O que é melhor para o investimentos: Bitcoin ou Ethereum? Entenda as principais considerações, diferenças para as duas maiores criptomoedas do setor
O Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) são de longe as maiores criptomoedas do mercado. Ambos ativos cresceram exponencialmente em valor nos últimos anos, tornando-os um dos melhores investimentos da nossa época.
Mas afinal, o que é melhor para o investimentos: Bitcoin ou Ethereum? Entenda as principais considerações, diferenças e perspectivas para as duas maiores criptomoedas do setor.
O Bitcoin foi lançado no mercado em 2009 pelo ainda anônimo desenvolvedor Satoshi Nakamoto. O Bitcoin uniu uma série de tecnologias e trabalhos acadêmicos anteriores e criou a primeira criptomoeda descentralizada e funcional, um marco para a história da tecnologia e do dinheiro.
O Bitcoin surgiu com uma proposta de valor clara: se tornar um dinheiro nativo da internet, enquanto o Ethereum foi originalmente idealizado como um tipo de “computador da internet”, capaz de executar contratos inteligentes mais complexos por meio da sua camada base.
O Ethereum, por sua vez, foi criado em julho de 2015, após quase dois anos de idealização pelo programador Vitalik Buterin e outros proeminentes desenvolvedores.
O Ether (ETH), token nativo da rede, por sua vez, é um tipo de ‘combustível’ utilizado para pagar pelos diversos serviços presentes na rede Blockchain. Por exemplo, transferir stablecoins, realizar a troca de criptoativos em exchanges descentralizadas ou registrar NFTs e tokens na rede.
O Bitcoin e o Ethereum possuíam inicialmente uma tecnologia e modo de funcionamento bastante semelhantes. Ambas as redes eram baseadas no mecanismo de consenso de Proof of Work (PoW) e possuíam diversos conceitos em comum, como uso de criptografia forte, chaves públicas e privadas e casos de uso parecidos.
No entanto, as redes foram se diferenciando ao longo do tempo, conforme elas foram sendo implementadas. O Ethereum, ao longo dos anos, passou por diversas mudanças em suas regras de funcionamento e política monetária. A mudança mais significativa certamente foi a mudança para o algoritmo de consenso de Proof of Stake (PoS), que substitui os mineradores por stakers, que depositam suas moedas para ter a chance de incluir blocos na rede.
Por sua vez, o Bitcoin permanece em grande parte o mesmo, de modo que suas atualizações e implementações são feitas por meio de soft forks, que possuem retrocompatibilidade com versões anteriores da rede. Além disso, grande parte dos novos recursos adicionados ao Bitcoin surgem por meio de redes de segunda camada, como a Lightning Network.
Tanto Bitcoin quanto Ethereum obtiveram retornos exponenciais ao longo dos últimos anos. Confira abaixo um comparativo entre o desempenho dos dois criptoativos.
O Bitcoin registrou uma alta de cerca de 1600% ao longo dos últimos 5 anos, desde o mercado de baixa de 2018 até esta recente recuperação do mercado em 2023, conforme pode ser observado na imagem abaixo.
O Ether, por sua vez, conseguiu superar o grande desempenho do bitcoin, e apresentou um retorno de cerca de 3370%. Grande parte desse movimento pode ser atribuído à imensa queda observada no mercado de baixa de 2018. No entanto, com a chegada do mercado de alta de 2021, o ETH se recuperou de forma fenomenal:
O ano de 2023 foi consideravelmente positivo para Bitcoin e Ethereum, que enfrentaram quedas de cerca de 70% ao decorrer de 2022. O Ether registrou uma alta de cerca de 70% no acumulado do ano, ao passo que o bitcoin obteve alta de cerca de 140%.
O ano de 2024 será marcado pelo quarto halving da história do Bitcoin, evento que reduz pela metade a emissão de novas moedas a cada bloco. Historicamente, este evento tem sido um catalisador para o começo de um novo mercado de alta do Bitcoin.
Por sua vez, um movimento de alta do bitcoin tem provocado historicamente altas em todo mercado de criptomoedas, que ainda se comporta de forma muito correlacionada. Portanto, caso a história se repita, o preço de BTC e ETH deverão atingir novos patamares históricos em 2024 ou 2025.
No entanto, no mercado financeiro, retornos passados não são garantias de retornos futuros. Por conta disso, o movimento dos preços é incerto, apesar do grande otimismo por parte de analistas e instituições.
Enquanto o Bitcoin passará por mais o halving, o ETH se tornou um ativo deflacionário através do mecanismo de queima de tokens desde o The Merge, que introduziu o mecanismo de Proof of Stake no protocolo. Essa nova política monetária pode ter impacto significativo em um eventual mercado de alta dos criptoativos.
Agora você pode estar se perguntando, qual a melhor criptomoeda para investir: Bitcoin ou Ethereum? De forma geral, tanto o Bitcoin quanto o Ethereum são ativos altamente líquidos, negociados em todo o mundo com grande volume diário. Ambas as redes são adotadas por grandes players institucionais e possuem demanda própria.
Não há uma resposta definitiva sobre qual ativo é melhor, pois isso é subjetivo e depende da estratégia e das necessidades tecnológicas dos investidores. Cabe ao investidor avaliar a importância de manter BTC ou ETH em seu portfólio, bem como o percentual de alocação para a carteira.
Sim, o Ethereum pode ultrapassar o Bitcoin em valor de mercado. Uma vez que o preço é resultado das decisões de negociação de milhões de vendedores e compradores no mercado aberto, o ETH pode ultrapassar o BTC em valor de mercado.
A título de comparação, o Bitcoin possui um valor de mercado cerca de 3 vezes maior do que o Ethereum. Portanto, uma alta de cerca de 3x na capitalização do ETH que não seja acompanhada pelo BTC poderia fazer o Ethereum flipar o Bitcoin em valor de mercado.
No mercado financeiro, uma tática muito utilizada pelos investidores é o da diversificação. Por meio dela, os investidores diluem os riscos ao alocar recursos em mais de um ativo. Por sua vez, muitos investidores optam por ter exposição aos principais criptoativos do setor, que incluem o Bitcoin e o Ether.
Caso a diversificação no mercado de criptomoedas faça parte da estratégia do investidor, bitcoin e ether certamente são dois ativos a serem considerados, por serem líderes de mercado.
Se você está interessado em investir em Bitcoin ou Ethereum, saiba que é possível começar hoje mesmo com a Coinext.
A Coinext é uma exchange de criptomoedas que possui um custo zero de abertura e manutenção de conta. Além disso, nossa carteira e ativos estão de acordo com as mais avançadas práticas de cibersegurança.
Abra sua conta e comece a investir em 3 minutos!