Quem é Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin?

O criador do Bitcoin é conhecido apenas pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto. Confira aqui as teorias de quem está por trás desse nome.

Equipe Coinext
Última atualização:
15/3/2024

O Bitcoin com certeza revolucionou a forma como entendemos as finanças e como muita gente passou a imaginar o futuro do mundo como um todo. Mas uma das principais questões quando falamos da criação da primeira criptomoeda é justamente “Quem é o criador do Bitcoin?”.

Esse é provavelmente o principal mistério dentro do criptomercado e fonte de várias teorias, envolvendo até mesmo processos bilionários entre grandes nomes.

A única certeza que temos é que o criador do Bitcoin foi Satoshi Nakamoto. Mas isso não quer dizer muito, afinal, não é um nome real e não oferece nenhum tipo de dica clara de quem pode ser o responsável por desenvolver o BTC e dar início a uma era inédita no setor financeiro.

No entanto, há muitas possibilidades espalhadas em toda a internet, e muitas discussões a respeito. Continue lendo para saber:

  • Satoshi Nakamoto: o criador do Bitcoin
  • Teorias sobre quem é o criador do Bitcoin
  • Satoshi Nakamoto pode ser um grupo?
  • Por que o criador do Bitcoin continua anônimo?

Satoshi Nakamoto: o criador do Bitcoin

Homem não identificado em um lugar escuro segura uma carta com o símbolo do Bitcoin
Satoshi Nakamoto: o misterioso criador do Bitcoin

O nome escolhido pelo criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, é um nome masculino japonês e quer dizer “Aquele de ancestralidade sábia”. Nakamoto também disse que nasceu no Japão em 1975 e que mora lá até hoje.

No entanto, muitos desconfiam dessas alegações, já que ele sempre teve um domínio de nível nativo do inglês, além de ter uma grande preferência pelo uso de vários termos comuns no inglês britânico, sempre com uma gramática britânica perfeita.

Além disso, as suas mensagens e horas de trabalho sempre coincidiram muito mais com o fuso horário do Reino Unido do que com qualquer outra região da Ásia. É bem provável que tudo que Satoshi tenha dito sobre a sua identidade seja falso, então temos apenas as teorias e diferentes suspeitos.

Satoshi foi o primeiro programador a conseguir desenvolver uma solução para o problema de gasto duplo com moedas digitais, o que permitiu uma nova era para o dinheiro mundial. Mas quem poderia ter criado o Bitcoin?

Teorias sobre quem é o criador do Bitcoin

Os suspeitos de ser Satoshi Nakamoto variam bastante. Alguns negam veementemente serem o criador da primeira moeda do mundo, já outros alegam com toda a certeza serem o lendário programador.

Confira, a seguir, alguns dos nomes mais citados como sendo o possível alter ego de Nakamoto:

Dorian Nakamoto

Um homem decendente de japoneses usando terno e camisa cinza e óculos de grau
Dorian Nakamoto

Nada melhor do que começar a nossa lista de possíveis Satoshi com o nome e rosto mais famoso em todo o criptomercado: Dorian Nakamoto. Dorian, cujo nome de batismo é Dorian Satoshi Nakamoto, se mudou do Japão para os EUA para ser um programador do governo na década.

Durante a década de 90, ele se tornou um libertário. Ele já até foi declarado como criador do Bitcoin por diferentes publicações.

O grande problema é que ele sempre negou ser Satoshi Nakamoto e em alguns momentos até afirmou que essa atenção por causa de seu nome foi prejudicial em diferentes momentos.

As chances de Dorian ser Satoshi são baixas, mas ele ainda é reconhecido por toda a comunidade.

Nick Szabo

Homem branco usando terno preto e camisa azul com a recepção de um prédio ao fundo
Nick Szabo

Nick Szabo é muito conhecido dentro do criptomercado por ter sido o criador dos contratos inteligentes (smart contracts), o que basicamente deu origem ao que é chamado de “Blockchain 2.0” com a Ethereum e muitas outras plataformas. Mas muito além disso, ele é uma das maiores possibilidades de ser Satoshi.

Uma equipe de 40 estudantes de linguística forense analisou suas escritas e determinou que ele é o candidato mais provável ao título de criador do Bitcoin. Mas, claro, sua escrita não é o único motivo.

Szabo também foi o criador do bit gold, um conceito de moeda digital considerada o predecessor do Bitcoin. Curiosamente, mesmo com a importância do bit gold para o Bitcoin, a moeda não é citada em nenhum momento no Whitepaper de Satoshi.

Outra forte evidência é que em 2008 ele escreveu em seu blog pessoal que estava considerando criar uma versão funcional do bit gold... E adivinhe? Alguns meses depois, Satoshi publicava a primeira versão do Bitcoin.

No entanto, Nick Szabo também sempre negou ser a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto.

Hal Finney

Homem branco abraçado a uma mulher também branca com a praia ao fundo
Hal Finney

Hal Finney foi o primeiro contato para a lista de e-mail de Satoshi após a criação do Bitcoin, além de ter sido a primeira pessoa a receber um Bitcoin na história da moeda. Hal Finney foi uma das primeiras pessoas a reconhecer completamente o valor do Bitcoin e da mudança que isso traria para o mundo.

Ele sempre foi um grande defensor da nova foram de pagamentos e teve muito contato com Satoshi. Além disso, pesquisadores analisaram a sua forma de escrita e concluíram que ela é bem próxima da de Satoshi.

Hal morou alguns quarteirões de distância de Dorian Nakamoto e alguns especulam que ele usou o nome do conhecido para criar sua persona cypherpunk.

Um dos furos dessa teoria fica por conta das mensagens entre Hal e Satoshi, além das transações. Nakamoto sempre se preocupou em manter a sua identidade escondida, fazer isso seria completamente contra o seu principal propósito. Além disso, ele também negou a teoria. Infelizmente, Finney morreu em 2014.

Craig Steven Wright

Homem branco de cabelo castanho com camisa vermelha sentado em uma poltrona
Craig Wright

Agora, para mudar um pouco, o nosso próximo suspeito é um que afirma ser Satoshi Nakamoto e tenta a todo momento provar que ele é quem diz ser. O cientista da computação de 50 anos foi um dos criadores do Bitcoin Cash, que depois teve um fork para Bitcoin Satoshi Vision (A visão de Satoshi).

Craig Steven Wright está envolvido em um processo bilionário que seria resolvido caso ele provasse ser Satoshi, mas até hoje ele não apresentou nenhuma prova concreta, algo que seria relativamente fácil.

Atualmente um dos principais detratores do Bitcoin Core (como ele chama a moeda original), Craig é admirado por seus seguidores, mas na comunidade de criptomoedas como um todo ele é conhecido como Craig “Faketoshi” Wright.

Wei Dai

Homem de descendência chinesa usando terno cinza de braços cruzados
Wei Dai

Wei Dai também é outro forte nome nas teorias para quem é o verdadeiro criador do Bitcoin. O engenheiro da computação foi o criador do sistema b-money e da biblioteca criptográfica Crypto ++, ambas com suas relevâncias na inspiração para o Bitcoin.

Entusiasta da criptografia, ele também escreveu artigos sobre sistemas monetários que chegaram bem próximos do Bitcoin. O b-money também foi citado por Satoshi Nakamoto no Whitepaper de sua criptomoeda.

O engenheiro da computação sempre manteve um perfil reservado e privado, sem dar muitas entrevistas ou aparecer publicamente.

Wei e Nakamoto trocaram alguns e-mails em 2008, quando o criador do Bitcoin entrou em contato com o engenheiro para esclarecer dúvidas sobre o b-money e poder expandir a ideia no que se tornaria o Bitcoin.

Vincent van Volkmer

Homem completamente fantasiado de abalha em meio a várias pessoas
Vincent van Volkmer

Talvez o mais inusitado dos suspeitos de serem Satoshi, Vincent van Volkmer é considerado como tendo criado a primeira criptomoeda do mundo por alguns. Volkmer é uma figurinha que se destaca, sendo um ativista de proteção às abelhas, mestre do Bonsai, matemático e cryptologista.

Muitos dizem que Volkmer é um grande apaixonado pelo Japão e que já passou um bom tempo por lá, o que explicaria o uso de um nome japonês para o seu alter ego.

Em uma das teorias famosas, um suposto funcionário do PayPal afirma que Volkmer realizou várias transações envolvendo a venda de Bitcoins, algumas na casa dos US$ 60 milhões, pouquíssima gente tem tanto BTC assim.

Apesar das evidências apontadas por essa teoria, ele também nega ser o criador do Bitcoin.

Adam Back

Homem branco de cabelos grisalhos usando óculos de grau e moletom cinza de perfil
Adam Back

Back, um dos primeiros entusiastas do Bitcoin, foi responsável por inventar um sistema anti-spam que exige prova de trabalho, o hashcash. O hashcash foi ponto inicial para a criação do Bitcoin, e foi a base para o algoritmo de Proof of Work utilizado para a confirmação de transações para evitar o problema com gastos duplos.

Adam Back é britânico e usa termos e uma gramática bem similar a Satoshi Nakamoto, incluindo o icônico espaçamento duplo após o uso da vírgula. Outra evidência é que Adam é o fundador e CEO da Blockstream, a empresa que contratou a maioria dos desenvolvedores do BTC após o sumiço de Satoshi.

Considerada a empresa com maior influência na maior moeda digital, a Blockstream é responsável por desenvolver as atuais soluções de segunda camada, como a Lightning Network.

Atualmente ele é o mais forte candidato à verdadeira identidade do criador do Bitcoin. Ele sempre negou as acusações, mas nem todo mundo está convencido com a sua “falta de culpa no cartório.”

Satoshi Nakamoto pode ser um grupo?

Ilustração da silhueta de pessoas anônimas com símbolo do Bitcoin ao fundo
Uma forte teoria éa de que o criador do Bitcoin seja um grupo de pessoas

A possibilidade de que Satoshi seja um grupo de pessoas e não um único indivíduo sempre foi uma das principais teorias. Enquanto alguns levam essa teoria para um lado mais tradicional, como um grupo de programadores libertários, outros têm ideias bem menos ortodoxas.

O Whitepaper do Bitcoin e a sua programação em si é muito bem escrita e muito polida. Algo que muitos consideram bem feito demais para uma única pessoa, dando força à teoria de que um grupo criou a moeda digital.

No entanto, alguns acreditam que Satoshi Nakamoto na verdade é a CIA, que criou o Bitcoin para aumentar o controle dos EUA.

Já outros acreditam que tudo é uma invenção de um grupo ocultista ligado aos Illuminati para dominar o mundo e desestabilizar a economia tradicional.

Por que o criador do Bitcoin continua anônimo?

Não apenas o criador do Bitcoin, mas alguns membros de equipes de desenvolvimento de outras criptomoedas, como Monero, também preferem permanecer anônimos.

Seja para se manter distante de questões políticas e regulatórias, para evitar o reconhecimento e atenção indesejadas ou para fortalecer ainda mais os princípios descentralização, desde as teorias mais malucas até as mais sensatas, tudo indica que o criador do Bitcoin continuará sendo um mistério para todo o criptomercado.

Quer continuar por dentro dos principais assuntos e conceitos do mercado cripto? Então continue acompanhando nosso Blog, Coinext Educação e YouTube.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria