Position Trade em criptomoedas: o que é e como fazer?

Quer saber como aplicar o Position Trade em criptomoedas? Confira neste conteúdo o que é essa estratégia, vantagens, riscos e se essa modalidade é pra você.

Equipe Coinext
Última atualização:
1/8/2023
Trading

O Position Trade é uma estratégia de operações em investimentos que pode ser aplicada tanto no mercado de ações quanto no de criptomoedas. Essa modalidade é interessante principalmente para quem tem um perfil mais coservador e busca ganhos no longo prazo.

Por esse motivo utilizamos o termo “position” para dar nome a essa estratégia, já que o trader irá manter sua posição por um longo período de tempo, que pode chegar a anos.

Essa é mais uma entre as várias modalidades de operação que podem ser aplicadas ao investimento em criptomoedas. Por isso, antes de concluir se o Position Trade é mesmo adequado para você, é importante entender bem o que é e estudar suas vantagens e riscos com relação a outros tipos de trade.

Para te ajudar nessa análise, confira tudo o que você irá aprender sobre Position Trade neste artigo:

  • O que é Position Trade?
  • Position Trade é o mesmo que Buy and Hold?
  • Diferenças para Day Trade e Swing Trade
  • Como fazer Position Trade?
  • Position Trading: vantagens e desvantagens
  • Qual a melhor criptomoeda para fazer Position Trade?

O que é Position Trade?

Position Trade é uma estratégia de operação nos investimentos focada no longo prazo. Nessa modalidade, os traders compram uma criptomoeda e se mantêm na mesma posição por meses ou anos, na expectativa de que aquele ativo irá valorizar com o tempo. 

Ou seja, Position Trading consiste em seguir uma tendência mais longa em uma criptomoeda e ficar posicionado por mais tempo. Já as variações de preço no curto prazo não são consideradas.

Position Trade é o mesmo que Buy and Hold?

Por ser uma operação de longa duração, essa modalidade é semelhante ao Buy and Hold. A diferença é que no Buy and Hold, investidores guardam um ativo após analisar seus fundamentos com algum objetivo de longo prazo, como a aposentadoria, podendo segurá-lo por anos e até décadas.

Já no Position Trade, os traders utilizam a análise técnica para identificarem uma tendência, o momento ideal para entrada e aguardam o melhor momento de saída para vender o ativo, o que pode ocorrer em um período mais curto do que no Buy and Hold.

A seguir, você entende a diferença entre Position Trade e outros tipos de trade muito conhecidos no mercado cripto:

Diferença entre Position Trade, Day Trade e Swing Trade

Confira as principais diferenças, vantagens e riscos do Position Trade com relação ao Day Trade e Swing Trade:

Day Trade

Day Trade é uma estratégia de operação de investimentos, muito utilizada por traders mais experientes, que consiste em comprar e vender um curto período de tempo, buscando o lucro no final do dia.

Essas negociações acontecem em um prazo máximo de um dia, podendo durar segundos, minutos ou horas.

Por isso, essa modalidade demanda um acompanhamento mais frequente das oscilações de preço que ocorrem diariamente no mercado. Assim, o Day Trade vai exigir muito conhecimento de análise gráfica, prática, tempo e dedicação.

Swing Trade

O Swing Trade é uma estratégia que objetiva ganhos no curto e médio prazo, que podem levar dias ou semanas. Essa modalidade dura mais que o Day Trade, mas possui prazo menor que no Position Trade.

Esse modo de trade também apresenta menos risco e maior possibilidade de ganhos em comparação com o Day Trade, mas exige maior monitoramento do mercado em comparação com o Position Trade.

Uma vantagem do Swing Trade em relação ao Position Trade é poder entrar e sair das aplicações com mais facilidade, oferecendo mais liquidez aos traders.

Chegou até aqui, mas ainda possui dúvidas sobre a diferença entre análise técnica e análise fundamentalista? Então, confira esse vídeo que irá te ajudar a compreender melhor os diferentes tipos de análises e como podem ser usadas em cada modalidade de operação:

Como fazer Position Trade?

O primeiro passo antes de operar é conhecer seu perfil de investidor para entender se a estratégia de Position Trade é mesmo a mais adequada para você. 

Esse tipo de estratégia costuma ser usada para quem busca mais estabilidade ou possui menos tempo no dia a dia para acompanhar o mercado, já que as análises diárias e constantes não são tão necessárias como em estratégias de curto prazo.

Mas também vai exigir paciência, habilidade em fazer tanto análises técnicas quanto fundamentalistas e experiência no entendimento dos ciclos de mercado para planejar os momentos de entrada e saída.

Afinal, sabendo acompanhar os fatores macroeconômicos e padrões históricos de preços, fica mais fácil identificar tendências de alta em determinados ativos.

Nesse vídeo, explicamos os principais tipos de investidor e damos algumas dicas para te ajudar a identificar o seu:

Para colocar o Position Trade em prática, traders combinam a análise técnica com análise fundamentalista. Analisando o contexto do mercado, busca-se identificar movimentos ascendentes de tendências de longo prazo.

Então, traders estipulam um valor que esteja de acordo com seus rendimentos, compra suas criptomoedas e aguarda até que o momento mais adequado de venda chegue, para então comercializar seus ativos e lucrar com a operação, junto com um bom gerenciamento de riscos.

Position Trading: vantagens e desvantagens

A seguir, você confere os principais pontos positivos e negativos a se considerar sobre o Position Trade:

Vantagens

  • Menor cobrança diária por dedicação: O Position Trade não exige disponibilidade total para os investimentos, já que o monitoramento diário para operações de curto prazo não é necessário. Esse fato alivia a pressão por atenção e vigilância total ao mercado.
  • Menos gastos com taxas de trade: Como o Position Trade é uma modalidade de longo prazo que demanda poucas operações, traders acabam tendo um gasto menor com as taxas das corretoras de criptomoedas. Na maioria dos casos, são feitas apenas poucas operações de entrada, aguardando a valorização com o tempo. 
  • Valorização com o tempo: Por ser uma estratégia de longo prazo, as chances de valorização são intensificadas no Position Trade. Mas lembre-se que nenhum lucro é garantido.
  • Menos sensível à volatilidade: A estratégia com Position Trading é menos suscetível às oscilações de preço mais bruscas e as movimentações diárias quase não afetam seu planejamento.

Desvantagens

  • Ansiedade para lucrar: Ter que aguardar até mesmo anos para alcançar rendimentos pode causar ansiedade em alguns traders. Portanto, o Position Trade exige paciência e confiança na própria estratégia, para conseguir conter eventuais impulsos de fazer operações na tentativa de acelerar os resultados.
  • Perdas de oportunidades momentâneas: Em mercados com alta volatilidade como o de criptomoedas, da mesma forma que podem acontecer momentos de quedas bruscas, podem ocorrer grandes valorizações repentinas também. Como quem faz Position Trade não precisa acompanhar diariamente o mercado, essas oportunidades podem ser perdidas. Porém, isso não quer dizer que a subida do ativo não será de nada aproveitada, pois pode vir a se tornar uma tendência consolidada.
  • Risco de reversões de tendência: Da mesma forma que uma repentina flutuação positiva pode se tornar uma surpresa agradável ao se consolidar, o contrário também pode ocorrer. Pequenas movimentações repentinas no mercado podem se tornar uma tendência de queda mais longa do que o previsto, intensificando o risco de perdas.
  • Liquidez, tempo e dinheiro investido: Por ser uma modalidade que dura muito tempo, é necessário deixar o capital investido por um longo tempo para manter as posições abertas. Logo, esse dinheiro estará indisponível até o momento ideal para venda. Logo, há que se considerar o risco de perder tanto o dinheiro quanto o tempo investido caso a estratégia falhe.

Qual a melhor criptomoeda para fazer Position Trade?

O Position Trade é uma estratégia de longo prazo, que pode durar até anos. Por isso, o ideal é considerar ativos mais sólidos e estabelecidos no mercado, que possuem tempo de existência o suficiente para conseguir realizar análises históricas mais profundas de seus ciclos e fundamentos. Isso vale tanto para ações quanto para criptoativos.

Quando falamos do mercado de criptomoedas, a opção mais consolidada é sem dúvidas o Bitcoin, afinal, essa é a maior criptomoeda em valor de mercado e a mais forte em termos de segurança e descentralização.

Entretanto, lembramos mais uma vez que qualquer análise deve ser apoiada também em questões pessoais, para entender quais são as opções mais rentáveis e a melhor criptomoeda para você de acordo com o seu próprio objetivo e personalidade.

Nesse vídeo, analisamos 5 tipos de criptomoedas que podem ser interessantes como alternativas para o longo prazo. Confira:

Invista em Bitcoin sem abrir mão da segurança. Abra sua conta grátis na Coinext.

Chegando até o final deste artigo, você já possui mais informações para avaliar se o Position Trade pode ser uma estratégia interessante para você. E no nosso Blog, Coinext Educação e YouTube, você encontra mais conteúdos informativos como esse para tirar suas dúvidas e te ajudar a investir com mais confiança.

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria