Minerar Dogecoin: Como fazer? Vale a pena?

Você sabe como minerar Dogecoin? Entenda como funciona o processo de mineração da criptomoeda DOGE, quais as recompensas e se vale a pena fazer.

Equipe Coinext
Última atualização:
24/4/2024

Dogecoin (DOGE) é uma das criptomoedas que surpreenderam o mercado. Com isso, cresceu o número de perguntas sobre a rentabilidade do investimento nessa cripto e também sobre como minerar Dogecoin.

Quando o assunto é criptomoedas não é incomum vermos pessoas que entraram no mercado, se identificaram com a dinâmica e gostaram tanto que decidiram dar um passo a mais, considerando a mineração. Para os amantes de tecnologia e computação a atividade de minerar criptomoedas costuma chamar atenção como uma outra forma de tentar enriquecer por meio destes criptoativos.

Mas será que é lucrativo, considerando todos os gastos envolvidos? Afinal, não é só entrar em um site e apertar um botão. Além disso, é preciso analisar também outros fatores ligados à cripto DOGE que deseja minerar para pesar na balança e decidir se vale a pena ou não.

 Neste artigo você verá:

  • O que é Dogecoin?
  • O que é mineração?
  • Como minerar Dogecoin?
  • Solo vs pool
  • Qual equipamento eu preciso para minerar Dogecoin?
  • Qual software é necessário?
  • Minerar Dogecoin: Vale a pena?
  • Outra formas de se adquirir Cardano?

O que é Dogecoin?

Dogecoin é uma altcoin, que surgiu em 2013, acredite se quiser através de um meme da internet. Integrantes ativos de uma comunidade online no fórum Reddit decidiram criar uma criptomoeda de código-fonte aberto e descentralizada, inspirada em um cachorro da raça Shiba Inu, que tem uma expressão carismática e engraçada. 

-minerar-dogecoin-coinext
(Cachorro japonês da raça Shiba Inu que se tornou a identidade da Dogecoin. Imagem: Dicionário Popular)

Seu principal desenvolvedor, Marcus Billy, decidiu homenagear o cachorro japonês que estava fazendo sucesso nas redes naquele ano e afirma que a moeda realmente foi criada sem muitas pretensões de se tornar um ativo financeiro valioso. 

O que ele não esperava é que a moeda se manteria ativa no mercado por todos estes anos e ainda ganharia destaque especial em 2020 e 2021.

Oficialmente a Dogecoin foi lançada em 2014 e seu uso era restrito à comunidade geek da internet e aos usuários do Reddit, local de onde surgiu todo o conceito da cripto.

Nesses anos iniciais, teve algumas participações na mídia quando a comunidade decidiu usar as moedas para patrocinar uma equipe jamaicana para os Jogos Olímpicos de Inverno da Rússia. E também conseguiu se destacar outra vez em que a comunidade Dogecoin doou 55 mil dólares para uma corrida de Stock Car dos EUA. O piloto Nascar Josh Wise estrelou três corrida com o símbolo da Dogecoin, o cachorro Shiba Inu, estampado em seu carro.

Invista nas principais criptomoedas do mercado. Abra sua conta grátis.

Relação entre Dogecoin e Elon Musk

Ao longo dos anos, mesmo que a preços baixíssimos, em torno de US$0,0077, a moeda se manteve circulando entre os seus admiradores.

No início de 2021, a Dogecoin teve seu grande momento de valorização quando Elon Musk, CEO da Telsa e da Space X, fez diversos tweets em homenagem à moeda, declarando seu apoio a ela. Essa não foi a primeira e última interação de Musk com o mercado cripto a partir de suas declarações nas redes sociais, acompanhado diariamente por aproximadamente 45 milhões de seguidores, é notório sua influência nas pessoas e no mercado. 

Depois de ter declarado seu apoio à Dogecoin, no dia 04/02/2021, o preço da moeda valorizou em 70% em poucas horas. Depois disso, a cripto só ganhou mais força na internet e encontrou mais admiradores, que logo se tornaram investidores da moeda. Depois disso, a moeda que já ganhou espaço na mídia e é procurada por muitos traders, entrando em diversas listas de melhores criptomoedas do mercado.

minerar-dogecoin-coinext
(Imagem: Bloomberg)

Atualmente, a DOGE possui outras moedas meme como "concorrentes" mas, mesmo assim, sempre é lembrada por investidores e analistas do mercado. Para saber mais sobre o atual momento de Dogecoin, confira o vídeo abaixo que explicamos se vale a pena investir nessa criptomoeda.


Invista em DOGE de um jeito seguro e rápido. Abra sua conta grátis.

O que é mineração de criptomoedas?

Mineração é o processo de validação das transações que ocorrem na Blockchain de algumas criptomoedas. Também é desta forma que se inserem novas unidades do seu token no mercado. De maneira resumida, esta atividade está diretamente relacionada ao protocolo de consenso que os criadores da moeda decidem utilizar. No caso, para minerar Dogecoin, o protocolo é o mesmo que acontece no Bitcoin, chamado de Proof of Work, ou prova de trabalho, em português.

O processo acontece à medida que os mineradores, pessoas que por meio de seus computadores e equipamentos específicos, validam as transações que ocorrem dentro da Blockchain da respectiva moeda. Neste sentido, validar as transações significa encontrar a solução matemática de alta complexidade, o que chamamos de hash.

Uma vez que é solucionado a equação do hash os blocos são validados, ou seja, são minerados. Os mineradores são recompensados  pelo seu trabalho e por ter emprestado sua força computacional para a atividade, sendo remunerados em tokens da Dogecoin. É dessa forma que se inserem novos criptoativos Dogecoin no mercado.

Aproveite oportunidades no mercado cripto. Comece agora.

Como minerar Dogecoin?

Conforme explicamos, para minerar Dogecoin os nós (nodes) da rede precisam seguir o protocolo Proof of Work e encontrar a solução matemática que consegue validar as transações. Só então eles serão recompensados por encontrar tal solução, por meio de computadores potentes e dispositivos.

Um ponto importante sobre a mineração da Dogecoin é que a moeda não tem limite de fornecimento de tokens, desta forma, a inserção de novas unidades da moeda no mercado por meio da mineração, teoricamente, pode acontecer eternamente.

A seguir, vamos explicar alguns caminhos que podem ser seguidos para minerar Dogecoin. Confira:

Solo vs Pool

Tradicionalmente existem duas maneiras de se minerar criptomoedas, de maneira solo, ou seja você sozinho, ou pelos pools de mineração.

A atividade de mineração inclui alguns custos que o minerador deve arcar. Primeiramente é necessário investir em um computador com um bom processador e em seguida você precisa de um software e um hardware, vamos conferir mais abaixo quais são esses equipamentos.

Além disso, um outro gasto iminente da mineração é com energia elétrica. O computador precisa ficar 24 horas ligado e o ambiente em que esta precisa ser refrigerado, para manter os materiais funcionando plenamente. Ou seja, já pode imaginar que sua conta de luz vai aumentar também consideravelmente. 

Portanto, se você tem condições de arcar com todos estes custos por conta própria, talvez a mineração solo seja uma opção. Para aqueles que não conseguem, existe a opção dos pools. 

Os pools de mineração são basicamente grupos de mineradores que se unem em busca de unir e compartilhar também suas potências computacionais e forças de trabalho. Eles exercem a mineração das criptomoedas em conjunto. No final, os lucros da mineração dos pools são repartidos entre os mineradores de maneira proporcional à contribuição do poder computacional de cada um.

Pode ser uma saída interessante, uma vez que, pela lógica, se quanto mais potente for o computador melhor, é sua performance na mineração, um pool que é formado por vários computadores seria como uma rede de mineração potente, aumentando as chances de lucro.

Qual a melhor forma de minerar Dogecoin?

Existem prós e contras em ambas as maneiras. É preciso compreender que quanto mais mineradores existem para aquela criptomoeda, com equipamentos cada vez mais potentes, mais difícil se torna encontrar a solução matemática que valida as transações, que é o hash. Ou seja, mais difícil se torna minerar aquela moeda. 

Essa é uma grande vantagem dos pools de mineração, que conseguem aumentar a potência da rede pela união dos computadores, encontrando mais rapidamente a solução do hash.

No entanto, para participar de um pool é preciso pagar algumas taxas e como explicamos acima, os lucros são repartidos e você recebe proporcionalmente a sua contribuição. Enquanto na mineração solo você fica com todos os lucros que conseguir, porém precisará arcar também com todos os custos sozinho e poderá ter mais dificuldade na mineração pelo baixo poder computacional, se comparado aos pools.

Alguns pools famosos que mineram várias moedas são Multipool e AikaPool.

Bitcoin, Ether, Doge e as principais criptos disponíveis. Invista agora mesmo.

Qual equipamento eu preciso para minerar Dogecoin?

O primeiro passo para minerar Dogecoin é fazer o download da carteira Dogecoin completa, a Dogecoin Core. Em seguida, você precisa instalar um software e um hardware no seu computador.

Para o hardware existem diferentes opções: os CPUs, os GPUs e os equipamentos específicos de mineração de cripto, como ASICs.  Vamos entender melhor

  • CPU, Unidade Central de Processamento, nada mais são do que o processador comum do seu computador. O poder computacional de um CPU é significativamente menor que um GPU, tornando a mineração por estes dispositivos pouco rentável, muitas vezes não valendo a pena.
  • o GPU, Unidade de Processamento Gráfico, demanda a compra de uma placa de vídeo com um preço mais elevado. Este hardware de mineração, mesmo o modelo mais simples, é bem mais potente que um CPU.

Antes de investir na placa de vídeo para mineração é importante considerar alguns fatores como a taxa de hash, que é a velocidade que o problema matemático será resolvido, e os custos envolvidos na compra, além dos custos com energia elétrica.

minerar-dogecoin-tabela
Tabela comparativa de GPUs por potência e preço em dólares. (Imagem: Criptofácil)
  • Equipamentos específicos:  existem hardwares que foram especificamente desenvolvidos para minerar criptomoedas. Um dos mais famosos é Scrypt ASIC Miner, comuns de se verem nas minerações de Bitcoin, Litecoin e claro a Dogecoin. São equipamentos mais caros e que demandam maiores cuidados com a refrigeração do ambiente. 

Algumas opções são: 

  • Bitmain Antminer L3
  • Terminador A2 Innosilicon 
  • BW L21 Scrypt Miner

Qual software é necessário?

Além dos hardwares você precisará de instalar um software no seu computador, de preferencia que seja compatível com o hardware escolhido. 

Se você optar pela mineração pelo CPU do seu computador, para a Dogecoin o software mais recomendado é o CPU Miner, com download gratuito.

Caso você opte por minerar pelas placas de vídeo existem mais opções, tais como o EasyMiner, um software fácil de usar, mais recomendado aos iniciantes. O CudaMiner, software compatível com os equipamentos da Nvidia, e o CGminer software compatível com a maioria das placas de vídeo.

E há ainda a opção para os equipamentos ASICs, o software MultiMiner é uma boa opção para tal dispositivo, sendo muito utilizado para mineração do Litecoin e Bitcoin, conforme explicamos.

Bitcoin, Ether, Doge e as principais criptos disponíveis. Invista agora mesmo.

Vale a pena minerar Dogecoin?

Para responder a essa pergunta você precisa avaliar as suas atuais condições financeiras, tempo e disponibilidade para se dedicar à atividade de mineração.

Sem contar que, provavelmente, também precisará se dedicar a estudar e entender os equipamentos e os processos envolvidos com muito mais profundidade. Além dos diversos outros custos envolvidos, como a compra dos equipamentos, computadores, refrigeradores e softwares. E não podemos esquecer dos custos com energia elétrica que aumentarão significativamente.

Normalmente, a mineração é lucrativa à medida que o preço da moeda sobe. Assim, mesmo com a alta valorização de DOGE em 2021, seu valor no mercado ainda é baixo, tornando a mineração não muito lucrativa.

Outras formas de se adquirir Dogecoin

Se você é fã de praticidade, rapidez e comodidade existe sempre a possibilidade de comprar Dogecoin por uma corretora de confiança como a Coinext

Para isso, você só precisa seguir alguns passos rápidos:

  • Abra sua conta gratuitamente (caso ainda não tenha)
  • Faça um depósito em reais para a Coinext
  • Execute uma ordem de compra da Dogecoin

E pronto, fácil assim você já está participando do mercado e poderá vender suas Dogecoins à medida que for percebendo oportunidades de lucro.

Com isso, você pode adicionar suas criptos DOGE à sua carteira de criptomoedas e contar com mais um ativo para diversificação e valorização. Dessa forma, caso você queira minerar Dogecoin algum dia, sairá na frente por já entender o processo. Então, abra sua conta na Coinext e comece agora mesmo.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se