Comprar Bitcoin hoje, vale a pena? Entenda por que sim!

Vale a pena comprar Bitcoin hoje? Mesmo diante do preço do ativo em queda desde o começo do ano, entenda os motivos para considerar essa compra agora.

José Artur Ribeiro
23/6/2022
Comprar Bitcoin hoje, vale a pena? Entenda por que sim!
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Comprar Bitcoin hoje, em 2022, vale a pena? Será que é o melhor momento para investir? É provável que você já tenha se questionado tudo isso, sobretudo após as constantes quedas do BTC desde o começo do ano.

Por outro lado, se você já estudou um pouco sobre investimentos de renda variável, já deve ter ouvido também que a base para essa aplicação financeira é comprar na baixa para vender na alta.

Em cenários de queda, essa premissa pode parecer um tanto contraintuitiva e gera dúvidas em quem está apenas começando a investir em criptomoedas. Já investidores de longa data se veem inseguros e com dificuldades de manter o emocional estável em momentos negativos e de medo no mercado.

Se você se identificou com um desses casos, continue lendo para entender por que comprar Bitcoins em 2022 pode sim ser promissor para o investimento a longo prazo. Neste conteúdo, você confere:

  • Vale a pena comprar Bitcoin hoje?
  • Importância de uma análise individual antes de comprar Bitcoin
  • 3 motivos para comprar Bitcoins em 2022
  • Motivos para comprar Bitcoin (independentemente do momento)

Vale a pena comprar Bitcoin hoje?

O ano de 2022 tem sido marcado por incertezas no mercado cripto, devido a uma série de fatores, que vão desde as consequências econômicas da guerra na Ucrânia, passando por efeitos de ações de aperto monetário para controlar a inflação até a derrocada de um dos principais projetos do setor até então, a Terra (LUNA).

Em meio a tal cenário negativo, o Bitcoin alcançou seu preço mais baixo do ano no meio de junho, alcançando o patamar de US$17.708 na cotação global da moeda. No mesmo mês, a criptomoeda chegou a registrar nove semanas consecutivas de queda, fato que não ocorria desde 2014 e gerou preocupação em muitos investidores.

Durante episódios como esse, tanto quem já investe quanto novos interessados no mercado de criptomoedas se veem perguntando: será que é mesmo um bom momento para comprar mais Bitcoins? Ou é essa a melhor hora para começar a investir em criptomoedas?

Para chegar a uma resposta para essas questões e realizar suas operações com confiança é preciso, primeiramente, refletir sobre seu próprio momento. 

Isso porque o contexto geral do mercado é a única coisa em comum entre os investidores, ao qual todos estão submetidos. Já o planejamento e a realidade de cada um são aspectos completamente particulares e essenciais para o investimento bem-sucedido e operações mais assertivas.

Invista em Bitcoin de forma segura e rápida.

Faça uma análise individual antes de comprar Bitcoin

De nada adianta seguir um caminho nos investimentos sem uma rota pré-visualizada. Sem esse planejamento você não chegará a lugar algum, pois é ele que irá te guiar quando imprevistos e situações negativas ocorrerem, auxiliando na tomada de decisão mais adequada e coerente para você.

Por isso, antes de qualquer investimento, analise seu próprio perfil de investidor e objetivos, trace seu planejamento e lembre-se de manter-se constantemente fiel à própria estratégia.

Após analisar seu momento, avalie também as características do criptoativo no qual você está pensando em investir. Se você conhece bem os fundamentos do Bitcoin e acredita em seu potencial, provavelmente vai querer aproveitar os momentos de baixa para ampliar sua carteira, não é mesmo?

Por outro lado, para quem pensa em operações rápidas, as movimentações não deixam de ocorrer diariamente e a volatilidade do mercado cripto pode ajudar os traders a alcançarem bons ganhos. 

Se após essa reflexão você chegou à conclusão de que sim, comprar Bitcoins é uma boa ação para sua estratégia, mas ainda tem dúvidas sobre o momento de baixa do ativo, continue lendo que vamos te ajudar a entender quais são os principais motivos que levam muitos investidores experientes a comprar mais moedas até mesmo nos períodos de queda.

Crie sua carteira cripto e tenha ativos promissores.

3 motivos para comprar Bitcoins em 2022 (mesmo na baixa)

Antes de seguirmos, vale frisar que as informações aqui contidas devem ser utilizadas apenas para fins informativos. A decisão de comprar ou não uma criptomoeda deve ser tomada pelo próprio investidor, com base em uma análise pessoal e em seu perfil, considerando também todos os riscos envolvidos.

Dito isso, veja abaixo três dos principais motivos que fazem com que investidores comprem Bitcoin mesmo em períodos de receio do mercado, como o que estamos observando em 2022.

1. Os fundamentos permanecem os mesmos

O Bitcoin é a principal criptomoeda do mercado e isso se deve principalmente ao fato de que seus fundamentos, no longo prazo, não mudam. Pelo contrário, o criptoativo foi desenvolvido para se tornar ainda mais seguro e escasso com o tempo.

O processo de halving pelo qual o Bitcoin passa a cada quatro anos faz com que o número de novas moedas emitidas para circulação seja cada vez menor e mais difícil de ser minerado. Até 2140, serão criadas 21 milhões de unidades de Bitcoin, sendo esse seu fornecimento máximo, que não pode ser alterado.

Sua escassez e descentralização fazem com que o Bitcoin seja um ativo fortemente resistente à inflação, visto que novas moedas não podem ser simplesmente emitidas por um órgão centralizador no momento em que assim decidir, como é feito com as moedas fiduciárias. Tudo isso garantido pela segurança da tecnologia Blockchain.

Essas características levaram pessoas e empresas a comprar Bitcoin para ser utilizado como reserva de valor, assim como é feito com o ouro, como forma de se proteger da inflação acentuada pela pandemia de Coronavírus, por exemplo, em muitos países.

2. Performance do Bitcoin nos últimos anos

Como consequência da coerência dos fundamentos que acabamos de comentar e do aumento da adesão e confiança das pessoas no Bitcoin, a criptomoeda apresentou uma incrível valorização nos últimos 12 anos.

evolução do bitcoin desde 2009 - vale a pena comprar bitcoin hoje?

Considerando que o Bitcoin foi criado para se tornar cada vez mais escasso, enquanto vemos a demanda pelo ativo aumentar continuamente em escala global, a tendência é que ele continue se valorizando com o tempo.

Logo, o histórico do Bitcoin reforça mais um motivo para investir na criptomoeda a longo prazo. Não à toa, grandes players do mercado, como Tesla e MicroStrategy, são exemplos de fortes companhias que decidiram comprar Bitcoin para compor suas reservas. 

Se nomes de peso como esses estão segurando Bitcoin, esse é um bom sinal sobre o futuro do ativo e um indicador para mais pessoas avaliarem a possibilidade de também comprar a criptomoeda.

Sobre esse motivo, é sempre necessário lembrar a máxima que rendimentos passados não garantem retornos futuros. Logo, todo esse histórico é importante para que entendamos que, mesmo com a queda do Bitcoin, esse ativo ainda é considerado promissor e pode ser uma ótima alternativa, desde que seja compatível com o seu perfil.

3. Oportunidades de comprar Bitcoins na baixa

A queda da criptomoeda permite ao investidor adquirir uma quantidade maior de Bitcoin a um preço mais baixo. Isso vale não apenas para BTC, como para as demais criptomoedas também.

Então, se você já entendeu o quanto o Bitcoin é promissor e chegou à conclusão de que esse é um ativo para você, essa pode ser uma chance de aproveitar o momento de criptomoedas em queda para começar a investir. Já investidores mais experientes vêem nesse momento uma oportunidade de ampliar sua posição e melhorar seu preço médio.

No entanto, apesar do cenário de queda oferecer boas oportunidades para investidores, é fundamental ter cautela na decisão sobre a compra de um criptoativo, pois não é possível prever até quando uma queda continuará ocorrendo e o preço voltará a subir. 

Portanto, esteja ciente dos riscos do mercado em momentos de bear market. Nessas horas, é muito importante agir com a consciência de realizar aportes dentro do valor que você consegue sustentar e que esteja de acordo com seu planejamento. 

Nesse sentido, manter uma estratégia de aportes mensais e Dollar-Cost Averaging continua sendo uma maneira efetiva de se beneficiar tanto dos cenários de alta quanto de baixa das criptomoedas e que pode ser avaliada por você.

Qual é a tendência do Bitcoin hoje?

No momento em que esse artigo foi escrito, em julho de 2022, estamos diante de uma forte tendência de queda, não somente para criptomoedas, mas para todos ativos relacionados à renda variável. Portanto, podemos dizer há uma tendência de queda desse mercado, afinal, ações envolvendo politicas monetárias internacionais tendem a fazer com que investidores procurem alternativas mais conservadoras.

Por outro lado, mesmo diante de uma tendência de queda, as oportunidades são grandes. Principalmente para investidores que acreditavam que o momento ideal para comprar uma moeda é durante a baixa.

Muitos investidores se perguntam se o Bitcoin vai cair mais. Essa é uma dúvida totalmente interessante, mas impossível de ser respondida de forma certeira. De fato, o momento do mercado é complicado, porém, os fundamentos dessa moeda estão intactos e, no médio e longo prazo, a expectativa ainda é de valorização.

Quer saber mais sobre a possibilidade do Bitcoin cair mais? Assista ao vídeo abaixo:

Motivos para comprar Bitcoin

Vimos quais são os principais motivos para comprar Bitcoin hoje, em momentos de queda. Porém, ainda é preciso destacar que existem outros motivos, sobretudo relacionados aos diferenciais desse ativo, sobretudo quando comparamos com outras alternativas. Para ficar mais simples, veja o vídeo abaixo e entenda esses detalhes:

Por fim, mas não menos importante, lembre-se: se você perdeu alguma uma boa janela de entrada para comprar Bitcoin, não se prenda demais a isso, pois o criptomercado é cíclico e novas oportunidades estão constantemente surgindo. Essa é, inclusive, uma das principais vantagens do setor de criptoativos!

Qual o mínimo para comprar Bitcoin?

Uma das principais perguntas feitas por quem deseja comprar Bitcoin é sobre o valor mínimo necessário para realizar essa compra. A boa notícia é que é possível começar com pouco. Aqui na Coinext, por exemplo, você pode começar a investir em BTC e em outras criptomoedas a partir de R$25.

Na prática, mesmo que você não vá comprar uma unidade inteira de Bitcoin, começar com pouco é uma ótima forma para entender como essa operação funciona e também para colocar seu dinheiro no futuro.

Comprar Bitcoin e as demais principais criptomoedas com segurança e facilidade é aqui na Coinext. Abra sua conta grátis agora mesmo!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback