O que é Gráfico Candlestick

Você sabe o que é um gráfico Candlestick? Aprenda mais sobre essa visualização muito utilizada em investimentos, saiba para que serve e como interpretar.

Por
Equipe Coinext
Jul 14, 2020

A análise gráfica é um dos principais pontos que auxiliam em uma boa estratégia de investimento, especialmente quando falamos em day trade ou swing trade. Entre os principais tipos de elementos visuais para analisar um gráfico temos o candlestick, também chamado de gráfico de candle ou até mesmo de gráfico de vela.

Esse tipo de análise, junto com a análise fundamentalista, ajuda a tomar decisões mais assertivas sobre o melhor momento para entrar ou sair de um investimento. Além disso, também auxiliam em decisões sobre o momento de entrar com uma posição short (de baixa) ou de long (alta) em negociações alavancadas.

Independentemente do tipo de negociação, os gráficos serão fundamentais e um dos mais comuns com certeza será o gráfico de candle.

Para que serve o gráfico candlestick

O gráfico de Candlestick recebe esse nome porque cada elemento parece uma vela com o seu pavio

O principal ponto sobre este tipo de gráfico é que ele pode ser utilizado para tentar determinar uma futura movimentação de preço por meio da análise de movimentos passados.

Por ser um gráfico de fácil visualização e que oferece muitas informações em diferentes tipos de períodos, esse é o tipo de preferido entre investidores, traders e analistas do mercado.

O mais importante de um gráfico de candle é que muito mais do que o preço de abertura e fechamento de um ativo, ele também pode demonstrar o sentimento do mercado, algo fundamental quando falamos de oferta e demanda.

Até mesmo algoritmos de trading automáticos são programados com informações de gráficos candlestick.

Como surgiu

Apesar de ser muito comum dentro do criptomercado e estar presente na maioria das plataformas de negociação, esse tipo de gráfico foi criado por volta e 1.700, muito antes de qualquer tipo de equipamento de informática.

O gráfico de candlestick surgiu no Japão, criado por um homem chamado Homma, que notou que existia um importante link entre o preço e a oferta e demanda do arroz. Ele também notou que os mercados reagiam fortemente ao sentimento e as emoções dos compradores.

Sendo assim, ele foi capaz de desenvolver um tipo de gráfico que apresentava justamente os dados que quantificavam o sentimento geral do mercado. Até hoje, o método criado por Homma é fundamental na análise gráfica de criptomoedas.

Como interpretar

Interpretar um gráfico de velas pode parecer bem complicado de início, mas acaba ficando mais natural a medida em que olhamos mais para eles. O primeiro ponto é entender que cada “vela” traz diferentes informações sobre quatro métricas específicas dentro de um determinado período.

A análise de cada um desses elementos em cada corpo de uma candle é como se determina o atual sentimento do mercado para tentar imaginar como será as próximas movimentações e se o mercado está em alta ou em baixa.

Existem diferentes padrões que podem ser facilmente formados por esse tipo de gráfico. Mas há três padrões que podemos citar como os mais comuns, que são: Alta, Baixa e Lateral. Como os nomes já indicam, um padrão de alta é uma série de candles verdes, baixa é o contrário, com as velas vermelhas e a lateral é aquela movimentação estagnada, que não quebra níveis de suporte ou resistência.

No gráfico acima fica fácil de entender os padrões na movimentação do Bitcoin desde o começo do ano, utilizando um período de 1 semana. Com uma alta inicial, seguida por uma movimentação lateral e uma segunda alta.

Elementos dos Candlesticks

Claro, para entendermos melhor como funciona a interpretação desses gráficos, é preciso entender o que cada elemento visual significa.

Período

O período de tempo em que uma vela é formada depende exclusivamente do tipo de gráfico que está sendo analisado. Por exemplo, a maioria dos day traders dependem de muitas informações em um curto período de tempo, com isso, costumam a ver gráficos de 5 minutos, ou seja, a cada 5 minutos uma candle é formada.

Por serem gráficos temporais, os períodos podem até mesmo se estender para um dia inteiro ou uma semana. Aqui vale mencionar que, quanto menor o período, mais precisão tem as informações, mas também há mais ruído para quem está pensando no longo prazo.

Formato

A peça fundamental para um gráfico temporal com base em velas é justamente o formato de cada candlestick. Existem quatro elementos principais e cada um deles representa um dado diferente. Esses quatro elementos são:

  • Abertura
  • Fechamento
  • Mínima
  • Máxima

Todas essas informações formam o corpo e a sombra. O corpo é a parte mais larga da vela e mostra o fechamento e abertura no período selecionado, enquanto a sombra representa valores máximos e mínimos.

As velas podem ter formatos distintos, com corpos pequenos e sombras exageradas, ou sombras quase inexistentes.

Cor

A cor demonstra se o mercado fechou em alta ou em baixa. Enquanto é possível encontrar gráficos de diversas cores, o padrão é que o Verde representa um movimento de alta, com fechamento positivo e o vermelho o oposto, movimento de queda.

Também é possível encontrar gráficos Vazios e Preenchidos, o vazio substitui a cor vermelha, representando uma queda e o preenchido um fechamento em alta.

Limitações

Também é muito importante ressaltar que existem algumas limitações dentro da análise com gráficos de candle. Mesmo sendo uma forma muito utilizada, vale lembrar que dentro do criptomercado é quase impossível determinar realmente o que vai acontecer, mas o principal problema do candlestick é uma limitação da análise dentro de cada vela.

Análise limitada dentro dos intervalos de abertura e fechamento

Como o corpo é formado pela abertura e o fechamento e as sombras representam a mínima e a máxima, não é possível ver qual foi a exata movimentação de preço no período que gerou essas informações.

Abertura e fechamento do Candle

Um candlestick, duas situações completamente diferentes entre si na movimentação de preço. Esse tipo de divergência pode gerar ruídos na hora de decidir o melhor momento de entrar em determinadas ações ou moedas.

Mais nesta categoria
Ver todos >
Feedback