Média Móvel de Convergência/Divergência, mais conhecida como MACD, é um dos principais indicadores técnicos usados por traders. Conheça a sua função.
O MACD, a Média Móvel Convergente e Divergente, ou Moving Average Convergence Divergence em inglês, é um dos principais indicadores utilizados na análise técnica e um ponto fundamental para quem quer entender melhor os gráficos de diferentes ativos. Como o nome deixa claro, ele é um sinalizador de divergência e convergência entre diferentes médias móveis, que pode te ajudar a entender o melhor momento para comprar e vender seus ativos de um investimento.
Criado na década de 60 por Gerald Appel, o MACD utiliza a diferença entre diferentes médias móveis para se ter uma ideia das futuras movimentações do mercado. Além disso, está técnica serve como um ótimo guia para diferentes perfis de traders e é um dos indicadores essenciais para a análise técnica, principalmente no curto prazo.
O MACD está classificado como um rastreador técnico. Isso quer dizer que a sua principal função é rastrear tendências e indicar sinais de mudança, reversão ou confirmação dessas tendências.
Entenda mais sobre como esse indicador funciona e quais são os sinais que ele pode dar para quem está analisando o gráfico.
O que você verá no artigo:
Apesar do nome parecer complicado, o MACD tem um funcionamento relativamente simples, pelo menos para quem entende o básico da análise técnica. Ele é um indicador que acompanha o momentum (outro indicador de análise técnica )e a tendência na movimentação de preço de um ativo, através da conversão ou divergência entre seus principais elementos.
A construção do MACD é feita através de três elementos principais, sendo eles a Média Móvel Longa, a Média Móvel Curta e a Linha de Sinalização.
Segundo o cálculo original criado por Appel, a Média Móvel Exponencial (EMA) longa é calculada com base em um intervalo de tempo de 26 dias, enquanto a Média Móvel Exponencial curta é calculada com base em um período de 12 dias. Então, na sua forma mais básica, o MACD é calculado subtraindo a Média Móvel Exponencial (EMA) de 12 dias da Média Móvel Exponencial de 26 dias.
O resultado desse cálculo é a linha do MACD que é usada no cálculo do terceiro elemento, que é a Média Móvel Exponencial de 9 dias do MACD, ou “Linha de Sinal”, que é o principal gatilho para momentos de compra e venda.
Sendo assim, os elementos básicos do MACD são:
Vale mencionar que, apesar de ter sido criada com essas médias, é possível alterar os cálculos e o período utilizado. No entanto, o uso das médias de 26 e 12 dias é universal é o mais popular nas ferramentas disponíveis para executarmos essa configuração nos gráficos. É o mais recomendado para traders iniciantes e avançados.
Confira como fica esse cálculo em elementos visuais traçados em cima do gráfico do preço do Bitcoin:
É possível ver a linha do MACD, em Azul, e a linha de Sinal, em Laranja, com movimentações diferenciadas e que, ora são similares, ora são opostas. É justamente essa movimentação de linhas, e principalmente o cruzamento entre elas, que nos fornecem os gatilhos de venda e compra na análise técnica.
Além dessas linhas principais, outro elemento que é importante para o rastreador de tendência é o Histograma MACD. Esse elemento é utilizado junto das linhas de Sinal e do MACD e apresentam uma outra visualização da movimentação do mercado.
Na grande maioria das ferramentas, o Histograma é apresentado em um gráfico de barras com uma linha central, chamada de Linha Zero.
As barras, representando a média móvel, podem estar abaixo ou acima da linha central (vermelhas quando abaixo, verde quando acima) e isso também sinaliza momentos de baixa, alta e de reversão.
A ideia do histograma é justamente ser um visualizador sobre momentos de sobrecompra ou sobrevenda, sendo utilizado com o próprio MACD e outros marcadores, como as Bandas de Bollinger para uma decisão mais certeira sobre a compra ou venda de uma ação.
Além de sinalizar momentos de queda (com barras abaixo da linha central), também é possível visualizar a força de uma tendência. Note que o Histograma deixa claro quando uma tendência foi mais forte que outro período, já que as barras são maiores e duram por mais tempo em sua respectiva tendência.
Por exemplo, veja como é clara a diferença entre uma forte tendência de alta e uma tendência de alta com menos fôlego e menores preços no Histograma:
Sendo assim, com o Histograma você tem uma segunda maneira de visualizar as mudanças e movimentos do mercado, facilitando a sua tomada de decisão sobre o ativo que está sendo analisado.
O MACD, assim como outros indicadores, oferece sinais através do cruzamento de diferentes dados, apresentados visualmente em linhas. Ou seja, temos sinais de alta e de baixa de acordo com o comportamento da linha de sinal em relação ao MACD
Veja quais são os principais sinais e a sua visualização.
Um sinal de alta no MACD é bem simples de ser visualizado. O mercado está dando sinais de ganho quando a linha do MACD (Linha Azul no exemplo) cruza acima da Linha de Sinal (Linha laranja).
Enquanto a linha do MACD está acima da Linha de Sinal, a tendência é de alta. Quanto mais distante as duas estiverem, mais forte é essa tendência. Veja no exemplo, o período de valorização acontece quando a linha do MACD cruza acima da Linha de Sinal e a tendência dura até um novo cruzamento no caminho oposto acontecer. (Observe também a função do Histograma de auxiliar a marcação da tendência nesse período).
Para entender mais sobre a força de uma tendência, leia os artigos abaixo:
No caminho oposto, quando a linha do MACD cruza abaixo da linha de sinal temos um momento de baixa e a consolidação de uma tendência de queda, assim no período próximo ao exemplo de cima temos a reversão do momento positivo.
A visualização é assim:
Observe que assim que a linha MACD passou abaixo da Linha de Sinal, teve início um período de queda e a confirmação de um tendência de baixa por curto período.
Com isso, é possível perceber quais são os sinais de venda e compra utilizando o MACD. Além disso, também é possível utilizar o indicador para tentar determinar a força de uma tendência atual e qual podermos ter uma reversão.
Enquanto o cruzamento entre as linhas é o sinal mais comum e muitas vezes o principal ponto observado pelos traders, existe um segundo sinal que é quase tão popular quanto: O cruzamento com a linha central.
Esse cruzamento acontece quando a linha MACD cruza e fica abaixo da linha central (Linha Zero utilizada pelo Histograma), indicando um momento de baixa.
Ou então temos a situação oposta, quando a linha MACD cruza com a linha central em um movimento de alta, ela fica acima, indicando uma área de ganhos.
Esses cruzamentos indicam tendências do mercado.
Note como a linha Azul passa acima ou abaixo da linha central do Histograma, sinalizando tendências claras para o mercado que estamos analisando.
O Sinal de Divergência do MACD, como o nome já indica, acontece quando há uma diferença na movimentação do MACD em relação com o preço do ativo. Esse é um sinal mais complexo, mas ele demonstra que o preço está indicando uma “falsa tendência”.
Por exemplo, se o preço do ativo formar um novo fundo (preço mais baixo do período) e o MACD apenas um sinal de baixa, sem ser uma mínima, quer dizer que a pressão de compra ainda está pressionando o mercado e que a tendência não vai se consolidar.
Note que o preço tinha marcado um novo mínimo, mas o MACD ainda não estava em seu valor mais baixo, indicando que logo haveria uma reversão da queda.
O MACD é uma ferramenta muito importante para qualquer trader, por isso ela está disponível para quem usa o site gratuito Tradingview. Com apenas alguns cliques você pode ativar a opção para visualizar o indicador, sem precisar fazer cálculos complicados e com uma interface bem amigável.
Passo 1: Entrar no Tradingview e buscar pelo ativo desejado, depois clicar em “Ver Gráfico complicado. Uma vez que o Gráfico estiver aberto, clique no símbolo dos indicadores e estratégias.
Passo 2: Clique em “Incorporados” e procure por MACD para ativar os indicadores no gráfico que você está visualizando.
E vale relembrar: O MACD não deve ser utilizado como um sinalizador único ou absoluto. Utilize esse sinalizador com junto dos outros disponíveis no mercado para ter a melhor decisão para os seus trades.
Quer entender na prática como funciona o MACD? Abra sua conta gratuitamente na Coinext para investir em Bitcoin e outras criptomoedas.
Faça seu primeiro depósito para explorar a plataforma. A partir de R$25,00 você já consegue começar a estudar e colocar em prática.