Super Semana Cripto | 16 a 20 de abril | Inscreva-se

Cisne negro em criptomoedas: o que é essa teoria?

Qual o impacto de um evento cisne negro em criptomoedas? Nesse conteúdo você entende esse efeito e vê o que precisa fazer para proteger seus investimentos.

Equipe Coinext
Última atualização:
1/8/2023

O ano de 2022 não tem sido fácil para o investidor de criptoativos. Notícias como a queda de LUNA e a inflação alta em diversos países contribuem para um cenário econômico complicado, impactando o investimentos em ativos de renda variável. Assim, muitos se perguntam se pode acontecer o efeito cisne negro em criptomoedas.

Cisne negro é um conceito tradicional na economia, principalmente no mercado financeiro. Criado pelo filósofo e escritor Nassim Taleb, o termo representa um momento de grande crise ou evento raro que causa impactos em investimentos e na economia em geral.

O que pouca gente sabe é que é possível tirar vantagem desses momentos, visto que, algumas pessoas perdem dinheiro e outras enriquecem. Por isso, entender o conceito de cisne negro na economia é fundamental para quem deseja estar no mercado financeiro, sobretudo, investindo em ativos voláteis como as criptomoedas.

Ao longo desse conteúdo, vamos falar mais sobre a lógica do cisne negro no mercado financeiro e como segui-la pode te ajudar a se sair bem mesmo durante tempos de crise.

Veja o que você vai entender nesse artigo sobre cisne negro na economia:

  • O que é cisne negro no mercado financeiro?
  • Quais as principais características de um cisne negro?
  • Como se proteger desses eventos improváveis?
  • Quais as diferenças entre cisne negro e branco?

O que é cisne negro em criptomoedas?

Cisne negro, em economia, é o nome dado a um evento raro e imprevisível na sociedade que pode impactar o mercado financeiro, a nível nacional ou global, e causar grandes efeitos colaterais. Como falamos, essa lógica foi estruturada e conceituada pelo professor e Doutor Nassim Taleb.

Um bom exemplo de cisne negro é a crise de 2008 nos Estados Unidos, que afetou e ainda afeta financeiramente milhares de americanos, ou até mesmo a repressão do comércio ou de bancos às criptomoedas.

Principais características de um cisne negro na economia

Segundo Taleb, para ser determinado um cisne negro, um evento tem de se encaixar nesses três pré-requisitos:

  1. Imprevisibilidade: algo que não tem precedente e nem um padrão ou algo parecido já datado.
  2. Alto impacto: afeta com grande intensidade boa parcela das pessoas e instituições envolvidas no mercado financeiro.
  3. Raridade: não acontece com frequência, e pelo “fator surpresa”, causa justamente o maior impacto.

Quais as diferenças entre cisne negro e branco?

O cisne negro, como mencionado acima, é um evento grandioso que prejudica a esfera financeira de forma extrema, inesperada e consideravelmente rara. 

Como exemplificação, o atentado às torres gêmeas foi um acontecimento inesperado que afetou negativamente muitas esferas mundiais, dentre elas, a econômica. Outro exemplo, mais atual, são eventos que impactam a economia mundial, como as questões relacionadas à saúde em tempos de pandemia e ainda o conflito entre Rússia e Ucrânia. 

Esses cisnes negros são eventos que aconteceram de forma aleatória e não temos uma previsão de quando haverá uma recuperação completa. Tampouco sabemos quando poderá acontecer outro evento desse tipo. 

Já os cisnes brancos, em contrapartida, são eventos mais brandos que podem ter efeitos menores na economia. Eles podem ser amenizados por órgãos públicos, entidades e usuários preparados, uma vez que não são raros, nem imprevisíveis e os impactos podem ser contidos quando bem manejados.

Como se proteger desses eventos improváveis considerados cisne negros?

Saber reconhecer a imprevisibilidade das flutuações do mercado financeiro ainda é coisa de cientista. Pesquisadores da Universidade de Stanford estão trabalhando no desenvolvimento de um padrão para prever o imprevisível.

O estudo tem sido realizado a longo prazo e em três ecossistemas diferentes. Os cientistas criaram um método computacional na pesquisa que pôde constatar que as flutuações são estatisticamente iguais embora em sistemas diferentes. E ao aplicar o método nas flutuações de mercado, ele funcionou muito bem.

Por enquanto, o estudo ainda está sendo concluído, mas existem maneiras de amenizar e conter os possíveis danos de um cisne negro sobre os seus próprios investimentos.

A princípio, aceitar e investir acolhendo a imprevisibilidade já é uma boa ideia quando se pensa em investir em criptomoedas, uma vez que a oscilação de valor pode assustar os investidores de primeira viagem.

Além disso, ter uma reserva de emergência pode realmente ajudar bastante a prevenir grandes danos quando algo inesperado acontece e os valores dos criptoativos caem, como aconteceu quando a Coreia do Sul ameaçou proibir o Bitcoin no país.

Abra sua conta e crie uma carteira de criptos diversificada!

Cisne negro em criptomoedas

Como falamos no começo do texto, o ano de 2022 trouxe um cenário diverso e complexo para o universo das criptomoedas. Alguns acontecimentos externos impactaram a performance das moedas, afetando também os rendimentos dos investimentos.

Fazendo um recorte do primeiro semestre do ano, podemos identificar alguns eventos raros que causaram impactos em todos os ativos do mercado financeiro, incluindo as criptomoedas.

O conflito entre Rússia e Ucrânia é um deles. Apesar de todos os elementos históricos que fazem parte desse conflito geopolítico, o momento da invasão e a repercussão no mercado aconteceu de forma imprevisível. Como resultado, tivemos um momento de correção do mercado, gerando um movimento de saída de ativos voláteis, busca por proteção e também de uma possível recessão econômica.

O que fazer diante de um cisne negro no mercado de criptomoedas?

Justamente por ser um evento imprevisível, a melhor forma de lidar com essa incerteza sobre o futuro de um ativo é utilizar estratégias de gerenciamento de risco e, principalmente, sempre investir de acordo com fundamentos e com o perfil de investidor.

Ter uma carteira de criptomoedas pautada pela diversificação é o principal meio de evitar que problemas raros e imprevisíveis afetem todo o seu capital. Nesses casos, o fato de ter ativos diversos, que se aproveitam de cenários diferentes, faz com que os rendimentos não dependam exclusivamente de uma moeda.

Para exemplificar, podemos olhar a situação das criptomoedas no primeiro semestre de 2022. Não dá para negarmos que tivemos um momento de correção, criptos tradicionais como o Bitcoin apresentaram quedas consideráveis.

Por outro lado, o cenário foi positivo para quem contava com outras criptos, visto que moedas como a Monero e o GMT se destacaram em um cenário de valorização de criptomoedas de privacidade e de criação de move-to-earn.

Aqui na Coinext, você encontra uma variedade de criptomoedas para investir. Apesar de ser impossível saber quando haverá um evento no nível de cisne negro, você conta com segurança e estratégias para proteger seus investimentos e gerenciar esses riscos. Abra sua conta e comece agora mesmo.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se