Super Semana Cripto | 16 a 20 de abril | Inscreva-se

Índice de medo e Ganância: o que é o Fear and Greed Index?

Entenda como este indicador pode apontar quais os melhores momentos para comprar e vender bitcoin, a principal criptomoeda por valor de mercado.

Equipe Coinext
Última atualização:
14/2/2024

Descubra o que é e como funciona o Fear and Greed Index (Indicador de Medo e Ganância), um indicador capaz de apontar como está o sentimento do mercado em relação ao preço do Bitcoin (BTC). 

Entenda como este indicador pode apontar quais os melhores momentos para comprar e vender bitcoin, a principal criptomoeda por valor de mercado.

O que é “Fear and Greed Index”?

O Fear and Greed Index é um indicador que vai de 0 a 100 que mede o sentimento social em relação ao preço do Bitcoin. O indicador é desenvolvido pela Alternative.me e busca estimar o sentimento médio dos participantes do mercado em relação ao preço da principal criptomoeda.

Para isso, um conjunto de 6 fatores, que incluem métricas sociais, é utilizado para entender como está o sentimento do mercado. 

A empresa afirma que está trabalhando para estender o cálculo do Fear and Greed para outras criptomoedas. Outros sites mostram indicadores de Medo e Ganância para o Ethereum e outras criptomoedas, como é o caso do CFGI.

O Fear and Greed, conforme destaca o nome, estima o nível de medo ou ganância dos participantes do mercado. Estimar este fator é importante, visto que os mercados se movem com base nas decisões de muitos investidores, que são influenciados por suas percepções em relação ao mercado.

Como usar o índice para criptomoedas?

O Índice de Medo e Ganância é um indicador valioso para tomar decisões de compra e venda de Bitcoin. O índice costuma apresentar uma correlação positiva com o preço. Isso significa que quando o preço dispara, os investidores tendem a ficar excessivamente confiantes e o indicador se aproxima de 100.

Por outro lado, quando o preço cai de forma significativa, os participantes do mercado tendem a demonstrar medo e o indicador se aproxima de 0. O índice costuma variar historicamente entre 10 e 90.

Notavelmente, as decisões de compra e venda dos bons traders devem ser tomadas contrariamente às tendências do mercado. Isso significa que os melhores momentos para comprar bitcoin, são aqueles em que os investidores estão pessimistas e o Fear and Greed está baixo.

A Alternative.me afirma:

“O medo extremo pode ser um sinal de que os investidores estão demasiado preocupados. Essa poderia ser uma oportunidade de compra.”

Por sua vez, os melhores momentos para se desfazer de bitcoin são nos momentos em que o sentimento de ganância está em alta, que costuma ser quando o preço já subiu muito.

“Quando os investidores ficam demasiado gananciosos, isso significa que o mercado está prestes a sofrer uma correção.”

O Índice de Medo e Ganância está de acordo com alguns princípios importantes do mercado financeiro. O investidor bilionário Warren Buffett afirma:

“Compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos”.

Esta frase significa que as melhores decisões de compra costumam vir quando há muita incerteza e dúvida no mercado. É nestes momentos que os preços estão mais depreciados. Por sua vez, quando os investidores estão mais otimistas é que o cenário tende a mudar, visto que grandes altas são normalmente precedidas por grandes quedas.

Como o indicador Fear and Greed é calculado? 

O Fear and Greed Index é calculado com base em 6 fatores, que possuem diferentes pesos no cálculo. Confira a seguir detalhes sobre estas métricas utilizadas.

Volatilidade (25%) 

A volatilidade é utilizada no cálculo do indicador. Um aumento repentino na volatilidade é observado como um sinal de um mercado com maior medo, conforme destaca a Alternative.me:

“Argumentamos que um aumento incomum na volatilidade é um sinal de um mercado temeroso.”

Momentum / volume do mercado (25%)

O volume de mercado é outro indicador importante no cálculo do índice. Um aumento do volume em um dia de negociações positivo é considerado um sinal de ganância do mercado, e tende a empurrar para cima o indicador.

Mídias Sociais (15%)

A Alternative.me monitora a atividade nas redes sociais para entender o comportamento do mercado. Uma maior atividade e um aumento nas interações nas publicações relacionadas ao Bitcoin é um indicador de ganância do mercado.

“Uma taxa de interação invulgarmente elevada resulta num crescente interesse público pela moeda e, aos nossos olhos, corresponde a um comportamento ganancioso do mercado.”

Pesquisas (15%)

A Alternative.me realiza em parceria com a Strawpoll.com pesquisas semanais para medir o sentimento do mercado em relação ao preço do Bitcoin. Estes resultados ajudam a medir o sentimento geral do mercado e contribuem para o indicador.

Domínio (10%)

O Índice de Dominância do Bitcoin é outro fator presente no cálculo do Fear and Greed. A dominância do Bitcoin mede a participação da capitalização do Bitcoin em relação a todo o mercado de criptomoedas.

Uma queda na Dominância do Bitcoin é observada como um sinal de medo dos investidores, visto que a dominância do BTC tende a se beneficiar quando o sentimento do mercado está negativo.

A dominância da principal criptomoeda geralmente aumenta em mercados em baixa, refletindo a preferência dos investidores por ativos percebidos como menos arriscados

Por outro lado, uma baixa dominância do BTC indica interesse crescente em outras criptomoedas, impulsionando o Índice de Medo e Ganância. Muitos investidores podem buscar por oportunidades de ganhos assimétricos durante ciclos de alta, um sinal claro de que o mercado está ganhando.

Trends (10%)

As tendências de busca observadas no Google Trends também fazem parte do cálculo do índice. As buscas no Google ajudam a entender o que os participantes do mercado estão sentindo em relação ao preço da principal criptomoeda.

Como ele é usado pelo mercado?

O índice de medo e ganância pode ser utilizado pelos participantes do mercado para tomar decisões de entrada e saída. Isso ocorre, pois o índice é capaz de estimar quais os melhores momentos para se posicionar para eventuais compras e vendas.

No entanto, o indicador não deve ser seguido de forma radical, e pode servir como mais uma ferramenta para que o trader ou investidor analise o mercado de forma precisa. 

Onde acompanhar o índice de medo e ganância?

Conforme destacado, é possível acompanhar o Índice de Medo e Ganância no site da Alternative.me. O site também conta com o gráfico dos valores do índice ao longo do tempo, que podem ajudar ao investidor a entender melhor o comportamento da métrica:

Como pode ser observado, o Fear and Greed tende a alcançar valores mais altos conforme o mercado está fazendo novos topos. De forma semelhante, o indicador tende a seguir o preço em momentos de baixa do setor.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se