Proof of Stake: O que é e como funciona?

Você conhece o Proof of Stake? Descubra suas principais características e a diferença para o Proof of Work. Clique e saiba mais!

Equipe Coinext
23/3/2022
Proof of Stake: O que é e como funciona?
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Você sabe o que é Proof of Stake? Se investe ou tem interesse em investir em criptoativos, saber sobre o processo de mineração de criptomoedas e sobre o Proof of Stake pode ser interessante e importante para o seu processo individual de investimento e evolução no mercado.

Afinal, sempre que falamos sobre a operação de criptoativos ou mesmo sobre minerar criptomoedas, a dúvida sobre as diferenças entre Proof of Stake e Proof of Work aparecem.

Pensando nisso, neste conteúdo sobre Proof of Stake vamos tratar sobre os seguintes tópicos:

  • O que é Proof of Stake?
  • Como funciona o Proof of Stake?
  • Proof of Work vs. Proof of Stake
  • Segurança
  • Ethereum
  • EOS e o Delegated PoS
  • Cardano e o Ouroboros

O que é Proof of Stake? 

Proof of Stake (PoS) é o nome dado a um algoritmo de consenso para prevenção do gasto duplo, usado no processo de validação na rede de determinadas criptomoedas.

Na tradução para o português, Proof of Stake significa “Prova de Participação”, e também é uma maneira de incentivar os usuários do universo de criptoativos a comprarem e negociarem as moedas que usam esse tipo de validação dentro de seu sistema de Blockchain

Isso porque, através do Proof of Stake, os usuários que possuem as moedas na carteira virtual são necessários para a operação de validação das transações, e chegam a ser recompensados por isso.

O Ethereum e a Cardano, por exemplo, pretendem atuar apenas com o Proof of Stake para a movimentação de suas moedas.

Explore as oportunidades do mercado cripto. Abra sua conta na Coinext.

Como funciona o Proof of Stake? 

Como mencionado anteriormente, o estilo de trabalho Proof of Stake (PoS) pode ser um incentivo de negociação da moeda que o utiliza.

Seu funcionamento consiste na escolha aleatória de usuários que possuem a moeda operante neste formato, para que estes validem transações de outros negociadores. 

São vários usuários escolhidos ao mesmo tempo, e existe uma quantia mínima necessária em carteira para que os indivíduos sejam selecionados para as operações, de acordo com as regras de cada rede. 

Embora ainda seja comumente chamado de “mineração”, dentro desse sistema, o bloco não é minerado, ele é construído.

Para participar, o tempo em que a carteira está na carteira é considerado, além de ser necessário que os proprietários dos ativos os mantenham bloqueados na carteira por um determinado período, definido pela rede.

Vale ressaltar que cada vez que um usuário é escolhido e sua carteira utilizada para a validação, a “idade das moedas” é “reiniciada”.

As melhores criptomoedas estão na Coinext.

Proof of Work vs. Proof of Stake

O sistema de Proof of Stake é consideravelmente mais recente quando comparado ao sistema de Proof of Work, e este é um dos motivos que faz o PoS ainda ser menos utilizado pelas redes de criptomoedas.

O sistema de Proof of Work é o que está por trás do popular formato de mineração dos usuais criptoativos, como o Bitcoin

Da tradução livre “Prova de trabalho”, o Proof of Work consiste no resultado coletivo de usuários que, de fato, trabalham em conjunto na mineração dos criptos. 

Essa operação é baseada no uso dos computadores – que no início podiam ser convencionais e mais simples, mas atualmente precisam ser mais arrojados e com placas de vídeo potentes –, e softwares que são responsáveis por resolver problemas matemáticos complexos, trazidos durante o processo. 

Cada computador é chamado de “nó”, e quanto mais rápido os problemas são resolvidos, mais rápido se forma o bloco de moedas mineradas, para, assim, os usuários serem recompensados. 

Popularização da mineração de criptos

Esse processo se tornou popular muito rápido, por ser considerado lucrativo aos mineradores. Essa popularização também tornou a mineração mais competitiva e, agora, recebe maior recompensa quem minera mais rápido. Por isso é mais vantajoso ter um equipamento arrojado, embora já existam empresas especializadas exclusivamente em mineração.

Por mais que os equipamentos com maior poder computacional ajudem a acelerar o processo de mineração de Bitcoin e de outras criptos, ele ainda é consideravelmente pesado e lento, quando se comparado à operação do Proof of Stake. Além disso, o PoW exige não apenas maior poder computacional, como também mais energia elétrica.

Por isso, muitos mineradores recorrem à utilização de uma placa de vídeo para mineração.

O Proof of Stake surgiu justamente como uma forma de compensar essas barreiras do PoW e essa também é uma das razões pelas quais o PoS tem se tornado popular, e planejado como sistema operacional padrão para diversos criptos.

A seguir, apresentamos alguns fatores que têm colaborado para a adesão ao mecanismo de Proof of Stake:

Invista em criptomoedas em menos de 20 minutos.

Segurança 

O fator segurança também tem potencial de melhora com o PoS, uma vez que esse sistema sem minerador elimina o risco do gasto duplo.

O gasto duplo pode ocorrer quando o usuário tenta realizar duas negociações ao mesmo tempo, utilizando a mesma criptomoeda e o mesmo código. Então, na hora da mineração, o usuário malicioso pode tentar montar uma corrente maior do que o convencional, dando início ao ataque conhecido como “ataque 51%”.

Quando essa cadeia de blocos na Blockchain chega corrompida, ela é considerada verdadeira e então consertada. O usuário recebe o reembolso pela moeda, e por isso a prática é conhecida como “gasto duplo”.

Com o Proof of Stake, pelo fato dos usuários validarem as transações por simplesmente terem uma determinada quantidade de criptos em carteira, a segurança da validação é muito maior. E o risco do gasto duplo, anulado, já que o processo de mineração não envolve nenhuma possibilidade de mudar os blocos de criptos.

Invista em criptomoedas de forma segura. Abra sua conta na Coinext.

Ethereum 

A Ethereum é o primeiro sistema de criptoativo com grande valor de mercado de capitalização a considerar a adoção do sistema de trabalho Proof of Stake. 

No sistema Ethereum 2.0, o PoS também vai englobar a governança, em que usuários que têm a quantia mínima de Ether – que antes era 1000 ETH, mas agora está em reajuste – também têm direito a votos de decisão sobre mudanças no sistema do ativo.

EOS e o Delegated PoS 

O Delegated PoS foi instituído pelo EOS, uma rede de Blockchain que escolhe usuários para se tornarem uma espécie de validadores fixos da rede. Essa escolha faz com que esses indivíduos constantemente comprem e movimentem os ativos da rede que usa o Proof of Work.

No entanto, isso vai contra a ideia de descentralização da moeda, segundo alguns usuários, uma vez que a validação se concentraria nas pessoas escolhidas pelo Delegated.

Abra sua conta grátis e traga seu dinheiro para o futuro.

Cardano e o Ouroboros 

Além do Ethereum, a Cardano é outra rede de ativos que pretende instaurar o sistema Proof of Stake.

O objetivo da Cardano é ser uma grande rede que junta “sub-redes” que vão adotar o PoS. 

Os administradores afirmam que já foi desenvolvido um protocolo de PoS, chamado “Ouroboros”, tão seguro quanto o Proof of Work, e que pode elevar o potencial de escalabilidade. Ser mais escalável é importante porque, dependendo do ativo, quando existem muitas ordens de transação ao mesmo tempo, a rede pode ficar mais lenta. 

Com tudo isso, o Proof of Stake é uma maneira segura e inteligente de validar as transações entre usuários, além de incentivar investidores a negociar os criptos que adotam esse sistema de trabalho. 

Proof-of-Stake

Sabia que as criptomoedas que pretendem adotar o Proof of Stake estão dispostas para negociação no site da Coinext? Abra sua conta com a gente para investir nessas e em outras das principais criptos do mercado, com total segurança!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback