Super Semana Cripto | 16 a 20 de abril | Inscreva-se

Qual a importância da Análise On-Chain em Criptomoedas?

Quer saber mais sobre a análise on-chain para investidores? Continue nesse artigo que preparamos para você sobre essa ferramenta.

Equipe Coinext
Última atualização:
19/2/2024

Descubra o que é e como funciona a Análise On-Chain, um tipo de análise financeira e econômica que emergiu com o advento do Bitcoin e do mercado de criptomoedas. Esse método de análise representa uma revolução no modo como investidores e analistas acessam e interpretam dados no universo das criptomoedas, aproveitando a transparência única oferecida pela tecnologia blockchain. 

Ao contrário das abordagens tradicionais de análise de mercado, a Análise On-Chain se baseia diretamente nas informações extraídas da própria blockchain, fornecendo uma nova dimensão de insight sobre a dinâmica do mercado. 

Quer saber mais sobre essa importante ferramenta para investidores? Continue nesse artigo que preparamos para você. 

O que é análise on-chain?

A análise on-chain consiste em observar os dados e métricas de blockchains públicas como Bitcoin e Ethereum. A partir de dados que podem ser facilmente obtidos através de uma análise de comportamento das redes, é possível obter insights sobre o mercado, ou até mesmo especular sobre a ação futura do preço.

Ao contrário da análise técnica, cujo foco é fazer uma análise a partir de padrões de preços e volume de negociação nas corretoras, a análise on-chain explora informações inerentes ao próprio funcionamento das blockchains, como:

  • Transações;
  • Endereços de carteiras;
  • Movimentações de ativos;
  • Taxas pagas;
  • Atividade de mineração;
  • Taxa de Hash;
  • Eventos de Halving;
  • Idade das moedas;
  • Fluxos de exchange.

Esta abordagem permite aos analistas obter insights sobre o comportamento dos usuários, a saúde econômica da rede, e potenciais tendências de mercado. Além disso, graças à transparência que as blockchains oferecem, este tipo de análise permite que se tenha uma visão única e profunda dos mecanismos internos e da saúde das criptomoedas.

Para que serve a análise on-chain em criptomoedas?

A análise on-chain pode ser uma ferramenta poderosa para traders, analistas e entusiastas do mercado. Este é um tipo de análise que não existe no mercado tradicional, fator que destaca o nível de transparência do mercado de ativos digitais.

Análise de tendência de negociação

Por meio da análise on-chain é possível observar a tendência de negociação dos ativos ao longo do tempo. Por exemplo, é possível observar:

Entrada e saída de bitcoin das exchanges

Existe uma série de endereços associados a exchanges de criptomoedas. Por meio da análise destes endereços, é possível ter uma noção do sentimento do mercado. Quando muitas moedas são enviadas para as exchanges, este é um sinal negativo, visto que indica potencial pressão de venda por parte dos traders. 

Por sua vez, a saída de moedas das exchanges demonstra sinal de força do mercado, uma vez que os investidores estão interessados em realizar a autocustódia e em manter os fundos a longo prazo.

Acumulação por baleias e outros players

Por meio da análise de grupos de endereço, é possível observar quando as baleias ou mesmo os investidores de pequeno porte estão acumulando, ou se desfazendo de suas moedas.

Volume diário

É possível observar o volume diário de negociação através da análise on-chain. O volume é uma métrica muito importante e é normalmente utilizada em conjunto com a análise técnica. O comportamento do volume costuma indicar uma confirmação da tendência do preço.

Demanda pela rede

Por meio da análise on-chain é possível entender a demanda de uso de redes como Bitcoin e Ethereum. Por meio de gráficos on-chain, é possível observar métricas como o número de transações diárias, número de transações que aguardam aprovação, taxas de transação média e outros.

Observar o comportamento dos mineradores

Através da análise on-chain é possível observar o comportamento dos mineradores, que são participantes fundamentais do mercado. Por meio da análise do comportamento das moedas recém-criadas é possível entender se os mineradores estão em fase de acumulação ou distribuição de moedas.

Descobrir a capitalização de mercado

A capitalização de mercado é uma métrica que mede o valor total somado de um determinado ativo. A capitalização do Bitcoin pode ser calculada multiplicando o número total de moedas em circulação pelo preço.

Por meio da análise on-chain é possível contabilizar quantos bitcoins estão em circulação no mercado. A cada bloco são emitidos novas moedas, a partir de regras que foram definidas durante a fundação do protocolo.

Análise on-chain x Análise Técnica: quais as diferenças?

A análise técnica consiste na observação de indicadores, métricas e dos gráficos de ativos financeiros. A partir desta análise, os traders podem tomar decisões de investimento. A análise on-chain, por sua vez, depende diretamente de dados públicos obtidos em redes blockchains. 

Confira com mais detalhes as principais diferenças:

On-Chain

Como já citado, o foco da análise on-chain é na saúde e na atividade econômica da rede. Para isso, são utilizados dados da blockchain. Desse modo, é possível entender a oferta e a demanda subjacentes, a distribuição de ativos, e as principais tendências de longo prazo na rede.

Análise Técnica

Por outro lado, o foco da análise técnica é examinar dados de mercado. Para isso, utiliza indicadores técnicos e estatísticos para avaliar o momento em que o mercado se encontra. Com isso, ela permite que os investidores observem oportunidades de curto a médio prazo que estão baseadas no comportamento do mercado e na psicologia dos investidores.

Como usar a análise on-chain?

A análise on-chain pode ser utilizada para prever a ação futura do mercado, bem como para apenas estudar o setor. Naturalmente, utilizar dados on-chain em conjunto com outros tipos de análise pode fornecer uma visão mais precisa sobre a situação atual e futura do mercado.

É importante destacar que muitos gráficos on-chain, como a distribuição e acumulação de moedas, seguem ciclos históricos de longo prazo, e podem não ser adequados para prever a ação do preço no curto prazo.

Potencialize seus lucros: comece a investir hoje com a Coinext!

Seja você um adepto da análise on-chain ou análise técnica, é fundamental que você invista em uma plataforma que ofereça muitas criptomoedas e também segurança. Por isso, invista na Coinext. 

Somos uma corretora com mais de 5 anos no mercado e que além de oferecer boas taxas e uma boa usabilidade em nossa plataforma, também estamos empenhados em oferecer a melhor segurança para os seus investimentos.

Faça seu cadastro e comece a investir hoje. 

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se