Token e criptomoeda: entenda a real diferença

Qual a diferença entre token e criptomoeda? Nesse artigo você entende de uma vez por todas o que significa cada um desses ativos digitais e vê como investir.

Equipe Coinext
Última atualização:
1/3/2024

Você sabe a real diferença entre token e criptomoeda? Os dois conceitos são comumente usados como sinônimos, confundindo quem está entrando agora no mercado de criptoativos.

Na verdade, não é de se estranhar que até mesmo quem já investe há algum tempo ainda tenha dúvidas sobre essa distinção, afinal, o mercado cripto está crescendo, com novos tipos e categorias de tokens em constante desenvolvimento.

Tanto criptomoedas quanto tokens são tipos de ativos digitais, mas existem diferenças fundamentais entre eles que investidores precisam conhecer.

Isso porque aprofundar os conhecimentos sobre investimentos e finanças é importante para sabermos analisar vários tipos de ativos e reconhecer as melhores opções de diversificação de carteira de acordo com nosso perfil e objetivos.

Para te auxiliar nessa tarefa, preparamos este conteúdo que explica de forma simples o que é token e o que é criptomoeda e, claro, quais as principais diferenças entre eles.

Continue lendo para entender:

  • O que é criptomoeda?
  • O que é token?
  • Qual a diferença entre token e criptomoeda.
  • A forma como são criados.
  • O objetivo de cada um.
  • As funções que desempenham.

O que é criptomoeda?

As criptomoedas são moedas digitais criadas para funcionar como meio de pagamento e reserva de valor. Elas podem ser transferidas livremente entre pessoas, sem a intermediação ou controle de nenhuma entidade central.

token e criptomoeda - alguns exemplos de criptomoedas

Diferentemente das moedas centralizadas e governamentais, como real e dólar, as criptomoedas são descentralizadas. Isso significa que elas não dependem de uma única entidade ou instituição para funcionar. Pelo contrário, a validação das transações é feita com base no consenso entre os próprios participantes de sua rede.

Isso resulta em transações mais rápidas e baratas, entre pessoas de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento.

Todo o funcionamento e segurança das criptomoedas é garantido por meio da tecnologia Blockchain, um livro contábil público e protegido por criptografia, no qual são registradas todas as transações que ocorreram com uma criptomoeda.

Se você ainda não sabe o que é Blockchain, assista ao vídeo para entender esse conceito em apenas 3 minutos:

Enfim, podemos resumir os grandes diferenciais das criptomoedas em: descentralização, segurança, transparência, autonomia e privacidade.

O que determina o valor das criptomoedas?

Não há um órgão regulador que estabeleça ou garanta um valor de mercado para as criptomoedas. Sendo assim, sua cotação é determinada única e exclusivamente pela livre oferta e demanda do mercado.

Por esse motivo, as criptomoedas são ativos de renda variável, já que seu preço irá mudar de acordo com os movimentos do mercado. É justamente a partir dessa volatilidade de preços que traders lucram com o investimento em cripto.

Além disso, com a evolução do setor e em vista das enormes valorizações de criptomoedas como Bitcoin (BTC), muitas pessoas compram criptomoedas apenas para guardá-las com a expectativa de mais valorização no futuro.

Mas você sabia que o Bitcoin não é a única criptomoeda existente? Além dele, outras criptos relevantes no mercado são: Ethereum (ETH), Litecoin (LTC) e Monero (XMR).

O que é token?

Um token é a representação digital de algum ativo financeiro do mundo real, ou seja, de algum bem que possua valor de mercado. Pode ser um uma moeda, um objeto, um imóvel ou até mesmo uma música. Praticamente tudo pode ser transformado em token e ter seu valor representado digitalmente.

Os tokens são criados por meio de contratos inteligentes dentro de uma Blockchain e podem representar parte ou totalidade do ativo ao qual está associado. Assim, o detentor do token passa a assumir também o poder de custódia e propriedade sobre aquele bem.

Como o token utiliza a mesma infraestrutura que as criptomoedas para funcionar, esse tipo de criptoativo também usufrui das mesmas vantagens proporcionadas pela tecnologia Blockchain, como rapidez e segurança para transferência de valores, transparência, privacidade e descentralização.

Os tokens podem ser de vários tipos, como: tokens de segurança, tokens de utilidade, tokens de pagamento, os famosos NFTs (tokens não fungíveis) e ainda podem ser divididos em categorias como, game tokens, tokens de plataformas, fan tokens, entre outros.

Qual a função do token?

Um token pode ter diferentes funções, a depender do seu tipo e de como funciona o ecossistema da Blockchain na qual está inserido:

  • Funcionamento de DApps: Uma das principais funções dos tokens é ser utilizado para manter um DApp – aplicativo descentralizado que roda dentro da Blockchain  – seguro e em funcionamento, como moeda para pagamento das taxas de interação.
  • Ativos tokenizados: Tokens também podem ser criados para representar um ativo do mundo real e facilitar sua negociação. Por exemplo, se você tokenizar uma dívida e criar um token de precatório ou mesmo um direito autoral como royalties musicais, você consegue negociar esse direito digitalmente, com qualquer pessoa do mundo 24h por dia, por meio da Blockchain, proporcionando maior liquidez.
  • Captação de investimento: Os tokens também podem funcionar como um meio para captação de fundos necessários para o desenvolvimento de novos projetos que utilizam a tecnologia Blockchain, por meio das ofertas iniciais de tokens. Aqueles que compram esses tokens na oferta inicial se tornam uma espécie de proprietários daquela fração do produto ou serviço que está sendo desenvolvido.

À medida que os projetos avançam, ficam mais conhecidos e crescem em valor, os tokens passam a ser negociados em corretoras de criptomoedas e se tornam produto para investimento para mais pessoas.

Bom, agora que você já sabe o que é token e o que é criptomoeda, fica mais fácil entender a diferença entre os dois. É o que veremos a seguir.

token e criptomoeda - representacao da Bored Ape, principal NFT

Qual a diferença entre token e criptomoeda?

As principais diferenças entre token e criptomoeda são:

  1. A forma como são criados
  2. O objetivo de cada um
  3. As funções que desempenham

Saiba mais detalhes sobre cada uma dessas diferenças abaixo:

1. Como tokens e criptomoedas são criados:

As criptomoedas são mais complexas de serem criadas, enquanto os tokens são desenvolvidos de forma relativamente mais simples, sobretudo para quem já possui algum conhecimento em programação.

Criar novos tokens se tornou mais prático principalmente após o padrão para desenvolvimento ERC-20, criado na rede Ethereum. O objetivo desse modelo é justamente estabelecer uma base para a construção de qualquer novo token na Blockchain da Ethereum, de modo que eles ainda pudessem ser compatíveis entre si.

Já as criptomoedas são ativos digitais nativos de suas próprias Blockchains, enquanto os tokens geralmente se inserem dentro da Blockchain já existente de alguma criptomoeda.

2. Tokens e criptomoedas possuem objetivos diferentes

As criptomoedas surgiram com o objetivo de revolucionar nosso sistema financeiro, por meio da descentralização de serviços e produtos que oferecem uma maneira mais simples, democrática e segura de realizar transações.

A descentralização e a digitalização dos serviços financeiros proporcionada pelas criptomoedas elimina diversos intermediários e reduz a burocracia que faz parte do sistema financeiro tradicional, já que poupa tempo, economiza recursos e otimiza os processos envolvidos.

Já os tokens, a princípio, não possuem um objetivo tão amplo. Eles foram criados para atender a funcionalidades essenciais e mais restritas a um objetivo específico, e não necessariamente para revolucionar todo o sistema, embora também contribuam para esse objetivo.

Podemos dizer que as criptomoedas começaram a revolução da nova economia digital, enquanto novos tipos de tokens foram surgindo como uma consequência desses avanços, de modo a complementá-lo e expandi-lo.

A economia de NFTs, games em Blockchain, metaversos e serviços DeFi são exemplos de inovações que só foram possíveis porque os tokens também foram desenvolvidos a partir da tecnologia difundida pelas criptomoedas.

3. Tokens e criptomoedas desempenham funções distintas

Assim como as moedas fiduciárias, as criptomoedas podem ser usadas como meio de troca por produtos ou serviços e como reserva de valor. Além disso, também são uma ótima opção para compor uma carteira de investimentos diversificada.

Já os tokens são mais utilizados para apoiar o funcionamento de redes Blockchain, para permitir que os usuários ativem recursos específicos dentro dos DApps, para dar acesso a um benefício exclusivo ou para representar digitalmente alguma coisa física de valor.

Por exemplo, se você desejasse vender seu carro, poderia criar um token que o representasse e vendê-lo por meio de um contrato inteligente na Blockchain.

Já uma criptomoeda poderia ser usada como a moeda cobrada durante a venda, funcionando como o meio de troca e registro da transação.

Preparamos um vídeo comentando a diferença entre token e criptomoeda. Assista e saiba mais sobre esses criptoativos!

Invista em tokens e criptomoedas na Coinext

Agora que você já entende bem os principais tipos de criptoativos e a diferença entre token e criptomoedas, fica mais fácil saber quais as melhores opções de ativos para compor sua carteira de investimentos.

E quando o assunto é diversificação, a Coinext te oferece as melhores oportunidades. Aqui, você encontra as principais criptomoedas do mercado e diferentes categorias de tokens para investir.

Na nossa plataforma você também pode começar a investir em ativos tokenizados e receber renda fixa com tokens das músicas de sucesso no Brasil.

Agora que você sabe a diferença entre token e criptomoeda, está mais perto de aproveitar as oportunidades oferecidas por esses dois tipos de ativos. Portanto, abra sua conta grátis agora mesmo para aproveitar todas essas oportunidades!

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se