Dentro do mundo das criptomoeda existem diversas soluções para os usuários, que foram desenvolvidas com o intuito de proporcionar aos usuários diferentes experiências e acesso à informações. Desde oráculos de preço, que monitoram o valor dos ativos em diferentes bolsas ao redor do mundo para diferentes fins, como a execução de um smart contract ou ainda a realização de um flash-loan (empréstimo instantâneo) dentro do mercado DeFi, análises de métricas on-chain e diversas outras finalidades.
O que é uma API
Uma API (Interface de Programação de Aplicativo) é definida dentro da computação como uma interface, gráfica ou não, voltada para a integração ou criação de diferentes softwares. As APIs definem padrões de comandos pré-estabelecidos que são utilizados para realizar solicitações, seja de uma função do aplicativo ou consulta através de uma base de dados.
Qual a função da API?
A função principal das APIs é facilitar o desenvolvimento de softwares e aplicativos para desenvolvedores e programadores, contudo, elas também podem ser utilizadas
Em alguns casos, o software final utilizado pelo usuário pode não atender a demanda buscada. Nesse sentido, é possível utilizar recursos mais refinados a depender da necessidade.
Em softwares de código aberto, como é o caso de diversos programas utilizados dentro do meio das criptomoedas, a utilização das APIs pode trazer ainda mais liberdade para os desenvolvedores, possibilitando a modificação de todo o código ou mesmo da própria API.
Para comprar Bitcoin e outras criptomoedas, abra sua conta gratuita na Coinext.
Por que usar API?
Para um desenvolvedor, as APIs são indispensáveis para o dia a dia do seu trabalho, porém, usuários comuns também podem utilizá-las, caso seja necessário e caso haja afinidade com código de programação.
Utilizar uma API da possibilidade de se realizar consultas mais específicas e refinadas que talvez possam não estar presentes em um software ou plataforma comum, pensada para o usuário final.
Exemplos de API
As APIs estão presentes em todos os softwares e aplicativos. Muitas empresas liberam APIs públicas para a integração dos seus serviços em outras plataformas. Um grande exemplo que facilitará muito a vida dos brasileiros é o Open Banking.
Através do Open Banking, que ainda está em desenvolvimento, empresas do mercado financeiro poderão ter acesso a uma série de APIs que disponibilizarão consultas sobre dados financeiros de usuários, sempre respeitando o sigilo bancário, para o oferecimento de novos produtos financeiros.
Diversos softwares mantêm integração com outros aplicativos para proporcionar uma melhor experiência de usuário. O Google é um dos reis desse mercado, disponibilizando uma série de APIs que auxiliam na criação e utilização de softwares.
Dentro do mercado cripto, existem diversas soluções nesse sentido, vamos a alguns exemplos:
- LunarCRUSH: Utiliza uma inteligência artificial para analisar milhões de postagens em redes para medir o sentimento social e interesse a respeito de alguma determinada criptomoeda, sendo muito utilizada para se antecipar bons investimentos.
- Nomics: Fornece uma série de dados e métricas voltadas para o preço de criptomoedas, com alertas de variações em tempo real.
- Messari: Mostra, para milhares de criptomoedas, métricas quantitativas, informações qualitativas e dados de mercado.
API da Coinext
Como não poderia ser diferente, a Coinext possui uma API disponível para o usuário utilizar facilmente até mesmo através de uma URL. Ficou curioso e deseja automatizar e integrar as suas operações na nossa plataforma?
Temos um artigo explicando para você como utilizar a nossa API para sua consulta de dados, criação de ordens e outras funções que podem auxiliar quem deseja se aprofundar nesse mercado.
Leia mais: Integre e automatize operações usando nossa API