Jogos em Blockchain: tudo que você precisa saber

Jogos em Blockchain estão em alta. Com a monetização dos jogos relacionados a tokens, esse universo ganhou destaque, nesse artigo você entende todos detalhes.

Equipe Coinext
6/4/2022
Jogos em Blockchain: tudo que você precisa saber
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

A relação entre criptomoedas e games está cada vez mais próxima. Atualmente, os jogos em Blockchain ganham destaque e atraem atenção de jogadores e investidores.

O universo dos criptoativos, e consequentemente todos os sistemas e métodos que o envolvem, ganha mais utilidades a cada dia, atraindo novos usuários de todos os perfis. E os games e seus entusiastas não estão de fora dessa.

Há algum tempo que os jogos têm se tornado um desses atrativos, e recompensado jogadores que buscam não apenas o entretenimento, como também a possibilidade de receber criptomoedas por suas vitórias.

Para te ajudar a entender melhor todas essas oportunidades de ganhar criptos se divertindo, vamos abordar neste artigo os seguintes pontos:

  • O que são os jogos em Blockchain?
  • Como os jogos em Blockchain funcionam?
  • Os jogos em Blockchain são seguros?
  • Relação entre jogos na Blockchain e jogos NFT
  • The Sandbox
  • Gods Unchained
  • Alien Worlds
  • Chain Monsters
  • Coin Hunt World

O que é Blockchain?

Antes de entrarmos no assunto de jogos em Blockchain, vale a pena lembrarmos a definição de Blockchain.

Blockchain pode ser traduzida como corrente de blocos. Resumidamente, estamos falando de uma tecnologia que agrupa um conjunto de informações que se conectam por meio de dados criptografados. Desse jeito, é possível realizar uma série de operações de forma segura. Portanto, funciona como um grande livro-caixa público, em que são registradas todas as transações, de forma rápida e segura.

O que são os jogos em Blockchain?

A Blockchain é conhecida por ser o sistema registrador e validador das transações e movimentações de criptomoedas.

É através da mineração que acontece na Blockchain que formam-se os blocos com dados validados que vão para a rede, ficando registrados em diferentes e aleatórios computadores ao redor do mundo, os chamados “nós”.

O sistema de Blockchain, porém, vai além dessa função de “livro registrador” das transações, já que comporta códigos de diferentes setores, tornando-o útil em vários segmentos, como o desenvolvimento de aplicativos e diversos recursos DeFi, o registro de NFTs e de informações sobre usuários, e o armazenamento de jogos, incluindo seus personagens, itens e histórico das partidas jogadas.

A ideia inicial dessa rede e das criptomoedas pioneiras, como o Bitcoin, era construir um sistema monetário descentralizado, o que significa eliminar da equação os órgãos terceiros, como bancos ou operadoras de cartão.

O objetivo dos desenvolvedores de jogos Blockchain não é diferente: quando se tem um jogo convencional, os dados dos jogadores permanecem na rede desenvolvedora, como nome, níveis, personagens, e-mail e localização.

Já os jogos que são armazenados na Blockchain têm essas informações criptografadas e armazenadas em rede, sem nenhum outro participante terceiro com acesso a elas, somente o usuário principal, preservando sua privacidade.

Ademais, os jogos Blockchain também se tornaram populares por serem uma forma de obter uma certa quantia de lucro, uma vez que os usuários podem negociar os itens de cada jogo com criptomoedas. Além disso, há a possibilidade de serem recompensados, também em criptos, dependendo do jogo.

Nesse momento, você deve estar se perguntando como um jogo que roda em Blockchain funciona, em contraste com os jogos tradicionais, e é isso o que vamos responder a seguir.

Abra sua conta na Coinext e explore o universo cripto.

Como os jogos em Blockchain funcionam?

Os jogos, essencialmente, consistem nos dados de usuário, no enredo, nos personagens e níveis a serem ultrapassados, de forma semelhante à que já vimos nos jogos tradicionais. A forma de armazenamento e a economia adotada é que mudam, já que, como mencionado acima, isso ocorre em um sistema descentralizado. 

Desse modo, como os itens são criptografados e ficam sob posse do próprio jogador, e somente dele, a propriedade se torna real e única: nenhuma empresa tem o controle das suas informações. 

Na questão financeira, o que muda é que, ao invés de comprar personagens por meios externos, por exemplo, os usuários podem negociar seus itens do mesmo jogo à vontade, já que não há uma empresa que faça intermédio da operação.

Além disso, por serem descentralizados, os jogos só podem receber mudanças e alterações no sistema quando os usuários concordam com o processo. Os jogadores podem, inclusive, escolher uma nova equipe desenvolvedora. Isso torna todo o processo bem mais democrático e participativo para a comunidade.

Os jogos Blockchain são seguros?

Em decorrência da criptografia, os jogos Blockchain garantem segurança aos usuários e às equipes desenvolvedoras em vários quesitos:

A privacidade de dados é garantida no uso da rede Blockchain, uma vez que os dados são criptografados e armazenados apenas por quem o utiliza. Assim, tanto a privacidade pessoal quanto a privacidade de jogo é garantida.

Outro ponto é o fato de que o jogo rodar na Blockchain garante mais níveis de segurança, como a prevenção de ataques hackers e do banimento injusto, além de limitar a possibilidade de manipulação das economias dos jogos e a vulnerabilidade do seu sistema.

Invista em criptomoedas de forma segura e prática.

5 jogos Blockchain gratuitos

Assim como no mercado de games tradicional, cada jogo possui suas particularidades, níveis de dificuldade e variados formatos de missões, além disso, cada game possui um objetivo diferente. Hoje em dia, existem jogos para ganhar criptomoedas e jogos somente para diversão, por exemplo.

Para ilustrar melhor o que estamos falando, preparamos uma lista dos principais e mais comentados jogos da rede atualmente. Veja só:

1. The Sandbox

O jogo The Sandbox consiste na construção de um “mundo” e vidas digitais para cada jogador. Através de seus avatares, os usuários podem realizar diferentes atividades dentro desse universo.

Nesse game, os jogadores podem comprar um terreno dentro do jogo e desenvolver o que quiserem. 

Ele pode lembrar o conceito de Habbo, com a diferença de que o terreno é comprado com criptomoedas que têm valor financeiro no mundo real, assim como os outros itens do jogo.

O token SAND é a moeda nativa do universo Sandbox, utilizada para a compra de NFTs e propriedades dentro desse ambiente virtual, e está disponível para negociação aqui na Coinext.

Invista em SAND pela Coinext.

2. Gods Unchained

É um jogo free-to-play e play-to-earn, o que significa que não é necessário fazer um investimento inicial para começar a jogar e ganhar recompensas em criptos.

O game consiste em um conjunto de cartas colecionáveis e os jogadores utilizam seus baralhos de cartas para competir entre si, por meio de estratégia. Ao conquistar níveis mais altos, os jogadores podem encontrar cartas NFT armazenadas em Blockchain que podem ser negociados no mercado.

O principal token do jogo é o GODS.

3. Alien Worlds

Alien Worlds também funciona a partir da estratégia de cada jogador. Aqui os usuários são responsáveis por planetas, que são governados como se fossem organizações autônomas descentralizadas. Uma boa referência à ideia dos jogos Blockchain.

O objetivo é aumentar o território e a quantia de tokens Trillium (TLM) e NFTs através da competição com outros jogadores.

Dentro do jogo, também é possível minerar o token TLM.

4. Chain Monsters

Chain Monsters pode remeter aos jogos de Pokémon, já que seu enredo é baseado em capturar e evoluir os personagens, além de batalhar usando os mesmos “bichinhos”. No entanto, a diferença é que dentro desse jogo, os personagens são NFTs.

5. Coin Hunt World

Também parecido com “Pokémon Go”, porém o usuário não precisa caminhar por um extenso mapa: Coin Hunt World consiste na caça de itens valiosos pela vizinhança, e o interessante é que esses itens são pequenas quantias de criptomoedas.

Isso significa que Coin Hunt World não possui token próprio, e não é anunciado um valor de investimento inicial. O jogo funciona no celular e possui aplicativo tanto para Android quanto para iPhone.

Os principais tokens te esperam na Coinext.

Diferencial dos jogos em Blockchain

Assim, podemos ver que o universo dos jogos em Blockchain se mostra uma maneira interessante de continuar jogando e fazendo parte do segmento mais rentável do entretenimento.

Um diferencial interessante a ser considerado é que a rede Blockchain garante melhorias significativas de segurança, privacidade, descentralização do sistema de jogos e uma economia interessante para o usuário. Na prática, utiliza-se toda tecnologia que faz o ato de investir em criptomoedas ser seguro dentro dos games.

Então, entrar para o mundo dos jogos em Blockchain é dar mais um passo ao universo das criptomoedas e continuar por dentro do que acontece nesse setor em constante mudança e inovação.

É importante destacar que mesmo com todos os avanços dos jogos em Blockchain, não é algo que substitui o investimento em criptomoedas. Esses jogos que possibilitam que um jogador ganhe criptos como Bitcoin jogando são alternativas interessantes, porém, para quem deseja realmente construir uma carteira cripto, é necessário estudar o mercado e buscar boa estratégias de investimento.

jogos em blockchain

Aqui na Coinext você encontra tudo que precisa para explorar o universo das criptomoedas. Seja game tokens, criptos relacionadas aos jogos em Blockchain, ou mesmo criptomoedas tradicionais como Bitcoin, abra sua conta grátis e comece agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
No items found.
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback