Slippage: O que é e como evitar

Quer evitar o slippage? Entenda nesse conteúdo o que é, quais as formas de evitá-lo e por que é importante evitar essa escorregada ao operar criptomoedas.

Equipe Coinext
16/2/2022
Slippage: O que é e como evitar
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Você já ouviu falar sobre o slippage? Quer saber o que é, como evitar e como funciona nas operações de trade de criptomoedas? Leia esse conteúdo até o final e entenda de uma vez por todas o que significa esse termo.

Entender sobre slippage faz parte de um processo primordial para todas as pessoas que desejam ter sucesso no mercado de criptomoedas: o entendimento sobre os riscos do mercado. Situações como essas podem acontecer e, apenas com conhecimento, você será capaz de gerenciar os riscos, utilizar estratégias de proteção e evitar a surpresa sobre os procedimentos necessários para evitar maiores prejuízos.

O que vamos falar nesse conteúdo sobre slippage:

  • O que é slippage?
  • Como funciona o slippage?
  • Quais são as consequências de um slippage?
  • Quais são os principais motivos de slippage?
  • Como evitar slippage no mercado de criptomoedas?

O que é slippage? 

“Slip” significa escorregada ou derrapagem em inglês. Dessa forma, quando utilizamos para o universo das criptomoedas, slippage pode ser entendido como a ocorrência de uma diferença entre o valor apresentado e utilizado para envio de uma ordem de negociação de ativo e o preço que, de fato, tal ordem foi executada.  

Em outras palavras, entre o momento que o usuário manda a ordem de compra ou venda e o momento em que de fato a ação acontece, o preço sofre uma alteração inesperada. Isso é o slippage.

Vale destacar que essa alteração pode acontecer individualmente. Isso significa que duas pessoas podem estar negociando a mesma cripto, na mesma corretora, e apenas uma delas sofrer slippage.

Na maioria dos casos, acaba ocorrendo prejuízo, e o valor dos criptoativos cai durante o bug. No entanto, em alguns casos, pode acontecer da variação ser benéfica para o investidor, gerando uma mudança positiva para sua operação.

Invista nas principais criptomoedas do mercado. Abra sua conta grátis.

Quais são os principais motivos que levam ao slippage

A seguir, vamos falar sobre os principais motivos responsáveis por gerar slippage. Além desses, vale a pena lembrar que alguns motivos que geram tal processo estão relacionados com a pessoa que está operando, nesses casos, podemos citar a conexão ruim entre usuário e plataforma ou mesmo a demora para finalizar a operação.

Baixa liquidez

Quando um ativo ainda tem pouca negociação e baixo valor de mercado de capital, geralmente encontramos baixa liquidez para operações que o envolvem. Na prática, a baixa liquidez está relacionada com a quantidade de ofertas disponíveis que uma cripto tem no mercado de moedas, e, como consequência, a baixa quantidade de negociação.

Lentidão na Execução

A lentidão na execução diz respeito aos diversos sistemas envolvidos na operação de negociação de criptos. O próprio sistema de determinada moeda, por exemplo, pode estar enfrentando alguma dificuldade técnica, e isso acaba refletindo no desempenho das operações da Blockchain

O sistema da corretora de criptos também pode executar as ordens com lentidão e causar o slippage, assim como problemas técnicos em outras plataformas de negociação.

Como falamos, até mesmo problemas de conexão e lentidão no computador do usuário podem causar o slippage. Estes, inclusive, são os fatores mais comuns. É recomendada a conexão por cabos para evitar esse tipo de problema.

Invista em cripto de forma segura e estável. Abra sua conta grátis.

Quais são as consequências de um slippage?

Para as operações mais simples de compra e venda de criptos, o prejuízo pode ser “ameno”, mas, ainda assim, há um prejuízo monetário a ser considerado.

Já paraquem negocia em maior escala, com valores mais altos, e requer mais frequência e precisão, o prejuízo pode ser consideravelmente alto.

Além disso, em negócios como o trading rápido, em que ocorre a compra de uma cripto e sua venda para comprar outra cripto pela diferença do preço em um curto espaço de tempo, uma alteração nos valores desses ativos pode prejudicar bastante os traders. Isso porque o valor previsto no momento de compra, que é o principal motivo para realizá-la, muda durante o intervalo de tempo entre a emissão e execução da ordem de compra, obtendo um resultado diferente do planejado.

Por esse motivo, é fundamental contar com uma plataforma segura e entender como funciona o mercado, afinal, é preciso considerar todos os riscos antes de realizar tais operações. A seguir, vamos falar sobre as formas de evitar ou amenizar essa escorregada para que você saiba o que fazer.

Invista em criptos a partir de R$25. Comece agora na Coinext.

Como evitar slippage no mercado de criptomoedas?

O slippage não é algo previsível, mas, como falamos, pode ser amenizado e evitado através de algumas ações específicas:

Negociar ativos com grande liquidez

Os ativos mais negociados são os que possuem a liquidez mais alta, ou seja, com mais oferta no mercado. Isso deixa o risco de ocorrência de slippage menor, uma vez que as ordens de compra e venda, como são frequentes, tendem a ocorrer imediatamente.

No mercado de criptomoeda, a principal forma é operar os ativos mais procurados como é o caso do Bitcoin. A moeda mais popular é também a mais negociada.

Evitar momentos de alta volatilidade

Como o mercado de criptomoedas está sempre aberto para negociações, o hábito de permanecer antenado nas notícias para projetá-las nas possíveis oscilações dos valores dos criptos pode ser interessante, mas existem fatores que influenciam mais a volatilidade de moedas populares, como o Bitcoin. 

Esses momentos podem ser encontrados quando há notícias urgentes sobre as moedas e suas plataformas. Nesses casos, é comum encontrarmos um alto volume de negociações, o que pode causar transtorno para o book de ofertas.

Uma ferramenta que pode auxiliar o investidor a se resguardar de possíveis prejuízos repentinos são as ordens Stop Loss e Stop Gain, mecanismo que você já encontra na Coinext.

Abra sua conta grátis.

Operar com lotes pequenos

Conforme mencionamos no início, quando o volume de compra ou de venda de um ativo é muito alto, pode ocorrer uma distorção no seu preço, favorecendo o slippage. Isso pode ocorrer especialmente se esse ativo tem baixa liquidez.

Logo, é recomendável negociar de maneira fracionada, para garantir que os preços sejam compatíveis e também conferir se o ativo tem boa liquidez.

Operar com uma conexão estável

Como já mencionado anteriormente, o problema mais comum entre as causas de slippages é a falha ou instabilidade de conexão. A conexão Ethernet, aquela realizada de um cabo de mesmo nome, que liga o computador ao modem, tende a ser mais estável e veloz.

Utilizar uma Exchange confiável e segura

Além do que falamos, para evitar slippage, ou mesmo reduzir seus efeitos, é essencial contar com uma plataforma segura, confiável e estável. Essa segurança permite que você opere suas criptomoedas em uma corretora que não possui um sistema que cai toda hora e gera prejuízos constantes.

Abra sua conta grátis e opere criptomoedas de forma segura.

Dessa maneira, com essas considerações em vista, as chances de um slippage não deixam de existir, mas se tornam menores e mais amenas.

Investir no mercado de criptomoedas pode ser ainda mais vantajoso quando se tem consciência dos possíveis percalços que podem ocorrer com os ativos, já que assim você poderá se preparar previamente para evitá-los.

Portanto, agora que você sabe o que é slippage, sabe também que precisa levar isso em consideração na hora de realizar operações com criptomoedas, sobretudo se o seu objetivo for o curtíssimo prazo.

Aqui na Coinext, você encontra uma plataforma segura e estável para operar suas criptomoedas. Como você viu, há chances de slippage, porém, atuamos diariamente para reduzir essas situações e proporcionar a melhor experiência para que você alcance os resultados que deseja. Abra sua conta grátis agora mesmo e comece a explorar o mercado cripto.

slippage-cta


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback