O que é criptomoeda?

Entenda o que são as criptomoedas, como elas funcionam e por que elas valem. Conheça os tipos de criptomoedas e quais são as principais.

Equipe Coinext
Última atualização:
27/2/2024

Criptomoeda é um ativo de renda variável que funciona como moeda digital. Se você acompanha as inovações do mercado, provavelmente já está familiarizado com o termo, especialmente com o Bitcoin. Porém, existem mais de 10.000 outras criptomoedas disponíveis. 

Este artigo visa esclarecer o que são essas moedas digitais, como funcionam e destacar a importância de conhecer a diversidade de criptoativos para quem pensa em investir nesse segmento. Vamos detalhar as principais criptomoedas do mercado e explicar o conceito por trás delas.

O que é uma criptomoeda?

Criptomoeda é um ativo digital que pode ser transferido entre pessoas diretamente, sem a necessidade de intermediários ou controle centralizado. Seu valor de mercado é determinado exclusivamente pela oferta e demanda. 

Operando de forma descentralizada através da tecnologia Blockchain, as criptomoedas não dependem de moedas tradicionais ou de um servidor central. 

Na rede blockchain, cada participante, ou 'nó', mantém uma cópia do registro, garantindo transparência e segurança nas transações.

Explore o universo cripto. Venha para a Coinext.

Quais os principais tipos de criptomoedas?

Como falamos, diferentemente do que muita gente acredita, não existe apenas o Bitcoin. A seguir, vamos apresentar algumas classificações utilizadas para categorizar as mais de 10.000 criptomoedas existentes.

Altcoins

Para começarmos, existe também um termo designado a todas as criptomoedas que não são o Bitcoin; são moedas alternativas a ele, por isso são chamadas de altcoins. Essa é uma classificação ampla, logo, uma altcoin também pode entrar nas outras categorias que vamos apresentar a seguir.

Stablecoins

Diferentemente de criptomoedas como o Bitcoin, as stablecoins são ativos estáveis, isso quer dizer que possuem lastro em outros ativos. Existem stablecoins com lastro em moedas fiduciárias, tendo como exemplo o Tether USDT, lastreado em dólar, além disso, existem as stablecoin colateralizadas em Commodities e as stablecoins não colateralizadas.

Moedas do metaverso

As moedas do metaverso são as criptomoedas que possuem alguma relação com projetos de metaverso, ou seja, projetos com objetivos de criação de um ambiente integrado entre mundo real e mundo digital.

Memecoins

Nos últimos anos, acompanhamos a criação de algumas criptomoedas relacionadas ao dia a dia das pessoas. As mais famosas são as memecoins, ativos digitais criados a partir de uma referência viral da internet. Nesse cenário, a mais comum é a Dogecoin.

Game tokens

Por fim, vale a pena destacar que com a evolução do universo das criptomoedas, o universo dos games criou uma relação próxima a este mercado. Com a criação de jogos em Blockchain, algumas criptomoedas foram criadas para servir como moedas nesses jogos e também para permitir que jogadores invistam em game tokens e em games.

o que é criptomoeda
Blockchain

Como surgiram as criptomoedas?

Um grupo de anarquistas digitais, conhecidos como Cypherpunks, tentava desde a década de 80 criar alguma forma de transferir valores de forma digital, independente dos governos e bancos. Para isto, contavam com a criptografia, a codificação via algoritmo de chaves, ou senhas digitais.

Foi apenas no início de 2009 que o Bitcoin conseguiu resolver o problema do gasto duplo, marcando a primeira vez na história em que um registro digital poderia ser enviado apenas uma vez. 

Com a invenção da blockchain, uma rede de blocos que permite as operações com criptomoedas, outros ativos começaram a surgir no mercado. O ano de 2021 se destacou pela crescente criação de criptomoedas e tokens, abrindo novas oportunidades e possibilidades para investidores e traders.

As melhores criptos te esperam na Coinext.

Como as criptomoedas funcionam?

Veja abaixo os principais conceitos que você precisa conhecer para entender o funcionamento das criptomoedas:

O que é mineração de criptomoedas?

o que é criptomoeda - mineração
Manutenção em equipamento industrial de mineração

Quem define a cotação das criptomoedas?

O valor de cada criptomoeda é conhecido como capitalização de mercado. Primeiramente, deve-se pegar a cotação unitária da criptomoeda e multiplicar pelo total em circulação. Ou seja, o fato de uma unidade de um ativo X custar mais de R$ 300 não significa que seja mais cara que o ativo Y, cuja unidade é negociada por menos de R $2.

A cotação de cada criptomoeda é determinada única e exclusivamente pela oferta e demanda em cada local de negociação. As corretoras (exchanges) atuam apenas na intermediação entre usuários compradores e vendedores. De qualquer modo, por negociarem de forma simultânea em diferentes países e moedas, é normal existir diferenças entre cada mercado.

Qual a vantagem das criptomoedas?

O Blockchain é este banco de dados descentralizado que mantém o registro de todas as transações de forma sequencial e facilmente verificável. Dessa maneira, impede que alguém crie ou transfira moedas indevidamente.

Qualquer pessoa com acesso à internet consegue transferir suas criptomoedas, livremente, sem possibilidade de ser bloqueado ou censurado. Em seguida, entra a questão da escassez. Enquanto as moedas emitidas por governos podem ser impressas indefinidamente, no caso das criptomoedas há regras claras e bem definidas.

Dessa maneira, quem decide as “regras do jogo” são os próprios usuários, através do mecanismo conhecido como consenso. De tal maneira, foram criadas aplicações que só poderiam existir utilizando este banco de dados descentralizado. Nesse sentido, destacam-se os contratos inteligentes (smart contracts) e as organizações digitais autônomas (DAO).

Investir em criptomoedas é seguro?

Sim. O Bitcoin possui mais de 13 anos praticamente ininterruptos, e nenhuma transação fora das regras foi validada. O mecanismo de controle de chaves privadas, ou senhas, é protegido por algoritmos até o momento invioláveis.

A segurança das criptomoedas é a mesma utilizada por bancos, agências do governo e empresas de tecnologia, portanto considerada extremamente segura. Existem, no entanto, casos de usuários, ou de corretoras (exchanges), que foram hackeados.

Neste sentido, houve descuido em armazenar as chaves privadas (senhas), ou utilização de arquivos corrompidos, usualmente obtido em sites falsos. Mesmo nos casos de ataques utilizando o poder de mineração, conhecido como “ataque 51%”, a rede Blockchain e as chaves privadas permanecem seguras. Nesse caso, só é prejudicado quem não aguardou um número suficiente de confirmações dos mineradores em suas transações.

Em suma, investir em criptomoedas é seguro, porém, não há nenhuma garantia ou previsibilidade de retorno. Pelo contrário, quanto menos tempo de existência tiver uma criptomoeda, maiores as probabilidades de se encontrar falhas.

Para entender mais detalhes e saber se investir em criptomoedas é seguro, veja o vídeo abaixo e entenda o motivo de não se tratar de golpe.

A seguir, vamos apresentar as principais criptomoedas do mercado, lembrando que não se trata de uma recomendação de investimento e que existem outras tantas, bem como que uma boa estratégia de investimento sempre deve ser pautada na diversificação.

Bitcoin (BTC)

O Bitcoin foi lançado no início de 2009, sendo a primeira criptomoeda do mercado. Entretanto, a sua primeira transação monetária foi registrada em maio de 2010, quando o programador Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas por 10.000 bitcoins. 

A criptomoeda tem um limite de 21 milhões de moedas até 2140, seguindo um calendário decrescente. 

Sua Blockchain é considerada simples, mas é uma das mais seguras do mercado, com derivativos listados na Bolsa de Valores de Chicago (CME). Essa criptomoeda é cada vez mais aceita oficialmente para pagamentos e compras, o que demonstra sua expansão e aceitação globais.

Invista em BTC de forma segura e rápida.

Ethereum (ETH)

A Ethereum é a segunda maior criptomoeda em termos de capitalização de mercado, sendo criada para a execução de contratos inteligentes de forma automatizada

A rede mantém os saldos de todos os endereços de Ether (ETH), sua moeda nativa, e controla a movimentação de numerosos ativos digitais que utilizam essa estrutura. No ano de 2020, essa criptomoeda dobrou seu valor de mercado. 

A Ethereum passou por uma atualização durante o mesmo ano, visando solucionar algumas limitações da rede antiga e resultando na criação da Ethereum 2.0.

Invista em ETH sem abrir mão da segurança.

Litecoin (LTC)

Embora seja um clone do Bitcoin em seu código-fonte, o Litecoin é uma criptomoeda independente. Ela foi criada para diminuir o tempo entre os blocos de Bitcoin, agilizando a confirmação de transações menores. Para isso, o Litecoin adotou estratégias próprias. 

Inicialmente, tentou-se utilizar um algoritmo de mineração mais simples, porém, atualmente, requer um equipamento especializado e caro, tal como o Bitcoin. Um dos principais atrativos do Litecoin é a baixa taxa de mineração cobrada nas transações.

Além disso, o Litecoin busca implementar mecanismos de privacidade através do protocolo MimbleWImble. Com todas essas características, não é surpresa que o Litecoin esteja entre as 10 maiores altcoins em valor de mercado.

Invista em LTC em poucos minutos. Abra sua conta grátis.

Ripple (XRP)

A Ripple (XRP) é uma criptomoeda descentralizada, que diferentemente das anteriores, por ter sido financiada e apoiada por bancos e instituições financeiras desde o princípio. 

A empresa Ripple emitiu as moedas antes do lançamento da Rede, portanto, não há mineração, e tampouco um blockchain propriamente dito. 

Devido a essa estrutura, suas transações são rápidas e baratas, uma vez que um grupo é selecionado como validador das transações. 

Além disso, a Ripple busca integração com o sistema financeiro tradicional, especialmente nas remessas internacionais.

Invista Ripple e em outras criptos.

Bitcoin Cash (BCH)

O Bitcoin Cash é considerado um clone (fork) do Bitcoin, criado com a cópia dos saldos de todas as carteiras existentes no Bitcoin no momento de sua criação. O código-fonte foi modificado, aumentando a capacidade de dados em cada bloco e reduzindo a dificuldade de mineração. Essas mudanças foram feitas com o objetivo de permitir que todas as micro-transações fossem processadas diretamente na blockchain, sem a necessidade de uma segunda camada, como é o caso da Lightning Network do Bitcoin (BTC).

Entretanto, devido ao seu menor poder computacional de mineração em comparação com o Bitcoin (BTC), o Bitcoin Cash foi obrigado a implementar travas de segurança, o que o torna ligeiramente mais centralizado.

Invista nas principais criptos do mercado. Abra sua conta na Coinext.

Tether Dólar (USDT)

Criptomoeda atrelada à cotação do Dólar (stablecoin), o Tether Dólar é controlado pela empresa iFinex, proprietária da exchange Bitfinex. Com mais de 13 millhões de moedas emitidas, o Tether Dólar é lastreado por moedas fiduciárias, outros ativos, recebíveis e empréstimos da empresa Tether Co. 

Embora tenha surgido originalmente na rede Omni, atualmente o criptoativo Tether também está disponível em token:

  • Ethereum;
  • Tron;
  • EOS;
  • Liquid;
  • Algorand;
  • BCash SLP. 

Sua utilidade se estende além do mercado de criptomoedas, sendo eficaz também para remessas internacionais.

Um estudo conduzido pela Long Hash, uma empresa especializada em análise do mercado de criptomoedas, declarou que o Tether foi a criptomoeda preferida de 2020. O analista Joe Wang afirmou que a moeda experimentou um aumento de 300% na adoção de tecnologia pelos usuários do setor, tornando 2020 um ano significativo na história do Tether.

Diversifique sua carteira de criptos na Coinext.

Como investir em criptomoedas ?

O processo de investir em criptomoedas é simples, seguro e rápido. O mais recomendável é que você procure uma corretora, ou exchange, que seja de confiança para efetuar suas operações. Aqui na Coinext, contamos com toda a segurança para realizar esse investimento. 

Por isso, a seguir você confere o passo a passo:

  • Passo 1: Crie sua conta grátis na Coinext pela nossa página de cadastro;
  • Passo 2: Faça um depósito em reais para a conta da Coinext. Esse depósito também pode ser realizado via Pix. Você deve realizar uma TED a partir de uma conta bancária em seu nome, com o mesmo CPF cadastrado em sua conta na Coinext. O favorecido desta transferência bancária é Coinext Serviços Digitais Ltda”, na conta informada no Brasil Plural. Não é necessário enviar o comprovante. Assim que o valor cai em nossa conta bancária, o saldo da conta na Coinext cadastrada com este CPF é atualizado automaticamente;
  • Passo 3: Após o cadastro, deve-se efetuar o acesso através em nossa plataforma através do seu e-mail e senha cadastrados; se preferir, pode fazê-lo via aplicativo para Android ou iOS;
  • Passo 4: Valide sua conta seguindo as instruções para enviar uma foto com seu documento e a declaração. Este passo é muito importante para melhorar a sua segurança;
  • Passo 5: Após ter seu depósito confirmado e saldo disponível em nossa plataforma, é necessário realizar o envio de uma ordem de compra. Este é o momento em que você adquire as suas altcoins;
  • Passo 6: Quando sua ordem for executada, você terá trocado o valor em reais pela moeda escolhida. Seu saldo sempre estará visível na caixa 'Sua conta'.
  • Passo 7: Estude e analise o mercado para compreender as movimentações do ativo que você escolheu. Este é o ciclo que você deve percorrer para realizar uma operação de investimento em criptomoedas aqui na Coinext.

Abra sua conta grátis na Coinext.

Dicas para evitar erros de principiantes em criptomoedas

Quando se está investindo em criptomoedas pela primeira vez, pode parecer confuso e complexo, mas com o tempo e a prática você pega o jeito. O mais importante é ficar atento a alguns erros de principiante que podem ocorrer. Vamos te dar algumas dicas, que à primeira vista podem parecer simples, mas tenho certeza de que vão te ajudar muito neste começo.

  • Em primeiro lugar, controle seu emocional: parece bobo dar uma dica dessas, mas é a mais pura verdade. Operar investimentos com criptomoedas pode ser extremamente instigante e até mesmo viciante. Se você não tiver um forte controle emocional, pode tomar várias decisões erradas com a intenção de lucrar ainda mais ou de recuperar um possível prejuízo.
  • Crie familiaridade com o mercado, não precisa querer se tornar um expert da noite para o dia. Estudo e dedicação fazem parte, mas pode ir no seu ritmo e disponibilidade também. Existem podcasts, influenciadores, youtubers e inúmeros canais de informações específicos sobre o mercado cripto que te ensinam tudo com uma linguagem acessível.
  • Escolha uma corretora séria e segura: a escolha da plataforma é uma das principais decisões a ser tomada. A Coinext é reconhecidamente uma corretora referência, com as menores taxas do mercado, atendimento e suporte de primeira linha. Trabalhamos com tecnologia de ponta para manter seu dinheiro e suas moedas com máxima segurança.
  • Tenha claro seu objetivos: antes de começar a investir, é importante definir 3 coisas: valor de entrada, prejuízo e lucro estimado. Valor de entrada é nada mais do que o valor em reais que você investiu. E lucro e prejuízo estimados são os valores exatos que você pré define para começar a operar. Defina o lucro estimado para saber a “hora de parar”, reconhecer que já adquiriu o lucro que estava planejado e, por segurança, interromper a operação. Também é importante definir o prejuízo estimado. Isso não quer dizer que você vai mirar no prejuízo, mas sim que você reconhece a instabilidade do mercado e a possibilidade dele ocorrer. Portanto, é melhor definir até onde você está disposto a ir, em questão de prejuízo, para também saber a hora de parar, sem se prejudicar ainda mais.

Agora que você sabe o que é criptomoeda, está mais perto de começar a investir nesses ativos e de aproveitar todas as oportunidades do mercado cripto. Portanto, abra sua conta grátis agora mesmo e comece já.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria