Bull market e Bear market: Conheça os conceitos

Você já deve ter ouvido falar em Bull market e Bear market, mas sabe o que significam? Entenda os conceitos e os impactos para quem faz investimentos.

Por
Equipe Coinext
4/12/2020
Bull market e Bear market: Conheça os conceitos
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Quem atua no mercado financeiro ou acompanha diferentes ações com certeza já se deparou com os termos Bull Market e Bear Market, ora chamados de Mercado de Touro e Mercado de Urso. De forma bem simples, essas terminologias indicam momentos de queda consolidados (Bear market) ou momentos de alta consolidados (Bull market). Cada um possui suas particularidades e ambos possuem oportunidades de lucros.

Não se sabe ao certo de onde vem o termo “Bull” e “Bear” para descrever as ações do mercado. Alguns fazem analogia a como os Ursos atacam (sempre com golpes para baixo) e a como os Touros atacam (com chifradas para cima), mas existem outros contextos históricos para essas origens.

Uma curiosidade: Os termos evoluíram com o tempo para também descrever pessoas que acreditam ou não em ativo específico, por exemplo: Peter Schiff é um grande Bear de Bitcoin, mas um dos principais Bulls do ouro.

Mas além do contexto histórico, como esses momentos podem ser identificados e como eles afetam o criptomercado?

Bull market

O termo Bull tem uma origem difícil de ser rastreada. O que se sabe é que a imagem do touro como quem está positivo em relação ao mercado existe desde o século 18 e é vista em contraponto do Urso desde sempre.  Alguns acreditam que o touro é ligado ao oposto do urso por causa das rinhas entre os animais que aconteciam nos EUA entre o século 18 e 19.

Não é à toa que um dos símbolos financeiros mais famosos do mundo é o Touro de Bronze do Distrito Financeiro, próximo de Wall Street.

Touro de Bronze do Distrito Financeiro em Nova York
O Famoso Touro de Bronze do Distrito Financeiro em Nova York

O termo Bullish também é comum para descrever os momentos positivos ou o sentimento dos investidores em relação a determinado ativo. Por exemplo “Estou bullish no Bitcoin, acho que ele vai subir.”

O que significa?

O Bull Market é quando temos um momento muito positivo, com a valorização geral através do mercado ou de um único ativo. Nesses momentos temos uma baixa pressão de venda e um ativo longe dos indicadores de sobrecompra.

Sendo assim, o Bull Market indica que o preço dos ativos vai manter uma tendência de alta por causa da demanda e do sentimento positivista. Esse é um ciclo de valorização, onde muitos realizam lucros e têm retorno em seu investimento.

Como ele acontece?

O mercado de touro é apenas um ciclo do mercado e pode acontecer em períodos mais curtos ou mais longos, dependendo do tipo de ativo esse período pode durar apenas alguns dias. O que dá início a um período bullish está diretamente ligado com o sentimento dos investidores e pela demanda de um certo ativo.

Esses ciclos podem ser iniciados por notícias que afetam o ativo em si, incertezas sobre certos setores ou qualquer outro gatilho. Muitas vezes o ciclo acompanha apenas o caminho natural do mercado após um grande período de pressão de compra.

Mais importante do que saber como ele acontece é conseguir prever quando esse ciclo está começando. É exatamente por isso que temos a análise gráfica como importante ferramenta para os investidores, com recursos como a Média Móvel, Bandas de Bollinger e muitos outros para determinar quando a tendência do mercado está para mudar.

Como lucrar no Bull market

Esse ciclo do mercado também é um ciclo onde há a oportunidade de lucrar. Já que o Bull Market representa um aumento no preço, quem consegue perceber o começo desse ciclo pode comprar o ativo e vender mais alto pouco tempo depois.

Para isso é necessário estratégia para não comprar errado. Mas é por meio desses ciclos que os traders conseguem garantir seus lucros e aumento de patrimônio. Para lucrar no mercado bullish é fundamental saber onde a tendência pode começar e acabar para não ter prejuízo.

Bear market

Urso bravo bear market
A Mordida do Urso é um dos ataques mais temidos pelos investidores

O termo Bear surgiu primeiro e alguns dizem que a origem está nos especuladores da venda de pele de urso do século 18 e ao ditado “Não venda a pele antes que alguém tenha pego o urso” ou então ao trabalho conhecido como bearskin jobbers, os intermediários da venda de pele de urso que especulavam o preço do material.

Com isso, o urso é aquele que aposta na queda, no preço mais baixo pelo qual ele vendeu. Assim como o termo Bull, também há a variação bearish para determinar o sentimento sobre determinada ação ou ativo.

O que significa?

Como é de imaginar, o Bear market é o oposto do Bull Market e é caracterizado por um pessimismo geral, que consequentemente eleva a pressão de compra e diminui a demanda. Esse é um período complicado para diferentes ativos, também conhecido como “sangria”, fazendo referência aos preços vermelhos.

Mas, como é algo normal de qualquer mercado, esse ciclo também traz várias oportunidades de lucros para diferentes investidores.

Como ele acontece?

A principal força por trás do Bear Market é a venda massiva das ações ou de um ativo em questão. Essa venda pode ser engatilhada por diferentes tipos de fatores, desde crises globais (como aconteceu com o coronavírus) até notícias prejudiciais para um mercado em particular.

Tecnicamente é fácil entender como acontece o Bear Market: quando os investidores acreditam que vão começar a perder o valor do ativo eles tentam vender no valor atual para ter menos prejuízo. Outros investidores seguem essa tendência e a pressão e venda se instaura.

Como dá para notar, essa é uma movimentação comum do mercado, já que o momento bearish pode ter início pelo simples fato dos investidores realizarem os lucros de um ciclo bullish.

Identificar esse tipo de momento é similar a como se identifica o mercado de urso, é necessário estudo e análise gráfica e fundamental sobre um determinado ativo.

Como lucrar com o Bear market

Lucrar no Bear Market também está ligado com a análise de reversão de tendência. O ideal no caso é conseguir comprar um ativo quando o preço estiver no fundo, prestes a reverter para um momento de alta, assim, qualquer valorização já traz lucros para o seu trade.

O Bear Market e o Bull Market representam os dois opostos do mercado, mas um depende do outro para que os investidores consigam traçar estratégias de lucro no médio e longo prazo.

Bull market e Bear market com criptomoedas

Urso segurando um bitcoin
Como funciona no mercado de criptomoedas?

O Bull e o Bear market também são conceitos muito importantes e presentes em diferentes criptomoedas. Geralmente é o Bitcoin quem comanda a tendência, com as principais altcoins acompanhando a sua movimentação de queda de baixa. Assim como nos ativos tradicionais e no mercado de ações, a baixa é uma boa oportunidade para compra enquanto aguardamos para realizar o lucro durante a alta.

Um exemplo claro disso foram as recentes movimentações do Bitcoin. Afinal, quem comprou a moeda durante o momento bearish (Abaixo de US$ 7 mil) hoje, durante a corrida dos touros, está no lucro.

Mas ainda assim existem moedas que se destacam do Bitcoin e abrem oportunidades para arbitragem entre criptoativos que estão em bearish e bullish.

gráfico bear market bull market
De forma simplista podemos dividir o Bitcoin entre o Bull Market de 2017 que entrou para a história, seguido de um Bear Market e a atual tendência de alta de longo prazo.

Mas vale ressaltar aqui que as criptomoedas, particularmente o Bitcoin, se mostraram menos dependente dos movimentos das bolsas tradicionais e de outros ativos. Por exemplo, apesar do BTC ter tido uma queda durante a crise causada pelo coronavírus, logo a moeda entre em um momento bullish e foi o ativo que mais se recuperou da queda até o momento.

Assim, entendendo o que é o Bull Market e o Bear Market, você está mais preparado para analisar o mercado com mais certeza.

Confira outros artigos sobre trading em criptomoedas e como identificar tendências:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback