Proof of Work (PoW): O que é e por que é necessário?

Você sabe o que é Proof of Work? Entenda a sua importância para a segurança da Blockchain e das criptomoedas. Saiba mais!

Por
Equipe Coinext
2/2/2022
Proof of Work (PoW): O que é e por que é necessário?
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Você sabe o que é Proof of Work? Se você está no universo de criptomoedas certamente já encontrou esse termo em algum lugar, sobretudo, quando o assunto é mineração de moedas ou processo de criação de tokens e novos ativos.

Se você já conhece Proof of Work, ou simplesmente PoW, entende a importância para a engrenagem do mercado de criptomoedas. Afinal, é um dos componentes presentes em boa parte de protocolos e projetos de criptomoedas envolvendo Blockchain.

Mas o que exatamente é Proof of Work?

Vamos falar neste artigo sobre sua importância para a segurança das Blockchains e criptomoedas. Leia este artigo até o final para entender:

  • O que é Proof of Work (PoW)?
  • Como funciona o Proof of Work?
  • Quando iniciou o Proof of Work?
  • Como funciona o Proof of Work?
  • Relação entre Proof of Work e Blockchain

O que é Proof of Work (PoW)? 

Proof of Work é o nome dado ao processo de aprovação de transações em plataformas de criptomoedas. Também chamado de PoW, pode ser traduzido como prova de trabalho, afinal, trata-se de um mecanismo de mecanismo de validação de consenso realizado pelos usuários dessa rede.

Para entender o que é Proof of Work (PoW), primeiro é preciso lembrar que a Blockchain é o sistema que registra e valida as movimentações de determinadas criptos, como o Bitcoin. Esse sistema seleciona simultaneamente computadores aleatórios de usuários de criptomoedas que servem de “nós” para a operação. 

Proof of Work é justamente o modelo de processo utilizado para realizar essa validação das transações que ocorrem dentro da rede Blockchain.

Dentro dos nós, são resolvidos cálculos matemáticos e registradas as transações financeiras. É justamente por essa validação acontecer em diversos nós diferentes e ao mesmo tempo que se torna tão difícil e desvantajoso tentar fraudar alguma operação na rede Blockchain.

Essa operação é chamada de mineração de criptomoedas, processo que garante que a transação seja concluída e que novas moedas sejam criadas para circulação.

Abra sua conta e comece a investir em criptos com apenas R$50.

Como funciona o Proof of Work?

Como você viu, Proof of Work significa, em tradução livre, “Prova de Trabalho”. Ele é assim chamado porque é usado como uma “prova de consenso”, como se o trabalho de validação, por meio das resoluções dos cálculos matemáticos, acontecesse em equipe, já que todos os membros estão realizando esse trabalho simultaneamente e constantemente validando uns aos outros. Essa “equipe” é formada pelos nós, ou seja, os computadores mencionados acima.

É dentro desses nós que acontece a operação de mineração, onde os cálculos matemáticos são resolvidos. Esses cálculos são colocados no meio do processo para serem propositalmente difíceis e, assim, demandarem trabalho dos computadores e aumentar a segurança da rede.

Por isso o processo de mineração acaba sendo competitivo, já que os computadores que terminam o trabalho mais rápido são recompensados com criptomoedas da operação de transação. E geralmente os computadores que terminam antes são os mais potentes. É justamente a recompensa que mantém o interesse dos mineradores em continuar realizando esse trabalho.

Assim, o mecanismo Proof of Work é necessário para a aplicação do modelo de legitimação de trabalho que ocorre no processo de mineração, dentro da rede Blockchain. Dessa forma, ele é de suma importância, pois é usado para validar e registrar as transações financeiras de determinadas criptomoedas, como o Bitcoin.

As melhores criptomoedas te esperam. Venha para a Coinext.

Quando foi criado o PoW?

O modelo de Proof of Work, na verdade, teve início fora do contexto das criptomoedas. A ideia por trás do PoW surgiu em 1993, quando os cientistas Cynthia Dwork e Moni Naor tinham como objetivo criar um mecanismo que identificasse com certa facilidade emails que eram spam. A ideia era fazer com que os computadores tivessem que provar que gastaram um certo tempo para terminar a mensagem.

Já o nome “Proof of Work” só veio de fato em 1999, quando Markus Jakobsson e Ari Juels o criaram. Eles tinham o objetivo parecido de fazer com que o computador “provasse” que gastou poder computacional e tempo para fazer a mensagem.

O conceito se tornou parte do mundo das criptomoedas logo no início, com Satoshi Nakamoto, que queria disseminar a ideia do consenso em relação às transações.

Bitcoin é na Coinext. Abra sua conta e comece agora mesmo.

Proof of Work e a Blockchain

Como já vimos, Proof of Work é o nome que se dá ao processo de trabalho que se tem durante a mineração das criptomoedas ao transformar o bloco da “cadeia de blocos”, a Blockchain, em um bloco válido, com transações confirmadas e validadas. 

Entender sobre Blockchain é um importante passo para qualquer pessoa que deseja operar e investir em criptomoedas, afinal, essa é uma das tecnologias mais importantes para esse universo. Assista ao vídeo abaixo e entenda, de uma vez por todas, o que é Blockchain.

Para confirmar as transações, os nós têm que resolver cálculos matemáticos complexos envolvendo códigos e sequências de números e caracteres aleatórios que vão enviar a confirmação do resultado e validar o bloco inteiro. Essa sequência é chamada de “hash” e a variação entre os caracteres é chamada de “nonce”.

Então, o computador usado durante o processo da mineração, através de diferentes nonces, procura encontrar uma hash específica e, ao encontrá-la, é possível atualizar a rede para incluir esse novo bloco validado.

Esse processo usa de muita energia e poder computacional. É por conta disso que hoje, ao invés de CPU, foram desenvolvidos hardwares específicos para mineração Proof of Work, como o ASICS. Com isso, a mineração de criptomoedas como o Bitcoin se tornou mais difícil, cara e menos acessível.

Mesmo tendo sido desenvolvido há mais de 20 anos atrás, o mecanismo Proof of Work foi aprimorado para ser usado no universo das criptomoedas por ser muito eficaz e seguro. 

Muitas das criptomoedas mais populares, como o já citado Bitcoin e também o Litecoin – disponíveis na Coinext –, utilizam PoW dentro de sua rede Blockchain por conta de sua eficiência.

Invista em criptomoedas de forma segura e legal. Abra sua conta na Coinext.

Novos modelos de validação

Com o desenvolvimento do mercado de criptomoedas, outros tipos e modelos de validação de transações foram desenvolvidos. O mais impactante para o mercado é o Proof-of-stake ou simplesmente PoS, como é conhecido. Além disso, ainda podemos traduzir como prova de participação.

Na prática, esse modelo tem como base a alocação de ativos em uma plataforma para participar do sorteio para a realização da validação. Esse método é um dos mais utilizados em comunidades e tem como característica o fato de demandar menos energia do que o PoW.

Aqui na Coinext, você aproveita o melhor do universo das criptomoedas de uma forma simples e prática. Agora que você sabe o que é Proof of Work, já pode dar mais um passo em sua jornada como investidor de cripto, afinal, sabe como funciona a validação de transações. Abra sua conta grátis na Coinext e explore as oportunidades desse mercado agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback