API: Entenda o conceito e a suas utilidades

Você sabe o que é API? Entenda o seu conceito, como ela funciona e como ela pode te ajudar a automatizar operações e facilitar no seu dia a dia.

Luiza Brito
30/3/2021
API: Entenda o conceito e a suas utilidades
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Dentro do mundo das criptomoeda existem diversas soluções para os usuários, que foram desenvolvidas com o intuito de proporcionar aos usuários diferentes experiências e acesso à informações. Desde oráculos de preço, que monitoram o valor dos ativos em diferentes bolsas ao redor do mundo para diferentes fins, como a execução de um smart contract ou ainda a realização de um flash-loan (empréstimo instantâneo) dentro do mercado DeFi, análises de métricas on-chain e diversas outras finalidades.

O que é uma API

Uma API (Interface de Programação de Aplicativo) é definida dentro da computação como uma interface, gráfica ou não, voltada para a integração ou criação de diferentes softwares. As APIs definem padrões de comandos pré-estabelecidos que são utilizados para realizar solicitações, seja de uma função do aplicativo ou consulta através de uma base de dados.

Qual a função da API? 

A função principal das APIs é facilitar o desenvolvimento de softwares e aplicativos para desenvolvedores e programadores, contudo, elas também podem ser utilizadas

Em alguns casos, o software final utilizado pelo usuário pode não atender a demanda buscada. Nesse sentido, é possível utilizar recursos mais refinados a depender da necessidade.

Em softwares de código aberto, como é o caso de diversos programas utilizados dentro do meio das criptomoedas, a utilização das APIs pode trazer ainda mais liberdade para os desenvolvedores, possibilitando a modificação de todo o código ou mesmo da própria API.

Para comprar Bitcoin e outras criptomoedas, abra sua conta gratuita na Coinext.

Por que usar API?

Para um desenvolvedor, as APIs são indispensáveis para o dia a dia do seu trabalho, porém, usuários comuns também podem utilizá-las, caso seja necessário e caso haja afinidade com código de programação. 

Utilizar uma API da possibilidade de se realizar consultas mais específicas e refinadas que talvez possam não estar presentes em um software ou plataforma comum, pensada para o usuário final.  

Exemplos de API


As APIs estão presentes em todos os softwares e aplicativos. Muitas empresas liberam APIs públicas para a integração dos seus serviços em outras plataformas. Um grande exemplo que facilitará muito a vida dos brasileiros é o Open Banking.

Através do Open Banking, que ainda está em desenvolvimento, empresas do mercado financeiro poderão ter acesso a uma série de APIs que disponibilizarão consultas sobre dados financeiros de usuários, sempre respeitando o sigilo bancário, para o oferecimento de novos produtos financeiros.

Diversos softwares mantêm integração com outros aplicativos para proporcionar uma melhor experiência de usuário. O Google é um dos reis desse mercado, disponibilizando uma série de APIs que auxiliam na criação e utilização de softwares.

Dentro do mercado cripto, existem diversas soluções nesse sentido, vamos a alguns exemplos:

  • LunarCRUSH: Utiliza uma inteligência artificial para analisar milhões de postagens em redes para medir o sentimento social e interesse a respeito de alguma determinada criptomoeda, sendo muito utilizada para se antecipar bons investimentos.
  • Nomics: Fornece uma série de dados e métricas voltadas para o preço de criptomoedas, com alertas de variações em tempo real.
  • Messari: Mostra, para milhares de criptomoedas, métricas quantitativas, informações qualitativas e dados de mercado.

API da Coinext

Como não poderia ser diferente, a Coinext possui uma API disponível para o usuário utilizar facilmente até mesmo através de uma URL. Ficou curioso e deseja automatizar e integrar as suas operações na nossa plataforma? 

Temos um artigo explicando para você como utilizar a nossa API para sua consulta de dados, criação de ordens e outras funções que podem auxiliar quem deseja se aprofundar nesse mercado.

Leia mais: Integre e automatize operações usando nossa API
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback