Golpe de Criptomoedas: como evitar?

Descubra as melhores estratégias para proteger seus ativos em 2024 nesse texto que preparamos para você. Confira nosso blog!

Equipe Coinext
Última atualização:
8/1/2024
Criptomoedas

O mercado de Bitcoin e criptomoedas cresceu de forma exponencial na última década e se tornou um setor trilionário. Por ser um mercado disruptivo e com muito valor acumulado, acabou atraindo muitos golpes e atores mal-intencionados.

Dessa forma, é importante que quem investe ou deseja investir nesse ramo saiba como proteger seus investimentos.

Neste conteúdo, você aprenderá sobre golpes de criptomoedas, que infelizmente se tornaram relativamente comuns nos últimos anos, bem como as melhores formas de evitá-los.

Como funcionam os golpes com criptomoedas?

Os golpes de criptomoedas, como em qualquer setor, podem assumir diferentes formas e métodos de ação. Mas, de forma geral, consistem em técnicas para retirar dinheiro ou criptomoedas dos investidores e transferi-las para posse dos criminosos.

Neste contexto, as criptomoedas podem ser o alvo do golpe ou apenas uma fachada para criar uma narrativa para o esquema. Por exemplo, uma pirâmide financeira pode afirmar que está pagando altos retornos aos investidores por meio de alguma estratégia envolvendo bitcoin, quando, na verdade, a empresa nunca sequer tocou na criptomoeda.

Quais os principais golpes com criptomoedas? 

Para evitar estes tipos de golpes, é importante conhecer como eles são executados. Confira abaixo os principais golpes envolvendo criptomoedas.

Pirâmides financeiras

As pirâmides financeiras são empresas que possuem modelos de negócios insustentáveis, mas que prometem retornos para os investidores. Os operadores do esquema sabem que a operação é insustentável, mas seguem com a narrativa até que o esquema entre em falência.

Normalmente, as pirâmides financeiras oferecem altos retornos, o que tende a atrair investidores, normalmente não familiarizados com o mercado financeiro. É importante destacar que qualquer área pode servir de narrativa para criação de uma pirâmide, e não somente criptomoedas.

Oferta de criptos não lançados

A partir de 2017, o mercado de criptomoedas passou pela mania dos ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas). Alguns desses ICOs foram bem-sucedidos, enquanto a grande maioria foi para zero. ICOs não são necessariamente golpes ou fraudes, mas essa se tornou uma prática comum para que maus atores obtenham recursos no mercado.

A estratégia consiste em realizar o lançamento de um criptoativo/token meme, que pode ser facilmente criado via redes blockchain, como Ethereum, realizar o lançamento no mercado e promover o criptoativo por meio de marketing. Assim, os investidores iniciais podem obter lucro vendendo os ativos para terceiros.

Carteiras de cripto falsas

As carteiras de criptomoedas são dispositivos criados para armazenar ativos digitais, como o Bitcoin. Para armazenar suas criptomoedas de forma correta, é necessário utilizar carteiras seguras e confiáveis.

Notavelmente, existem carteiras de criptomoedas falsas no mercado, criadas para que os utilizadores percam os seus fundos. Por isso, é importante escolher carteiras auditadas e recomendadas por profissionais.

Corretoras falsas

As corretoras de criptomoedas são instituições que visam facilitar a negociação entre compradores e vendedores. Assim como outras instituições financeiras, existem corretoras de criptomoedas destinadas a fraudar seus clientes. 

Essas fraudes podem ser mascaradas por meio de supostos hacks ou erros contábeis. Por isso, é importante escolher uma corretora segura e regulada, para evitar eventuais problemas.

Como evitar golpes com criptomoedas? 

Confira algumas dicas de como evitar golpes envolvendo criptomoedas:

  • Opte por empresas reguladas: o mercado financeiro é um setor altamente regulado, e isso não é diferente para as empresas de criptomoedas. Optar por empresas reguladas pode ser uma ótima forma de evitar fraudes. Ainda assim, existe o risco de golpes por empresas reguladas, como ficou claro no colapso da corretora FTX;
  • Desconfie de altos retornos: de forma geral, retornos maiores significam riscos maiores, sendo esta uma regra fundamental do mercado. Retornos altos e garantidos indicam alta probabilidade de fraude ou modelo de negócios insustentável;
  • Realize auto custódia: a auto custódia é o procedimento de tomar posse e controle de suas criptomoedas. Para realizar este procedimento de forma segura, é preciso possuir conhecimento técnico prévio.

Como denunciar fraudes com criptomoedas?

Os reguladores financeiros e as instituições do poder público são responsáveis por vigiar e punir os maus atores do mercado financeiro. Dessa forma, é possível emitir alertas ou denúncias formais para as instituições competentes em caso de suspeita de fraudes.

De modo geral, oferecer altos retornos garantidos em mercados de renda variável já pode ser uma forte evidência de que a empresa está promovendo um golpe.

É possível denunciar um aplicativo de carteira fraudulento através do suporte das lojas de aplicativos. Para denunciar sites falsos, o processo pode ser mais complicado ou impossível. No entanto, é sempre possível publicar alertas nas redes sociais para evitar que mais pessoas caiam na fraude.

Como saber se uma criptomoeda é verdadeira? 

Tecnicamente, qualquer criptomoeda ou criptoativo registrado em uma rede blockchain é ‘verdadeiro’. Mas isso não significa que o ativo em questão possua algum valor ou liquidez mínima. Isso ocorre, pois é muito simples emitir um token em uma rede blockchain, como o Ethereum.

É possível até mesmo que uma pessoa sem conhecimento técnico de programação crie um token ERC-20 no Ethereum em poucos minutos. Para isso, basta definir alguns parâmetros, como quantidades de tokens a serem criados, bem como o endereço de depósito.  

Após isso, é possível realizar um ICO e vender o criptoativo, mesmo que ele não possua uma utilidade real. No entanto, é possível analisar alguns fatores para observar se um token possui o mínimo de liquidez, aceitação ou utilidade.

Qual a utilidade ou caso de uso do criptoativo?

Antes de realizar a compra de um ativo digital, é necessário entender qual a função e utilidade daquele token, bem como a sua natureza. Alguns questionamentos que ajudam nesse processo são:

  • O ativo em questão é uma stablecoin, token de governança ou criptomoeda descentralizada?;
  • O ativo possui blockchain própria ou é registrado em uma rede pública?;
  • Qual a vantagem deste token em relação às opções existentes do mercado?;
  • Que problemas este ativo ou tecnologia resolve?.

Responder estas perguntas pode ajudar o investidor a tomar uma decisão de investimento mais racional. Apesar de projetos ruins não serem necessariamente crimes, eles podem ser uma forma dos seus criadores obterem ganhos rápidos de pessoas sem muito conhecimento sobre o mercado. 

Ainda assim, ativos sem valor claro podem passar por ciclos de alta exponencial e permanecer lá por muito tempo. Por exemplo, a criptomoeda Dogecoin começou como uma mera piada, mas que hoje é um criptoativo com relativa alta liquidez e bilhões em valor de mercado.

Confira o código de verificação no Etherscan

É possível analisar o código de um criptoativo através de plataformas, como o Etherscan. Nele, é possível observar se o código segue os critérios definidos nos documentos do projeto. Este é um indicador de que houve algum trabalho feito pelo time de desenvolvimento.

Observe quais exchanges o token é negociado

Um importante sinalizador de que um criptoativo possui algum nível de liquidez é se ele é listado nas principais corretoras de criptomoedas. Isto indica que o investidor poderá ter uma ponte de liquidez para negociar o ativo sem grandes problemas.

No entanto, isto não é uma garantia de idoneidade do projeto, visto que algumas exchanges podem ser pagas para listar criptoativos específicos. 

Como comprar criptomoedas de forma segura?

A forma mais comum e segura para comprar criptomoedas é através de exchanges reguladas, como é o caso da Coinext. 

Por meio da Coinext, é possível obter exposição de forma simples ao mercado que mais cresce no mundo. Uma vez realizada a compra, o investidor pode optar por realizar o saque das criptomoedas, ou manter sob custódia da corretora.

Faça seu cadastro, abra sua conta e comece a investir em 3 minutos com a Coinext! 

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria