Super Semana Cripto | 16 a 20 de abril | Inscreva-se

Doji: Entenda o que é esse indicador e como usar

Doji é um padrão de análise gráfica de Candlestick utilizado nas análises de mercado. Entenda como ele funciona e quais as vantagens para suas operações.

Equipe Coinext
Última atualização:
1/8/2023

Você tem dificuldade em identificar tendências do seu criptoativo pelo gráfico? E sente ainda mais dificuldade quando percebe que o mercado está “quieto demais”?  O Doji é um indicador que tem a função de trazer um pouco mais de clareza para os traders em momentos de reversão de tendências e até em momentos que se percebe que a força compradora e vendedora estão equilibradas, o que passa a impressão que o mercado está quieto. É neste momento que você, provavelmente, precisa adaptar sua estratégia para os próximos movimentos. 

No artigo de hoje, vamos entender mais sobre como o Doji se forma e quais são os tipos de Doji que podem ser observados no mercado.

O que é Doji?

Doji é um indicador que investidores conseguem extrair de um gráfico a partir de uma análise técnica do ativo em questão.

O Doji é um momento muito específico do ativo que é representado pela figura do candlestick no gráfico. É um indicador voltado para aqueles que já têm maior domínio da análise técnica e tem por objetivo principal tentar prever as oscilações no mercado e entender qual a tendência que está se formando. É claro que não é uma ciência exata e em se tratando de criptomoedas fica menos exata ainda, pois sabemos que os criptoativos possuem alta volatilidade e com isso conseguem variar seus preços muito mais em menos tempo.

De maneira resumida, o Doji indica o momento em que o preço de abertura do ativo é igual, ou extremamente próximo, do preço de fechamento. Isso pode indicar que o mercado está se preparando para uma reversão de tendência e que a força compradora é a mesma que a força vendedora.

Como interpretá-lo 

Antes de entender sobre este indicador, vamos fazer uma breve revisão sobre o gráfico de candlestick, já que esta é uma manifestação encontrada neste tipo de gráfico. 

O candlestick é o gráfico de velas de qualquer ativo, que demonstra as movimentações do mercado em determinado intervalo de tempo. O intervalo de tempo fica a critério do investidor e do que faz mais sentido para ele observar, de acordo com sua estratégia de investimento, sendo de curto, médio ou longo prazo. Se você opta por uma estratégia de curto prazo, por exemplo o Day Trade, faz mais sentido que analise o comportamento do ativo em espaços de tempo menores, geralmente de minutos, para ter dados mais precisos. Sendo assim, a vela, ou candlestick, vai representar o intervalo de tempo determinado pelo investidor. 

No gráfico, as velas buscam representar visualmente as oscilações de preço do ativo, mostrando como está a situação do mercado. Existem 4 informações principais que se extrai da vela e que são fundamentais na hora da interpretação, são elas:

  • Preço de abertura
  • Preço de fechamento
  • Máxima 
  • Mínima

Observe na figura abaixo como localizar tais informações



Gráfico de candlestick


Além disso, para analisarmos o Doji é importante saber também que a máxima e a mínima do ativo são chamadas de sombra ou altura, como uma alusão mesmo à sombra que as velas projetam. Enquanto o corpo da vela é o intervalo entre a abertura e o fechamento. 

E mais alguns detalhes, quando a vela está representada na cor verde (ou azul, como aqui na Coinext) representa um movimento de alta, com fechamento positivo e o vermelho o oposto, movimento de queda.

Também é possível encontrar gráficos Vazios e Preenchidos: o vazio substitui a cor vermelha, representando uma queda, e o preenchido um fechamento em alta.

Até aqui, já entendemos então que a vela vai representar graficamente o movimento do ativo em determinado período e que ela também serve para nos mostrar a força compradora e a força vendedora. No Doji o que acontece é a representação do ativo quando ele esta em uma condição  muito específica: quando o preço de fechamento do ativo é o mesmo que o preço de abertura.

Dessa forma, ele é representado no gráfico por uma linha horizontal, ou um sinal de cruz, que também pode ser um sinal de +. Portanto, no Doji o ativo pode ter as sombras, que representam a máxima e a mínima bem definidas e distantes uma das outras, sendo representados pela linha vertical. Mas o corpo, que representa o preço de abertura e fechamento e é a linha horizontal, são os mesmos valores ou valores bem próximos, por isso a linha horizontal fica bem menor, quase encostando uma na outra. 

Portanto, a vela Doji não possui o preenchimento, por que não houve diferença entre o preço de abertura e fechamento. Lembre-se que uma vela preenchida indica que o ativo está seguindo tendência de alta. Como não houve essa diferenciação nos preços, significa que não há domínio nem por parte dos compradores, nem por parte dos vendedores.

Por isso alguns traders mais avançados acreditam que quando observamos a formação de um Doji no gráfico indica que os investidores estão se preparando para uma reversão de tendência. Pode também representar uma certa indecisão pelos investidores, sem demandar pela compra nem pela venda.

 Observe nas figuras abaixo como se dá a leitura do Doji.

Legenda:

  • High: preço máximo do ativo
  • Low: preço mínimo do ativo
  • Open: preço de abertura
  • Close: preço de fechamento
Doji interpretando

Já na figura abaixo você consegue perceber como fica a representação do Doji num gráfico:

Doji no gráfico

Tipos de Doji

Existem 4 variações principais do Doji, que se diferenciam sobretudo pela posição em que se encontra a barra horizontal em relação à linha vertical (altura do candle.)

Doji Star 

Doji Star, ou Doji estrela, é quando a barra horizontal, que representa os preços de abertura e fechamento está localizada exatamente no meio da linha vertical, que representa as máximas e mínimas. Ou seja, o tamanho das sombras inferior e superior é exatamente o mesmo.

O Doji star pode ainda ser subdividido em Doji Estrela da manhã e Doji Estrela da tarde. 

O Doji  estrela da manhã acontece logo após um movimento de queda, ou seja após um candle em vermelho ou não preenchida. E, geralmente, após o Doji Estrela da manhã, há um movimento de reversão de tendência, por isso o candle após  será preenchido ou verde, indicando que o ativo subiu. 

Portanto, para analisar se houve o Doji Estrela da manhã é preciso analisar 3 candles, o primeiro movimento de queda, o segundo é o Doji e já indica o mercado se reestruturando, e o terceiro em alta com a possível recuperação do ativo.

 

Doji estrela da manhã
(Imagem: Opere Futuros)

O Doji Estrela da tarde, por sua vez, é a situação inversa. Ocorre quando, numa sequência de 3 candles, o primeiro indicava que o ativo estava seguindo uma tendência de alta, o segundo já é o Doji Estrela da tarde, indica que o mercado está oscilando, com pouca variação entre abertura e fechamento, para que, no terceiro candle, haja a reversão de tendência e o ativo fica em baixa.

Doji estrela da tarde
(Imagem: Opere Futuros)

 

Doji Drangonfly

O padrão Doji Dragonfly, também é conhecido como Doji Libélula, pois a figura que aparece no gráfico remete ao inseto. 

Este indicador ocorre  quando a sombra (linha vertical) inferior é maior que a sombra superior, que é inexistente. Ou seja, indica que o preço máximo do ativo naquele período foi o mesmo preço de abertura e de fechamento, havendo apenas variação negativa no preço do ativo.

 

Doji Libélula
(Imagem: Warrior Trading)

Na imagem abaixo, você consegue entender os pontos do Doji.

Legenda:

  • Open: preço de abertura
  • Close: preço de fechamento
  • High: preço máximo do ativo
  • Low: preço mínimo do ativo
Doji Dragonfly
(Imagem: Mango Research)

Doji Lápide

O Doji Lápide, também chamado de Gravestone, é a situação contrária do Doji Libélula, pois não há a presença da sombra inferior, apenas da sombra superior. Ou seja, indica que o preço mínimo do ativo naquele período corresponde à região do preço de abertura e fechamento, do Doji.

A legenda para esta imagem é a mesma que a das imagens acima.

Doji Lápide
(Imagem: Mango Research)

Doji Pernalta

Por fim, o Doji Pernalta ocorre quando a sombra inferior (linha vertical) é maior que a superior. Difere-se do Doji libélula, ou Dragonfly, pois neste último na verdade a sombra superior não existe, ela é totalmente ausente. Já no pernalta, a sombra superior existe, porém é significativamente menor que a sombra inferior.  Repare na figura abaixo que, apesar de o Doji estar localizado bem acima na linha vertical, ele não está exatamente no topo, ainda há a presença de uma sombra superior, mesmo que mínima.

 

Doji Pernalta
(Imagem: Meu Day Trade)

Observe na figura abaixo como são as representações gráficas de todos os modelos de Doji lado a lado. Dessa forma, a identificação e diferenciação dos Dojis ficará mais fácil:

Tipos de Doji
(Imagem: Suno)

E então, consegue identificar estes movimentos em um gráfico? Acredita que este indicador facilitará sua vida no trade e o ajudará a saber quando a tendência está sendo revertida?  

Assim como todas as técnicas de análise nos investimentos, tudo é com a prática. A partir do momento que você começar a colocar em prática o exercício de tentar identificar formas no gráfico e interpretá-las, buscando entender o que elas querem dizer, seu olhar vai ficando mais treinado e, consequentemente, mais assertivo.

É importante ter em mente também que os criptoativos são os mais voláteis do mundo dos investimentos, o que indica que eles são mais sensíveis e suscetíveis à alterações bruscas de preços. Mas, de forma alguma isso significa que tais estratégias de identificação de tendência não se aplicam à eles. 

Por isso, fique atento a portais de notícias sérios e acompanhe os ativos em que você investe. É muito melhor você saber fazer a análise, aplicar os seus conhecimentos e buscar embasamento para entender os movimentos do gráfico do que apenas abandonar as táticas de análises somente pelo fato da volatilidade

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se