Análise de sentimento de mercado: como fazer?

O que é o sentimento do mercado? Entenda como esse conceito pode ser utilizado para tomar melhores decisões de investimento.

Denio Grossi
Última atualização:
28/8/2024
Criptomoedas

Os mercados financeiros tendem a se comportar de forma cíclica. Esses ciclos costumam provocar diferentes sentimentos entre os participantes do mercado, o que tende a causar movimentos nos preços.

Mas, afinal, o que é o sentimento do mercado? Entenda como esse conceito pode ser utilizado para tomar melhores decisões de investimento.

O que é sentimento do mercado?

Esse setor lida com produtos financeiros, mas especialmente com dinheiro e liquidez. Naturalmente, somente a possibilidade de ganhar ou perder dinheiro tende a afetar o sentimento dos investidores e das empresas.

Em momentos onde o mercado está performando bem, o sentimento natural tende a ser de confiança. Há um ditado que afirma que todos os investidores são gênios durante as altas, mas isto tende a mudar com a reversão da tendência.

Durante os mercados de baixa os preços caem e a maioria dos investidores perdem. Isto cria um sentimento de negatividade e pessimismo. É comum que nestes períodos este sentimento incentive os investidores a venderem com medo de novas quedas.

Isto faz com que o mercado opere de forma cíclica, ficando sobrecomprado em momentos de otimismo e sobrevendido em momentos de pessimismo.

FOMO e FUD, o que é?

FOMO e FUD são dois sentimentos muito relevantes para os mercados financeiros. FOMO é a sigla para Fear of Missing Out, ou Medo de Ficar de Fora. Este sentimento ocorre quando o investidor pensa que perdeu a oportunidade de ganhar. Isto pode fazê-lo realizar uma compra irracional na esperança de lucrar.

Por sua vez, FUD significa Medo, Incerteza e Dúvida. Ele também pode fazer o investidor tomar decisões irracionais de venda. Ambos os sentimentos são normalmente balizados pelo movimento do preço.

Qual a importância da análise de sentimento do mercado?

Analisar o sentimento do mercado pode ser altamente relevante para tomar decisões de investimento. O sentimento do mercado pode ser observado tanto para um determinado ativo financeiro, quanto para uma indústria específica ou para os mercados financeiros de forma geral.

Por exemplo, os investidores em Bitcoin podem estar otimistas com a criptomoeda, enquanto o mercado de ações permanece pessimista.

A análise do sentimento do mercado faz parte da tese de renomados investidores. Warren Buffett, um dos investidores mais renomados da história, aconselha os investidores a operarem de forma oposta ao sentimento do mercado:

“Tenha medo quando os outros forem gananciosos. Seja ganancioso quando os outros tiverem medo.”

Momentos de ganância excessiva normalmente indicam que o topo de preços pode estar próximo. Neste contexto, pode ser relevante fazer uma redução do aporte ou mesmo criar posições short para apostar na queda.

Períodos de medo excessivo podem ser os melhores para comprar ativos financeiros com desconto, uma vez que os investidores tendem a tomar decisões irracionais de venda.

No entanto, cada decisão financeira deve ser tomada de forma individual ou com o auxílio de um consultor financeiro.

O que influencia no sentimento do mercado?

Alguns fatores que influenciam o sentimento dos mercados incluem:

Preço

O preço certamente é o fator fundamental que influencia o sentimento do mercado. O aumento de preços tende a criar ganância entre os investidores, enquanto as quedas tendem a provocar medo. Em ambos os casos, os investidores tendem a tomar decisões irracionais.

Notícias

Notícias, positivas ou negativas, também afetam o sentimento do mercado. Essas notícias podem ser direcionadas a um ativo específico, a uma classe de ativos ou ao mercado de forma geral.

Rumores

Rumores podem alterar o sentimento do mercado. Por exemplo, o rumor de que haverá um aumento nas taxas de juros pode ser o suficiente para desencadear uma correção.

O Índice de Medo e Ganância da Alternative.me é responsável por medir como os investidores estão em relação ao Bitcoin. Alguns dos fatores utilizados para medir este sentimento incluem:

  • Volatilidade;
  • Volume;
  • Mídias sociais;
  • Pesquisas;
  • Dominância de mercado;
  • Buscas no Google.

O gráfico abaixo demonstra a evolução do sentimento de Medo e Ganância dos investidores de Bitcoin ao longo dos anos:

Como fazer análise de sentimento do mercado?

Não existe uma fórmula única para analisar o sentimento do mercado. Isto pode ser medido tanto a partir de métricas mensuráveis, como volume de buscas dos investidores no Google por um ativo financeiro, ou mesmo por meio da observação dos participantes do mercado.

No geral, observar a irracionalidade e ganância dos investidores pode ser uma ótima forma para tomar decisões de investimento. Naturalmente, estes sentimentos acompanham o desempenho do preço.

Acompanhar o sentimento do mercado na indústria de criptomoedas pode ser ainda mais relevante do que para outros setores. Enquanto calcular o valor justo de uma ação pode ser feito através de fórmulas de fluxo de caixa, estimar o valor justo de uma criptomoeda ou ativo digital pode ser algo mais complexo. 

Além disso, o mercado de criptomoedas tem sido historicamente cíclico. Estes ciclos estão alinhados com o halving do Bitcoin, um importante evento para a principal criptomoeda. Devido a sua alta liquidez e importância para o setor, o sentimento em torno do BTC tende a afetar todo o mercado. 

Como utilizar os sentimentos para investir em criptomoedas?

O momento de medo excessivo pode ser ideal para comprar ativos a preços mais atrativos. Aproveite a análise de sentimento para encontrar o melhor timing para suas compras.

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Autor
Denio Grossi
Diretor de Growth na Coinext, especialista em tecnologia, criptomoedas, Blockchain e entusiasta do universo cripto como um todo.
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