Previsão Bitcoin: Ainda vale a pena investir em 2022?

Qual a previsão de Bitcoin para 2022? Veja nesse conteúdo como tem sido o ano dessa cripto e saiba se vale a pena ter BTC em carteira.

Equipe Coinext
19/7/2022
Previsão Bitcoin: Ainda vale a pena investir em 2022?
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida e procurada do mundo. Por isso, entra ano e sai ano, todos investidores querem saber sobre as expectativas do mercado para a performance desse ativo. Aqui, você encontra a previsão de Bitcoin para 2022 atualizada para o segundo semestre.

Como falamos, com certeza, o Bitcoin é a cripto mais popular e valiosa em capital e, há algum tempo, ocupa o topo da lista das melhores criptomoedas do mercado. Considerado o “ouro” do mundo das criptos, esse ativo obteve importante valorização em 2021, alcançando máxima histórica e apresentando cenários interessantes para quem deseja investir em BTC.

Porém, em 2022, diversos fatores relacionados ao contexto econômico mundial e problemas enfrentados por projetos do setor cripto geraram insegurança nos investidores, que viram grandes quedas nos preços do Bitcoin e no mercado de renda variável como um todo.

Frente a um ano tão desafiador, será que ainda vale a pena comprar Bitcoin? Você sabe como foi o desempenho do BTC nos últimos meses? E o que esperar para a sequência de 2022?

Este artigo abordará os seguintes tópicos:

  • Desempenho do Bitcoin em 2022
  • Previsão de Bitcoin para o segundo semestre de 2022
  • Impactos macroeconômicos no preço do Bitcoin
  • Influência do halving no preço do Bitcoin
  • Aumento da aceitação do Bitcoin em maior escala
  • Bitcoin é um bom investimento?
  • Como investir em Bitcoin

Desempenho do Bitcoin em 2022

O primeiro semestre de 2022 foi de grandes desafios para o mercado cripto, principalmente para o Bitcoin, que registrou uma correção de quase 60% nos seis primeiros meses do ano, confirmando o momento atual de inverno cripto.

Analistas acreditam que a correlação do Bitcoin com o mercado tradicional vem se tornando cada vez maior, à medida que vamos acompanhando o desempenho da criptomoeda muito similar ao desempenho das ações de tecnologia dos Estados Unidos e do S&P 500, principalmente em períodos em que são divulgados os índices de inflação e taxas de juros americana.

Somado a isso, as consequências econômicas do conflito entre Rússia e Ucrânia e a derrocada de importantes projetos do setor cripto, como a quebra da rede Terra e a falência do fundo de hedge 3AC também contribuíram para o medo dos investidores e para a queda do mercado cripto nesses primeiros meses.

Diante desse cenário, o que esperar do Bitcoin para os próximos meses? Essa cripto vai se recuperar? Entenda a seguir.

Invista nas criptomoedas que mais se valorizaram. Abra sua conta na Coinext.

Previsão de Bitcoin para o segundo semestre de 2022

É possível que o Bitcoin passe por mais alguns períodos de correção no decorrer do ano, considerando que há uma forte tendência de mais elevações nas taxas de juros nos Estados Unidos nas próximas reuniões do FED.

Esse movimento deve continuar pressionando o preço dos ativos considerados de risco, como ações e criptomoedas, e podemos ver novas quedas.

No entanto, se essas previsões se concretizarem, as oportunidades de compra de BTC ficarão mais atrativas para investidores de longo prazo, que estão de olho no próximo rali de alta da criptomoeda.

Dito isso, vale lembrar: o Bitcoin não morreu. Mesmo com o período de queda do mercado, os fundamentos da criptomoeda seguem firmes.

Exemplo disso é que o BTC tem sido cada vez mais adotado por empresas e governos, que debatem medidas para sua regulamentação, e a rede do BTC continua segura, atingindo máximas de hashrate em sua mineração em 2022.

Historicamente falando, essa temporada de alta costuma acontecer em momentos pré e pós halving, sendo que o próximo acontecerá em 2024. Ou seja, existe a possibilidade do Bitcoin buscar novas altas históricas a partir do segundo semestre do ano que vem e muitos investidores começam a se preparar para esse momento.

Atenção: este artigo não é uma recomendação de investimento. Use apenas como um conteúdo para te ajudar a tomar uma decisão. Avalie seus investimentos de acordo com seus próprios critérios, disposição a risco e análises.
Invista em BTC de forma rápida e segura. Abra sua conta na Coinext.

A seguir, analisamos importantes fatores que podem impactar o preço do Bitcoin na sequência do ano que você precisa entender para compreender bem o momento da criptomoeda:

Impactos macroeconômicos no preço do Bitcoin

Com a maior entrada de investidores institucionais no mercado cripto, a correlação entre criptoativos e o mercado de tecnologia americano tem sido inevitável e a política de aperto monetário americana passa a afetar também as criptomoedas.

Os altos índices de inflação e da taxa de juros nos EUA causam um sentimento de aversão ao risco nos investidores, que acabam migrando dos investimentos considerados de maior risco para investimentos mais conservadores, o que afeta negativamente o preço do Bitcoin.

Há grandes chances de novos aumentos na taxa de juros pelo FED e o mercado segue receoso com as decisões tomadas nas próximas reuniões, já que há poucos indícios de que os níveis inflacionários se atenuem no curto prazo.

Esse é um dos principais fatores que ajudam a entender por que o Bitcoin está caindo e reforçam uma boa oportunidade de comprar BTC na baixa em 2022.

Influência do halving no preço do Bitcoin 

Quando dizemos que a criptomoeda Bitcoin é deflacionária e que pode continuar a se valorizar porque será produzida em quantia limitada, estamos falando sobre o “halving”. 

Halving” é o nome dado ao processo de reduzir pela metade, a cada quatro anos, a quantia de produção de cripto.

Quando o halving acontece, a tendência é que o preço do Bitcoin tenha alta valorização, o que é muito aguardado pelos investidores. 

No seu último halving, em maio de 2020, as moedas caíram de 12.5 para 6.25 por bloco minerado.

Uma vez que a mineração seja afetada pelo processo, o impacto chega a ser ligeiramente negativo para os mineradores, mas isso costuma ser passageiro e a oferta e demanda rapidamente regulam o preço e retornam à alta da moeda após o halving.

Entenda todos os detalhes sobre Halving do Bitcoin. Veja o infográfico gratuito.

Aumento da aceitação do Bitcoin em maior escala

Ainda que trate-se de um acontecimento relativamente recente, a aceitação do Bitcoin é ampla e consideravelmente alta. Grandes empresas têm montado reservas de BTC, mais estabelecimentos passaram a aceitar a criptomoeda como meio de troca e governos de grandes países discutem uma regulamentação do Bitcoin.

O cenário recente mundial corroborou para que a ideia de transações rápidas, seguras e a distância fossem implementadas. A novidade que foi disseminada junto, consequentemente, foi a ideia de descentralização, mais rapidamente do que era o esperado fora do cenário pandêmico. 

Além disso, vale a pena destacar que o Bitcoin está em um momento de crescente implantação em outros produtos financeiros. Um exemplo disso é o aumento de ETFs de criptomoedas na nossa bolsa.

Outro ponto importante é que os pagamentos via BTC estão se tornando realidade no comércio online e mesmo em estabelecimentos físicos em alguns países do mundo. Um indício disso é o crescimento da Lightning Network, a segunda camada focada em micropagamentos com Bitcoin.

Crie sua carteira de criptos. Abra sua conta na Coinext.

Bitcoin é um bom investimento?  

Dada a maneira com a qual o Bitcoin foi arquitetado, considerando tanto a sua Blockchain e o processo de halving, o esperado é que suas transações fiquem mais rápidas, continuem seguras, e, mais importante, descentralizadas. 

Dessa forma, não podemos afirmar de forma absoluta que o Bitcoin é um bom investimento, uma vez que essa resposta depende de fatores como o perfil de investidor, objetivos e planejamento de cada pessoa. Portanto, antes de investir, analise com calma esses aspectos.

Para pessoas que buscam o mercado de criptomoedas, podemos dizer que essa cripto pode sim ser considerada interessante, visto que é a opção mais sólida do mercado. Afinal, a tendência é de que a moeda continue popular, com mais compradores e investidores, e a crescente adesão da sociedade tem provado isso. Tudo isso é positivo para o preço do Bitcoin a longo prazo.

Preparamos um vídeo comentando se vale a pena comprar Bitcoin nesse momento. Confira:

Invista nas principais criptomoedas do mercado. Abra sua conta na Coinext.

Como investir em Bitcoin 

Diferentemente do que muita gente ainda acredita, investir em BTC é um processo simples e rápido. Para você entender de forma prática, preparamos um vídeo apresentando os passos para comprar seu primeiro Bitcoin em menos de 20 minutos. Confira:

O Bitcoin pode ser negociado através de exchanges e corretoras com operações através de PIX e depósitos diretamente entre o usuário e a corretora. É possível começar a negociar Bitcoin na Coinext com apenas R$25 e acompanhar diariamente o andamento do investimento.

Existe ainda o processo de negociação Peer-to-Peer (P2P), de usuário para usuário, onde a negociação é realizada sem o intermédio de nenhuma instituição como corretora ou exchange.

A principal diferença entre as duas formas de negociação é a segurança e garantia na hora de recebimento dos valores, já que a intermediação da corretora pode garantir que tanto o comprador receberá o cripto, quanto o vendedor receberá o valor. Já no P2P, não há essa garantia.

Por isso, agora que você já sabe a previsão de Bitcoin para 2022 e sabe como usar essas informações para definir se vale a pena investir, abra sua conta gratuita na Coinext e comece agora mesmo a explorar essas oportunidades.

previsao-bitcoin-2022

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback