Indicador Momentum: Como avaliar o momento exato?

Vamos compreender um importante indicador da análise técnica, o Momentum, que te permitirá analisar os melhores momentos de compra e venda de um determinado ativo. Mas afinal, o que é a análise técnica e porque ela funciona?

A análise técnica é um ramo das finanças que estuda o comportamento gráfico, indicadores, histórico e padrões de preço para a tomada de decisão de compra e venda de um determinado ativo. Essa metodologia se diferencia da análise fundamentalista, que consiste em se estudar os fundamentos de um ativo, ou da empresa emissora do ativo, para realizar um investimento.

Apesar de diferentes, as duas estratégias são válidas, e se possível, o ideal é utilizá-las em conjunto para a tomada de decisão por parte dos investidores. E hoje, vamos compreender o Indicador de Momentum, que certamente será uma ferramenta importante para te auxiliar nas suas negociações.

Mas afinal, a análise técnica funciona? Estudos sobre o assunto apontam que a taxa de acerto de previsões de preços com esta metodologia varia entre 60% a 90%, a depender da estratégia e indicadores analisados.

De fato, é um percentual de acertos muito interessante, e pode te ajudar a ganhar mais dinheiro com seus investimentos. Claro, outros fatores, como controle emocional, gestão de riscos e proteção de patrimônio também são de extrema importância e irão impactar nos seus resultados.

Confira os tópicos do artigo de hoje:

  • Indicador Momentum: Como avaliar o momento exato?
  • O que é o indicador Momentum?
  • Como usar o Momentum na Análise Técnica?
  • Divergências do Momentum
  • Divergência de Alta
  • Divergência de Baixa

Leia mais:

O que é o Indicador de Momentum?

O indicador de momento aponta para a velocidade mediana na qual os preços estão em mudança. O seu criador é um dos pais da análise técnica, John J. Murphy, confira a definição original: “O Momentum de mercado é medido por meio da diferença no preço em um determinado período de tempo.”

Para criar uma linha de Momentum de, por exemplo, 10 dias, basta subtrair o preço de fechamento de 10 dias atrás, do último preço de fechamento. Este valor, seja positivo ou negativo, é então marcado em um gráfico ao redor da linha de zero. A fórmula para o Momentum é:

M = V – Vx

Onde V é o último preço de fechamento, e Vx é o preço de fechamento de x dias atrás.

Deste modo, o momentum indica a força de compra ou venda relativa de um determinado ativo em um certo espaço de tempo. Por mais complicado que isso soe, a utilização desse instrumento é muito mais simples na prática. Vamos entender como aplicar isso nas suas análises.

Como usar o Momentum na análise técnica?

Vamos pegar por exemplo o par BTC/USD para observar o comportamento do indicador ao decorrer do último ano no preço do Bitcoin. 


Indicador Momentum  do BTC como interpretar no gráfico
BTC/USD (Imagem: TradingView)

Para visualizar a métrica, procure pelo par BTC/BRL na plataforma web da Coinext, clique na aba ‘Indicators’ e procure por 'Momentum'.

O indicador de momento, indicado pela linha azul no exemplo acima, varia em torno do valor 100, marcado pela linha horizontal vermelha, onde o distanciamento para cima da linha representa um momento de sobrecompra do preço, enquanto a queda abaixo deste valor indicará sobrevenda, um bom momento para novos aportes.

As linhas verdes verticais mostram o momento que precederam quedas no preço do Bitcoin, repare como o momentum se distancia para cima da linha vermelha nestes momentos. Da mesma forma, quando o preço se distancia para baixo, este momento indica uma boa oportunidade para compra.

Repare como o indicador conseguiu prever com precisão as quedas de 20% a 30% no preço do bitcoin durante o mercado de alta de 2020 e 2021. Quem operou compras e vendas com base neste indicador certamente conseguiu ótimos retornos.

Uma consideração importante para o momentum é que ele tende a funcionar mais em mercados de alta do que de baixa, sendo uma boa métrica para se aplicar às bullruns do Bitcoin e demais altcoins, ou quando os preços explodem para cima após o halving, quando a recompensa paga aos mineradores de BTC cai pela metade. 

Normalmente, o momentum é utilizado em conjunto com outros indicadores, como o Índice de Força Relativa (RSI). Isso ocorre pois nenhuma métrica na análise técnica deve ser observada individualmente para se tomar qualquer decisão.



Indicador Momentum do BTC - Relação com a alta dos preços
BTC/USD (Imagem: TradingView)


Repare como existe uma clara semelhança entre o RSI, Índice de Força Relativa e o Indicador de Momentum. Dessa forma, o investidor poderia facilmente observar os momentos em que o mercado está ‘esticado demais’, isto é, quando já houve uma grande valorização nos preços, e que costumam preceder uma queda.

Divergências do momentum

O Indicador de momentum é uma métrica diretamente proporcional ao preço, isso significa que quando o preço sobe, o indicador também tende a subir e vice-versa. Contudo, pode haver momentos de divergência, isso significa que enquanto o preço está subindo o momentum pode estar caindo, ou quando ele está caindo, o preço pode estar subindo. E este movimento possui significado para a análise técnica.

Divergência de alta

A divergência de alta ocorre quando o preço de um ativo está subindo e o seu indicador de momentum está em queda. Este movimento indica um bom momento para vender.

momentum-divergência-alta
Divergência alta (Imagem: TradingView)

Repare como em dois momentos, indicados pelas linhas verdes, o preço do Bitcoin seguia subindo enquanto o momentum estava em queda. Tempos após, o preço do Bitcoin caiu mais de 50% desde a sua máxima histórica.

Divergência de baixa

A divergência de baixa ocorre quando o preço de um ativo está caindo e o momentum está subindo, apontando que este é um momento para encerrar posições vendidas ou realizar novas compras.


divergência-baixa
Divergência de baixa. (Imagem: TradingView)

Após a forte queda do Bitcoin em meados de maio, o preço da moeda continuou em um canal de baixa enquanto o momentum estava subindo. Isso indica que este seria um bom momento para realizar uma nova compra. Até então, esta valorização prevista pelo indicador não ocorreu, mas certamente descobriremos se ele acertou desta vez nos próximos meses.

Contudo, é importante ressaltar que, mesmo que o indicador não acerte desta vez, o ideal é que ele esteja correto a maior parte do tempo, pois nenhuma métrica acertará as previsões 100% das vezes.

Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Coinext.
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Novas moedas na Coinext.
Você até dia 4 de abril.
Serão 5 novas criptomoedas listadas a partir de abril e você pode escolher suas preferidas entre 8 opções.
Vote agora
Feedback