O que são formadores de mercado (Market Makers)?

Confira a seguir o que são os Market Makers e como eles atuam para melhorar a eficiência das plataformas, corretoras e do mercado de forma geral.

Redação Coinext
Última atualização:
19/11/2024
Criptomoedas

Os mercados financeiros são criações humanas que têm duas funções fundamentais: permitir investimentos e fornecer liquidez para negociações de ativos. Dessa forma, os formadores de mercado são participantes essenciais para o funcionamento adequado desses mercados.

Confira a seguir o que são os formadores de mercado e como eles atuam para melhorar a eficiência das plataformas, corretoras e do mercado de forma geral.

O que são market makers?

Os Market Makers são pessoas físicas ou jurídicas que realizam operações financeiras visando o lucro. Essas operações, por sua vez, resultam em uma melhoria geral da liquidez do mercado. O termo "market maker" pode ser traduzido como "formador de mercado".

Liquidez é a facilidade e rapidez com que um ativo pode ser convertido em dinheiro sem afetar seu preço. Por exemplo, o Bitcoin é um ativo altamente líquido, negociado de forma ininterrupta em todos os países, com alto volume de negociação. No entanto, uma corretora específica de bitcoin pode ou não ter liquidez suficiente para intermediar grandes negociações da criptomoeda.

Tipos de market makers

Na prática, todos os participantes do mercado contribuem, de alguma forma, para a formação do mercado. No entanto, os market makers fazem isso de forma consciente e profissional. A seguir, estão alguns tipos diferentes de formadores de mercado.

Arbitro

A arbitragem é uma operação financeira importante e essencial para que os investidores realizem suas transações. O arbitragista pretende buscar diferenças de preço de um determinado ativo financeiro entre diferentes plataformas.

Por exemplo, o Bitcoin pode estar sendo negociado a US$ 60 mil em uma corretora, enquanto é negociado a US$ 62 mil em outra. Na verdade, os criptoativos sempre apresentam pequenas variações de preço em diferentes plataformas. Se duas plataformas têm preços sempre alinhados, elas provavelmente utilizam o mesmo feed de preços.

Por exemplo, é possível analisar o preço do bitcoin e de outros ativos financeiros em diferentes corretoras através do TradingView.

Com base nessa diferença de preço, o arbitragista pode comprar o ativo na corretora com o menor preço e vendê-lo na corretora onde o preço está maior. Dessa forma, ele remove o criptoativo do local onde é mais abundante e o vende onde está sendo mais demandado.

O arbitragista deve estar atento a diversas variáveis para que sua operação seja lucrativa. Ele deve considerar os custos da operação, que incluem taxas de negociação, saque, taxa de transferência on-chain e eventuais impostos.

Além disso, existem riscos associados a esse tipo de operação. Por exemplo, a própria ordem de venda do trader pode ser suficiente para movimentar o preço, fechando o spread. Esse movimento é conhecido como slippage (derrapagem).

A arbitragem é bastante comum em diferentes jurisdições. É comum que arbitragistas atuem fechando a diferença de preços de ativos financeiros entre países. Países com controle de capital costumam ter spreads mais altos do que países com mercados mais livres.

Sam Bankman-Fried, fundador da falida corretora FTX, afirmou que fez fortuna no mercado de criptomoedas operando como trader. Sam, que segue preso nos Estados Unidos, trabalhava comprando bitcoin para vender no Japão, lucrando na época com um alto spread.

A arbitragem também pode ser feita por bots automatizados, que são capazes de realizar essas operações sem intervenção humana.

Traders

Os traders convencionais visam lucrar com operações financeiras de compra e venda. O objetivo final de um trader é comprar em momentos de baixa e vender durante as altas. Dessa forma, os traders são capazes de absorver a pressão de venda durante as quedas e fornecer liquidez durante as altas.

Provedores de liquidez

Alguns market makers trabalham fornecendo liquidez para operações financeiras de terceiros. Estes market makers podem atuar tanto em plataformas centralizadas quanto em protocolos DeFi. Por exemplo, é possível rentabilizar criptoativos por meio de protocolos DeFi, fornecendo liquidez para pools.

Automated Market Maker (AMM)

Automated Market Maker é um termo utilizado para descrever plataformas automatizadas que fornecem liquidez para trocas descentralizadas de ativos. É por meio dos AMMs que as exchanges descentralizadas permitem a troca de tokens. Por sua vez, os provedores de liquidez facilitam essas negociações financeiras, sendo recompensados no processo.

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Autor
Redação Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
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